Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Tempo aproximado para leitura: 20 min

Aviso
titleAtenção

Esta melhoria foi realizada a partir da versão do mobile igual ou superior a 1.9.33 e o Web service com uma versão igual ou superior a 14/02/2019.


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Protheus
Segmento:Manufatura
Módulo:Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas ( SIGAMNT )
Função:

MNTNG - Aplicativo mobile MNTNG

Ticket:8050588
Issue:DNG-9541


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Implementar os campos de parada (prevista e realizada) no aplicativo MNTNGImplementar o conceito de parada do equipamento para manutenção no aplicativo MNT NG.

03. SOLUÇÃO

Implementado campos de parada no aplicativo

Realizada a implementação no aplicativo MNTNG da regra/conceito de autenticação Single sign-onMNT NG do conceito de parada do equipamento para manutenção no aplicativo MNT NG.

Esse é um conceito já existente no Protheus e . Esta funcionalidade que já está presente no Protheus permite que o usuário efetue o login no aplicativo utilizando a autenticação padrão, na qual as validações ficam sob responsabilidade do framework Protheus. A modificação nesse processo é necessária para permitir a integração do login do aplicativo com o usuário de rede (usuário logado no sistema operacional).

 Para utilizar esta integração é necessário realizar as configurações para a autenticação padrão. A seguir são detalhados os formatos possíveis quando há esta configuração:

UsuárioSenhaPermiteProtheusProtheusSimProtheusModalidade Single sign-onNãoModalidade Single sign-onModalidade Single sign-onSimModalidade Single sign-onProtheusNão

Configuração

Para que o usuário utilize esta funcionalidade, é necessário realizar algumas configurações no Protheus, Portal Mobile e no Aplicativo Mobile. Desta forma, basta seguir as instruções:

Deck of Cards
idconfiguracao
Card
labelProtheus

No Protheus, primeiramente deve ser realizada a configuração no webservice. No arquivo appserver.ini localizado na pasta do binário do protheus, é necessário alterar a chave security para 1 (Security = 1).

Após concluído o ajuste, é necessário definir a integração do Protheus com o Single sign-on. 

 Para definir a integração acesse o módulo Configurador (SIGACFG) e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Política.

       Image Removed

No campo Habilitar Single sign-on (USR_SSIGNON) selecione a opção 1 - Obrigatório ou 2 - Opcional e no campo Modalidade de Single sign-on (USR_SSOTYPE) a opção de acordo com a modalidade que deseja utilizar (Neste exemplo estamos utilizando a modalidade 3 - Active Directory).

Aviso
titleAtenção

Ao parametrizar no configurador o campo Habilitar Single sign-on (USR_SSIGNONcomo 1 - Obrigatório, este torna-se o único meio de autenticação do usuário, já na configuração na qual o campo Habilitar Single sign-on (USR_SSIGNONé definido como 2 - Opcional, a utilização do usuário e senha padrão do Protheus também são permitidos.

Image Removed

Após confirmar os ajustes na política, basta incluir um usuário no Protheus ainda no módulo Configurador através do menu Usuário > Senhas > Usuários.

Image Removed

Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias para efetuar o login no aplicativo posteriormente. Na aba Active Directory, informar o usuário que será utilizado pelo Active Directory correspondente a este usuário do sistema.

Aviso
titleAtenção

É obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário pois este campo é utilizado na autenticação ao realizar o login no aplicativo.

Image Removed

Card
labelPortal Mobile

No Portal Mobile foi incluído o campo Usuário de Autenticação na opção Usuários. Este campo tem por objetivo armazenar e identificar qual o usuário utilizado para login no Sistema Protheus, sendo este o Active Directory ou usuário do Sistema e relacionar o mesmo ao usuário do aplicativo.

Aviso
titleAtenção

Caso o usuário Active Directory possua domínio, é necessário que o mesmo seja informado no campo Usuário de Autenticação conforme a imagem abaixo

Image Removed

Após incluir o usuário informando o campo Usuário de Autenticação, é necessário acessar a opção Configurações.

Na aba configurações, ao definir o servidor e obter a versão do webservice, note que é solicitado o usuário e senha de autenticação. Este deve ser o mesmo utilizar no Sistema Protheus.

Image Removed

Note que a opção validar ambiente somente é liberada após o sucesso da obtenção da versão. Após uma vez informado o usuário e senha de autenticação o mesmo não é mais solicitado, exceto nos casos onde se é desconectado do portal.

Image Removed

Na opção aba grupo de usuário, deve ser realizado o sincronismo das informações do Sistema. Note que o usuário e senha não são solicitados novamente.

Image Removed

Image Removed

especifique os períodos em que o equipamento esteve parado, seja para a realização de uma manutenção prevista ou devido à uma falha funcional (manutenção corretiva).O Manutenção de Ativos trabalha com períodos de parada prevista e real.

  • Parada prevista: período planejado em que o equipamento terá seu funcionamento interrompido para a execução de uma manutenção.

  • Parada real: período em que o equipamento esteve efetivamente parado, seja para a realização de uma manutenção ou devido à uma falha funcional (inesperada).

Parada Prevista

A parada prevista é definida no cadastro da manutenção do equipamento e não diretamente na O.S. Assim, na criação de uma O.S. preventiva, os campos de parada prevista são preenchidos automaticamente (de acordo com a manutenção cadastrada).

Portanto, as datas de parada prevista não são informadas pelo usuário mas sim calculadas automaticamente pelo sistema e inseridas na O.S. durante a sua gravação. O objetivo em prever a parada é realizar o bloqueio/reserva do equipamento no período indicado.

Desta forma, o tempo de parada prevista é definida no processo abaixo.

ProcessoInformação afetadaO que indica?
Cadastro da Manutenção do equipamentoPeríodo de tempo, anterior e posterior à execução de uma manutenção preventiva, em que o equipamento deve estar paradoA preparação do equipamento pré e/ou pós manutenção. Exemplo: Um equipamento que trabalhe em alta temperatura deve ser parado X horas antes da execução da manutenção

No aplicativo, assim como no Protheus, as datas/horas de parada prevista só devem ser apresentadas em ordens de serviço preventivas. Ordens de serviço corretivas não trabalham com previsão de parada.

Ao incluir ou alterar uma O.S. preventiva pelo aplicativo, as datas de parada prevista são calculadas/recalculadas automaticamente, de acordo com as datas/horas previstas da ordem de serviço.

***Print***

Ao abrir o card de uma ordem de serviço preventiva, são apresentadas as datas/horas de parada prevista.

***Print***

Parada Real

A parada real é definida diretamente na O.S., indicando o período em que o equipamento esteve efetivamente parado. Portanto, seu informe é manual, não sendo calculado automaticamente como a data prevista.

  • Em O.S. preventivas e corretivas:

    • As datas de parada real (início e fim) podem ser informadas na finalização da O.S.
  • Apenas em O.S. corretivas:

    • A data de parada real início também pode ser informada na criação/alteração de uma O.S. corretiva.

Desta forma, a parada real pode ser definida nos processos abaixo.

ProcessoInformação afetadaO que indica?
Finalização de O.S.Data/hora real início e fim real de paradaO período total em que o equipamento ficou parado para a execução da O.S
Criação e Alteração de O.S. CorretivaData/hora real início de paradaO momento em que o equipamento teve seu funcionamento interrompido devido à uma falha

No aplicativo ao incluir uma ordem de serviço corretiva, os campos de data/hora real início de parada são apresentados e podem ser editados.

***print***

Ao abrir o card de ordem de serviço, é possível verificar os campos de data/hora real de parada (início e fim) em toda e qualquer O.S, seja preventiva ou corretiva. Verificar também que é possivel editá-los.

***print***

Na tela de finalização de Ordem de serviço, seja ela preventiva ou corretiva, os campos de data/hora real de parada (início e fim) são apresentados e sua edição é permitida.

Caso o cliente já tenha informado previamente essas datas/horas, esses valores já são carregados nos respectivos campos.

***print***

 Verificar a opção de edição das datas de manutenção da O.S.

Atualmente o app permite alterar, por meio do card da O.S., as datas previstas da manutenção (TJ_DTMPINI, TJ_HOMPINI, TJ_DTMPFIM e TJ_HOMPFIM), contudo, não há, e nunca houve, uma regra para ajustar as datas dos insumos no aplicativo e WS. Desta forma, faz-se necessário rever essa funcionalidade.

No Protheus, somente é possível alterar a data prevista pelas rotinas de Liberação de O.S. (MNTA490), Alteração de O.S. (MNTA265) e Programação de O.S. (MNTA990).

Caso o cliente necessite ajustar a data prevista da O.S., essa operação pode ser realizada alterando as datas dos insumos. As datas/horas prevista da manutenção são definidas

Card
labelMobile

Após realizar o processo de configuração no Protheus e no portal mobile, basta atualizar o aplicativo MNT NG para uma versão igual ou superior à XXX e realizar o acesso utilizando o e-mail do usuário e senha vinculada ao usuário de autenticação informado no portal. Note que o acesso é realizado corretamente.

Não houve nenhuma alteração visual no aplicativo.


Templatedocumentos


HTML
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>