Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

...

Existem três tipos de datasets gerenciados pela plataforma: internos, simples e avançados:

  • Internos: permitem acessar dados das entidades do próprio fluig, como usuários, grupos, processos ou tarefas, por exemplo, ou dados existentes em formulários publicados no fluig. 

    Panel

    Acesse aqui para conhecer detalhes dos datasets internos.

  • Simples: realizam consulta em dados provindos de API, de forma simplificada e sem codificação, por isso podem ser utilizados em uma grande gama de situações, por exemplo: extração de dados de um serviço externo (via WebServices, por exemplo). A plataforma pode gerar a integração sem qualquer tipo de codificação, sendo necessário apenas informar o endereço e o método do Webservice que contém as informações. 

    Panel

    Acesse aqui para saber como construir facilmente um dataset simples.

  • Avançados:  é uma forma de customização do dataset simples, permitindo navegar nos dados retornados por meio de uma codificação em JavaScript. Por exemplo: definição de uma lista de valores fixos (como estados de um país).

    Panel

    Acesse aqui para saber como codificar um dataset avançado.

...

Panel
Deck of Cards
idwidget
Card
id1
labelWidget

O exemplo abaixo apresenta um exemplo de Dataset sendo visualizado pela widget:

Card
id2
labelFiltro

Para filtrar os dados na widget de visualização de Datasets, é necessário selecionar quais os campos que você deseja utilizar o filtro, conforme a imagem a seguir:


Note
titleObservações

Em Datasets internos o filtro por campos metadata funcionará apenas se forem únicos, ou seja, se deseja filtrar por "metadata#parent_id", o filtro deve estar ativado apenas para ele. Em Datasets simples ou avançados, o filtro deve ser implementado junto ao seu código de criação.


Via fluig Studio

Para conhecer a consulta de datasets via fluig Studio, acesse a página de Visualização de Datasets.

...