Páginas filhas
  • Comportamento do RM em relação ao License Server - Cliente

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. MDI
  3. Portal Corpore RM, Novos Portais, Serviços SOAP/REST e APIs


01. VISÃO GERAL

       Documentação criada no intuito de demonstrar como o RM (MDI, Portal Corpore RM, Novos Portais,Serviços SOAP/REST e APIs) se comporta em relação ao License Server e o consumo de licenças.


02. MDI

       Cada MDI aberta do RM, em uma determinada máquina e autenticada com um determinado usuário, representa para o License Server um usuário concorrente. O consumo de licenças se dá de acordo com o Módulo e as Rotinas que vão sendo abertas. Cada módulo possui uma licença específica.

Exemplo:

  • Maquina A, usuário Mestre:

             Ao acessar o módulo "Folha de Pagamento" e abrir o cadastro de funcionário, uma licença do módulo utilizado será consumida, identificado através do "Id Licença" (podendo ser escalada para TOTVS FULL) na aba "Conexões" do monitor, como mostra exemplo abaixo.

             Ao abrir uma outra rotina do mesmo módulo, com o mesmo usuário, na mesma máquina, a licença será mostrada no Monitor do License Server, mas não descontará do total de licenças disponíveis, apresentando o status "Abonada".


Aviso
iconfalse

Algumas rotinas de configuração do sistema (Exemplo: "Cadastro de Usuário"), não consomem nenhuma licença, mas notificam o seu uso ao License Serverà TOTVS para fins estatísticos.


03. Portal Corpore RM, Novos Portais, Serviços SOAP/REST e APIs

            Os portais e serviços expostos pelo Servidor de Aplicação da Linha RM (RM.Host) tem o seu consumo independente de máquina e usuário. O seu consumo é dado por requisição e durante o tempo de vida de cada uma. Eles utilizam uma a licença específica, chamada TOTVS I , podendo ser escalada para TOTVS FULL.Exemplo:ou similar, conforme a modalidade do contrato.


  • Portal Corpore RM

            Cada abertura de página gera um consumo de licença TOTVS I ou equivalente durante o processamento da página até sua exibição, ou seja, ao clicar no link da rotina, enquanto a página é "desenhada" a licença é consumida no License Server.

            Após o término de processamento, a licença é liberada. Isso ocorre o tempo todo durante a navegação no Portal Corpore RM.


  • Novos Portais, Serviços SOAP/REST e APIs

            Um processamento semelhante ao Portal Corpore RM acontece com os novos portais e qualquer outra aplicação que faça consumo de serviços expostos pelo Servidor de Aplicação. Durante o processamento da requisição até a sua resposta, a licença é consumida no License Server. Ao término da requisição, a licença é liberada.

Exemplo: 

       


Aviso
iconfalse

Como as requisições nos portais e WebServices tendem a serem muitas, existe um mecanismo que reaproveita uma licença consumida durante 30s, desde que as requisições não concorram entre si.

A licença liberada, caso ainda tenha algum tempo de vida (limite 30s) é colocada em uma fila para ser reutilizada.

  • Requisição 1 → Consumo L1 → Processamento → Resposta → Liberação L1
  • Requisição 2 → Consumo L1 → Processamento → Resposta → Liberação L1
  • Requisição 3.1 → Consumo L2 → Processamento → Resposta → Liberação L2
  • Requisição 3.2 → Consumo L3 → Processamento → Resposta → Liberação L3
Aviso
iconfalse
Como as requisições nos portais e WebServices tendem a serem muitas existe um mecanismo que reaproveita uma licença consumida durante 30s, desde que as requisições não concorram entre si.
Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: Framework

Informações
iconfalse

Versão: 12.1.XX

Informações
iconfalse

Processo: License Server

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Finalizado

Informações
iconfalse

Data:  

Informações
iconfalse

Autores:

Carlos Philippe De Farias

Diogo Damiani Ferreira

Fábio Augusto Amaral Melo

Guilherme Caram Meireles

Karina Dos Santos Costa

Stella Gleyse Macedo Vilaca