Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A única configuração obrigatória em arquivo que teremos que ter é a URL de conexão no AppServer que ficar dentro do arquivo TOMCAT/conf/context.xml.
Para informarmos para a instância do produto no Tomcat qual deverá ser o Appserver a ser utilizado através da tag Environment conforme o exemplo abaixo:

<Environment name="totvs.appserver" value="AppServer://
servidor
servidorApp:5162/totvs-brk1" type="java.lang.String" />



...

Arquitetura

Podemos montar vários formatos de ambientes quando estamos trabalhando com servidores Tomcat, conforme abaixo:

Neste exemplo temos um ambiente de produção distribuído entre vários Tomcats e Appservers, onde todos se conectam ao mesmo servidor de bancos de dados de produção. O que informará ao Tomcat qual o Appserver que o mesmo deverá se conectar é a propriedade "totvs.appserver" que fica dentro do arquivo TOMCAT/conf/context.xml.

<Environment name="totvs.appserver" value="AppServer://
servidor
servidorApp:5162/totvs-brk1" type="java.lang.String" />



Neste outro exemplo, temos os seguintes ambientes: produção, desenvolvimento e testes.

...

- No Tomcat de desenvolvimento, teremos o timeout licenciamento do tipo "0normal", onde o mesmo é desligado. Já no Tomcat de testes, teremos um timeout de "10" minutoshomologação teremos o licenciamento do tipo "test".

Então concluímos que através do arquivo TOMCAT/conf/context.xml, podemos ter propriedades diferenciadas para os ambientes, onde os valores especificados ficarão "fixos" dentro desses ambientes.

...

Quando adicionamos uma propriedade no context.xml, estamos "sobrescrevendo" o valor desta propriedade, onde o valor já existente no banco de dados será ignorado e será desconsiderado qualquer valor especificado na tela HTML de Propriedades do Sistema. Este recurso é muito interessante quando temos ambientes de teste, homologação, desenvolvimento e produção, pois cada um poderá ter o seu proprio próprio AppServer e as suas propriedades customizadas.

...

Um exemplo interessante de utilização dos agrupadores, seria em um ambiente de homologação e de desenvolvimento, onde utilizando os agrupadores poderemos ter propriedades com valores diferenciados entre eles, com isso podemos utilizar o mesmo servidor Appserver e o mesmo servidor de banco de dados.

Neste Nesse exemplo, a configuração do arquivo as configurações dos arquivos TOMCAT/conf/context.xml seria o seguinteserão os seguintes:


  • Ambiente de Desenvolvimento

...

PropriedadeObrigatório?Descrição
totvs.appserverSimContém o caminho, tipo url, para o appserver progress no formato <appserver://host:port/service> ou no formato <http://host:port/apsv>.
totvs.license.ambient.typeNãoDefine o tipo de licenciamento do ambiente. Poderá conter os seguintes valoresValores permitidos: normal, test, demonstration.
totvs.license.portNãoDefine a porta do License Server a ser utilizada.
totvs.license.serverNãoDefine o nome do servidor aonde o License Server esta sendo executado.
totvs.envprop.groupNãoDefine o nome do agrupador de propriedades, caso não seja informado, será considerado o registro padrão que está especificado dentro do banco de dados.

...