Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Tempo aproximado para leitura: 15 min

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Protheus
Segmento:Logística
Módulo:SIGATMS
Função:

TMSA140 - Geração de viagens
TMSA141 - Geração de viagens de coleta e/ou entrega
TMSA144 - Geração de viagens (Mod 2)

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DLOGTMS01-1735 
DLOGTMS01-1736
DLOGTMS01-1737
DLOGTMS01-1865


02. Melhorias na Viagem de Entrega


O objetivo principal desta implementação é permitir que sejam incluídos documentos de transporte numa viagem de entrega em trânsito. Uma vez que este tipo de alteração na viagem seja efetuada, o sistema pretende garantir a visibilidade do processo, a segurança das operações e viabilizar a geração das obrigações fiscais necessárias à Operação. Muitos são os cenários que estarão contemplados nesta melhoria contudo segue um exemplo para ilustrar os processos que serão detalhados em seguida:

  • Um usuário logado na filial SP01 inicia a inclusão de uma viagem de entrega relacionando dois documentos sendo uma Solicitação de Coleta a ser realizar no cliente SP0003 e um documento de transporte (CT-e) cuja carga deve ser entregue no cliente RS0001. Ao fechar a viagem, o sistema gera as Operações (DTW). Conforme o Serviço Operacional configurado na Rota utilizada na viagem, o sistema poderá ou não gerar as Operações de saída e chegada em Cliente.
  • Após fechar a viagem, gerar o Manifesto Eletrônico e apontar a Saída de Viagem, o sistema considerará que a viagem está com status "Em Trânsito".
  • Chegando no cliente SP0003, a filial SP01 recebe as informações das Notas Fiscais que serão carregadas e inicia o processo de geração dos documentos de transporte (CT-e). O usuário observa que o destino destas notas também é para entrega no cliente RS0001 e diante disto, a filial SP01 decide que a carga que acabou de ser coletada, seguirá direto para a entrega da mercadoria. O usuário deve garantir que os novos documentos de transporte (CT-e) estejam autorizados para, em seguida, colocá-los na viagem através do processo de "alteração da viagem". Para incluir os novos documentos na viagem também é possível utilizar as opções "NF Cliente" que se encontra dentro da tela da viagem ou então criar um lote de notas fiscais já vinculado à viagem. Como já existe um manifesto na viagem destinado à UF RS, o usuário deverá encerrar este manifesto e gerar um novo manifesto eletrônico contemplando todos os documentos de transporte eletrônicos contidos na viagem. Ao término da coleta e da geração dos documentos obrigatórios, o motorista sai do cliente SP0003 e dirige-se para o cliente RS0001.
  • Enquanto a viagem ainda está em trânsito,  um dos clientes da Transportadora solicita a prestação de um serviço de coleta no cliente PR0001 e entrega no cliente SC0001. A Transportadora identifica a possibilidade de alocar este serviço na viagem que já está em trânsito e solicita ao motorista que faça uma parada no cliente PR0001 e fim de efetuar uma nova coleta. O  processo pode se repetir da mesma forma como ocorreu na coleta no cliente SP0001.
  • Na chegada aos clientes SC0001 e RS0001, o usuário poderá lançar as ocorrências para cada uma das entregas.
  • Ao término do serviço o Motorista retornará para a filial SP01 havendo ainda a possibilidade de obter cargas de retorno da viagem. Chegando à filial, o usuário deve finalizar todos os passos da viagem e encerrar os Manifestos que ainda não tenham sido encerrados.

 
Seguem os detalhes sistêmicos para que seja possível executar o cenário acima dentro do TMS:


Configuração das Operações de Saída e Chegada em Cliente


Através das rotinas "Tarefas x Atividades" e "Serviços x Tarefas" é possível configurar um Serviço Operacional que utilize Operações de Chegada e Saída em cliente. O sistema identifica as atividades que se referem à Chegada em Cliente ou à Saída de Cliente respectivamente através dos parâmetros MV_ATVCHGC e MV_ATVSAIC. 

No exemplo abaixo, o Serviço Operacional de Entrega foi configurado com as atividades básicas de Saída e Chegada em Filial e acrescido das atividades de Chegada e Saída de Cliente



Geração das Operações de Saída e Chegada em Cliente no Fechamento da Viagem. 


Uma Rota de entrega pode ou não estar vinculada a um serviço operacional que contenha atividades de clientes.

Ao fechar uma viagem de entrega cuja Rota não possua Operações de Chegada e Saída em clientes, o sistema montará as operações desconsiderando as Operações de Clientes. 

Ao fechar uma viagem de entrega cuja Rota possua Operações de Chegada e Saída em clientes, o sistema analisará todos os clientes de todos os documentos e montará as Operações agrupando os clientes. No exemplo abaixo, na viagem de entrega foram relacionados dois documentos sendo uma Solicitação de Coleta a se realizar no cliente SP0003 e um documento de transporte (CT-e) cuja carga deve ser entregue no cliente RS0001.


Abaixo seguem as regras para obtenção dos clientes a serem utilizados na montagem das Operações durante o Fechamento da viagem:

    • Solicitação de Coleta: O sistema considerará sempre o cliente remetente (DT5_CLIREM_DT5_LOJREM) e o cliente destinatário, somente quando preenchido. Os dados são obtidos da tabela "Solicitação de coleta" (DT5). Vale ressaltar que, ao se incluir uma Solicitação de coleta, não é obrigatório o preenchimento do cliente remetente e nem do cliente destinatário.
    • Outros documentos de transporte (CT-e, NFST, Docto. Apoio, etc): o sistema considerará somente o cliente destinatário. Se o documento de transporte não possuir uma "sequencia de endereço", as dados são obtidos da tabela "Documentos de Transporte" (DT6). Se o documento possuir uma "sequencia de endereço" o sistema buscará os dados da tabela "Endereço de clientes e solicitantes" (DUL)  e utilizará  código do cliente (DUL_CODRED DUL_LOJRED) caso os campos estejam preenchidos.

Atenção: Para que as Operações de cliente sejam geradas também é necessário configurar o parâmetro MV_GEROPER.


Geração das Operações de Saída e Chegada em Cliente na inclusão/carregamento de documentos na Viagem em trânsito.  


Uma Rota de entrega pode ou não estar vinculada a um serviço operacional que contenha atividades de clientes e, no fechamento da viagem, o sistema sempre respeitará esta configuração. Ocorre que, na inclusão de documentos de transporte numa viagem que está em trânsito, parte-se do pressuposto que o veículo está fisicamente "em operação num cliente" pois não é possível efetuar o carregamento de um veículo uma vez que ele esteja em movimento. Partindo-se deste princípio o sistema terá os seguintes comportamentos na inclusão/carregamento dos documentos na viagem:

Viagem de entrega utilizando uma Rota cujo Serviço Operacional não possui atividades por cliente

  • Solicitação de Coleta: O sistema não gerará  as Operações de Chegada e Saída em Cliente. 
  • Outros documentos de transporte (CT-e, NFST, Docto. Apoio, etc): O sistema gerará  as Operações de Chegada e Saída em Cliente para o Remetente do documento de transporte incluído na viagem e a atividade de "chegada em cliente" será apontada automaticamente pelo sistema. O sistema não gerará as operações de Chegada e Saída em Cliente para o Destinatário. Através do apontamento da chegada no cliente remetente,  o sistema poderá identificar a UF onde a operação está se originando e esta informação é imprescindível para uma possível geração de um Manifesto Eletrônico. Enquanto não houver o apontamento da "Saída do cliente", também será possível incluir novos documentos do mesmo Cliente Remetente. Caso o usuário tente incluir documentos de transporte que não sejam do mesmo remetente onde a chegada de cliente foi apontada, o sistema apresentará o help "TMSA14443-Não é possível incluir o CTRC na viagem pois não pertence ao mesmo cliente da chegada informado no apontamento da operação"



Viagem de entrega utilizando uma Rota cujo Serviço Operacional possui atividades por cliente

Neste cenário, o objetivo do sistema é que todos os clientes envolvidos nos documentos da viagem estejam representados nas Operações de Cliente da Viagem. No fechamento da viagem, são geradas as Operações em clientes relativas aos documentos que já se encontram na viagem. No momento da inclusão/carregamento de novos documentos na viagem em trânsito o sistema faz algumas verificações básicas e toma as seguintes ações:

Não existem atividades de Chegada e Saída para os clientes Remetente/Destinatário do documento →  O sistema cria novas atividades não apontadas para os respectivos clientes.

Já existem atividades de Chegada e Saída para os clientes Remetente/Destinatário do documento e ambas as atividades estão apontadas → O sistema cria novas atividades não apontadas para os respectivos clientes.

Já existem atividades de Chegada e Saída para os clientes Remetente/Destinatário do documento e a atividade de "chegada" já está apontada → O sistema não criará novas atividades para o cliente  que estiver neste cenário. 

Além das verificações básicas acima, foi necessário criar um conjunto de validações e ações para garantir que o sistema estará refletindo exatamente o que está ocorrendo com a viagem, ou seja, os apontamentos devem ser feitos ao mesmo tempo que ocorrem. Seguem alguns exemplos:

Em relação às Solicitações de Coleta, caso ela seja incluída numa viagem em trânsito, não é necessário que exista uma apontamento de chegada no cliente Remetente pois este tipo de documento pode ser considerado uma previsão futura de execução. 

Em relação aos demais tipos de documentos (CT-e, NFST, Documento de Apoio) caso este documento seja incluído numa viagem em trânsito, é obrigatório que a atividade de "chegada no cliente remetente" exista e esteja apontada. Se não existir, o sistema criará as atividades de chegada e saída no remetente e apontará "automaticamente" a chegada no clientes. Se existir, o sistema exigirá que o usuário efetue o apontamento da chegada no cliente remetente do documento que está sendo incluído na viagem em trânsito.,Uma vez que seja apontada a Chegada num Cliente, só poderão 




para verificar se existem clientes (remetente e/ou destinatários) que não estão representados nas Operações e, em caso positivo gerará as operações conforme abaixo:

  • Solicitação de Coleta: Em relação ao Remetente, o sistema gerará as operações de Chegada e Saída em Cliente se elas não existirem ou se ambas já estiverem apontadas. O sistema não gerará novas Operações, caso a  Chegada no cliente esteja apontada e a Saída do Cliente não esteja apontada. 


PAREI AQUI


  • Remetente: Se não existirem ou existirem mas já estejam apontadas, elas serão criadas. Caso existam e elas estejam apontadas, o sistema gerará novas Operações.  O sistema não efetuará o apontamento automático da Operação de "chegada no Cliente Remetente" pois a Solicitação de coleta é considerada uma previsão de prestação de serviço, portanto o usuário ficará com a responsabilidade de efetuar o apontamento no momento que iniciar o processo de coleta. 
  • Outros documentos de transporte (CT-e, NFST, Docto. Apoio, etc): sistema gerará  as Operações de Chegada e Saída em Cliente para o Remetente do documento de transporte incluído na viagem e a atividade de "chegada em cliente" será apontada automaticamente pelo sistema. O sistema gerará as operações de Chegada e saída em Cliente para o Destinatário. 








  • Através do apontamento da chegada no cliente remetente,  o sistema poderá identificar a UF onde a operação está se originando e esta informação é imprescindível para uma possível geração de um Manifesto Eletrônico. Enquanto não houver o apontamento da "Saída do cliente", também será possível incluir novos documentos do mesmo Cliente Remetente. Caso o usuário tente incluir documentos de transporte que não sejam do mesmo remetente onde a chegada de cliente foi apontada, o sistema apresentará o help "TMSA14443-Não é possível incluir o CTRC na viagem pois não pertence ao mesmo cliente da chegada informado no apontamento da operação" O sistema gerará  as Operações de Chegada e Saída em Cliente para o Remetente do documento de transporte incluído na viagem e a atividade de "chegada em cliente" será apontada automaticamente pelo sistema. Desta forma o sistema poderá identificar a UF onde a operação está se originando e esta informação é imprescindível pagar a possível geração de um Manifesto Eletrônico. A partir do apontamento da "chegada num cliente",   novos documentos do mesmo Cliente poderão ser incluídos na viagem. O sistema não gerará as operações de Chegada e saída em Cliente para o Destinatário. Caso o usuário tente incluir documentos de transporte que não sejam do mesmo remetente onde a chegada de cliente foi apontada, o sistema apresentará o help "TMSA14443-Não é possível incluir o CTRC na viagem pois não pertence ao mesmo cliente da chegada informado no apontamento da operação"

Estorno de carregamento de um documento que está numa viagem de entrega em trânsito

Na opção de estorno de  carregamento de um documento que está numa viagem de entrega em trânsito, quando o usuário preencher a Opção "Sim" numa das linhas, o sistema verificará se o lote daquele documento é de Rateio e, em caso positivo, o sistema marcará como "Sim" todas as linhas relativas aos documentos que compõem o mesmo Lote e consequentemente o mesmo Rateio. 

Estorno da Operação:

  • Ao estornar o encerramento da viagem, o planejamento será reaberto. A quantidade em viagem será acrescida e a quantidade encerrada será reduzida.
  • Estorno de operação de chegada da viagem.
  • Estorno da ocorrência finalizadora do CT-e de entrega.
  • Estorno da operação de saída do cliente.
  • Retirar o conhecimento da viagem. A partir disto, o status da demanda será definido como encerrado. A quantidade encerrada será acrescida e a quantidade em trânsito será reduzida.
  • Desfazer o vinculo entre a solicitação de coleta e o conhecimento (estornar cálculo do frete).
  • Estornar ocorrência finalizadora da coleta. Neste momento o status da demanda será definido como planejado. A quantidade planejada será acrescida e a quantidade em trânsito será reduzida.
  • Estornar a saída de viagem, assim o planejamento ficará viagem gerada.
  • Estornar o fechamento da viagem.
  • Estornar o carregamento dos documentos.
  • Exclusão da viagem ou estorno da programação de carregamento. Caso seja excluída a viajem o status do planejamento será aberto com demandas e as metas do contrato serão movidas para a coluna planejamento.
  • Caso seja estornada a programação, o status do planejamento ficará como em programação e as metas do contrato serão movidas para a coluna programação.
  • Ao excluir a programação, o status do planejamento será aberto com demandas e as metas do contrato serão movidas para a coluna planejamento.

Card documentos
InformacaoÉ gerado o tracking de cada passo citado.
TituloIMPORTANTE!



03. OBSERVAÇÕES



A possibilidade de inclusão de documentos de transporte nas viagens de entrega que estão com status "em trânsito" não está habilitada para viagens que utilizam Rotas de Roteiro. 


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Configuração do Menu

No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe as novas opções de menu do SIGATMS, conforme instruções a seguir:

Totvs custom tabs box
defaultno
tabsPainel de Demandas,Tracking Demandas,Recursos Demandas,Grupo de Região de Demanda
idsPainel,Tracking,Recursos,Grupo
referenciapasso1,passo2,passo3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaPainel

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Painel Gestão Deman.
Programa:TMSA153
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DL7 - Contrato de Demandas

DL8 - Demandas

DL9 - Planejamento de Demanda

DLA - Regiões de Demanda

DLB - Tracking

DLC - Grupo de Regiões da Demanda

DLE - Contrato x Grupo Reg. Demanda 

DLF - Tipo de Veículos Contr. Demanda

DLG - Controle Detalhado de Metas

DLJ - Origem Grupo Região Demandas  

DLK - Destino Grupo Região Demandas 

DLL - Reg. Destinos de demanda      

DLM - Reg. Orig. Contrato de demanda

DLN - Reg. Dest. Contrato de demanda

DF8 - Programação de Carregamento

DD9 - Itens da Prog. de Carregamento

DDZ - Complemento da Programação

SA1 - Cadastro de Clientes

DA3 - Cadastro de Veículos

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaTracking

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Tracking Demandas
Programa:TMSA154
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DLB - Tracking

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaRecursos

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Recursos Demandas
Programa:TMSA155
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DL7 - Contrato de Demandas

DL8 - Demandas

DL9 - Planejamento de Demanda

DAC - Grupo de Veículos

DA3 - Veículos

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaGrupo

Menu:

Atualizações
Submenu:Gestão de Demandas
Nome da Rotina:Grupos de Região de Demanda
Programa:TMSA156
Módulo:TMS - Gestão de Transportes
Tipo:Função Protheus
Tabelas:

DLC - Grupo de Regiões da Demanda


Configuração de Parâmetros


No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:


Nome:

MV_PESCAP
Tipo:Caractere
Cont. Por.:1
Descrição:Valida peso X capacidade dos recursos alocados no planejamento de demandas. 1 = Desativado 2 = Aviso; 3 = Impede a operação.

Nome:

MV_PLVDCD
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.T.
Descrição:Impede que veículo seja planejado caso seu tipo seja diferente do tipo de veículo informado no Contrato de Demanda.

Nome:

MV_ITMSDMD
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.T.
Descrição:Ativa integração entre TMS e Gestão de Demandas.

Nome:

MV_TMSDCOL
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.F.
Descrição:Desconsidera filial de origem da solicitação de coleta.

Nome:

MV_TMSALOC
Tipo:Lógico
Cont. Por.:.T.
Descrição:Não permite criar mais do que uma viagem para o mesmo veículo ou motorista, para um período conflitante.


Privilégios de Acesso

Para configurar o acesso dos usuários aos botões da tela de gestão de demandas acesse: SIGACFG → Usuário → Senhas → Privilégios:

  • Informe a rotina TMSA153A para configurar os botões da Demanda;
  • Informe a rotina TMSA153B para configurar os botões do Planejamento;
  • Informe a rotina TMSA153C para configurar os botões do Contrato de Demandas;
  • Informe a rotina TMSA153D para configurar os botões das Metas;


07. ASSUNTOS RELACIONADOS

DT DLOGTMS01-4158 Publicação Demandas WS REST BRA


Templatedocumentos


HTML
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>