Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O IFRS 16 (CPC06 - R2) já é atendido pelo módulo de Gestão de Contratos. Foram criados quatro novos Lançamentos Padrões nos processos de tornar o contrato vigente (69L), voltar o contrato para elaboração (69M), aprovar uma revisão (69N) e desfazer a revisão (69O). Todos esses lançamentos serão chamados por item de planilha do contrato (CNB).

Também foram criados os novos campos CNB_ARREND e CNE_ARREND, que indicam se o item da planilha do contrato / medição é referente a um arrendamento e, caso sim, se é do tipo financeiro ou operacional. Para essa norma, também deve-se utilizar os lançamentos já existentes no sistema: Encerramento de medição, por item de planilha (69A) e Estorno da medição, por item de planilha (69B).

Para contratos que já estão em andamento, é necessário realizar a atualização dos movimentos contábeis, executados para o contrato, no módulo de Contabilidade Gerencial de manualmente.

Observação:

O módulo de Gestão de Contratos não realiza Cálculo de Valor Presente. A necessidade de realizar ajustes a Valor Presente na escrituração contábil para demonstrar o valor real da operação na data de emissão do demonstrativo financeiro é um tema a ser tratado junto ao setor Contábil / Financeiro da empresa, pois cada contador irá definir qual fórmula será adotada para este fim.

Abaixo seguem documentações que explicam sua aplicação na gestão de contratos de locação/arrendamento:

Documento Técnico

Para maiores informações, acesse:

Manutenção de Contratos - CNTA300 - Gestão de Contratos - P12Uso na Manutenção de Contratos