Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Quadro 4

Quando acionado, apresenta a tela Resumo Apuração Débitos (OF0320A), na qual é possível demonstrativo com o resumo da apuração do débito do imposto incorrido no mês.

Quadro 5

Quando acionado, apresenta a tela Resumo Apuração Créditos (OF0320B), na qual é possível demonstrativo com o resumo da apuração dos créditos do imposto incorridos no mês.

Quadro 6

Quando acionado, apresenta a Apur Empresas Reg Simples (OF0320H), na qual é possível demonstrativo com o resumo da apuração dos créditos e dos débitos do imposto das microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no SIMPLES-SC.

Quadro 8

Quando acionado, apresenta a tela Apur Reg Especial Est Fixa (OF0320I), na qual é possível demonstrativo com o resumo da apuração dos créditos e dos débitos do imposto dos contribuintes enquadrados no regime especial de estimativa fixa.

Quadro 9

Quando acionado, apresenta a tela Imposto Pagar/Saldo Credor (OF0320F), na qual é possível demonstrativo com a totalização dos valores dos créditos e dos débitos do imposto transportados dos quadros específicos.

Quadro 10

Quando acionado, apresenta a tela Débitos Específicos (OF0320C), na qual é possível discriminar os seguintes débitos incorridos no período de referência ou em períodos de referência anteriores, que eventualmente possam ser compensados ou não depois da comprovação de seu recolhimento.

Quadro 11

Quando acionado, apresenta a tela Inf Sobre Subst Trib (OF0320G), na qual é possível demonstrativo dos valores relativos à substituição tributária. Preenchido por todos os contribuintes que comercializarem produtos da substituição tributária, independentemente do regime de apuração adotado. Também preenchido pelo substituído solidário sempre que efetuar a retenção do imposto, conforme item 3.1.1.13, “c”.

Quadro 12

Quando acionado, apresenta a tela Discr Pagtos Imp e Déb Espec (OF0320P), na qual é possível informar o imposto pago ou a pagar conforme a sua modalidade.

Quadro 13

Quando acionado, apresenta a tela Pagamentos Antecipados (OF0320W), na qual é apresentado o valor total de outros créditos, e também é possível informar o valor de pagamentos antecipados.

Quadro 14Quando acionado, apresenta a tela Apuração do Imposto Devido (DAICP)  (OF0320Y), que apresenta o demonstrativo da apuração do imposto relativo às operação ou prestação contempladas com o crédito presumido em substituição aos créditos pelas entradas, no mesmo período de referência da DIME, a partir das informações segregadas do Quadro 09 (Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor).
Quadro 15Quando acionado, apresenta a tela Demonstrativo dos Valores Devidos aos Fundos por Benefício Fiscal (OF0320AG), destinado a apuração dos débitos de Fundos pela utilização no benefício fiscal contemplado com tratamento tributário diferenciado, bem como, os eventuais créditos de Fundos decorrentes do recebimento de mercadoria em devolução, para o qual foram apurados valores de Fundos em período de referência anterior.
Quadro 16Quando acionado, apresenta a tela Demonstrativo da Apuração de Valores Devidos ou Saldo Credor de Fundos (OF0320AH), que apresenta o demonstrativo com a totalização mensal dos valores devidos FUNDO SOCIAL e FUMDES e dos créditos de FUNDO SOCIAL E FUMDES pela devolução de mercadorias em período de referência subsequente ao da apuração dos valores devidos, transportados do Quadro 15 - Demonstrativo dos Valores Devidos aos Fundos por Benefício Fiscal.

Quadro 41

Quando acionado, apresenta a tela Demonstrativo de Créditos Acumulados (OF0320T), na qual é possível informar o demonstrativo de créditos acumulados.

Quadro 42

Quando acionado, apresenta a tela CFOP Itens Déb Transf Cred Acum (OF0320L), na qual é possível discriminar os débitos por transferência de crédito acumulado.

Quadro 43

Quando acionado, apresenta a tela CFOP Item Créd Receb por Transf (OF0320M), na qual é possível discriminar os créditos recebidos por transferência.

Quadro 44

Quando acionado, apresenta a tela Créditos Presumidos (OF0320D), na qual é possível discriminar os créditos presumidos previstos na legislação tributária.

Quadro 45

Quando acionado, apresenta a tela Créditos Incent Fiscais (OF0320E), na qual é possível discriminar os créditos decorrentes de incentivos fiscais previstos na legislação tributária.

Quadro 46

Quando acionado, apresenta a tela Créditos Regimes Especiais (OF0320N), na qual é possível discriminar os valores de crédito fiscal decorrentes de regimes especiais que não se enquadrem nos quadros anteriores.

Quadro 47

Quando acionado, apresenta a tela Ramo Atividade (OF0320R), na qual é possível este Quadro será preenchido sempre que o declarante efetuar compras oriundas de extratores, produtores agropecuários e pescadores de Santa Catarina, no período de referência da DIME.

Quadro 48

Quando acionado, apresenta a tela Receita de Prestação de Serviços e Fornecimento de Energia Elétrica (OF0320X1), na qual é possível este Quadro será preenchido sempre que o declarante for tomador de serviço de transporte de cargas, promovido por transportador não inscrito, empresa prestadora de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicação ou de fornecimento de energia elétrica. Discriminar por município onde iniciada a prestação do serviço de transporte, onde localizado destinatário de serviço de comunicação ou recebedor do fornecimento de energia elétrica.

Quadro 49

Quando acionado, apresenta a tela Itens Subst Trib (Petróleo/Energia El) (OF0320O), na qual é possível este Quadro deve ser preenchido por todos os estabelecimentos que realizaram operações de aquisição de serviços, mercadorias ou energia elétrica.

Quadro 51

Quando acionado, apresenta a tela Exclusão Valor Adic Mês (OF0320J), na qual é possível preencher com os valores que serão excluídos da apuração do valor adicionado, se tiverem sido lançadas em CFOP que caracterize operações com mercadorias ou serviços de competência tributária estadual, respectivamente, no Quadro 01 - Valores Fiscais das Entradas e no Quadro 02 - Valores Fiscais das Saídas.

Quadro 80

Quando acionado, apresenta a tela Resumo Livro Registro de Inventario Receita Bruta (OF0320AA), na qual devem ser informados valores do livro de Registro de Inventário.

Quadro 81

Quando acionado, apresenta a tela Ativo (OF0320AB), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do balanço patrimonial relativo ao exercício anterior.

Quadro 82

Quando acionado, apresenta a tela Passivo (OF0320AC), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do balanço patrimonial relativo ao exercício anterior.

Quadro 83

Quando acionado, apresenta a tela Demonstração de Resultado (OF0320AD), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do demonstrativo de resultado relativo ao exercício anterior.

Quadro 84

Quando acionado, apresenta a tela Detalhamento das Despesas (OF0320AE), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do demonstrativo de resultado relativo ao exercício anterior.

Quadro 85Quando acionado, apresenta a tela Discriminação das Contribuições ao FIA e ao FEI Devidas no Exercício Anterior (OF0320AI), que destina-se a discriminação dos valores das contribuições ao FIA e FEI relativos ao exercício anterior pelas empresas submetidas ao regime de apuração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) com base no lucro real.

Quadro 90

Quando acionado, apresenta a tela Resumo Livro Registro de Inventario e Receita Bruta (OF0320K), na qual devem ser informados valores do livro de Registro de Inventário.

Quadro 91

Quando acionado, apresenta a tela Ativo (OF0320AF), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do balanço patrimonial relativo ao exercício anterior.

Quadro 92

Quando acionado, apresenta a tela Passivo (OF0320U), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do balanço patrimonial relativo ao exercício anterior.

Quadro 93

Quando acionado, apresenta a tela Demonstração de Resultado (OF0320V), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do demonstrativo de resultado relativo ao exercício anterior.

Quadro 94

Quando acionado, apresenta a tela Detalhamento das Despesas (OF0320Z), na qual devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do demonstrativo de resultado relativo ao exercício anterior.

...

Apur Imposto Devido (DAICP) – OF0320Y (Quadro 14)

Objetivo da tela:

Demonstrativo da apuração do imposto relativo às operação ou prestação contempladas com o crédito presumido em substituição aos créditos pelas entradas, no mesmo período de referência da DIME


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Valor da Base de Cálculo das Saídas com Crédito Presumido

Inserir o valor previsto na legislação como base de cálculo para aplicação do crédito presumido respectivo.

Débito pela Utilização do Crédito Recebido de Estabelecimento ConsolidadoInserir o valor do débito não recolhido no período de referência da DIME, correspondente a saída em operação ou prestação contemplada com o benefício e cujo crédito presumido foi apropriado extemporaneamente em período de referência diverso.

Débito Apurado pela Apropriação Extemporânea do Crédito Presumido

Inserir o valor do débito não recolhido no período de referência da DIME, correspondente a saída em operação ou prestação contemplada com o benefício e cujo crédito presumido foi apropriado extemporaneamente em período de referência diverso.
Saldo Credor das Antecipações para o Mês Seguinte Apurado no Mês AnteriorInserir o valor informado no item 198 deste quadro da DIME do mês imediatamente anterior.
Débito pela Utilização Créd. Presumido Transf. ao Estabelecimento ConsolidadorInserir o valor integral do débito apurado, transferido ao estabelecimento consolidador no período de referência, quando o declarante for estabelecimento consolidado de empresa que adotar o regime de apuração consolidada.

Demonstrativo da Apuração de Valores Devidos ou Saldo Credor de Fundos – OF0320AG (Quadro 15)

Objetivo da tela:

Apresenta o demonstrativo dos valores devidos aos fundos como contrapartida pela utilização de benefício fiscal


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sequência

Sequência começando em 1 para o primeiro registro.

Código do Benefício TTDCódigo de benefício TTD conforme consta no despacho concessório do TTD. Esta coluna deve ser preenchida com 0 (zero) quando se tratar de Crédito Presumido para o qual não se exija TTD, conforme disposto no Anexo III da Portaria SEF nº 143, de 2022.

Número da Concessão TTD

Número da Concessão do TTD conforme consta no despacho concessório do TTD. Esta coluna deve ser preenchida com 0 (zero) quando se tratar de Crédito Presumido para o qual não se exija TTD, conforme disposto no Anexo III da Portaria SEF nº 143, de 2022.
Subtipo DCIP Crédito Presumido sem exigência de TTDNúmero do subtipo DCIP do “Tipo 3 - Crédito Presumido” sem exigência de TTD, conforme disposto no Anexo III da Portaria SEF nº 143, de 2022. Para cada subtipo de DCIP informado no Quadro 46, informar separadamente o valor do crédito presumido.
Valor da Base Cálculo ICMS das Operações ou Prestações para cada Número de ConcessãoValor da Base de Cálculo do ICMS da operação ou prestação relativo ao código do benefício TTD informado na coluna “Código do Benefício TTD”, sempre que na coluna “Código do Cálculo FUNDO SOCIAL” forem indicados os códigos (2) e (3).
Valor do ICMS Exonerado para cada Número de ConcessãoMontante mensal do valor da exoneração ou do imposto diferido, conforme o caso, relativo ao código do benefício TTD informado na coluna “Código do Benefício TTD” ou ao subtipo DCIP de Crédito Presumido informado na coluna “Subtipo DCIP “Tipo 3 - Crédito Presumido” sem Exigência TTD”.

Código

Cálculo FUMDES

Código de cálculo do FUMDES.
Valor FUMDESValor do FUMDES, quando na coluna “Código Cálculo FUMDES” foi indicado o código (1), resultante da aplicação do percentual de 2% sobre o valor ICMS exonerado informado na coluna “Valor do ICMS Exonerado Relativo a cada Número de Concessão”.
Código Cálculo FUNDO SOCIALCódigo de cálculo do FUNDO SOCIAL.
Valor do FUNDO SOCIALValor do FUNDO SOCIAL resultante do cálculo previstos para os códigos de cálculo informados na coluna “Código do Cálculo FUNDO SOCIAL”.
Valor Base de Cálculo do ICMS na NF de Devolução Relativo a cada Número de ConcessãoValor da Base de Cálculo do ICMS constante da Nota Fiscal de devolução correspondente a cada benefício fiscal informado na coluna “Código de Benefício TTD”, para o qual se exige este parâmetro no cálculo do FUNDO SOCIAL devido.
Valor ICMS Exonerado Correspondente a Devolução Relativo a cada Número de ConcessãoValor do ICMS exonerado ou diferido, proporcional as devoluções recebidas relativas a cada benefício fiscal informado na coluna “Código do Benefício TTD” ou na coluna “Subtipo DCIP “Tipo 3 - Crédito Presumido” sem Exigência TTD”, se for o caso.
Valor do FUMDES Relativo à DevoluçãoValor do FUMDES proporcional à devolução ocorrida no mês da apuração relativa a cada benefício fiscal informado na coluna “Código do Benefício TTD”, ou na coluna “Subtipo DCIP “Tipo 3 - Crédito Presumido” sem Exigência TTD”, se for o caso, correspondente ao montante calculado no período da saída da mercadoria.
Valor do FUNDO SOCIAL Relativo à DevoluçãoValor do FUNDO SOCIAL proporcional à devolução ocorrida no mês da apuração relativa a cada benefício fiscal informado na coluna “Código do Benefício TTD”, ou na coluna “Subtipo DCIP “Tipo 3 - Crédito Presumido” sem Exigência TTD”, se for o caso, correspondente ao montante calculado no período da saída da mercadoria.


Demonstrativo da Apuração de Valores Devidos ou Saldo Credor de Fundos – OF0320AH (Quadro 16)

Objetivo da tela:

Apresenta o demonstrativo com a totalização mensal dos valores devidos FUNDO SOCIAL e FUMDES e dos créditos de FUNDO SOCIAL E FUMDES pela devolução de mercadorias em período de referência subsequente ao da apuração dos valores devidos.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Soma valor do FUMDES

Demonstra o somatório da coluna “Valor do FUMDES” do Quadro 15. (Item 010 do Registro 37)

Saldo Credor do FUMDES apurado no mês anteriorDemonstra o valor informado no campo "Saldo Credor do FUMDES para o mês seguinte" (item 098) deste quadro da DIME do mês imediatamente anterior. (Item 020 do Registro 37)

Soma Valor FUMDES Relativo a Devolução

Demonstra o somatório da coluna “Valor FUMDES Relativo à Devolução” do Quadro 15. (Item 030 do Registro 37)
Saldo Credor FUMDES Mês SeguinteDemonstra o valor da diferença entre o somatório dos itens 020 (Saldo Credor do FUMDES Apurado no Mês Anterior) e 030 (Soma Valores FUMDES Relativo à Devolução) e o item 010 (Soma Valor Devido aos FUMDES) se o somatório do crédito for maior que o valor do débito. (Item 098 do Registro 37)
FUMDES a recolher Demonstra o valor da diferença entre o item 010 (Soma Valor Devido aos FUMDES) e o somatório dos itens 20 (Saldo Credor do FUMDES Apurado no Mês Anterior) e 30 (Soma Valores FUMDES Relativo à Devolução), se o total de débito for maior que o somatório ou igual a 0 (zero). (Item 099 do Registro 37)
Soma valor do Fundo SocialDemonstra o somatório da coluna “Valor do FUNDO SOCIAL” do Quadro 15. (Item 110 do Registro 37)
Saldo Credor do Fundo Social Apurado no mês anteriorDemonstra o valor informado no item 198 (Saldo Credor do FUNDO SOCIAL para o Mês Seguinte) deste quadro da DIME do mês imediatamente anterior. (Item 120 do Registro 37)
Soma Valor Fundo Social DevoluçãoDemonstra o somatório da coluna “Valor FUNDO SOCIAL Relativo à Devolução” do Quadro 15. (Item 130 do Registro 37)
Saldo Credor Fundo Social Mês SeguinteDemonstra o valor da diferença entre o somatório dos itens 120 (Saldo Credor do FUNDO SOCIAL Apurado no Mês Anterior) e 130 (Soma Valores FUNDO SOCIAL Relativo à Devolução) e o item 110 (Soma Valor Devido aos FUNDO SOCIAL) se o somatório do crédito for maior que o valor do débito. (Item 198 do Registro 37)
Fundo Social a recolherDemonstra o valor da diferença entre o item 110 (Soma Valor Devido aos FUNDO SOCIAL) e o somatório dos itens 120 (Saldo Credor do FUNDO SOCIAL Apurado no Mês Anterior) e 130 (Soma Valores FUNDO SOCIAL Relativo à Devolução), se o total de débito for maior que o somatório ou igual a 0 (zero). (Item 199 do Registro 37)

Demonstrativo de Créditos Acumulados – OF0320T (Quadro 41 I)

Objetivo da tela:

Nessa tela é possível informar os percentuais e valores para apuração dos créditos do ICMS acumulados e transferíveis na forma prevista na legislação tributária.

Informações
titleImportante:

Essa tela é disponibilizada para ambas as situações. Para quem usa UPC ou não.

Os valores da pasta Quadro 41 I são gerados automaticamente no momento da geração do arquivo da DIME; dessa forma, ela não é liberada para manutenção de valores. Entretanto, existem situações na qual a empresa possua transferência de créditos, os quais devem ser considerados pelo quadro 41. Nessa situação, é necessário a liberação de uma UPC. Ela não é paga, está ao alcance de todos para download e utilização. Caso ativada, serão informados manualmente os valores do Quadro 41.

No momento da geração, caso não utilize UPC, o sistema busca os valores automaticamente (valores e campos já existentes) e busca também os campos da pasta Quadro 41 II, digitados em tela.



Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

% Créd Rel Total Aquis (Med Últ 3 Meses)

Inserir o percentual do crédito do imposto em relação ao total do valor contábil registrado no Livro Registro de Entradas dos últimos 3 (três) meses, incluindo o mês de referência.

Informações
titleImportante:

Os valores registrados sob alguns CFOP em determinadas situações não devem ser incluídos no cálculo desse percentual. Mais detalhes podem ser obtidos no Manual de Orientação da Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico  - DIME. 

Produtos Exportados Mês

Inserir o valor de aquisição das matérias-primas, material secundário, material de embalagem, material de consumo e bens incorporados ao ativo permanente, empregados em mercadorias ou serviços que tenham sido, no período, efetivamente exportadas para o exterior. 

Produtos Saída Isenta ou Não Trib Mês

Inserir o valor de aquisição das matérias-primas, material secundário, material de embalagem, material de consumo e bens incorporados ao ativo permanente, empregados em mercadorias ou serviços que tenham sido, no período, objeto de saída isenta ou não tributada para a qual haja expressa autorização de manutenção de crédito.

Produtos Saída Dif Mês

Inserir o valor de aquisição das matérias-primas, material secundário, material de embalagem, material de consumo e bens incorporados ao ativo permanente, empregados em mercadorias ou serviços que tenham sido, no período, objeto de saída diferida nas hipóteses dos arts. 45 e 47, II do RICMS-SC/01.

Crédito Gerados Mês – Exportação

informar o resultado da multiplicação do item 010 (Percentual do Crédito em Relação ao Total das Aquisições Aplicável no Mês) pelo item 020 (Mercadorias, Materiais e Serviços Empregados em Produtos Exportados no Mês).

Crédito Gerados Mês – Saídas Isentas

Inserir o resultado da multiplicação do item 010 (Percentual do Crédito em Relação ao Total das Aquisições Aplicável no Mês) pelo item 030 (Mercadorias, Materiais e Serviços Empregados em Produtos com Saída Isenta ou Não Tributada no Mês).

Crédito Gerados Mês – Saídas Diferidas

Inserir o resultado da multiplicação do item 010 (Percentual do Crédito em Relação ao Total das Aquisições Aplicável no Mês) pelo item 040 (Mercadorias, Materiais e Serviços Empregados em Produtos com Saída Diferida no Mês).

Saldo Credor Mês Anterior – Transferível Exportação

Inserir o valor lançado no item 160 (Saldo Credor Transferível de Créditos Relativo à Exportação), Quadro 09 - Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor na DIME do mês anterior.


Saldo Credor Mês Anterior – Transferível Saídas Isentas

Inserir o valor lançado no item 170 (Saldo Credor Transferível Relativo a Saídas Isentas) do Quadro 09 - Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor na DIME do mês anterior.

Saldo Credor Mês Anterior – Transferível Saídas Diferidas

Inserir o valor lançado no item 180 (Saldo Credor Transferível Relativo a Saídas Diferidas) do Quadro 09 - Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor na DIME do mês anterior.

Saldo Credor Mês Anterior – Outros Créditos Não Transferíveis

Inserir o valor lançado no item 190 (Saldo Credor Relativo a Outros Créditos) do Quadro 09 - Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor na DIME do mês anterior.

Estorno Débito Transferência Créditos – Exportação

Inserir o valor da transferência de créditos acumulados debitado no item 010 (Débito por Transferência de Créditos Acumulados Relativos à Exportação) do Quadro 42 - Débitos por Transferência de Créditos Acumulados da DIME do mesmo mês ou de mês anterior, que tenham sido objeto de desistência ou que tenham sido indeferidos, nos termos do RICMS-SC/01. Transportar o somatório das AUC referente ao crédito acumulado relativo à exportação, relacionadas no Quadro 46 - Créditos por Autorizações Especiais.

Estorno Débito Transferência Créditos – Saídas Isentas

Inserir o valor da transferência de créditos acumulado debitado no item 020 (Débito por Transferência de Créditos Acumulados Relativos a Saídas Isentas ou Não Tributadas) do Quadro 42 - Débitos por Transferência de Créditos Acumulados da DIME do mesmo mês ou de mês anterior, que tenham sido objeto de desistência ou que tenham sido indeferidos, nos termos do RICMS-SC/01.  Transportar o somatório das AUC referente ao crédito acumulado relativo às saídas isentas, relacionadas no Quadro 46 - Créditos por Autorizações Especiais.

Estorno Débito Transferência Créditos – Saídas Diferidas

Inserir o valor da transferência de créditos acumulados, debitado no item 030 (Débito por Transferência de Créditos Acumulados Relativos a Saídas Diferidas ou com Suspensão do Imposto) do Quadro 42 - Débitos por Transferência de Créditos Acumulados da DIME do mesmo mês ou de mês anterior, que tenham sido objeto de desistência ou que tenham sido indeferidos, nos termos do RICMS-SC/01. Transportar o somatório das AUC referente ao crédito acumulado relativo às saídas diferidas ou com suspensão do imposto, relacionadas no Quadro 46 - Créditos por Autorizações Especiais.

Saldo Credor Acumulado – Exportação

Inserir o valor da diferença entre o somatório dos itens 120 (Créditos Gerados por Exportações Ocorridas no Mês), 160 (Saldo Credor Transferível do Mês Anterior Relativo à Exportação) e 220 (Estorno de Débito por Transferência de Créditos Relativos a Exportações) e o Item 010 (Débito por Transferência de Créditos Acumulados Relativos à Exportação) do Quadro 42 - Débitos por Transferência de Créditos Acumulados.

Saldo Credor Acumulado – Saídas Isentas

Inserir o valor da diferença entre o somatório dos itens 130 (Créditos Gerados por Saídas Isentas Ocorridas no Mês), 170 (Saldo Credor Transferível do Mês Anterior Relativo a Saídas Isentas) e 230 (Estorno de Débito por transferência de Créditos Relativos a Saídas Isentas) e o Item 020 (Débito por Transferência de Créditos Acumulados Relativos a Saídas Isentas ou Não Tributadas) do Quadro 42 - Débitos por Transferência de Créditos Acumulados.

Saldo Credor Acumulado – Saídas Diferidas

Inserir o valor da diferença entre o somatório dos itens 140 (Créditos Gerados por Saídas Diferidas Ocorridas no Mês), 180 (Saldo Credor Transferível do Mês Anterior Relativo a Saídas Diferidas) e 240 (Estorno de Débito por Transferência de Créditos Relativos a Saídas Diferidas) e o Item 030 (Débito por Transferência de Créditos Acumulados Relativos a Saídas Diferidas) do Quadro 42 - Débitos por Transferência de Créditos Acumulados.


Demonstrativo de Créditos Acumulados – OF0320T (Quadro 41 II)

Objetivo da tela:

Nessa tela é possível informar os percentuais e valores para apuração dos créditos do ICMS acumulados e transferíveis na forma prevista na legislação tributária.

Informações
titleImportante:

Para aqueles que utilizam a UPC atividade, haverá acesso para as duas pastas. Os campos deverão ser informados manualmente para que sejam gerados no arquivo da DIME. Caso não possua a UPC ativada, a pasta Quadro 41 I não é liberada, apenas a pasta Quadro 41 II. Somente as informações da pasta Quadro 41 II serão informadas (as informações já existentes serão geradas automaticamente).



Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Valor das Operações – Exportação

Inserir o valor das operações com mercadorias que tenham sido efetivamente exportadas para o exterior, no período.

Valor das Operações – Saídas Isentas

Inserir o valor das operações com mercadorias que tenham sido objeto de saída isenta ou não tributada para a qual haja expressa autorização de manutenção de crédito, no período.

Valor das Operações – Saídas Diferidas

Inserir o valor das operações com mercadorias que tenham sido objeto de saída diferida ou com suspensão do imposto nas hipóteses do art. 45 e do inciso II do art. 47 do RICMS-SC/01, no período.

Saldo Credor Acumulado – Proporção em Relação ao Saldo – Exportação

Inserir o percentual da proporção entre o saldo credor relativo à exportação e o somatório dos itens 960 – Saldo Credor Acumulado Relativo à Exportação, Item 970 – Saldo Credor Acumulado Relativo a Saídas Isentas e Item 980 - Saldo Credor Acumulado Relativo a Saídas Diferidas.

Saldo Credor Acumulado – Proporção em Relação ao Saldo – Saídas Isentas

Inserir o percentual da proporção entre o saldo credor relativo à saída isenta e o somatório dos itens 960 – Saldo Credor Acumulado Relativo à Exportação, Item 970 – Saldo Credor Acumulado Relativo a Saídas Isentas e Item 980 - Saldo Credor Acumulado Relativo a Saídas Diferidas.

Saldo Credor Acumulado – Proporção em Relação ao Saldo – Saídas Diferidas

Inserir o percentual da proporção entre o saldo credor relativo a saídas diferidas e o somatório dos itens 960 – Saldo Credor Acumulado Relativo à Exportação, Item 970 – Saldo Credor Acumulado Relativo a Saídas Isentas e Item 980 - Saldo Credor Acumulado Relativo a Saídas Diferidas.

Deduções no Saldo Credor para o Mês Seguinte – Recebidos de Estab Consol

Inserir o valor igual ao informado no item 060 (Saldos Credores Recebidos de Estabelecimentos Consolidados) do Quadro 09 - Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor".

Deduções no Saldo Credor para o Mês Seguinte – Recebidos por Transf

Inserir a parcela do montante de crédito informado no item 070 (Créditos Recebidos por Transferência de Outros Contribuintes) do Quadro 09 - Cálculo do Imposto a Pagar ou Saldo Credor a ser deduzido do item 998 do mesmo Quadro.

Deduções no Saldo Credor para o Mês Seguinte – Outras Deduções

Inserir outras hipóteses de dedução do saldo credor, tais como créditos irregulares que tenham sido estornados ou glosados pelo fisco depois do o último pedido de reserva aprovado, ou em outras situações que sejam previstas, inclusive pelo fiscal no momento da análise do Pedido de Reserva.

Deduções no Saldo Credor para o Mês Seguinte – Total de Dedução

Inserir o resultado da soma dos itens anteriores.

CFOP Itens Déb Transf Cred Acum – OF0320L (Quadro 42)

...

Campo:

Descrição:

Pró-Labore

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Pró-Labore.

Comissões Salários e Ordenados

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Comissões Salários e Ordenados.

Combustíveis e Lubrificantes

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Combustíveis e Lubrificantes.

Encargos Sociais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Encargos Sociais.

Tributos Federais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Tributos Federais.

Tributos Estaduais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Tributos Estaduais.

Tributos Municipais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Tributos Municipais.

Água e Telefone

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Água e Telefone.

Energia Elétrica

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Energia Elétrica.

ALUGUÉIS

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Aluguéis.

Serviços Profissionais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Serviços Profissionais.

Seguros

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Seguros.

Fretes e Carretos

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Fretes e Carretos.

Despesas Financeiras

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Despesas Financeiras.

Outras Despesas

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Outras Despesas.


Discriminação das Contribuições ao FIA e ao FEI Devidas no Exercício Anterior – OF0320AI (Quadro 85)

Objetivo da tela:

Apresenta a discriminação dos valores das contribuições ao FIA e FEI relativos ao exercício anterior pelas empresas submetidas ao regime de apuração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) com base no lucro real. (Registro 85)

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Valor do IRPJ mês anterior

Preencher com o valor do IRPJ devida pela empresa no exercício anterior, conforme disposto no art. 104-A do RICMS-SC/01. Quando no exercício anterior a empresa tiver apurado prejuízo fiscal, este campo deve ser preenchido com 0 (zero). (Campo 501)

Valor FIA destinado ao Fundo EstadualPreencher com o valor da contribuição ao FIA efetuada por meio de DARE ao Fundo Estadual específico, observado o disposto no § 8º do art. 104-A do RICMS-SC/01, se for o caso, correspondente ao IRPJ devido no exercício anterior. (Campo 511)

Valor FIA direcionados à Fundos Municipais

Preencher com o valor da transferência ou contribuição para o FIA direcionados à Fundos Municipais específicos, observado o disposto no § 8º do art. 104-A do RICMS-SC/01, se for o caso, correspondente ao IRPJ devido no exercício anterior.  (Campo 512)
Total FIASomatório dos valores informados nos campos 511 e 512. (Campo 519)
Valor FEI destinado ao Fundo EstadualPreencher com o valor da contribuição ao FEI efetuada por meio de DARE ao Fundo Estadual específico, observado o disposto no § 8º do art. 104-A do RICMS-SC/01, se for o caso, correspondente ao IRPJ devido no exercício anterior. (Campo 521)
Valor FEI direcionados à Fundos MunicipaisPreencher com o valor da transferência ou contribuição para o FIA direcionados à Fundos Municipais específicos, observado o disposto no § 8º do art. 104-A do RICMS-SC/01, se for o caso, correspondente ao IRPJ devido no exercício anterior. (Campo 522)
Total FEISomatório dos valores informados nos campos 521 e 522. (Campo 529)

Resumo do Livro de Inventário e Receita Bruta – OF0320K (Quadro 90)

Objetivo da tela:

Permitir registrar informações relacionadas a resumo do livro de inventário e receita bruta.

...

Campo:

Descrição:

Estoque no Inicio do Exercício

Inserir o valor do estoque em 01 de janeiro do exercício ou do início das atividades.

Estoque no fim do exercício

Inserir o valor do estoque na data de encerramento das atividades.

Receita Bruta de Vendas e Serviços

Todos declarantes devem inserir o valor da receita bruta de vendas e serviços.


Ativo – OF0320AF (Quadro 91)

Objetivo da tela:

Nesta tela, Ativo, devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do balanço patrimonial relativo ao exercício anterior.

...

Campo:

Descrição:

Disponibilidades

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente à Disponibilidade.

Contas a Receber do Circulante

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente ao Contas a Receber do Circulante.

Estoque de Mercadoria e Matéria prima

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente à Estoque de Mercadoria e Matéria Prima.

Outros Estoques

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Outros Estoques.

Outras Contas do Ativo Circulante

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Outras Contas do Ativo Circulante.

Contas a Receber do Realizável

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente ao Contas a Receber do Realizável.

Outras Contas do Realizável

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Outras Contas do Realizável.

Investimentos

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Investimentos.

Imobilizado (Líquido)

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Imobilizado (Líquido).

Diferido (Líquido)

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Diferido (Líquido).


Passivo – OF0320U (Quadro 92)

Objetivo da tela:

Nesta tela, Passivo, devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do balanço patrimonial relativo ao exercício anterior.

...

Campo:

Descrição:

Fornecedores

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Fornecedores.

Empréstimos e Financiamentos

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Empréstimos e Financiamentos.

Outras Contas do Passivo Circulante

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Outras Contas do Passivo Circulante.

Exigível a Longo Prazo

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente à Exigível a Longo Prazo.

Resultados de Exercícios Futuros

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente à Resultado de Exercícios Futuros.

Capital Social

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente à Capital Social.

Outras Contas do Patrimônio Líquido

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Outras Contas do Patrimônio Líquido.

Outras Contas do Patrimônio Líquido (de valor negativo)

Transcrever do Balanço Patrimonial do exercício anterior o valor referente a Outras Contas do Patrimônio Líquido (de valor negativo).


Demonstração de Resultado – OF0320V (Quadro 93)

Objetivo da tela:

Nesta tela, Demonstração de Resultado, devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do demonstrativo de resultado relativo ao exercício anterior.

...

Campo:

Descrição:

Receita Bruta Vendas/Serviços

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Receita Bruta Vendas/Serviços.

Dedução Receita Bruta

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Dedução Receita Bruta.

Receita Líquida Vendas/Serviços

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Receita Líquida Vendas/Serviços.

Cust Merc/Prod Vend ou Serv Prest

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Custo da Mercadoria Vendida / Produto Vendido ou Serviço Prestado.

Lucro Bruto

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Lucro Bruto.

Prejuízo Bruto

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Prejuízo Bruto.

Outras Despesas Operacionais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Outras Despesas Operacionais.

Despesas Operacionais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Despesas Operacionais.

Lucro Operacional

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Lucro Operacional.

Prejuízo Operacional

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Prejuízo Operacional.

Receitas Não Operacionais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Receitas Não Operacionais.

Despesas Não Operacionais

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Despesas Não Operacionais.

Result Antes do I.R. e Contrib Social

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Resultado Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.

Result Neg Antes do I.R. e Contrib Social

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Resultado Negativo Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.

Provisão para o I.R. e Contrib Social

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Provisão para o Imposto de Renda e Contribuição Social.

Result Após o I.R. e Contrib Social

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Resultado Após o Imposto de Renda e Contribuição Social.

Result Neg Após o I.R. e Contrib Social

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Resultado Após o Imposto de Renda e Contribuição Social.

Participações e Contribuições

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente a Participações e Contribuições.

Prejuízo do Exercício

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente ao Prejuízo do Exercício.

Lucro do Exercício

Transcrever do Demonstrativo de Resultado do exercício anterior o valor referente à Lucro do Exercício.


Detalhamento das Despesas – OF0320Z (Quadro 94)

Objetivo da tela:

Nesta tela, Demonstração de Resultado, devem ser transcritos, por contribuintes que possuírem escrita contábil, dados do demonstrativo de resultado relativo ao exercício anterior.

...