Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

 A expedição da linha Microsiga Protheus tem, ao longo dos anos, tentado se adaptar melhor às necessidades dos clientes, buscando formas de facilitar a entrega de correções e inovações.

A mudança para o release incremental, a criação do UPDDISTR, os pacotes acumulados e outras formas de entrega foram desenvolvidas visando facilitar ao cliente a atualização de seu ambiente com as inovações da TOTVS.

O desafio de entregar qualidade aos clientes é o guia das nossas ações e nos levou a desenhar uma nova forma de expedição do Microsiga Protheus , chamada de expedição contínuaagregando metodologias DevOps consolidadas , apresentamos a seguir a Expedição Contínua Protheus

2. Objetivos da expedição contínua 

Visto a constante evolução da linha Microsiga Protheus, a crescente complexidade dos módulos e as dificuldades atuais dos clientesClientes, criou-se um novo processo de expedição, baseado na divisão do Protheus em seus diversos segmentos.

Este novo processo de expedição terá uma frequência semanal/quinzenal e disponibilizará aos clientes Clientes o estado mais atual das soluções presentes na solução. 

Para exemplificar este modelo, pode-se utilizar utilizaremos o RH e seus módulos: Gestão de Pessoal, Ponto Eletrônico, Recrutamento e Seleção, etc.

Semanalmente, o estado completo e mais atual destes módulos passará por um processo de teste automatizado e será disponibilizado aos clientes execução de testes automatizados e, em seguida será disponibilizado para download como um pacote único. Assim, o cliente poderá atualizar apenas os módulos que fazem parte do seu processo de trabalho e a TOTVS garantirá a consistência do pacote disponibilizado.

Com esta nova forma de expedir, buscaremos reduzir a quantidade dos modos atuais de expedição, limitando-os a dois processos: release semestral e expedição contínua Expedição Contínua Protheus.

3. Módulos participantes

Em um primeiro movimento, foram selecionados dois produtos para a expedição contínua. São eles Expedição Contínua Protheus, TAF e RH Protheus.

Estes produtos foram escolhidos devido à grande demanda atual relacionada ao tema eSocial. Além disso, os produtos TAF e RH possuem características importantes que facilitam a expedição contínua e automatizada de seus respectivos pacotes.

Estes produtos possuem uma maior independência em relação aos outros módulos do Protheus e apresentam uma fronteira bem definida de artefatos que compõe o pacote. 

Gradualmente , o processo de expedição contínua será expandido aos outros módulos e produtos Protheusa Expedição Contínua Protheus será expandida para os demais  módulos. Durante este período de transição, as outras formas de expedição que já existem serão mantidas. Entretanto, entretanto, a tendência é que os processos convirjam para a expedição contínua Expedição Contínua Protheus no médio prazo.

4. Composição do pacote

Cada um dos pacotes é composto pela por um arquivo de atualização (patch) contendo a lista completa de códigos-fonte do módulo e eventualmente podem conter outros arquivos caso o módulo necessite, como RDMAKES, arquivos de configuração e/ou arquivos magnéticos e etc. Estes arquivos caso existam, serão encontrados dentro de uma pasta de arquivos compactados dentro do pacote.

do produto. No processo de criação do pacote, sempre é considerada a última versão de cada um dos códigos-fonte que tenham passado pelo processo completo de teste até a data de corte. A data de corte é semanal e fixa, como apresentado no tópico Processo de Desenvolvimento, fixa e segue um calendário interno separando os módulos ao longo da semana.

5. Autorização da expedição 

A fase final da expedição é baseada na análise dos resultados da execução dos testes automatizados. A , a partir da análise dos resultados, os responsáveis por cada um dos produtos módulos devem tomar uma das decisões a seguir:

...