Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice:


       

Índice
exclude.*ndice:

Objetivo


       O objetivo deste documento é demonstrar como integrar o sistema RM com o LDAP. Disponibilizamos a seguir o passo a passo da integração e uma vídeo aula com a explicação. 

Introdução


          LDAP, Lightweight Directory Access Protocol, é um protocolo de manipulação de diretórios que roda por cima do protocolo de comunicação TCP/IP ou de uma outra conexão existente. Esse protocolo torna a forma de comunicação mais leve e segura, além de suportar um grande fluxo de informação. Buscando acompanhar essa tendência de mercado os produtos RM dispõem de integração com o LDAP. 

          Atualmente a funcionalidade LDAP do RM é homologada para ser utilizado com o AD (Active Directory) e possui duas formas de ser integrada: Integração LDAP e Logon LDAP .

Integração LDAP


         Com o RM integrado ao LDAP, usuários cadastrados no RM serão automaticamente criados no sistema de diretórios com o mesmo login e senha do RM. Além da criação de usuários é possível alterar a senha ou deletar um usuário pelo RM e esta ação será replicada no sistema de diretórios. 


Configurando o RM para a Integração LDAP

         É necessário configurar seu ambiente LDAP nos parâmetros do RM. Para isso, acesse o menu Ambiente > Parâmetros > Parâmetros Globais. Em seguida, clique na aba Integração LDAP.

                                          

         Nessa tela, preencha os campos de acordo com o seu ambiente LDAP:

  • Ativa Integração Ldap: Marque o para ativar a integração LDAP;

  • Caminho LDAP: Insira o domínio que irá trabalhar com o protocolo LDAP. Não esqueça que para ter um domínio válido ele deve ser precedido do protocolo LDAP://;

  • Grupo LDAP: Informe qual grupo de usuários o usuário que será inserido irá pertencer. Ex: User, DNS;

  • Permitir remoção de usuários: marcando esse campo, ao excluir um usuário do RM, ele será excluído também do serviço de diretório;

  • Utiliza nome como chave: marcando este campo, ao criar um novo usuário no RM ao envia-lo para o AD o CN(Common Name do Active Directory) do mesmo será o nome do usuário. Com a opção desmarcada será enviado para o AD o CODUSUARIO.
  • Usuário: Informe o usuário que tem acesso ao sistema de diretórios;

  • Senha: Informe a senha do usuário que tem acesso ao sistema de diretórios. 

   Depois de preencher os dados para a integração, clique no botão OK para salvar as alterações. Neste instante serão feitas validações do caminho LDAP, Grupo LDAP, Usuário e Senha. Em seguida será necessário fazer Login/logout no sistema para que as alterações tenham efeito.

Aviso
titleImportante
         Ao criar um novo usuário no RM e envia-lo para o AD, o campo CN(Common Name do Active Directory) só será preenchido caso o campo "Usuário de Rede" na aba Rede do cadastro de usuários esteja preenchido.
Aviso
titleImportante

         Para que as operações de cadastro, alteração e remoção do usuário no diretório do domínio funcionem corretamente, é necessário que o usuário cadastrado nos Parâmetros globais, tenha privilégios para as operações.

   Depois de preencher os dados para a integração, clique no botão OK para salvar as alterações. Neste instante serão feitas validações do caminho LDAP, Grupo LDAP, Usuário e Senha. Em seguida será necessário fazer Login/logout no sistema para que as alterações tenham efeito.
Aviso
titleAtenção

A Opção Utiliza nome como chave está disponível a partir das versões 12.1.24.191, 12.1.25.124, 12.26.

Ao utilizar nome como chave o AD não aceita dois usuários com o mesmo CN(Common Name do Active Directory) então ao criar usuários que possuem nomes Homônimos  será apresentado erro ao envia-lo para o Active Directory

Aviso
titleLembre-se!

A funcionalidade Integração LDAP, apesar de incluir, editar e excluir usuários no AD conforme o mesmo comportamento seja feito no RM, ela não engloba juntamente o sistema de Login utilizando o LDAP, logo, para ativá-lo, é necessário ativar o Logon LDAP também.

Logon LDAP


Uma forma mais contida de integrar o RM ao LDAP é utilizando o Logon LDAP. Neste caso, apenas as funcionalidades de Login serão integradas, não havendo alteração ou criação de usuários no AD.

O Logon LDAP permite que os usuários cadastrados no RM que estejam cadastrados no sistema de diretórios tenham acesso aos produtos RM. Para isso, é necessário configurar nos Parâmetros Globais a opção de Logon Ldap.

Acesse o menu Ambiente > Parâmetros > Parâmetros Globais. Em seguida, clique na aba Geral e marque a opção Ativa Logon LDAP.

         Depois de marcar a opção Logon LDAP será possível preencher o campo Caminho LDAP. Insira o caminho LDAP do domínio que se deseja trabalhar com o LDAP. Em seguida, salve as configurações. Nesse momento o sistema fará a validação do Caminho LDAP. .Não esqueça que o protocolo do LDAP é LDAP://.Após inserir as informações é necessário que se faça Login/logout no sistema para que as alterações tenham efeito.

Informações
titleObservação:

         Quando se marca o Logon LDAP, a opção de Logon Unificado fica automaticamente desabilitada e o mesmo ocorre quando se marca a opção de Logon Unificado. Não há como trabalhar com as duas opções dentro do RM.

Aviso
titleLembre-se!

A funcionalidade Integração LDAP engloba juntamente o sistema de Login utilizando o LDAP, logo, ao ativá-la, não é necessário ativar o Logon LDAP também, mesmo que seja possível


Ignorar Integração LDAP


Informações

A partir da versão 12.1.20 a opção "Ignorar Autenticação LDAP" foi alterada para "Ignorar Integração LDAP" que, como o nome já diz, ignora a integração de um determinado usuário ao LDAP, ou seja, mesmo que a opção "Logon LDAP ou Integração LDAP" estejam configuradas, todas as operações que envolvem o LDAP serão ignoradas como: Login , Criação, Edição e Exclusão de usuário.


Após integrar o Logon LDAP ou a Integração LDAP, ao acessar a tela de edição/inserção de usuários, na aba Rede é possível perceber o campo: Ignorar Integração LDAP

Este campo, como o próprio nome já diz, é utilizado quando um usuário deve ser uma exceção à regra do LDAP, ou seja, não possui nenhuma integração com o LDAP. Caso seja marcado, os seguintes comportamentos não serão contemplados:

Logon LDAP

O usuário determinado com a flag Ignorar Integração LDAP utilizará o usuário e senha do RM para autenticar, estando sujeito as regras do RM, tais quais complexidade e histórico de senhas por exemplo.

Integração LDAP

O usuário determinado com a flag Ignorar Integração LDAP não será atribuído à nenhum usuário do AD, ou seja, não será criado nenhum usuário referente ao seu acesso no AD e deverá utilizar o usuário e senha do RM para autenticar, tal qual o Logon LDAP



Informações
titleInformações

A partir dos últimos patches das versões 12.1.27, 12.1.28, 12.1.29 e release 12.1.31, as mensagens de erro durante o Login com LDAP foram unificadas com as mensagens do Login RM. Dessa forma, o texto de erro será padrão para os dois contextos.


Ignorar Integração LDAP X Autenticação por usuário de Rede:

A integração LDAP pode ser feita de duas formas: Com usuário do RM e com usuário de Rede.

Ao configurar um usuário para Ignorar a integração LDAP, nenhum processo deste usuário passará pelo Active Directory (AD), o login, por exemplo, será feito pelo RM; não haverá inclusão, edição ou exclusão de usuário no AD.

Entretanto, caso a configuração do Login, nos parâmetros globais, esteja configurada para utilizar o usuário de rede, será necessário que os dados da aba Rede, no cadastro do usuário, sejam preenchidos. Pois mesmo não havendo integração com LDAP para esse usuário específico, o login será feito pelo RM com os dados informados na aba Rede. Nesse caso, a senha de login será a senha cadastrada no RM.

Expandir
titleComo Configurar o usuário de Rede para Login

Como Configurar o Usuário de Rede para login: 

É possível escolher qual campo o sistema usará para verificar o login no RM: Usuário do RM ou Usuário de Rede. Mas para isso, é preciso que pelo menos um usuário supervisor tenha cadastrado o usuário de rede na aba Rede do cadastro de Usuário. (Clique na imagem para ampliar)

         Utilizar usuário do RM: Selecione esta opção para realizar o login no RM utilizando o código do usuário informado no cadastro do Usuário, como mostrado na imagem abaixo:

         Utilizar usuário da rede: Selecione esta opção para realizar o login no RM utilizando o usuário de rede informado no cadastro do Usuário, na aba Rede. Como mostrado na imagem abaixo, onde alteramos o cadastro de rede do usuário mestre:

Informações
titleObservação

A configuração para integração LDAP não possibilita o login automático do usuário.

Leia mais sobre Logon Unificado.

Ignorar Autenticação LDAP

Nas versões 12.1.18 (145) à 12.1.20 foi adicionada uma opção na tela do Usuário"Ignorar Autenticação LDAP", que como o nome diz, ignora a autenticação de um determinado usuário ao LDAP, ou seja, mesmo que a opção "Logon LDAP" esteja marcada na tela de Parâmetros Globais àquele usuário, em específico, irá se autenticar pelo RM e não pelo LDAP.

Aviso
titleObservação

Nas versões 12.1.18 e 12.1.19, um script de banco terá que ser executado para a criação da coluna IGNORARAUTENTICACAOLDAP na tabela GUSUARIO, para que o campo Ignorar autenticação LDAP seja habilitado.

O Script está disponibilizado no lado direito da página em Informações | Scripts.

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: Framework

Informações
iconfalse

Versão: 11.82.XX ou 12.01.XX

Informações
iconfalse

Processo: Integração LDAP

Informações
iconfalse

Subprocesso: Parametrização do RM para integração com LDAP

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Finalizado

Informações
iconfalse

Data: 19/12/2016

Informações
iconfalse

Autores:

Carlos Philippe de Farias Marques

Carlos Roberto Pereira Garcia

Diogo Damiani Ferreira

Fábio Augusto Amaral Melo Nunes

Stella Gleyse Macedo Vilaca

Informações
titleScripts

IGNORORAAUTENTICACAOLDAP_ORACLE.zip

IGNORORAAUTENTICACAOLDAP_SQL.zip