Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Índice
outlinetrue
stylenone
exclude.*ndice

Datasets

O Fluig é um produto que permite disponibilizar informações provindas de várias fontes de dados através de formas variadas de apresentação. É comum que, dependendo da necessidade de cada cliente, seja necessário apresentar ou processar informações referentes a dados do próprio produto (como usuários, grupos, papéis, tarefas, etc.), dados criados pelo usuário mas gerenciados pelo produto (dados de formulários), dados externos (como entidades de um ERP) ou ainda valores fixo (como uma lista de estados ou unidades de medida).

O Fluig possui o componente Dataset que permite padronizar o acesso às informações, independente da origem dos dados, ou seja, é possível acessar informações provenientes de vários locais, como aplicativos externos, banco de dados ou mesmo das próprias funcionalidades do Fluig através de um mesmo componente. Isto significa que, uma vez que um Dataset esteja disponível no sistema, ele poderá ser invocado de qualquer parte do sistema e de forma consistente, independente da sua origem.

Um Dataset disponibiliza operações que permitem visualizar o seu conteúdo, como consultar quais são as colunas disponíveis, quantas linhas existem ou o valor de cada campo, em cada coluna, e também filtrar os valores de retorno.

O diagrama abaixo apresenta um modelo conceitual sobre os Datasets.

 

Tipos de Datasets

Atualmente existem três tipos de Datasets gerenciados pelo produto:

  • Built-in Datasets: Este tipo de Dataset permite navegar em dados das entidades do próprio Fluig, como usuários, grupos, processos ou tarefas por exemplo. Esses datasets são pré-definidos no produto e não podem ser alterados pelo usuário;
  • CardIndex Datasets: Este tipo de Dataset permite navegar nos dados existentes em formulários de uma determinada definição de formulário publicada no Fluig. Para que uma definição de formulário seja disponibilizada como Dataset, é necessário preencher o campo Nome Dataset na publicação da definição de formulário. O valor informado será utilizado para a busca do Dataset no Fluig;
  • Customized Dataset: Este tipo de Dataset permite navegar nos dados retornados por uma customização onde é possível definir as colunas do Dataset e os valores de cada um dos registros, através da codificação em JavaScript. Os Datasets customizados podem ser utilizados em uma grande gama de situações, como para definição de uma lista de valores fixos (como estados de um país) ou para extração de dados de um serviço externo (via WebServices, por exemplo).

Ainda que os Dataset possam ter origens distintas, não existe qualquer diferença sob a perspectiva do componente que fará uso deste Dataset. Isto significa, por exemplo, que se um determinado componente fizer uso de um Dataset chamado "centroCusto", o seu uso será exatamente o mesmo, independente deste Dataset ser pré-construído, baseado em definição de formulário ou customizado.

Esta característica dos Datasets representa um grande benefício para os usuários, uma vez que a fonte dos Datasets pode ser alterada sem que isto represente retrabalho nos pontos onde ele é utilizado.

Por exemplo, considere um processo workflow que precise trabalhar com uma lista de centros de custo. Em um primeiro momento, pode-se trabalhar com um Dataset customizado que monte, de forma fixa, os registros referentes a cada um dos centros de custo necessários para o usuário.

Uma vez que codificar a lista se torne pouco flexível (devido à alterações freqüentes), é possível trocar o centro de custo para que seja baseado em definição de formulário. Desde que se observe o nome dos campos do Dataset, não haverá qualquer impacto sobre o processo workflow.

Em um terceiro momento, pode-se optar por migrar o Dataset novamente para o tipo customizado, mas desta vez extraindo os centros de custo do ERP do cliente. Novamente não haverá impacto para o processo workflow (ou para os demais pontos que utilizem o Dataset), desde que se observe o nome dos campos.

Visualizando Datasets

Pelo Studio, através da visão Visualização de Dataset, é possível consultar os Datasets disponíveis bem como visualizar o seu conteúdo. Com isto é possível verificar quais os campos disponíveis, tanto para filtros quanto para acesso, bem como fazer testes sobre Datasets customizados.

O exemplo abaixo apresenta um exemplo de Dataset sendo visualizado:

Image Added

Neste exemplo, é possível visualizar os campos disponíveis (conta, titulo, natureza e tipo) e os registros retornados pelo Dataset. Note que estas informações são essenciais para o uso dos Datasets, principalmente quando há necessidade de restringir os dados que queremos acessar.

Acessando um Dataset

Vários pontos do Fluig podem fazer uso dos Datasets. Dependendo do local onde o Dataset é utilizado, podem ocorrer variações na forma de acessá-lo ou de manuseá-lo.

Via pontos de customização

Quando um Dataset é acessado via um ponto de customização, como eventos de definição de formulário ou de um processo, isto é feito através de chamadas JavaScript que serão executadas no lado servidor.

O exemplo abaixo apresenta um exemplo simples de chamada a um Dataset.