Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSA850

Faturas a Receber

Requisito/Story/Issue:

Listado abaixo as ISSUES que fazem parte do Épico:

    • DLOGTMS02-4556 : Criação de Menu e Tela

    • DLOGTMS02-4557 : Leitura dos dados
    • DLOGTMS02-4557 : Rotina de fatura em branco

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DT6 - Documentos de Transporte
SE1 - Contas a Receber

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®


Descrição

Neste requisito foram implementadas as seguintes melhorias:

  • Criado parâmetro MV_OCORAUT, que será usado no apontamento automático da ocorrência. Somente serão permitidas ocorrências dos tipos “01-Encerra Processo”, “04-Retorna Documento”, e “05-Informativa”. Mesmo quando a ocorrência configurada for do padrão “Por Documento”, será gravado no registro da ocorrência a viagem na qual o documento está vinculado. 
  • Inclusão de uma rotina de ajuste das ocorrências apontadas automaticamente através da criação do parâmetro MV_OCORAUT, onde será permitida a alteração e/ou exclusão do apontamento da ocorrência de todos os documentos de uma determinada viagem.

1.  Fechamento da Viagem (TMSA350)

Ao efetuar o apontamento da última operação de chegada, previamente cadastrada nos parâmetros MV_ATIVCHG ou MV_ATVCHGC será lançada a ocorrência cadastrada no parâmetro MV_OCORAUT para todos os documentos pertinentes a viagem.

Observar que, o último ponto considerado para gatilho da rotina de apontamento poderá ser a filial de destino da viagem, e também o último cliente ou ponto de apoio visitado.

2. Tela para ajustes de apontamento de ocorrência (TMSA360)

Após os apontamentos terem sido lançados automaticamente com êxito, uma tela de ajuste de ocorrências poderá ser chamada para verificação e/ou ajustes onde o usuário poderá efetuar a troca do código da ocorrência apontada através da rotina TMSA360.

O sistema apresenta ao operador os dados do CTE (Filial, Número, série, Peso, volume), Dados da ocorrência apontada (Código, Descrição, Peso, Volume) e um novo campo para informar o código de uma nova ocorrência.

Para emitir uma fatura de forma “manual” atualmente é realizado um filtro com os dados do cliente, dados para geração da fatura e período (data), através da rotina TMSA850. Após o preenchimento dos dados supracitados, uma lista com todos os documentos pertinentes ao filtro informado pelo usuário são exibidos em um browse, onde os mesmos devem ser selecionados. Ao finalizar a seleção dos documentos, é gerado a fatura.

Foi implementado a possibilidade de seleção dos documentos via escaneamento de código de barras da chave do CT-e.


1.  Seleção de CT-es quando a opção de "Gerar Fatura em branco" estiver desmarcadaApós a confirmação das alterações, o sistema irá efetuar o estorno da ocorrência anterior e irá lançar a nova ocorrência. As validações para estorno da ocorrência seguem o mesmo roteiro da rotina de Registro de ocorrências (TMSA360).


Procedimento para Implantação

...

Procedimento para Utilização

  1. Apontamento de operação de viagem
    1. Após a inclusão da viagem, realizado o processo de fechamento, através do menu "Outras Ações" acessar o menu Operações
    2. Apontar a operação de chegada em filial para o última operação cadastrada
    3. Ao confirmar, serão lançadas as ocorrências para todos os documentos da viagem (ocorrência que foi definida no parâmetro MV_OCORAUT.

        2. Ajustes de ocorrências

...

quando 

  1. Seleção de CT-es quando a opção de "Gerar Fatura em branco" estiver desmarcada
    1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) / Atualizações, Faturamento, Fatura Manual;
    2. Preencher os dados referente ao filtro para faturamento;
    3. Posicione o cursor do mouse no campo "Código de barras" na tela de faturamento, onde, após os dados do filtro terem sido preenchidos, para possibilitar o escaneamento do código de barras;
    4. Efetue a leitura da chave do CT-e, através de um leitor de código de barras;
    5. Caso documento seja encontrado no browse, o mesmo será selecionado (marcado) e posicionado para que seja efetuado o faturamento;
    6. Quando o documento não for encontrado, uma mensagem informando a falha na busca será exibida por alguns segundos e ocultada logo em seguida;
    7. Após a seleção (escaneamento) dos documentos, deverá prosseguir com o faturamento.
           

      2. Seleção de CT-es quando a opção de "Gerar Fatura em branco" estiver selecionada

    1. Devem ser efetuados os mesmos processos citados no item 01 (acima), porém, deverá ser observado as seguintes variantes abaixo:
    2. Caso documento seja encontrado, e, atenda aos requisitos do filtro preenchido na tela anterior, como cliente, documento aio mesmo será inserido no browse, marcado e posicionado para que seja efetuado o faturamento;
    3. Serão verificados os filtros para seleção do documento como Cliente (Código e Loja), documento já faturado, etc.