Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Objetivo da tela:

Essa etapa é apresentada ao finalizar a etapa 4. Malha e acionar o botão Próximo.

Nesta etapa deve-se definir ou criar um cenário de planejamento no APS.

Informações
titleImportante:

Esta etapa é obrigatória e somente é possível prosseguir depois de informar um cenário.  

Cada cenário contém parametrizações para permitir a criação de ambientes diferenciados e que após os processos de planejamento – planejamento da demanda, explosão da demanda, cálculo de carga máquina, sequenciamento e subordinação – pode ser confirmado.

Algumas informações são requisitadas e são necessárias para a parametrização do cenário, por isso é importante:

  • Gerar um calendário informando quais dias são úteis, ano inicial e ano final;
    Para gerar um calendário, acionar o botão Cadastrar Cenário, acessar o zoom do calendário e acionar o botão Implantar na tela apresentada (Manutenção de Calendários - DB0137)

  • Criar pulmão (Cadastro de Pulmão - DB0102);
  • Informar o horário de trabalho e de paradas do turno;
    Para criar um modelo de turno, acionar o botão Cadastrar Cenário, acessar o zoom do modelo de turno e acionar o botão Implantar na tela apresentada (Manutenção de Modelos de Turnos - DB0138).

     
  • Se o ERP origem for o Protheus, é necessário primeiro cadastrar os estabelecimentos do Protheus no programa DB0136 (por exemplo: código do estabelecimento no Protheus: "01", cadastrar "01" no DB0136) e depois relacionar ao cenário. (Manutenção Estabelecimento APS - DB0136)
    Lembrando que os estabelecimento não são criados no APS através da atualização de dados.

    Informações
    titleImportante:
    Se as operações acima não forem realizadas, os itens podem não ser planejados. 

Também são efetuadas as seguintes verificações:

  • Se o cenário foi vinculado a algum estabelecimento (DB0101BManutenção de Cenários - DB0101 - Botão Estabelecimentos Cenário);
  • Se o cenário é monoestabelecimento;
  • Se a malha do cenário é a mesma selecionada na etapa 4. Malha;
  • Se o turno escolhido possui períodos cadastrados;
  • Se uma dessas condições não for atendida, não é permitido prosseguir com o processo de implantação.

...

Objetivo da tela:

Essa etapa é apresentada ao finalizar a etapa 6.1. Filtro e acionar o botão Próximo.

Nesta etapa é apresentado um quadro com os itens resultantes do filtro definido na etapa anterior, como padrão todos os itens estão desmarcados.

Esta etapa permite atualizar as informações de acordo com o que foi definido nas etapas 4. Malha e 5. Cenário para os itens selecionados.

É efetuada uma verificação quanto aos estabelecimentos dos itens apresentados na no quadro em relação aos estabelecimentos vinculados ao cenário. Caso haja algum estabelecimento dentro da faixa informada que não esteja relacionado ao cenário, é emitida uma mensagem de alerta.

Também é possível definir se as operações dos itens devem ou não ser marcadas como Tempo Significativo (TSP) quando o ERP origem for Datasul. Se o ERP origem for Protheus, todas as operações já são marcadas como TSP na atualização de dados.

Por fim, é efetuada uma verificação quanto ao processo de fabricação dos itens sem roteiro, alertando sobre quais deles precisam da geração do processo – que deve ser efetuada no ERP origem e depois importada para o APS pela Atualização de Dados (DB0200).

...

Ação:

Descrição:

Marcar

Quando acionado, marca/desmarca o item selecionado para ser ou não considerado na atualização das informações.

Todos

Quando acionado, marca todos os itens apresentados para que suas informações sejam atualizadas.

Nenhum

Quando acionado, desmarca todos os itens apresentados.

Executar Etapa

Quando acionado, efetua a atualização das informações dos itens que foram selecionados de acordo com a malha e o cenário definidos nas respectivas etapas.

Nota
titleNota:

São atualizadas as informações Malha, Pulmão Expedição e Considera Planejamento Demanda para os itens nível zero (nível zero são itens fabricados que não componentes em nenhuma outra estrutura). Para a estrutura dos destes itens, são atualizadas somente as informações Matéria Prima Restritiva – se o item for comprado – e Malha.

...

Campo:

Descrição:

Marcar operações selecionadas como TSP Tempo Significativo no Datasul e APS?

Quando assinalado, determina que todas as operações dos itens selecionados, do tipo Fabricado e que pertençam à malha informada, serão marcadas como Tempo Significativo (TSP) tanto no APS como no Datasul.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é apresentado quando o ERP origem for Datasul.

...

Objetivo da tela:

Essa etapa é apresentada ao finalizar a etapa 6.2. Parametrização e acionar o botão Próximo.

Nesta etapa é possível inserir previsões/demandas para efeito de simulação e para que na fase de Planejamento sejam geradas ordens de produção e compra.

Deve-se indicar, na tela Lista Previsões/Simulação Pedidos (DB0101A), quais os pedidos/previsões de simulação do item que devem fazer parte do cenário selecionado. No momento da inclusão, deve ser informado se o registro é um pedido ou previsão de vendas. Se for do tipo Previsão, o Planejamento de Demanda verificará o parâmetro Consumo Previsão do item para decidir a necessidade ou não do planejamento destadeste. Se for uma demanda do tipo Pedido, é efetuada a mesma tratativa de um pedido efetivado no módulo Pedidos. Quando houver a necessidade de cadastrar uma previsão de vendas para um item com política de estoque Make-to-order ou Nível Superior, deve-se informar o nome do cliente, o número do pedido e a sequência.

Nota
titleNota:

Esta etapa não é obrigatória.

...

Objetivo da tela:

Essa etapa é apresentada ao finalizar a etapa 7.2. Parametrização e acionar o botão Próximo.

Nesta etapa deve-se efetuar o cálculo do nível de GM da malha informada na etapa 4. Malha.

O processo de sequenciamento automático sequencia um grupo de máquina por vez, alocando as operações daquele grupo de máquina nos respectivos centros de trabalho e liberando as operações sucessoras para serem alocadas nos próximos grupos de máquinas. O sequenciamento automático utiliza o nível de GM para determinar quais grupos de máquinas serão sequenciados antes dos demais. Se os níveis de GM não forem informados, não significa que o APS alocará as operações fora da sequência ou deixará de alocar as operações. O sequenciamento sempre irá respeitar a ordem das operações informada na rede PERT do item. Contudo, o tempo do processo de sequenciamento será maior, pois o APS terá que sequenciar várias vezes cada GM até que todas as operações sejam alocadas.

Sendo assim, é muito importante para a eficiência do processo, que o nível seja informado. O nível pode ser atualizado no programa Manutenção de Grupo de Máquina - DB0107. Mais informações sobre o nível no GM, acesse: DDBR0068 - Qual a importância do Nível de Alocação do GM?

Nota
titleNota:

Esta etapa não é obrigatória.

...