Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Rotina de vinculação das notas fiscais de saída para formação do lote de exportação

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Export Control

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

EECNF400 Notas Fiscais de Saída

Cadastros Iniciais:

Aplicar atualização dos programas AVGERAL.PRW, DUE_CNF.APH, EECAE100.PRW, EECAE102.PRW, EECAE110.PRW, EECCAD02.PRW, EECDU400.PRW, EECNF400.PRW e NFESEFAZ.PRW.

Chamados Relacionados

DTRADE-1390

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

EK6 - Notas Fiscais Lote Exportação

EES - Itens de notas fiscais de saída de exportação

EEM - Notas fiscais de saída de exportação

SD2 - Itens das notas fiscais de saída

SF2 - Notas fiscais de saída

SA1 - Clientes

SAH - Unidades de Medida

SB1 - Descrição Genérica do Produto

SX5 - Tabela genérica de cadastros

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Descrição

Esta funcionalidade presente na rotina de Embarque do módulo Easy Export Control SIGAEEC permite ao usuário do módulo vincular as notas fiscais de saída para formação de lote de exportação aos itens das notas fiscais de saída de exportação. Estas vinculações se fazem necessárias para envio das chaves destas notas fiscais referenciadas entre os dados das notas de saída do embarque enviados para a DU-E e para a SEFAZ.

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

      1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EEC0057

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:


Descrição:

Códigos de CFOP válidos para as Notas Fiscais de saída para formação de lote de exportação.Informe CFOP separados por vírgula, Ex.(6504,6505)

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EECFAT

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Habilita a integração entre o módulo SIGAEEC e o módulo SIGAFAT

Procedimento para Utilização

Pré-requisitos:

Integrações de cadastros

As integrações de cadastros ocorrem com origem no ERP com destino ao Easy. Algumas dessas integrações ocorrem de forma síncrona e outras de forma assíncrona.

Pré-requisitos cadastrais

Cadastro de Produtos:

Para o cadastro de produtos do módulo Easy Import Control (Atualizações / Cadastros / Produtos – MATA011) é necessário cadastrar previamente às integrações deste cadastro, cadastrar um Local Padrão para o campo Armazem Pad. (B1_LOCPAD) com o valor “.” visto que tal campo tornou-se obrigatório nas últimas versões do produto.

Agente de Transporte:

O cadastro do Agente de Transporte deve ser associado ao cadastro de um fornecedor recebido da integração com o ERP para que o Easy Import Control possa realizar as integrações de despesas com o Financeiro do ERP. Para isso o usuário deve acessar o menu Atualizações / Tabelas / Agentes Transp. (EICA040), acessar a opção Alterar e informar os campos Fornecedor (Y4_FORN)e Loja (Y4_LOJA). Caso não exista cadastro, acesse a opção Incluir e informe os dados cadastrais.

Despachante:

O cadastro do Despachante deve ser associado ao cadastro de um fornecedor recebido da integração com o ERP para que o Easy Import Control possa realizar as ingrações de despesas com o Financeiro do ERP. Para isso o usuário deve acessar o menu Atualizações / Tabelas / Despachantes (EICA050), acessar a opção Alterar e informar os campos Fornecedor (Y5_FORNECE)e Loja (Y5_LOJAF). Caso não exista cadastro, acesse a opção Incluir e informe os

Pré-requisitos cadastrais

Os cadastro abaixo são necessários para que as validações dos dados informados manualmente sejam consistidos com base em informações previamentes cadastradas:

  • Cadastro de Clientes
  • Cadsatro de Produtos
  • Cadastro de Unidades de Medida
  • Cadastro de CFOP

Sequencia 001 – Unidade de medida

  1. Acesse o módulo 29 - Easy Export Control (SIGAEEC).
  2. Acesse o menu Atualizações \ Embarque e verifique que é apresentada a rotina “Notas Fiscais” e que apenas as opções de “Visualizar”, “Alterar” e “Pesquisar” são disponibilizadas quando o módulo SIGAEEC estiver integrado ao módulo de Faturamento pelo parâmetro MV_EECFAT. As opções de Incluir e Excluir só estarão ativas quando a integração entre estes dois módulos estiver desabilitada. 
    Nesta tela constam os registros de notas fiscais de saída de exportação vinculadas à processos de embarques por se tratar de faturamento do saldo total ou parcial de um ou mais itens de pedidos deste embarque.
  3. Selecionando a opção "Visualizar" ou “Alterar” o sistema exibirá a tela com a capa da nota fiscal (saída) de exportação na parte superior, os itens da nota fiscal (saída) de exportação na parte central, as notas fiscais de remessa (entrada) na parte inferior à esquerda e as notas fiscais de formação de lote de exportação (saída) na parte inferior direita.
    Nesta tela estará disponível para edicão apenas a janela de dados das notas fiscais de saída para formação dos lotes de exportação quando o módulo SIGAEEC estiver integrado ao módulo de Faturamento pelo parâmetro MV_EECFAT. As demais janelas de informações de capa das nota fiscal de saída de exportação, itens destas notas fiscais e as notas de remessa atraladas a estes itens de notas fiscais ficam ficarão editáveis quand aintegraçao entre este móduos estiver desativada. 
  4. Para inserir uma nova linha de vinculação de nota fiscal de lote ao item da nota fiscal de saída, é necessário clicar sobre a linha em branco nesta janela sobre o campo de Nro. de identificação da nota fiscal no ERP (campo "Nota Fiscal" ). 
    Verifique que para cada linha em edição apenas os campos de informações de nota fiscal e quantidade estarão editáveis caso a integração entre os módulos SIGAEEC e SIGAFAT estiver habitada pelo parâmetro MV_EECFAT. Este campos ficam editáveis neste caso quando há o retorno das informações destes campos pela consulta padrão (F3) feita no campo de nota fiscal. Ao mover para uma próxima linha com os dados da linha atual válidos, o sistema volta a deixar ativo para edição apenas os dois campos de nota fiscal e quantidade.
    Caso não haja intergração entre os módulos SIGAEEC e SIGAFAT (parâmetro MV_EECFAT desabilitado) todos os campos estarão abertos para edição onde entre eles os campos de Cód. Produto, Cliente e Loja, Unid. Medida e CFOP têm seus dados informados validados contra o cadastro de origem destas informações no sistema
dados cadastrais.

Importadores:

Em Atualizações \ Cadastros \ Importadores (EICAA005), junto aos dados gerais do cadastro do Importador, devem ser informados os campos Banco (YT_BANCO), Agência (YT_AGENCIA) e Conta (YT_CONTA) para que o Easy Import Control possa realizar as integrações com o Financeiro do ERP para a geração de títulos de adiantamento de despesas do processo de importação.

C.F.O.:

Em Atualizações \ Tabelas \ C.F.O. (EICOP100), deve ser realizado o cadastro da código fiscal de operações, informando as regras de apuração do ICMS para o processo.

Unidade Requisitante:

Em Atualizações \ Tabelas \ Unidade Requisit. (EICA030) deve ser incluído o cadastro de uma unidade default, com o código '99999'. Este unidade será usada na entrada, via integração, das solicitações de importação.

Sequencia 001 – Unidade de medida

  1. Acesse o menu Atualizações \ Tabelas Siscomex \ Unidades de Medida (EICUN100). Essa tabela é inicializada pelo sistema com uma carga padrão.
  2. Para o uso desse cadastro quando integrado com o ERP via mensagem única, será realizada a atualização dos dados de desse cadastro, possibilitando sua associação ao cadastro correspondente no ERP de origem. A integração ocorrerá através da mensagem UnitOfMeasure, adapter EECAS125, possibilitando o recebimento dos dados enviados pelo ERP.
  3. Acessando a opção Visualizar, certifique que o campo Cod. ERP (AH_CODERP) foi atualizado. A integração também atualizará o conteúdo do campo Descr.Portug (AH_DESCPO).
  4. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.
  5. Importante: o código da unidade de medida no módulo Easy Import Control possui tamanho 2 (dois). Se no ERP de origem o tamanho dessa informação for superior a 2 (dois), deverá ser feito o relacionamento entre estas informações. O relacionamento entre estes cadastros é realizado manualmente no módulo Easy Import Control, cadastro de unidade de medidas (Atualizações \ Tabelas Siscomex \ Unidades de Medida), através do campo Cod. ERP (AH_CODERP).


Sequencia 002 – Cadastro de Produtos

  1. Acessando o menu Atualizações \ Cadastros \ Produtos (MATA011) verifique se os cadastros dos produtos foram integrados. Essa integração ocorrerá através da mensagem ITEM, adapter EECAC120, recebida do ERP com o qual o Easy Import Control está integrado.
  2. Para a integração com o Easy Import Control ao adapter foram adicionados os recebimentos das descrições em português e específica do produto. Acesse a opção Visualizar e, na pasta Cadastrais, verifique se o campo Descr. Especif (B1_ESPECIF) está preenchido; na pasta Outros, verifique se o campo Desc. Portug (B1_VM_P) está preenchido.
  3. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.


Sequencia 003 – Relacionamento produto x fornecedor

  1. Através do menu Atualizações \ Cadastros \ Produto x Fornecedor (MATA060) será possível verificar os cadastros de relacionamento entre produto e fornecedor que foram integrados ao Easy Import Control através da mensagem ProductSupplierRelationship, adapter EICPF060.
  2. A integração, originada no ERP, relaciona apenas o produto e o fornecedor, sendo necessário que o vínculo com o fabricante, usado nos processos de importação, sejam realizados pelo usuário do sistema. Para isso, uma vez identificado que o relacionamento entre o produto e o fornecedor já constam no módulo Easy Import Control, quando estiver criando um processo de importação, fase purchase order, o usuário poderá acessar a opção de inclusão via consulta padrão (AVI002) do campo Fabricante (W3_FABR) do item do Purchase Order. Essa opção permitirá a inclusão de um novo relacionamento Produto x Fornecedor, considerando os dados previamente integrados, e o usuário poderá informar o fabricante para o relacionamento.
  3. Quando for enviada pelo ERP ao SIGAEIC uma integração para atualizar um cadastro de produto x fornecedor e este contenha várias ocorrências deste mesmo cadastro diferenciando apenas o FABRICANTE, o sistema irá percorrer todos estes cadastros e atualizar a informação em todos eles automaticamente.
  4. Acessando a opção Visualizar será possível constatar se os dados foram integrador e, principalmente, se a unidade de medida do fornecedor, gravada no campo Unidade (A5_UNID) da pasta Cadastrais, foi recebida pela integração.
  5. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.


Sequencia 004 – Conversão da unidade de medida do fornecedor

  1. Através do menu Atualizações \ Tabelas Siscomex \ Conversao Unidades (EICTU100) será possível verificar os cadastros de conversão da unidade de medida do fornecedor integrados ao Easy Import Control através da mensagem ProductSupplierRelationship, adapter EICPF060. Essa integração ocorrerá na sequencia da integração do relacionamento Produto x Fornecedor.
  2. Esse cadastro é fundamental para que ocorram as conversões de unidades de medidas nas fases do processo de importação, principalmente na concepção do processo (purchase order) possibilitando o seu fechamento (recebimento de importação).
  3. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.


Sequencia 005 – Solicitação de Importação

Pré-requisito:

  • integração de produtos e
  • integração de uma ordem de compra vinda do ERP de origem.


  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Solicit. Importação / Manutenção (EICSI400). Quando habilitada a integração via Mensagem Única (EAI), a Solicitação de Importação corresponderá à uma Ordem de Compra do ERP de origem, ou seja, a rotina estará adaptada para receber, via integração, os dados da ordem de compra através da mensagem REQUEST, adapter EICSI410, que dará início ao processo de importação; sendo assim, estará disponível nessa rotina apenas as opção Visualizar, para visualização dos processos integrados e Concorrências, para a geração do quadro de concorrências com as cotações para o item.
  2. No Browse será possível visualizar o status de cada Ordem/ Solicitação de Importação integrada, podendo ser: Pendente (cor verde), Em processo de cotação (cor azul), Cotado no mercado nacional (cor cinza), Aguardando Purchase Order (cor amarela), Cancelado (cor preta), Contratos/ Cotação ERP (cor azul claro) e Atendida – em fase de Purchase Order (cor vermelha). Os status são atualizados conforme o processo avança de fase no Easy Import Control ou podem vir da integração com o ERP de origem.
    No  módulo Easy Import Control os status podem mudar de Pendente para: 1) Em processo de cotação; 2) Aguardando Purchase Order e 3) Atendida – em fase de Purchase Order.
    No ERP de origem, a integração se dará com o envio da mensagem CANCELREQUEST, adapter EICSI411, e poderá alterar o status de Pendente para 1) Cotado no mercado nacional – com esse status, a Solicitação de Importação não poderá ser usada para a geração de um Purchase Order; e 2) Cancelado – com esse status, a Solicitação de Importação não poderá ser usada para iniciar um processo de Cotação ou um Purchase Order. A data e o motivo do cancelamento ficarão registrados na solicitação de importação, campos DT. Cancel  (W1_DT_CANC) e Motivo Canc. (W1_MOTCANC) respectivamente.
  3. Posicione em uma Solicitação de Importação e acesse a opção Visualizar.
    Cada Orderm de Compra/ Solicitação de Importação terá um item. O número da Solicitação de Importação será o mesmo número da Ordem de Compra que originou a solicitação no ERP de Origem.
    Será possível consultar os dados gerais do Item, como quantidade, descrição e data de entrega prevista; também serão visualizadas as programações de entrega do item e o rateio por centro de custo (área e linha do ERP Logix), que posteriormente será usado para a integração com o Financeiro do ERP. Para solicitações originadas por contratos ou cotações diretas (no ERP), será possível visualizar o número de contrato/ cotação, condição de pagamento, moeda e agrupador.


Sequencia 006 – Cotação de Preços

Pré-requisito:

  • integração de Fornecedores/ Fabricantes;
  • integração do relacionamento Produtos vs. Fornecedor;
  • cadastro de uma via de transporte (Atualizações / Cadastros / Vias de Transporte) e;
  • cadastro de compradores (Atualizações / Tabelas / Compradores).


  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Solicit. Importação / Cotação de Preços (EICQC210). Serão exibidos no browse principal as concorrências existentes; a cada estará associada uma ou mais Solicitação de Importação (item) e para cada Solicitação de Importação poderá haver uma ou mais cotações. Para  essa rotina estarão disponíveis as opções de visualização, inclusão, alteração e exclusão. Para a operação de exclusão da concorrência, apenas será permitido se não constar uma cotação que esteja com o status “Aprovada” ou “Reprovada”. O acesso à essa rotina também poderá ser feita através da rotina de Solicitação  de Importação (Atualizações / Solicit. Importação / Manutenção) onde estará disponível a opção Concorrências.
  2. Ao acessar a tela de manutenção através das opções Incluir ou Alterar, será exibida a tela dividida em três partes: a parte superior referenciando o quadro de concorrências; a parte inferior esquerda onde constarão os itens das solicitações de importação e a parte inferior direita onde, conforme o item selecionado do lado esquerdo, serão exibidas as cotações dos fornecedores selecionados para o quadro de concorrências. Na parte superior o usuário poderá informar os dados comuns para as cotações que irão fazer parte do quadro de concorrências, bem como a validade desse quadro sem a qual o registro não poderá ser gravado.
  3. Para adicionar os itens da solicitação de importação (lado inferior esquerdo) em Outras Ações deve ser acessada a opção Itens. Serão exibidos em um browse, com a opção marca/ desmarca, todos os itens das solicitações de importação que tenham saldo e que não pussuam uma cotação aprovada. Ao selecionar e confirmar, os itens serão inseridos na tela de concorrências. A linha do item poderá ser excluída desde que sua situação não seja “Aprovada”; ao excluir o item, todas as linhas correspondentes à cotação desse item também serão excluídas.
  4.  Para adicionar fornecedores para cotação do item (lado inferior direito) em Outras Ações deve ser acessada a opção Fornecedores. Assim como para os itens, os fornecedores disponíveis para uso serão exibidos em um browse com a opção marca/ desmarca. Os fornecedores selecionados serão incluídos no quadro de concorrência após a confirmação da seleção.
    As cotações dos fornecedores selecionados pelo usuário poderão assumir 4 (quatro) status: Aguardando Cotação – ocorrerá enquanto os dados de negociação como: valores, moeda, condição de pagamento, INCOTERM e previsão de entrega não forem informados; Aguardando Avaliação – com os dados da negociação preenchidos, a cotação poderá ser transmitida para avaliação do comprador/ aprovador; Aprovada – ocorrerá quando ocorrer a designação para a aquisição nesta condição de negociação e Reprovada – status das cotações que não atenderam as necessidades do negociador.
  5. Com a confirmação da inclusão do quadro de concorrências, o sistema verificará as cotações que estão com o status “Aguardando Avaliação” e fará a integração via Mensagem Única - EAI com o ERP através da mensagem QUOTATION, adapter EICQC410, transmitindo os dados para avaliação. O mesmo ocorrerá após a alteração do quadro de concorrência, quando for identificado que existem novas cotações que tiveram seu status atualizado de “Aguardando Cotação” para “Aguardando Avaliação” ou na exclusão de cotações que haviam sido integradas ao ERP (status “Aguardando Avaliação”).
    Com a confirmação da inclusão do quadro de concorrências também ocorrerão as atualizações dos status das solicitações de importações, que passarão de “Pendente” para “Em processo de cotação”. Quando excluídas do quadro de concorrências, as solicitações de importações poderão ter seu status alterado de “Aguardando Avaliação” para “Pendente” desde que não estejam presente em outro quadro de concorrências.
  6. Após passar pelo processo de avaliação, o ERP transmitirá ao Easy Import Control uma mensagem QUOTATION de designação da cotação. Neste momento o quadro de concorrências será atualizado e as cotações poderão assumir dois status: Aprovada e Reprovada. Quando uma das cotações receber o status de “Aprovada”, as demais serão atualizadas com o status “Reprovada” e a Solicitação de Importação terá seu status atualizado para “Aguardando Purchase Order”. Quando na avaliação do ERP a cotação aprovada referir-se ao mercado interno, ou seja, não houver designação para as cotações do mercado externo originadas pelo Easy Import Control, todas as cotações do quadro de concorrências receberão o status de “Reprovada”; o ERP também transmitirá uma mensagem de cancelamento da Ordem/ Solicitação de Importação (CANCELREQUEST), que passará a ter o status “Cotado no mercado nacional”.


Sequencia 007 – Purchase Order

Pré-requisito:

  • integração da conversão de unidade de medidas;
  • cadastro de um agente de transporte.


  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Purchase Order / Manutenção (EICPO400). Será possível realizar as operações de inclusão, alteração, exclusão (estorno), eliminação de resíduo e visualização do Purchase Order. Acessando a opção Incluir, será exibida ao usuário a tela correspondente a capa do Purchase Order onde devem ser preenchidas as informações referentes ao Importador (pasta Cadastrais), ao meio de transporte (pasta Transporte) e dados da negociação (pasta Financeiro); nesta pasta informçe um INCOTERM que preveja frete e seguro para o importador, ex.: FOB.
    1.1 Quando se tratar de processo de importação por conta e ordem de terceiros (campo "Import C.O?" com o valor "1-Sim" na capa do Purchase Order) onde o utilizador do sistema se enquadre no perfil de adquirente da mercadoria, será assumido pelo sistema no momento da integração com o ERP como código do fornecedor da mercadoria o código de fornecedor associado ao importador designado no processo.
  2. Após o preenchimento das informações de capa do processo, o usuário deve acessar a opção Confirmar. Nesse momento será exibida uma tela de perguntas (pergunte PO400FIL) onde será possível determinar os critérios para seleção dos itens que irão compor o Purchase Order.
    Por default, a pergunta “Cotação Aprovada?” estará pré-selecionada para exibir apenas itens que possuam cotação aprovada. É possível alterar as opção para itens sem cotação ou deixar a pergunta disponível para livre escolha do usuário através do parâmetro MV_EIC0045.
    Na pergunta “Item” o usuário pode definir quais produtos serão filtrados. Quando não informado, serão selecionados todos os itens disponíveis, conforme o critério das demais perguntas.
    Na pergunta “Nr. S.I.?” o usuário poderá informar se será exibida uma solicitação de importação em particular. Quando não preenchida, serão exibidos todos os itens disponíveis, conforme o critério das demais perguntas.
    Além das opções editáveis acima, o pergunte (PO400FI) exibirá as perguntas “Incoterm?”, “Cód. Forneced.?”, “Loja?”,  “Cond. Pagto.?”, “Dias Pagto.?” e “Moeda?”. Essas perguntas não estarão editáveis e exibirão as informações de acordo com o informado pelo usuário na capa do Purchase Order.
  3. Com a confirmação da pergunta, o sistema exibirá a tela de Seleção de Itens com a opção marca/ desmarca e com todos os itens que atenderam aos critérios estabelecidos. Além dos campos padrões, o usuário poderá verificar que serão exibidos os campos quantidade tanto na primeira quanto na segunda unidade de medida, bem como o fator de conversão. A quantidade na primeira unidade refere-se à informação do cadastro de Produtos (Atualizações / Cadastros / Produtos); a quantidade na segunda unidade de medida refere-se à informação do cadastro de relacionamento Produto x Fornecedor (Atualizações / Cadastros / Produto x Fornecedor); o fator de conversão será carregado conforme o cadastro de conversão de unidade de medidas (Atualizações / Tabelas Siscomex / Conversão Unidades).
    Em Outras Ações o usuário terá a opção de buscar novas solicitações de importação através da opção Itens. Também em Outras Ações estará disponível a opção Quantidade na segunda unidade, que possibilitará a atualização do fator de conversão caso haja alteração no cadastro de conversão de unidades para o item/ fornecedor.
  4. Ao marcar o item, será aberta a tela de edição dos dados do item, onde o usuário poderá informar o fabricante, a quantidade, valor, se o item é anuente, a data de embarque e data de entrega. Serão permitidos o uso de fabricantes (W3_FABR) que estejam relacionados no cadastro de relacionamento Produto x Fornecedor; se não houver essa amarração, o usuário poderá incluir o relacionamento através da consulta padrão, desde que exista, ao menos, a amarração entre o produto e o fornecedor informado para o Purchase Order. Também na tela de edição do item, em Outras Ações, estará disponível a opção Quantidade na segunda unidade, que possibilitará a atualização do fator de conversão caso haja alteração no cadastro de conversão de unidades para o item/ fornecedor. Ao confirmar os dados, o item estará marcado, efetivando a seleção deste para o processo.
  5. Após a seleção dos itens, o usuário deverá acessar a opção Confirmar que remeterá o processo para a tela de Conferência Final, onde o usuário poderá visualizar todos os itens selecionados para o processo.
  6. Ao acessar a opção Confirmar da tela de conferência final, o sistema iniciará a gravação do Purchase Order e o envio dos dados do pedido ao ERP, através da mensagem ORDER, adapter EICPO420. Quando a integração ocorrer com restrições ou houver rejeição por parte do ERP, no módulo Easy Import Control será exibida ao usuário a mensagem de retorno da integração e a gravação do Purchase Order não será efetivada. Quando a integração ocorrer com sucesso, o Purchase Order concluirá sua gravação, gravando no campo Ped.Compra (W2_PO_SIGA), pasta Cadastrais, o número do pedido gerado no ERP. Este campo poderá ser visualizado no browse ou acessando o purchase order nos modos de visualização, alteração e exclusão (estorno).
    Com a efetivação da gravação do purchase order, a quantidade da solicitação de importação (campos quantidade - W1_QTDE e Saldo - W1_SALDO_Q) também será atualizada, correspondendo à quantidade selecionada para o purchase order, isso porque no ERP a quantidade da Ordem que originou a solicitação de importação também terá sua quantidade atualizada para corresponder à quantidade do pedido gerado. Isso significa que não haverá saldo da solicitação de importação para uso em outro processo.
    Com a integração do purchase order para a criação do pedido, passa a ser assumido para o processo uma nova programação de entregas. A programação de entregas recebida pela integração da ordem de compra e geração da solicitação de importação ficará armazenada para consulta do histórico do processo (na fase de solicitação de importação). Na geração do pedido e a partir do avanço do processo para as fases subsequentes (licença de importação, embarque e desembaraço), o módulo Easy Import Control enviará mensagens de atualização da programação de entregas (mensagem ORDER, adapter EICPO420), correspondento ao estado real de evolução das negociações com os agentes e fornecedores envolvidos na operação, conforme a quantidade usada em cada fase e a data de entrega prevista referente a fase mais atual na qual o item se encontra.
    Após a criação e integração do purchase order, este poderá assumir dois status dentro da operação: Aprovado no ERP e Aguardando Aprovação no ERP. Um dos dois status será assumido logo após a integração, o que dependerá dos critérios estabelecidos no ERP de destino que, após o recebimento da mensagem, poderá responder informando que o pedido foi integrado e que este está automaticamente aprovado ou aguardando a avaliação do aprovador. Quando estiver com o status “Aguardando Aprovação no ERP”, a qualquer momento o Easy Import Control poderá receber do ERP uma mensagem de aprovação (ORDER) que atualizará o status para aprovado; enquanto estiver com o status “Aguardando Aprovação no ERP” o purchase order não poderá ser usado para  criação de um processo de preparação de licença de importação ou embarque.
  7. O purchase order criado pode ser acessado em modo de alteração (opção Alterar), onde o usuário poderá selecionar novos itens ou retirar itens do processo; poderá alterar as quantidades e valores dos itens existentes, desde que os itens não estejam em uso nas fases subsequentes (preparação de licença de importação ou embarque). 
    Também poderá ser adicionado ao Purchase Order uma ou mais Ordens de Compra que estejam no status "Aguardando Purchase Order" ou "Pendente - Contrato/Cotação ERP".
    Na alteração do Purchase Order originado por Ordens/ Solicitações de Importações geradas por contrato/ cotação direta do ERP, na ação Itens (para seleção de novos itens) será sugerido o código agrupador das Ordens/ Solicitações que já compõem este pedido. Mantendo esta informação, os filtros para a seleção de novos itens usará este agrupador, tendo esta informação relevância sobre as opções de filtro não editáveis, como moeda e condição de pagamento, possibilitando a adição de novos itens e reaproveitando o mesmo pedido ERP existente para o agrupador, ainda que as condições de negociação da fase Purchase Order tenham sofrido alterações. Quando o código agrupador não for informado, o sistema mantém o filtro sobre os novos itens conforme parametrização da pergunta.
    Após a confirmação da gravação da alteração, a atualização do pedido será enviada ao ERP, passando novamente pelas regras de validação configuradas no ERP de destino, podendo ser aceita ou rejeitada; quando aceita, o purchase order poderá ter seu status alterado para “Aguardando Aprovação no ERP“ caso esteja sob o controle de alçadas no ERP de destino.
  8. O usuário também poderá acessar a opção Estornar em Outras Ações, onde serão exibidos os itens do processo passíveis de exclusão. O usuário poderá selecionar os itens que deseja excluir; quando selecionados alguns dos itens, o Easy Import Control enviará ao ERP uma mensagem de atualização do pedido; quando selecionados todos os itens, o Easy Import Control enviará ao ERP uma mensagem de exclusão do pedido. Uma vez efetivada a atualização do pedido no ERP, o Easy Import Control efetivará a atualização do Purchase Order e restaurará a quantidade na Solicitação de Compras.
  9. Em Outras Ações, o usuário terá disponível ainda a opção Eliminar Saldo, que possibilitará eliminar o resíduo dos itens recebidos parcialmente. Dessa forma, serão exibidos ao usuário com a opção marca/ desmarca todos os itens que possuem essas características. Após a seleção dos itens e confirmação da seleção, o Easy Import Control enviará uma mensagem ao ERP de atualização das quantidades dos itens marcados.


Sequencia 008 – Geração Automática de Purchase Order

Pré-requisito:

    • Solicitação de Importação (ordem de compra) com o status "Pendente - Contrato/ Cotação ERP" ou;
    • Solicitação de Importação (ordem de compra) com o status "Aguardando Purchase Order".
  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Solicit. Importação / Manutenção (EICSI400).
  2. No Browse será possível visualizar o status de cada Ordem/ Solicitação de Importação integrada. Para as ordens que estiverem sob o status "Pendente - Contrato/ Cotação ERP" ou "Aguardando Purchase Order" será possível incuir automaticamente o Purchase Order através da opção "Geração automática P.O.", disponível em Outras Ações. 
  3. Ao acessar esta ação, selecione a opção "Contratos/ Cotações do ERP" ou "Cotação de preços do Easy Import Control" e confirme.
  4. Na tela de parâmetros devem ser informados o contrato ou cotação de referência e os campos abertos para edição, não sugeridos após a seleção de um contrato de referência. Na opção "Contratos/ Cotações do ERP", somente os campos Moeda, Comprador e Condição de Pagamento serão usados como critério de filtro para a seleção das solicitações de importações.
  5. Na seleção das Ordens de Compra de um contrato/ cotação ERP que irão compor o Purchase Order, é possível identificar um campo que possui um código de agrupamento enviado pelo ERP Externo. Ao selecionar uma Ordem de compra que possua o mesmo código agrupador de uma ou mais ordens na mesma tela, o sistema marcará automaticamente as demais ordens de modo a permitir a geração do Pedido com as ordens agrupadas em um mesmo Pedido.
  6. Caso o parâmetro MV_NRPO esteja desativado, será necessário informar o número do Purchase Order para cada agrupamento de Ordens de Compra selecionados. Caso o parâmetro esteja ligado, não é necessário informar o número do PO pois este será gerado pelo sistema ao término da geração.


Sequencia 009 – Títulos provisórios da fase Purchase Order

Pré-requisito:

  • cadastro de uma tabela de pré-cálculo (menu Atualizações / Financeiro / Tabela Pré-cálculo);
  • cadastro e configuração de um despachante;
  • cadastro e configuração de um agente de transporte;
  • evento contábil 1.50 configurado;
  • parâmetro MV_EASYFPO habilitado.


  1. A geração das previsões de despesas no Financeiro do ERP é um recurso opcional que estará à disposição para uso. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Purchase Order / Manutenção (EICPO400). Acesse o pedido criado em modo de alteração e preencha, na pasta Cadastrais, o código do Despachante (W2_DESP) e na pasta Financeiro o campo Tb.Pre-Calc. (W2_TAB_PC). Sem mais alterações, confirme a gravação do Purchase Order.
  2. Com a associação da tabela de pré-cálculo o Easy Import Control irá apurar as previsões de despesas e impostos para o processo, seguindo as regras pré-estabelecidas para as despesas conforme a tabela de pré-cálculo e conforme as alíquotas das NCMs associadas aos itens para apuração dos impostos. No momento da gravação do purchase order, será enviada a integração adicional referente à mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI410, para a geração dos títulos de despesas previstas para o pedido. Para as previsões referente aos valores de negociação (na tabela de pré-cálculo representada pelas despesas FOB/CIF – o que dependerá do INCOTERM) serão gerados títulos contra o fornecedor estrangeiro informado no purchase order; para as previsões de despesas de frete, serão gerados títulos provisórios contra o fornecedor associado ao cadastro do agente de transporte e para as demais previsões, serão gerados títulos contra o fornecedor associado ao cadastro do despechante.
    Também nessa integração serão enviados os rateios dos valores, conforme os percentuais da tabela de rateio por centro de custo (área e linha) recebidas na integração da ordem de compra / solicitação de importação.
  3. Se houver rejeição da integração por parte do ERP, a gravação do purchase order não será interrompida, no entanto o usuário deverá observar as considerações, realizar os ajustes solicitados e regravar o purchase order para que a integração seja realizada.
  4. Para visualizar os títulos provisórios gerados no ERP, o usuário deverá acessar a opção Títulos Provisórios disponível em Outras Ações. Serão exibidas apenas as despesas que possuem títulos gerados no ERP.


Sequencia 010 – Adiantamento ao Fornecedor

Pré-requisito:

  • purchase order com uma condição de pagamento do tipo antecipado;
  • evento contábil 6.09 configurado;
  • parâmetro MV_PG_ANT habilitado.


  1. Em Atualizações / Financeiro / Controle de Câmbio (EICAP100) acesse a opção Incluir. Na pasta Cadastrais o usuário deverá alterar o Tipo (W6_PO_DI) para “Adiant”, indicando ao sistema que será um câmbio de pagamento antecipado ao fornecedor. Também na pasta cadastrais deve ser informado o purchase order de referência para a criação do câmbio (certifique-se de ter usado uma condição de pagamento do tipo antecipado e de ter preenchido o número da proforma no purchase order, pasta Cadastrais).
  2. Após ter informado os dados de capa do câmbio, acesse a ação Confirmar; com base na quantidade de pagamentos antecipados informados na condição de pagamento, o Easy Import Control irá gerar as parcelas de pagamento antecipado do câmbio que serão identificadas pelo evento contábio 609.
    Em Outras Ações o usuário terá a opção de alterar a parcela, complementando os dados financeiros da operação. Ao finalizar o complemento das informações, confirme a gravação.
  3. Uma vez criada a(s) parcela(s) de câmbio antecipado, acesse a opção Confirmar para efetivar a gravação do controle de câmbio.
  4. Em Outras Ações estará disponível a opção Liquidação que abrirá a tela de controle de câmbio com as parcelas de adiantamento. Nessa tela, através dessa ação, estarão disponíveis nas Outras Ações as opções de Liquidar e Estornar Liquidação.
    Acessado a ação Liquidar o usuário terá disponível uma nova tela para informar os dados do fechamento de câmbio. Ao confirmar a gravação, o sistema iniciará o envio da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110, ao financeiro do ERP para a criação do documento de despesa antecipada a pagar ao fornecedor. Caso o ERP rejeite a integração, a gravação da liquidação da parcela de pagamento antecipado não será efetivada no Easy Import Control; com o aceite da integração por parte do ERP, a gravação da liquidação será concluída no Easy Import Control e o número do título gerado no ERP ficará armazenado no campo Nro.Título (WB_NUMDUP).
    Uma vez que a parcela de câmbio esteja integrada ao ERP, o usuário poderá acessar a opção Estornar Liquidação, que enviará via integração uma mensagem solicitando o estorno do pagamento antecipado realizado que só será efetivado no Easy Import Control se o ERP permitir que tal ação ocorra em seu sistema Financeiro.


Sequencia 011 – Títulos provisórios de adiantamento

Pré-requisito: 

  • Parâmetro MV_EIC0003 configurado com o conteúdo 3;
  • Parâmetro MV_EIC0066 configurado com o código do tipo de título a ser enviado na integração.
  1. Quando houver títulos provisórios da fase de Pedido relativo ao percentual adiantado, conforme a condição de pagamento utilizada, é possível definir no parâmetro MV_EIC0066 o tipo de título a ser enviado ao ERP Externo na re-geração destes títulos por ocasião de inclusão do câmbio de adiantamento do Pedido que também irá gerar títulos no ERP Externo. Desta forma, pelo alteração do tipo de título do provisório, pode se definir se haverá ou não fluxo de caixa no ERP, por exemplo.
  2. Desta forma, evita-se a duplicação das previsões no ERP Externo através da configuração financeira conforme o tipo de título informado no parâmetro e enviado na mensagem de integração.
  3. Também com esta configuração, o Easy Import assumirá a data do vencimento do câmbio antecipado como vencimento do título provisório referente à Invoice. Quando, da alteração das datas do Purchase Order, houver a necessidade de regeração dos provisórios, o Easy Import também olhará para esta data e a assumirá em substituição à data calculada pelo sistema, caso a data de vencimento informada no câmbio antecipado seja igual ou superior a data base.

Sequencia 012 – Preparação da Licença de Importação

Pré-requisito:

  • purchase order com, ao menos, um item anuente.


  1. Na rotina de Preparação de Licença de Importação, acessada através do menu Atualizações / Licença de Import./ Manutenção P.L.I. (EICGI400), será possível preparar os itens que possuem anuência para a solicitação da Licença de Importação. Após o preenchimento e confirmação das informações de capa, será possível selecionar os itens que irão compor o processo. Nessa tela será possível visualizar a quantidade e a unidade, tanto com relação ao cadastro de produto quanto com relação fornecedor; apenas a quantidade na unidade do produto estará editável; a quantidade na unidade do fornecedor será calculada conforme fator registrado na fase de purchase order.
  2. Com a gravação de uma P.L.I., será iniciada a integração com o ERP através da mensagem ORDER, adapter EICPO420, para realizar a atualização da programação de entregas dos itens usados nesta fase.
    Exemplo: o pedido possui um item A com quantidade 1000 unidades e data de entrega prevista para 31/12/XX. Ao usar 400 unidades na manutenção P.L.I., com uma previsão de entrega para 15/11/XX, a integração atualizará a programação de entregas do pedido, que passará a ser: 400 uni para 15/11/XX e 600 unidades para 31/12/XX.
  3. Na integração com o ERP, caso ocorra a rejeição da atualização do pedido, o Easy Import Control não impedirá a geração do processo, no entanto o usuário deve observar as orientações da mensagem de retorno da integração e realizar os ajustes solicitados para que a integração de atualização seja reenviada.
  4. Na rotina de Manutenção de P.L.I. o usuário poderá ainda realizar as ações de Alteração e Estorno (exclusão) do processo, conforme regras de negócio já existentes. Assim como na inclusão, havendo alteração na data de entrega prevista ou na quantidade do item usado no processo, o sistema enviará ao ERP uma atualização da programação de entrega do pedido relacionado ao item.


Sequencia 013 – Licença de Importação

Pré-requisito:

  • Ter um processo de Licença de Importação embarcado parcialmente.


  1. Em Atualizações / Licença de Import./ Manutenção L.I. (EICGI401), o usuário terá disponível a opção Eliminar Saldo, que possibilitará eliminar o resíduo dos itens da licença de importação que tiveram recebimento parcial. Ao acessar a rotina, serão exibidos ao usuário com a opção marca/ desmarca todos os itens que possuem essas características. Após a seleção dos itens e confirmação da seleção, o Easy Import Control enviará uma mensagem ORDER ao ERP, adapter EICPO420, referente aos pedidos relacionados aos itens, com a atualização das quantidades.


Sequencia 014 – Embarque de Importação

Pré-requisito:

  • ter um processo de Licença de Importação (item anuente) ou;
  • ter um purchase order com um item não anuente.


  1. Em Atualizações / Embarque / Manutenção (EICDI501), através da opção Incluir será possível iniciar o processo de preparação do embarque de importação, selecionando os itens disponíveis das fases purchase order ou preparação da licença de importação. Inicialmente o usuário deverá preencher as informações de capa do processo, comum para todos os itens; é importante que o usuário informe a data de embaque previsto, campo ETD (W6_DT_ETD) da pasta cadastrais para que o sistema possa estimar a previsão de entrega. O usuário também poderá informar diretamente a data prevista no campo Prev.Entrega (W6_PRVENTR) da pasta Entrega. Em seguida, acessando a opção Confirmar ou, em Outras Ações, a opção Itens, será possível selecionar os processos e seus respectivos itens, total ou parcialmente,  para compor o embarque. Nessa tela será possível visualizar a quantidade e a unidade, tanto com relação ao cadastro de produto quanto com relação fornecedor; apenas a quantidade na unidade do produto estará editável; a quantidade na unidade do fornecedor será calculada conforme fator registrado na fase de purchase order.
  2. Ao confirmar novamente, será apresentada ao usuário a tela de conferência final, onde serão listados os itens selecionados para o processo e, ao confirmar a gravação do processo, o Easy Import Control iniciará a integração com o ERP, enviando uma mensagem ORDER, adapter EICPO420, para atualização da programação de entregas dos pedidos correspondentes aos itens selecionados para o embarque.
    Exemplo: o pedido possui um item A com quantidade 1000 unidades e data de entrega prevista para 31/12/XX. 400 unidades desse item foram usadas no embarque 001, com data de entrega prevista para 15/10/XX e 300 unidades foram usadas já criação do embarque 002 com data de entrega prevista para 15/11/XX. Nestas condições, a programação de entregas enviada na mensagem de integração com o ERP constará: 400 unidades para 15/10/XX, 300 unidades para 15/11/XX e 300 unidades para 31/12/XX (saldo restante do pedido).
  3. Se na integração com o ERP houver rejeição da atualização do pedido, o Easy Import Control não impedirá a gravação do processo de embarque, no entanto o usuário deve observar as orientações da mensagem de retorno da integração e realizar os ajustes solicitados para que a integração de atualização seja reenviada.
  4. Na rotina de embarque estarão disponíveis as opções: Alterar, que permite ao usuário atualizar os dados do processo e, neste caso, apenas quando houver alteração na previsão de entrega ou na quantidade dos itens, o sistema reenviará uma integração ao ERP; Estornar, que permite ao usuário excluir itens do processo ou o processo inteiro, quando todos os itens forem selecionados, e Visualizar para que as informações gravadas sejam consultadas.


Sequencia 015 – Títulos provisórios de despesas da fase Embarque

Pré-requisito:

  • cadastro de uma tabela de pré-cálculo (menu Atualizações / Financeiro / Tabela Pré-cálculo);
  • cadastro e configuração de um despachante;
  • cadastro e configuração de um agente de transporte;
  • evento contábil 1.50 configurado;
  • parâmetro MV_EASYFDI habilitado.


  1. A geração das previsões de despesas no Financeiro do ERP é um recurso opcional que estará à disposição para uso. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Embarque/ Manutenção (EICDI501). Acesse o embarque criado em modo de alteração e preencha, na pasta Cadastrais, o campo Cód. Despach (W6_DESP) e na pasta Outros o campo Tb.Pre-Calc. (W6_TAB_PC). Sem mais alterações, confirme a gravação do processo de Embarque.
  2. Com a associação da tabela de pré-cálculo o Easy Import Control irá apurar as previsões de despesas e impostos para o processo, seguindo as regras pré-estabelecidas para as despesas conforme a tabela de pré-cálculo e conforme as alíquotas das NCMs associadas aos itens para apuração dos impostos. No momento da gravação do processo será enviada a integração adicional referente à mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI410, para a geração dos títulos de despesas previstas para o processo. Se o parâmetro MV_EASYFPO estiver habilitado, também serão enviados os novos valores para as despesas da fase pedido, caso haja saldo de itens não embarcados. Para as previsões referente aos valores de negociação (na tabela de pré-cálculo representada pelas despesas FOB/CIF – o que dependerá do INCOTERM) serão gerados títulos contra o fornecedor estrangeiro informado no purchase order/ invoice associada ao processo; para as previsões de despesas de frete, serão gerados títulos provisórios contra o fornecedor associado ao cadastro do agente de transporte e para as demais previsões, serão gerados títulos contra o fornecedor associado ao cadastro do despechante.
    Também nessa integração serão enviados os rateios dos valores, conforme os percentuais da tabela de rateio por centro de custo (área e linha) recebidas na integração da ordem de compra / solicitação de importação.
  3. Se houver rejeição da integração por parte do ERP, a gravação do purchase order não será interrompida, no entanto o usuário deverá observar as considerações, realizar os ajustes solicitados e regravar o purchase order para que a integração seja realizada.
  4. Para visualizar os títulos provisórios gerados no ERP, o usuário deverá acessar a opção Títulos Provisórios disponível em Outras Ações. Serão exibidas apenas as despesas que possuem títulos gerados no ERP.
  5.   Nesta fase as previsões deixarão de existir quando o processo for encerrado ou a medida que entrarem despesas efetivas para o processo, seja pela rotina de despesas da fase de desembaraço ou pela aprovação de um adiantamento ao despachante pela rotina de numerários, desde que existam despesas em comum entre as informadas pelo usuário e as que constam na tabela de pré-cálculo associada ao processo.


Sequencia 016 – Commercial Invoice, frete, seguro e títulos efetivos ao fornecedor

Pré-requisito:

  • eventos contábeis 1.01,1.02, 1.03 e 6.08 configurados.


Frete e Seguro

  1. Acesse Atualizações / Embarque / Manutenção (EICDI501), posicione no processo de embarque e acione a ação Alterar. Na pasta Transportes informe os dados do frete preenchendo os campos Cod. Agente (W6_AGENTE) – certifique-se de que os campos Forn. Frete (W6_FORNECF) e Loja Frete (W6_LOJAF) foram preenchidos – Moeda Frete (W6_FREMOED), Vl. Frete CC (W6_VLFRECC), Taxa Frete (W6_TX_FRET), Cond.Pg.Fret (W6_CONDP_F), Dias Pg.Fret (W6_DIASP_F) e Dt Venc Fret (W6_VENCFRE). Informe também os dados do seguro preenchendo os campos Cód. Corretor (W6_CORRETO) – certique-se de que os campos Forn.Seguro (W6_FORNECS) e Loja Seguro (W6_LOJAS) foram preenchidos – Moeda Seguro (W6_SEGMOED), Valor Seguro (W6_VL_USSE), Taxa Seguro (W6_TX_SEG), Cond.Pg. Seg (W6_CONDP_S), Dias Pg. Seg (W6_DIASP_S) e Dt Venc Segu (W6_VENCSEG).
  2. Ao Confirmar a gravação do processo de embarque, o Easy Import Control realizará a geração das parcelas de câmbio e, em seguida, a integração com o Financeiro do ERP através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110, para geração dos títulos a pagar referente as parcelas de câmbio geradas (eventos: 102 – FRETE e 103 - Seguro).
  3. Caso o ERP rejeite a integração, será exibida uma mensagem ao usuário com as orientações para ajustes no processo. No entanto, o processo de embarque será gravado e o usuário poderá reenviar a integração do câmbio/ títulos a pagar acessando a opção Integrar Títulos Pendentes que estará disponível nas Outras Ações da rotina de Controle de Câmbio (Atualizações / Financeiro / Controle de Câmbio). Os processos que possuem pendências de integração com o financeiro poderão ser identificados pelo browse, através do campo Títulos OK (W6_TITOK) e a geração das notas fiscais para o processo apenas será possível quando as integrações com o financeiro para as parcelas de câmbio forem realizadas.
  4. Quando o processo for acessado em modo de alteração e ocorrer alteração nos dados do frete ou seguro que impacte na regeração dos títulos no Financeiro do ERP, o Easy Import Control realizará a tentativa de integração da exclusão dos títulos existentes e, apenas quando essa operação for concluída com sucesso, o sistema prosseguirá com a gravação do processo de embarque; caso contrário, o usuário receberá a mensagem de retorno do ERP e a tela de manutenção do embarque permanecerá aberta para as intervenções de correção do processo.

 

Commercial Invoice

  1. Acesse o processo de embarque em modo de alteração e, em Outras Ações, acesse a opção Invoices. Será aberta a tela de Manutenção das Invoices; novamente em Outras Ações, acesse a opção Incluir para informar os dados de capa do documento, referente a negociação com o exportador. Após o preenchimento dos dados, acesse a opção Confirmar para que sejam exibidos os itens do processo, referente ao fornecedor da commercial invoice, que podem ser selecionados total ou parcialmente.
  2. Nessa tela será possível visualizar a quantidade e a unidade, tanto com relação ao cadastro de produto quanto com relação fornecedor; apenas a quantidade na unidade do produto estará editável; a quantidade na unidade do fornecedor será calculada conforme fator registrado na fase de purchase order.
  3.  Ao confirmar a gravação, o Easy Import Control retornará para a tela de Manutenção das Invoices onde poderão ser inseridos novos documentos. Finalizada a inclusão das Invoices, acesse a opção Confirmar para retornar à tela de manutenção e Confirmar novamente para efetivar a gravação do Embarque. Após a gravação do processo de embarque, o Easy Import Control iniciará a geração das parcelas de câmbio (evento 101).
  4. Após a geração das parcelas de câmbio da Commercial Invoice existem dois cenários possíveis, o que dependerá da configuração do parâmetro MV_EIC0049 (Indica se pagamentos da NF são considerados adiantamentos).

 

   Cenário 01

  1. Com o parâmetro MV_EIC0049 desabilitado (opção default) a integração com o Financeiro do ERP ocorrerá automaticamente após a geração da parcela de câmbio, através do envio da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110, para geração dos títulos a pagar referente as parcelas de câmbio geradas (evento 101).
  2. Caso o ERP rejeite a integração, será exibida uma mensagem ao usuário com as orientações para ajustes no processo. No entanto, o processo de embarque será gravado e o usuário poderá reenviar a integração do câmbio/ títulos a pagar acessando a opção Integrar Títulos Pendentes que estará disponível nas Outras Ações da rotina de Controle de Câmbio (Atualizações / Financeiro / Controle de Câmbio). Os processos que possuem pendências de integração com o financeiro poderão ser identificados pelo browse, através do campo Títulos OK (W6_TITOK). Este cenário se extende à alteração e exclusão da Invoice.
  3. A geração das notas fiscais para o processo apenas será possível quando as integrações com o financeiro para as parcelas de câmbio forem realizadas.
  4. É possível definir a data de referência para a cotação usada na geração dos títulos a pagar que, por padrão, será a data do embarque. Para isso, consulte os parâmetros MV_EIC0013 e MV_DTB_APD.

 

   Cenário 02

  1. Com o parâmetro MV_EIC0049 habilitado, a integração das parcelas de câmbio referente à Commercial Invoice (evento 101) ocorrerá apenas quando houver nota fiscal para o processo, ou seja, após a inclusão da Commercial Invoice e a gravação do processo de embarque, o sistema irá gerar as parcelas de câmbio, evento 101, porém essas parcelas não serão integradas ao ERP.
  2. Se, antes da geração das notas fiscais para o processo (nota fiscal única, primeira ou mãe) houver o pagamento (liquidação) de alguma dessas parcelas da invoice (evento 101), o Easy Import Control considerará que é um pagamento antecipado;  o código de evento 101 da parcela de câmbio será alterada para evento 608 (indicando que é um pagamento antecipado) e ocorrerá a integração com o ERP através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110, para a criação do título antecipado. O número do título antecipado será gravado e exibido no campo Tit. Adiant. (WB_TITADI).
  3. Após a geração de uma nota fiscal única, primeira ou mãe (menu Atualizações \ Desembaraço \ Receb. Importação) o Easy Import Control integrará todas as parcelas de câmbio referente à Commercial Invoice (evento 101), inclusive as que foram pagas (liquidadas) antes da geração da nova fiscal (evento 608) para a geração dos títulos efetivos no Financeiro do ERP. A geração dos títulos efetivos ocorrerá através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110 e a numeração dos títulos efetivos serão gravados e exibidos no campo Nro. Titulo (WB_NUMDUP).
  4. Identificando, nesse momento, a exitência de alguma parcela com o evento 608, após a geração do título efetivo o Easy Import realizará o envio da integração de compensação através da mensagem ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICAP111, efetuando o pagamento do título efetivo (número do documento gravado no campo Nro. Titulo) com o título de adiantamento (número do documento gravado no campo Tit. Adiant.), ambos correspondentes à mesma parcela do câmbio.
  5. Também nesse cenário, caso ocorra a exclusão da nota fiscal, o Easy Import Control realizará via integração a operação reversa, enviando a mensagem REVERSALOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICAP112, para realizar o estorno das compensações/ baixas (para as parcelas de câmbio com evento 608) e excluindo os títulos efetivos gerados para as parcelas de câmbio da Invoice (para as parcelas de câmbio com evento 101 e 608) através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT,  adapter EICAP110. Se houver problema no processamento da integração com o financeiro, os campos de taxas, bem como os campos correspondentes ao frete e ao seguro não estarão editáveis, até que ocorra o reenvio da integração ao financeiro.
    Para processar o reenvio da integração o usuário deverá acessar a opção Integrar Títulos Pendentes que estará disponível nas Outras Ações da rotina de Controle de Câmbio (Atualizações / Financeiro / Controle de Câmbio).
  6. Em ambos cenários, quando o processo for acessado em modo de alteração e ocorrer alteração nos dados da commercial invoice que impacte na regeração dos títulos no Financeiro do ERP, o Easy Import Control realizará a tentativa de integração da exclusão dos títulos existentes e, apenas quando essa operação for concluída com sucesso, o sistema prosseguirá com a gravação do processo de embarque; caso contrário, o usuário receberá a mensagem de retorno do ERP e a tela de manutenção do embarque permanecerá aberta para as intervenções de correção do processo.


Sequencia 017 – Controle de Câmbio

  1. Acessando o menu Atualizações / Financeiro / Controle Cambio, será possível realizar as manutenções nas parcelas de câmbio geradas para o processo de embarque. Em Outras Ações o usuário terá a opção Integrar Títulos Pendentes, por onde poderá integrar ao financeiro do ERP as parcelas de câmbio da invoice que encontram-se pendentes. Acessando essa opção, o usuário receberá uma tela com a mensagem “Esta opção é utilizada para enviar títulos ao ERP referentes à Invoices não Integradas do processo de Importação. Selecione o botão 'Atual' para o processo posicionado ou o botão 'Todos' para processar todas as invoices que estejam pendentes.”; optando pela opção Atual, referente ao processo selecionado no browse, ou Todos, onde serão verificadas todas as parcelas pendentes de integração, o Easy Import Control iniciará a integração via mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT,  adapter EICAP110, transmitindo as informações para a geração dos títulos a pagar. Essa opção não será executada quando o câmbio informado pelo usuário for do tipo Adiantamento.
    Importante: por default, o parâmetro MV_EIC0049 (indica se pagamentos da NF são considerados adiantamentos) estará desabilitado; caso esse parâmetro esteja habilitado, a integração das parcelas de câmbio referente à Commercial Invoice ocorrerá apenas quando houver nota fiscal para o processo. Assim como na gravação do processo de embarque, se nesse momento for identificado que o parâmetro está habilitado e existem notas fiscais para o processo, além de realizar a integração para a criação dos títulos a pagar, o Easy Import Control verificará a existência de câmbio de pagamento antecipado para o fornecedor (parcela com evento 608) e, existindo, enviará a baixa/ compensação do título efetivo (número do documento gravado no campo Nro. Titulo) com o título de adiantamento (número do documento gravado no campo Tit. Adiant.), ambos correspondentes à mesma parcela do câmbio.
  2.  Ao acessar a opção Excluir em Outras Ações,  o usuário terá à disposição as parcelas de câmbio do processo. Em Outras Ações, Exclusão, o usuário poderá iniciar o processo de exclusão da parcela posicionada e o Easy Impor Control verificará e impedirá a exclusão das parcelas que tenham sido usadas em uma compensação, que tenham sido liquidadas (baixadas) ou que sejam as últimas/ únicas que representem a invoice, o frete ou o seguro, impedindo que haja divergência entre a informação do controle de câmbio e o valor do processo de referência.
  3. Na opção Alterar, o usuário terá à disposição em Outras Ações as opções de alteração e exclusão de parcelas. No processo de alteração não serão permitidas as alterações dos campos Cod. Evento (WB_EVENT), Invoice (WB_INVOICE), Tipo Reg. (WB_TIPOREG) e Moeda (WB_MOEDA). Ao confirmar as alterações, o Easy Import Control validará a existência de divergência entre a soma dos valores das parcelas com os valores informados no processo, para o frete, seguro e invoice. Havendo divergência, o usuário será notificado e a gravação das alterações não serão concluídas. Não havendo divergências, o sistema realizará a integração com o Finaceiro do ERP para atualização dos dados dos títulos através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT,  adapter EICAP110. A atualização dos dados no ERP se dará com a exclusão do título alterado e inclusão do título com os novos dados da parcela, possibilitando a reversão dos lançamentos contábeis no ERP (pelo próprio ERP) quando as parcelas/ títulos tiverem passado pelo processo de contabilização.
  4. Em Outras Ações estará à disposição a opção Liquidação. Acessando essa opção, serão exibidas as parcelas de câmbio do processo para o qual o usuário poderá realizar as ações Liquidar e Estornar Liquidação, ambas disponíveis em Outras Ações.
  5. Se o usuário optar por liquidar a parcela, o sistema verificará se a mesma está integrada com o Financeiro do ERP, caso negativo, o usuário será orientado a, primeiramente, realizar as integrações pendentes para depois realizar as liquidações; caso positivo, o sistema iniciará a integração com o Financeiro ERP através da mensagem ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICAP411, para realização da baixa do título.
    Uma vez que a liquidação tenha sido realizada, alguns campos da manutenção da commercial invoice e do processo de embarque e desembaraço passarão a ter sua edição bloqueada, a saber:
    - Se a parcela de câmbio for da commercial invoice (evento 101), os campos: Incoterm (W9_INCOTER), Frete Incluso (W9_FREINC), Seguro Incluso (W9_SEGINC), Inland (W9_INLAND), Packing (W9_PACKING), Outras Desp. (W9_OUTDESP), Desconto (W9_DESCONT); quando previsto pelo INCOTERM os campos Int’l Freigh (W9_FRETEIN) e Seguro (W9_SEGURO);
    - Se a parcela de câmbio for do frete (evento 102), os campos: Moeda Frete (W6_FREMOED), Vl. Frete CC (W6_VLFRECC), Taxa Frete (W6_TX_FRET), Cond.Pg.Fret (W6_CONDP_F), Dias Pg.Fret (W6_DIASP_F), Dt Venc Fret (W6_VENCFRE), Forn. Frete (W6_FORNECF) e Loja Frete (W6_LOJAF);
    - Se a parcela de câmbio for do seguro (evento 103), os campos: Moeda Seguro (W6_SEGMOED), Valor Seguro (W6_VL_USSE), Taxa Seguro (W6_TX_SEG), Dias Pg. Seg (W6_DIASP_S), Cond.Pg. Seg (W6_CONDP_S), Dt Venc Segu (W6_VENCSEG), Forn. Seguro (W6_FORNECS) e Loja Seguro (W6_LOJAS).

    Importante: Caso o parâmetro MV_EIC0049 (indica se pagamentos da NF são considerados adiantamentos) estiver habilitado e, no momento da liquidação da parcela de câmbio da invoice não houver nota fiscal para o processo, o código do evento será alterado pelo sistema de 101 para 608 e será realizada a integração com o financeiro do ERP para a criação do adiantamento referente à essa parcela.
  6. Se o usuário optar por estornar a liquidação da parcela, o sistema iniciará a integração com o Financeiro do ERP para realizar o cancelamento da baixa do título através da mensagem REVERSALOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICAP112; se o parâmetro MV_EIC0049 (indica se pagamentos da NF são considerados adiantamentos) estiver habilitado e o processo não possuir nota fiscal, caso o usuário opte por estornar a parcela de câmbio referente à invoice (evento 608) o Easy Import Control realizará a exclusão do título de adiantamento através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110, e alterará o evento da parcela de câmbio, voltando para 101.
    Se a parcela possuir mais de uma baixa (uma por compensação e outra por liquidação do saldo residual), a operação de estorno deve iniciar pela última baixa realizada. Caso o usuário tente estornar uma baixa mais antiga, o Easy Import impedirá a alteração e retornará ao usuário uma mensagem com as informações evento, data da liquidação,invoice, título e parcela do(s) câmbio(s) que devem ser estornados antes.
  7. Ainda na tela de parcelas do câmbio, estará disponível a opção Pagamentos Antecipados em Outras Ações. Ao acessar essa opção e havendo pagamento antecipado para o processo e que possa ser associada a parcela da invoice, o sistema iniciará a integração com o ERP para realizar a compensação/ baixa do título de adiantamento (mensagem ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICAP111). Se houver a problema na integração com o ERP, a operação de compensação da parcela de câmbio não será efetivada no Easy Import Control. Importante:  se o parâmetro MV_EIC0049 (indica se pagamentos da NF são considerados adiantamentos) estiver habilitado e o processo não possuir nota fiscal, não será permitida a vinculação de pagamento antecipado para realização da compensação.
    Será possível realizar também o estorno da liquidação em uma parcela de adiantamento; neste cenário será executada a operação de exclusão do registro de pagamento antecipado vinculado ao câmbio da invoice. Ao confirmar a gravação, o sistema executará antes a integração com o Financeiro do ERP para realização do estorno da baixa/ compensação através da mensagem REVERSALOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICAP112 e apenas se a integração ocorrer com sucesso a gravação do câmbio será concluída.


Sequencia 018 – Solicitação de numerário

Pré-requisito:

  • evento contábil IMPORT 1.51 ou o evento que estiver associado à despesa 9.01 (adiantamento ao despachante) configurado.
  • Obs: Caso as despesas de numerário sejam lançadas no sistema por integração de arquivo txt do despachante, é necessário atentar-se ao cadastro de relação DE/PARA de código do despachante para que seja relacionado o código do despachante de tamanho fixo do arquivo txt com o código do mesmo despachante do cadastro do SIGAEIC para que a integração ocorra com sucesso. Também será necessário neste caso alterar o tamanho do campo de código do despachante na capa do Purchase Order e do Embarque.
  1. Acessando Atualizações / Embarque / Solicit. Numerário (EICNU400) estará disponível a rotina de manutenção do numerário, por onde será possível informar as despesas previstas para o processo e efetuar o controle daquelas que são adiantadas ao despachante. Posicionado no processo, selecione a opção Manutenção. O Easy Import Control exibirá a tela de manutenção dos numerários; acessando a opção Incluir em Outras Ações, será aberta a tela de inclusão de despesas previstar para o processo (manutenção de numerários – inclusão). Ao informar os dados da despesa, será possível informar se esta é base de adiantamento (campo Base Adiant. – EIC_BASEAD), ou seja, se será realizado um adiantamento ao despachante referente à esta despesa. Após a confirmação da gravação, o usuário poderá informar novas despesas, definindo se serão ou não base de adiantamento ao despachante.
  2.  Optando por não inserir novas despesas (opção Fechar) o Easy Import Control retornará para a tela de manutenção do numerário onde, na parte superior, será possível visualizar o valor total de despesas informadas para o processo e o total de despesas que estão aguardando aprovação.
  3. Ao realizar a aprovação, o usuário estará informando ao sistema que:

    1. essas despesas devem compor o quadro de despesas efetivas do processo e;
    2. para as despesas inseridas como base de adiantamento, deve ser emitido um pagamento antecipado ao despachante informado no processo.Desta forma, deverá ser acessada em Outras Ações a opção Liberar Adiantamento; ao executar essa opção, o Easy Import Control iniciará o processamento de totalização do adiantamento e a sua integração com o financeiro do ERP através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI411, para a geração de um título totalizador das despesas que são base de adiantamento. O título gerado no financeiro do ERP apenas será modificado via integração.

    Para a criação do título de adiantamento, o Easy Import Control usará as informações bancárias existentes no cadastro de Importadores. Também serão usadas as configurações do evento contábil IMPORT 1.51 – ADIANTAMENTO DE DESPESAS, caso não haja evento contábil associado ao cadastro da despesa 901. Nessa integração ocorrerá o envio do rateio do valor da despesa, conforme os percentuais informado nas ordens de compras (solicitação de importação) usadas para compor os itens do processo.
    Ocorrendo a integração com o ERP, o Easy Import Control realizará a gravação das despesas no processo de desembaraço e criará uma despesa de adiantamento, código 901, que além de indicar o total de despesa adiantada ao despachante para o processo, estará relacionada ao título de pagamento antecipado no ERP; na tela de manutenção de numerários o total do valor não aprovado mudará para o campo valor aprovado.
    Ocorrendo problemas na integração, o Easy Import Control não prosseguirá com as gravações do processo.
  4. Em Outras Ações também estará disponível a opção Cancelar Aprovação. Quando acessada essa opção, o Easy Import Control enviará ao financeiro do ERP  uma mensagem de cancelamento do adiantamento, através do adapter EICFI411. Uma vez concluída a operação no ERP, o Easy Import Control efetuará o cancelamento da aprovação do adiantamento, retornando para o status de aguardando liberação todas as despesas que fazem parte da operação e removendo-as do processo de desembaraço.
  5. Importante: as opções Liberar Adiantamento e Cancelar Aprovação estarão disponíveis aos usuários de acordo com o nível de acesso configurado para o perfil, via módulo configurador (SIGACFG) e informado no parâmetro MV_EICNUSU (nível do usuário para liberar a solicitação de numerário).


Sequencia 019 – Despesas efetivas do desembaraço e prestação de contas

Pré-requisito:

  • evento contábil 3.20 ou o evento que estiver associado às despesas usadas para essa rotina configurado.


  1. Acessando o menu Atualizações \ Desembaraço \ Manutenção (EICDI502) estarão disponíveis para edição/ complemento os processos iniciados na fase de embarque, agora para uma nova fase do processo: o desembaraço. Em Outras Ações estará disponível a opção Despesas, onde será possível informar as despesas efetivas do processo e visualizar e editar as despesas que foram aprovadas na fase de solicitação de numerário. Para as despesas exibidas haverá a coluna No.Dupl.Fin. (WD_CTRFIN1) que armazenará o número do título gerado no financeiro do ERP referente à esta despesa. Também será possível identificar a situação de cada despesa através das legendas de cores, onde os status possíveis serão:
    BRANCA - Adiantamento com Saldo
    CINZA  - Não integrada ao ERP
    AMARELA - Aguardando prestação de contas (não integrada)
    LARANJA - Aguardando prestação de contas
    VERMELHA - Compensação parcial - documento bloqueado no ERP
    VERDE - Documento desbloqueado no ERP
    AZUL - Compensação total
    PRETA – Câmbio de importação
     
  2. Ao acessar a opção Incluir disponível em Outras Ações será aberta a tela de edição da despesa onde devem ser informados os dados da despesa paga pelo importador, referente ao processo que está em edição. Não será permitido informar a despesa 9.01 (adiantamento ao despachante), que terá sua origem na aprovação da solicitação de numerário. Nessa tela estará disponível o campo Gera Financ. (WD_GERFIN); o usuário terá a opção de indicar ao Easy Import Control se essa despesa deve ou não ser integrada ao ERP após a confirmação de sua gravação; essa opção apenas não estará disponível quando a despesa for do tipo 903 (devolução do despachante).
    Ao confirmar a gravação da despesa, se  campo Gera Financ. (WD_GERFIN) for SIM, o Easy Import Control  consistirá os dados informados pelo usuário e iniciará a integração com o financeiro do ERP através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI411. Se não houver evento contábil associado ao cadastro da despesa, o Easy Import Control assumirá os dados informados no evento IMPORT 3.20 – DESPESAS. Nessa integração ocorrerá o envio do rateio do valor da despesa, conforme os percentuais informados na ordem de compra (solicitação de importação) usada para compor os itens do processo. O título gerado no ERP com essas características será em moeda nacional (R$) e estará desbloqueado, pois o módulo Easy Import Control apenas fará a geração; o seu pagamento ocorrerá pelo financeiro do ERP. Uma vez integrado, o Easy Import Control concluirá a gravação da despesa do processo, registrando no campo No.Dupl.Fin. (WD_CTRFIN1) o número do documento gerado no financeiro do ERP.
    Caso a integração não ocorra, o usuário receberá uma mensagem com essa notificação e a gravação da despesa não será concretizada pelo Easy Import Control.
    Ao confirmar a gravação da despesa, se  campo Gera Financ. (WD_GERFIN) for NÃO, a despesa será gravada apenas no Easy Import Control, podendo ser alterada posteriormente e enviada ao ERP.
  3. Ao acessar a opção Alterar disponível em Outras Ações, será possível editar tanto despesas que foram inicialmente gravadas no processo com o conteúdo do campo Gera Financ. (WD_GERFIN) com NÃO quanto as despesas originadas pela rotina de solicitação de numerários. Nos dois casos, ao alterar o conteúdo do campo Gera Financ. (WD_GERFIN) para SIM e confirmar, o sistema iniciará a integração com o ERP, no entanto:

    1. para as despesas que tiveram sua origem com a operação de inclusão na rotina de despesas (pago pelo importador), serão gerados títulos desbloqueados no financeiro do ERP, que é onde esses pagamentos (processo de baixa do título) devem ser realizados;
    2. para as despesas que tiveram sua origem na rotina de solicitação de numerários (pagos pelo despachante), e são base de adiantamento, o Easy Import Control solicitará a confirmação do usuário através da mensagem "Esta é uma despesa base de adiantamento paga pelo despachante. Ao confirmar esta ação, a despesa não poderá ser usada para na compensação com o adiantamento ao despachante. É recomendável que a geração do título de despesa efetiva ocorra pela rotina de Prestação de Contas Deseja prosseguir?". Com a confirmação do usuário, será gerado no financeiro do ERP o título desbloqueado que não mais será usado pela rotina de prestação de contas do Easy Import Control.

    As despesas que foram integradas ao ERP também podem ser alteradas, no entanto os campos disponíveis para alteração estão restritos ao Docto (WD_DOCTO) e aos criados pelo usuário via configurador.
  4. Em Outras Ações poderá ser acessada a opção Excluir. Ao executar essa ação e o Easy Import Control identificar que trata-se de uma despesa que foi integrada ao ERP, será enviada uma mensagem de exclusão através do adapter EICFI411.
    Antes de iniciar a integração com o financeiro, o Easy Import Control verificará se a despesa é base de adiantamento e se foi realizada a sua baixa/ compensação com a despesa de adiantamento do processo. Nestas circunstâncias o usuário será orientado à realizar o estorno da compensação para posteriormente realizar a exclusão. Caso a despesa não tenha sido baixada, alertará e solicitará a confirmação do usuário antes de prosseguir pois, como trata-se de uma despesa base de adiantamento, essa exclusão possivelmente deixará saldo em aberto do adiantamento realizado ao despachante.
    Apenas quando excluído o título no financeiro do ERP, o Easy Import Control realizará a exclusão da despesa do processo de desembaraço.
  5. Em Outras Ações estará disponível a opção Prestação de Contas. Ao acionar essa opção, o Easy Import Control verificará se a despesa posicionada é base de adiantamento e se ainda não foi usada na compensação de um adiantamento. Com isso será aberta a tela de compensação da despesa onde, na parte superior, serão exibidas as informações da despesa para que o usuário possa complementar e, como trata-se da prestação de contas, confirmar se o valor inicialmente previsto corresponde ao valor gasto pelo despachante. Estarão disponíveis para edição os campos: Data de Emissão (WD_DES_ADI), Valor R$ (WD_VALOR_R), Docto (WD_DOCTO), Vencimento (WD_DT_VENC), Banco (WD_BANCO), Agência (WD_AGENCIA) e Conta (WD_CONTA).
    Na parte inferior serão exibidas todas as despesas do tipo adiantamento com saldo, disponíveis para o processo; será possível informar o valor que será compensado, ou seja, o valor da despesa de adiantamento que será usado para baixar, total ou parcialmente, o valor do título da despesa. A medida que o valor é do adiantamento é informado, no rodapé será possível verificar o valor total associado; será possível associar o valor de adiantamento enquanto o montante informado não ultrapassar o valor da despesa.
    Ao confirmar a gravação da prestação de contas, serão iniciadas duas integrações com o financeiro do ERP: a primeira ocorrerá apenas quando a despesa principal não foi integrada anteriormente ou teve alguma alteração em suas informações, sendo enviada ao ERP para a geração do título a pagar através da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI411.  Na geração deste título, o ERP irá apurar o imposto devido, considerando que será enviada, imediatamente, a sua baixa e retornará o valor líquido, que será gravado no campo Valor Líq. (WD_VLLIQ) e será usado no envio do valor atualizado para a realização da compensação, caso este seja menor que o valor informado pelo usuário (observar o cadastro do evento contábil para as parametrizações dos dados da mensagem quando houver retenção do ISS). A segunda será a mensagem para a baixa/ compensação desse título a pagar com o título de adiantamento informado e ocorrerá através da mensagem ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICFI412. Caso o usuário tenha mais de uma despesa de adiantamento na lista e tenha informado o uso de seus saldos, para cada adiantamento será enviada uma mensagem ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICFI412, para realização da baixa/ compensação da despesa efetiva.
    Caso a integração ocorra com sucesso, as gravação das informações serão efetivadas no Easy Import Control
    Caso alguma das integrações não ocorra, o usuário receberá a mensagem de notificação com orientações do ERP, toda a operação realizada será desfeita (estorno das compensações e exclusão do título) e a tela de prestação de contas ficará aberta para as intervenções necessárias.
  6. Acessando Outras Ações estará disponível a opção Cancelar a Prestação de Contas, onde será possível reverter a operação de baixa/ compensação entre uma despesa efetiva e o adiantamento realizado ao despachante. Ao acessar essa opção, o Easy Import Control verificará se a despesa posicionada é base de adiantamento e se foi baixada; caso não, o usuário será notificado e a operação será interrompida; se não houver impedimentos, a tela de cancelamento da prestação de contas será apresentada ao usuário e, ao confirmar a operação, o Easy Import Control solicitará a confirmação do usuário para prosseguir e iniciará a integração com o financeiro do ERP através da mensagem REVERSALOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE, adapter EICFI413. A execução da integração de estorno ocorrerá uma vez para cada despesa de adiantamento usada para o baixa da despesa efetiva.
    Se houver problema na integração, o usuário será notificado e a tela de cancelamento da prestação de contas será fechada, sem que haja alteração no estado da despesa. Se a operação de integração de cancelamento/ estorno da baixa do título for concluída, o Easy Import Control atualizará os saldos da despesa e do adiantamento, concluindo o cancelamento da prestação de contas.
  7. Em Outras Ações estará disponível a opção Desbloquear Título de Despesa. Essa ação tem dois objetivos:

    1. desbloquear os títulos das despesas efetivas que são base de adiantamento quando foram compensadas parcialmente por não haver saldo no adiantamento na realização da prestação de contas;
    2. desbloquear os títulos das despesas de adiantamento com saldo quando não houver títulos de despesas efetivas para realização da prestação de contas.

    Ao acessar essa opção, o Easy Import Control exibirá ao usuário uma mensagem solicitando a confirmação para prosseguir com a ação. Caso seja desbloqueio da despesa de adiantamento e houver despesas pendentes de prestação de contas, o sistema irá validar e impedir a continuidade da operação, até que a prestação de contas ou o desbloqueio da despesa ocorra. Uma vez confirmado o desbloqueio da despesa, será iniciada a integração com o financeiro do ERP onde será enviada a mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI411, para atualização e desbloqueio do título a pagar. Com o retorno positivo da integração, o Easy Import Control gravará a data de envio ao ERP no campo Data Env.Fin (WD_DTENVF) e a operação de baixa do título efetivo ou uso do título de adiantamento deverá ser realizada diretamente no financeiro do ERP.
  8. Em Outras Ações estará disponível a ação Visualizar, onde será possível visualizar os demais dados da despesa posicionada e, quando tratar-se de despesa de adiantamento ou despesa base de adiantamento, visualizar as demais despesas relacionadas a operação de prestação de contas, sendo visível as informações: Despesa (EW7_DESPES), Descrição da Despesa (YB_DESCR), Data da Compensação (WD_DES_ADI),  Número do Título do ERP (EW7_TITERP quando despesa base de adiantamento ou EW7_CTRERP quando despesa de adiantamento)e Valor Compensado (EW7_VALOR).
  9. Em Outras Ações estará disponível a ação Relatório de despesas, possibilitando a listagem das despesas do processo de desembaraço. Para o cenário de integração EAI, serão exibidos adicionalmente os campos Valor líquido (WD_VLLIQ), Valor Compensado (WD_VL_COMP), Vencimento (WD_DT_VENC), Número do título (WD_CTRFIN1)  e Descrição do status da despesa (WKSTATUS).
  10. Em Outras Ações estará disponível a ação Devolução ao Despachante (disponível somente quando o adapter EICFI414 estiver configurado), possibilitando realizar a devolução de adiantamento ao despachante.  O objetivo desta rotina, é que seja possível realizar a devolução de adiantamentos recebidos através de despesas lançadas com base de adiantamento dentro da  rotina de Manutenção de Numerários. Esta devolução deve ser lançada diretamente na tela de despesas do Desembaraço. A devolução ao despachante só poderá ser efetuada para despesas de adiantamentos que possuam saldo e que ainda não tenham sido devolvidas. Após gerar a devolução, o adiantamento não poderá mais ser utilizado para prestação de contas e, como contra partida, será gerada uma despesa 903 (Devolução ao Despachante) referente ao valor do saldo do adiantamento que foi devolvido.
    O processo de Devolução do Despachante não pode ser desfeito dentro do sistema, portanto ao realizar a devolução de um adiantamento, o seu saldo não poderá mais ser utilizado.



Sequencia 020 – Recebimento de importação e geração das notas fiscais

Pré-requisito:

  • concluir o processo de desembaraço (preenchimento das informações do processo e geração das adições);
  • realizar a apropricação do C.F.O. ao processo (Atualizações \ Desembaraço \ Apropriação C.F.O. – EICOP110);
  • informar a conta contábil no parâmetro MV_EIC0046;
  • habilitar o parâmeto MV_NF_AUTO.

 

  1. Acessando o menu Atualizações \ Desembaraço \ Recebimento de Importação (EICDI154) será possível gerar as informações que irão compor as notas fiscais do processo de importação, enviando esses dados ao ERP onde a nota fiscal será gerada. Estarão disponíveis na rotina a opção Primeira, em Outras Ações as opções Complementar, Única, Nota Mãe e Nota Filha. As notas fiscais Complementar e Nota Filha apenas serão executadas pelo sistema quando houver geradas uma nota Primeira ou Nota Mãe, respectivamente.
  2. Ao acessar as opções de geração de nota fiscal, o Easy Import Control exibirá a tela inicial, relacionando as adições do processo. Acessando a opção Itens, será exibida a tela de itens das notas fiscais, onde podem ser verificadas as informações que serão consideradas na geração da nota fiscal. Com relação a quantidade e o valor unitário do item, o Easy Import Control os terá convertido conforme a unidade de medida do fornecedor.
  3. Ao confirmar a gravação através do botão Gera NFE os dados serão armazenados no Easy Import Control, que controlará os status de integração do documento sendo que os status iniciais indicarão que a nota fiscal está pendente de integração. Esses status serão controlados através do campo Status (F1_STATUS)que indicará a situação da nota fiscal com relação ao ERP, podendo ser: nota não integrada, nota integrada, nota integrada com solicitação de cancelamento e nota cancelada; e campo OK (F1_OK), que indicará a situação da nota fiscal com relação ao processo de importação, podendo seu status ser: integrações pendentes e integrações finalizadas.
    Logo após concluir a gravação da nota fiscal, será iniciado o envio dos dados ao ERP através da mensagem INVOICE, adapter EICNF100, sendo consideradas para envio apenas as notas fiscais geradas nesse momento. Isso significa que na geração de uma nota fiscal complementar, onde já existirá uma nota fiscal primeira, somente os dados da complementar serão enviados pela integração; o mesmo ocorrerá na geração da nota fiscal filha com relação à uma nota fiscal mãe, onde apenas os dados da nota fiscal filha serão enviados.
    Para controle e envio dos dados das notas fiscais, o Easy Import Control irá gerar uma numeração temporária para cada documento. Após o envio ao ERP dos dados para a geração das notas fiscais, as mesmas serão revisadas e classificadas por um usuário do ERP da área fiscal e transmitidas ao SEFAZ. Concluído o processo de classificação e transmissão ao SEFAZ, o Easy Import Control receberá do ERP via integração a mensagem INVOICE com os dados definitivos do documento fiscal. Com o processamento do recebimento dessa mensagem, a numeração provisória será substituída pela numeração oficial, sendo gravado nos campos Número (F1_DOC), Série (F1_SERIE), No. N.F.E. (WN_DOC), Série N.F.E. (WN_SERIE), Nº NF Compl.  (WW_NF_COMP) e Série NF Com (WW_SE_NFC) para todos os itens que compõem a nota fiscal.
    Uma vez concluído com sucesso o envio da integração, o status das notas fiscais no recebimento de importação passam a ser de integradas.
  4. No recebimento de importação, quando for executado o cancelamento do documento, o Easy Import Control gravará internamente os status de cancelamento solicitado, transmitindo ao ERP a mensagem de cancelamento. Se o cancelamento no ERP for bem sucedido, o documento de recebimento no Easy Import Control terá seu status atualizado para cancelado, ficando disponível para um novo reenvio ao ERP ou seu cancelamento/ exclusão no Easy Import Control. Apenas quando a nota fiscal não existir no ERP é que sua exclusão poderá ser realizada no Easy Import control.
  5. Tanto no envio da inclusão quanto no cancelamento, caso a integração não seja bem sucedida, o processamento das demais notas fiscais será interrompido e o Easy Import Control iniciará o processo de estorno das integrações transmitidas.
    Nestas condições, haverá a possibilidade de existir no recebimento de importação notas fiscais com o status integrado e, para o mesmo processo, notas fiscais aguardando integração. Para esse cenário, quando for acessada a tela do recebimento de importação para alguma das opções de notas fiscais (nota primeira, complementar, única, mãe ou filha), será exibida na tela o botão Integração. Ao acessar essa opção, será exibida ao usuário uma nova tela onde, na parte superior, haverá uma orientação com o seguinte texto “Parte das Notas Fiscais desse processos estão integradas ao ERP e parte não integradas. É necessário que todas as notas fiscais estejam integradas para correto recebimento da importação. É possível reenviar as notas fiscais pendentes de integração ou solicitar o cancelamento das notas fiscais integradas.” e na parte inferior existirão dois novos botões: Enviar Notas Fiscais Pendentes e Cancelar Notas Fiscais Integradas. Será possível escolher as notas fiscais e executar uma dessas ações, no entanto para as notas fiscais do tipo complementar e filha a opção de seleção não estará disponível; em seu lugar será possível estornar notas fiscais que estão com o status de integrado ou reenviar os dados da última geração referente as notas não integradas.

           Obs: Quando forem lançados no processo despesas que são base de imposto mas não são base de custo, na geração da nota fiscal o sistema enviará na mensagem em uma tag específica o valor total destas despesas de forma que o ERP Externo possa contabilizar o custo da mercadoria corretamente, de forma a maner a integridade dos dados fiscais na integração.

6. Na rotina de recebimento de importação também está disponível uma opção de forçar o estorno, restrito à usuários com perfil de acesso específico. Esta ação não irá gerar integração com o ERP.


Sequencia 021 – Contabilização em trânsito

Pré-requisito:

  • configurar os eventos contábeis 1.01, 2.01, 5.01 e 5.04 para processo com variação cambial e 1.11, 2.11, 5.12 e 5.13 para processos sem variação cambial;
  • habilitar o parâmetro MV_EIC0047;
  • habilitar o parâmetro MV_EIC0048;
  • desabilitar o parâmetro MV_EIC_ECO.


  • Os pontos de contabilização ocorrerão em duas fases do processo de importação, levando em consideração a configuração do parâmetro MV_EIC0048.
    Inicialmente, na manutenção de embarque, acessada através do Atualizações \ Embarque \ Manutenção (EICDI501), ao informar ou modificar o conteúdo do campo Dt. Embarque (W6_DT_EMB) para o processo ou houver alteração no valor da commercial invoice e for confirmada a gravação do processo, o Easy Import Control iniciará a geração dos lotes contábeis de embarque para cada commercial invoice existente, realizando a gravação na tabela de lançamentos contábeis (ECF) para o evento IMPORT 1.01 quando a condição de pagamento prever cobertura cambial e para o evento IMPORT 1.11 quando a condição de pagamento não prever a cobertura cambial.
    No recebimento de importação, acessado através do menu Atualizações \ Desembaraço \ Recebimento de Importação (EICDI154), após a geração de uma nota fiscal primeira, única ou mãe, ocorrerá o segundo ponto de geração dos lotes contábeis, nesse momento, referente à variação cambial entre o embarque e a geração das notas fiscais, sendo esse resultado gravado na tabela de lançamentos contábeis (ECF)  como evento contábil IMPORT 5.01 para processos com cobertura cambial ou IMPORT5.12 para processos sem cobertura cambial, se a variação cambial for positiva e IMPORT 5.04 para processos com cobertura cambial ou IMPORT5.13 para processos sem cobertura cambial, se a variação for negativa. Se não houver variação, não haverá gravação do lote contábil.
    Também nesse momento será gerado o lote contábil referente ao fim do trânsito para a contabilização do valor da commercial invoice na data da geração da nota fiscal, onde será usado para a identificação do lote o evento IMPORT 2.01 para processos com cobertura cambial ou evento IMPORT 2.11 para processos sem cobertura cambial.
    Caso o parâmetro MV_EIC0048 esteja habilitado, os eventos 501, 504, 512, 513, 201 e 211 serão integrados automaticamente ao ERP.
    Havendo o cancelamento das notas fiscais do processo, o Easy Import Control realizará o estorno dos lançamentos contábeis de todas as invoices relacionadas ao embarque/ desembaraço, onde:
    - Se não houve a efetivação dos eventos 501, 504, 512, 513, 201 ou 211, será enviada ao ERP a integração para estornar estes lançamentos e, havendo retorno de sucesso na operação por parte do ERP, os mesmos serão automaticamente estornados no SIGAEIC.
    - Se já houver a efetivação dos eventos 501, 504, 512, 513, 201 ou 211 (vide abaixo a função da opção "Efetivar lançamentos?" do pergunte EICLC500) , neste momento será gerado o evento 999 de estorno para o evento efetivado utilizando as contas contábeis de estorno deste evento efetivado. O evento de estorno 999 não é contabilizado de forma ON-LINE e por isso deve ser integrado utilizando-se posteriormente a rotina de Lançamentos contábeis, selecionado os eventos deste tipo e marcando apenas a opção "Integrar Lançamentos ?"
  1. Na geração dos lançamentos contábeis o Easy Import Control apurará o rateio por centro de custo (área e linha), conforme critérios de rateio definidos na geração da solicitação de importação, originada pela ordem de compras integrada a partir do ERP. Para cada centro de custo identificado no processo será gerado um lançamento contábil com o valor proporcional aos percentuais de rateio informados.
  2. Acessando o menu Miscelânea \ Lanc. Contab. (EICLC500) serão exibidos todos os lançamentos contáveis referente aos processos de importações com a opção de marca/ desmarca.
  3. Neste browse, ao acessar a opção Visualizar, o item posicionado na tela será exibido ao usuário.
  4. A marcação do item será possível através dos recursos de duplo-clique onde ao marcar um item, todos os demais itens referente ao mesmo lote serão marcados automaticamente, ou a opção Marca/ Desmarca Todos, disponível em Outras Ações que, combinado com os recursos de filtro, possibilita a marcação simultânea dos itens.
  5. Ao acessar a opção Contabilização, o Easy Import Control exibirá ao usuário a pergunta de orientação/ confirmação: “Esta rotina é utilizada para gerar lançamentos contábeis de variação cambial referente a todos processos de importação cadastros no sistema que estão em trânsito, ou seja, embarcados e ainda não recebidos (sem nota fiscal de entrada), efetivar os lançamentos contábeis ocorridos e integrar lote de lançamentos contábeis com o ERP. Deseja continuar?”. Ao optar por Sim, o Easy Import exibirá o pergunte EICLC500 com as opções de filtro:

    • Data da contabilização? – inicializado com a data base do sistema
    • Gerar lançamentos de inicio de trânsito? – quando essa resposta for SIM, devem ser localizados todos os processos de importação que possuam data de embarque e que não possuam lançamento contábil de inicio de transito (evento IMPORT 1.01 ou 1,11) válido; serão gerados os lançamentos de inicio de trânsito de cada invoice desses processos.
    • Gerar lançamentos de fim de trânsito? – quando essa resposta for SIM, devem ser localizados todos os processos de importação que possuam data de embarque, possuam recebimento de importação e que não possuam lançamento contábil de fim de transito (evento IMPORT 2.01 ou 2.11) válido (não serão considerados os lançamentos estornados); serão gerados os lançamentos de fim de trânsito de cada invoice desses processos.
    • Gerar lançamentos de variação cambial? – quando essa resposta for SIM, devem ser localizados todos os processos de importação que possuam data de embarque e que não possuam lançamento contábil de fim de transito (evento IMPORT 2.01 ou 2.11). serão gerados os lançamentos de fim de trânsito de cada invoice desses processos.
    • Integrar Lançamentos? – quando essa resposta for SIM, será realizado o envio de lote contábil para integração com ERP, de todos os lançamentos contábeis pendentes (que não tiveram integração, ou seja, campos Lote ERP (ECF_LOTERP) e Nr.Relacao (ECF_RELACA) vazios) e que a conta contábil esteja configurada para geração da contabilização (deve ser verificado o conteúdo do campo Contabiliza (EC6_CONTAB) dos eventos contábeis IMPORT 1.01, 1.11, 2.01, 2.11, 5.01, 5.04, 512 e 513).
    • Efetivar lançamentos? – quando essa resposta for SIM, devem ser efetivados os lançamentos contábeis existentes na tabela de lançamentos (ECF) para que não seja mais possível excluir esses lançamentos. Quando isso ocorrer, será apresentada a mensagem de conclusão ao usuário: “Lançamentos Contabeis efetivados com sucesso. Não será possível excluir os lançamentos efetivados. Caso necessário reverte-los, serão gerados novos lançamentos contábeis de estorno do tipo '999'.”.
    • Utilizar Dt. Cont. p/ Eventos ? - Quando este parâmetro for informado com o valor 1=Sim, a data utilizada na contabilização dos eventos marcados será a data indicada como contabilização dos eventos no parâmetro "Data da contabilização?", caso contrário (valor Default 2=Não) o sistema irá considerar como data de contabilização de cada evento a data de ocorrência de cada um deles já gravada na origem dos mesmos.

    Assim como na geração dos lançamentos contábeis pelas fases de embarque e recebimento de importação, neste momento o Easy Import Control apurará o rateio por centro de custo (área e linha), conforme critérios de rateio definidos na geração da solicitação de importação, originada pela ordem de compras integrada a partir do ERP. Para cada centro de custo identificado no processo será gerado um lançamento contábil com o valor proporcional aos percentuais de rateio informados.
    A geração dos lançamentos contábeis nessa rotina ocorrerá considerando os parâmetros do pergunte EICLC500, independente do conteúdo do parâmetro MV_EIC0048.
    Uma vez que esteja indicado para “Integrar Lançamento”, o Easy Import Control realizará a integração com o ERP através da mensagem ACCOUNTINGENTRY, adapter EICLC510.
  6. Em Outras Ações, estará disponível a ação Cancelar Contabilização, onde para os itens marcados no browse o Easy Import Control iniciará o processo de reversão levando em consideração:

    1. Para os itens que tiveram a contabilização efetivada, serão gerados lançamentos de estorno; antes de prosseguir, será solicitada a confirmação ao usuário através da mensagem “Existem lotes de contabilização que já possuem efetivação, cancelar irá gerar novamente um novo lote contábil com lançamentos de estorno. Tem certeza que deseja continuar?”.
    2. Quando identificado que não houve efetivação da contabilização, os itens marcados serão excluídos; antes de realizar a exclusão, o Easy Import Control exibirá a mensagem “Estes lotes de contabilização ainda não estão efetivados e serão excluídos. Deseja continuar?” e prosseguirá após a confirmação do usuário.

    A integração com o ERP para realização do cancelamento do lançamento contábil ocorrerá através da mensagem ACCOUNTINGENTRY, adapter EICLC510.
  7. Ocorrendo sucesso na conclusão da integração com o ERP os lançamentos contábeis serão atualizados no Easy Import Control com a gravação dos campos Lote ERP (ECF_LOTERP) e Nr. Relacao (ECF_RELACA) com o número do lote e relacionamento, respectivamente, retornados pelo ERP. Se a mensagem for de cancelamento, esses campos terão seus conteúdos apagados e os registros serão excluídos, concluindo o processamento.
  8. Caso ocorra falha na integração com o ERP, será apresentada a mensagem com o problema para o usuário, retornada pelo ERP. Os demais lotes, pendentes de envio, não serão transimitidos ao ERP e o usuário terá que entrar na rotina de contabilização e selecionar a opção de envio de lançamentos contábeis como “1=Sim” (pergunte EICLC500) para transmitir os lotes pendentes ou cancelá-los, conforme a necessidade.


Sequencia 022 – Geração da Nota Fiscal de Transferência (Importação por conta e ordem de terceiros no perfil "Adquirente da mercadoria")

Pré-requisito:

  1. Possuir o sistema configurado para importação por conta e ordem de terceiros no perfil adquirente da mercadoria
  2. Concluir o processo de desembaraço de importação por conta e ordem de terceiros (preenchimento das informações do processo e geração das adições);
  3. Realizar a apropricação do C.F.O. ao processo (Atualizações \ Desembaraço \ Apropriação C.F.O. – EICOP110);
  4. Informar a conta contábil no parâmetro MV_EIC0046;
  5. Desabilitar o parâmetro MV_NFTFILHA (caso esteja habilitado).
  6. Definir o parâmetro MV_TPNRNFS com um dos tipos de numeração automática (“1” ou “2”)

  1. Acessando o menu Atualizações \ Desembaraço \ Nf Transferência (EICCO100) será possível gerar as informações que irão compor as notas fiscais do processo de importação por conta e ordem de terceiros no perfil adquirente da mercadoria, enviando esses dados ao ERP onde a nota fiscal será gerada. Estará disponível na rotina a opção Valores Nft.
  2. Ao acessar as opções de geração de nota fiscal, o Easy Import Control exibirá a tela inicial, relacionando as despesas do despesas calculadas do desembaraço de importação na parte superior e os itens do processo na parte inferior que têm seus valores nas colunas relativas a impostos atualizadas conforme a marcação das despesas na parte posterior. Acessando a opção Digitação No. Nft Itens. será possível atribuir aos itens marcados a numeração automática de nota fiscal interna do ERP para identificar possíveis quebras de notas fiscais.
  3. Uma vez que todos os itens possuam a numeração de nota informada, ao confirmar a gravação através do botão Gera Nft os dados serão armazenados no Easy Import Control, que controlará os status de integração do documento sendo que os status iniciais indicarão que a nota fiscal está pendente de integração. Esses status serão controlados através do campo Status (F1_STATUS) que indicará a situação da nota fiscal com relação ao ERP, podendo ser: nota não integrada, nota integrada, nota integrada com solicitação de cancelamento e nota cancelada; e campo OK (F1_OK), que indicará a situação da nota fiscal com relação ao processo de importação, podendo seu status ser: integrações pendentes e integrações finalizadas.
    Logo após concluir a gravação da nota fiscal, será iniciado o envio dos dados ao ERP através da mensagem INVOICE, adapter EICNF100, sendo consideradas para envio apenas as notas fiscais geradas nesse momento.
  4. Para controle e envio dos dados das notas fiscais, o Easy Import Control irá acatar a numeração temporária da integração retornada pelo ERP para cada documento em substituição da numeração utilizada para quebra das Notas . Após o envio ao ERP dos dados para a geração das notas fiscais, as mesmas serão revisadas e classificadas por um usuário do ERP da área fiscal e transmitidas ao SEFAZ. Concluído o processo de classificação e transmissão ao SEFAZ, o Easy Import Control receberá do ERP via integração a mensagem INVOICE com os dados definitivos do documento fiscal. Com o processamento do recebimento dessa mensagem, a numeração provisória será substituída pela numeração oficial, sendo gravado nos campos Número (F1_DOC), Série (F1_SERIE), No. N.F.E.(WN_DOC), Série N.F.E. (WN_SERIE), Nota (EIW_NOTA) e Série (EIW_SERIE) para todos os itens que compõem a nota fiscal.
    Uma vez concluído com sucesso o envio da integração, o status das notas fiscais no recebimento de importação passam a ser de integradas.
  5. No recebimento de importação, quando for executado o cancelamento do documento, o Easy Import Control gravará internamente os status de cancelamento solicitado, transmitindo ao ERP a mensagem de cancelamento. Se o cancelamento no ERP for bem sucedido, o documento de recebimento no Easy Import Control terá seu status atualizado para cancelado, ficando disponível para um novo reenvio ao ERP ou seu cancelamento/ exclusão no Easy Import Control, caso contrário ficará com o status de ainda integrada porém com solicitação de cancelamento junto ao ERP. Apenas quando a nota fiscal não existir no ERP é que sua exclusão poderá ser realizada no Easy Import control.
  6. Tanto no envio da inclusão quanto no cancelamento, caso a integração não seja bem sucedida, o processamento das demais notas fiscais será interrompido e o Easy Import Control iniciará o processo de estorno das integrações transmitidas.
    Nestas condições, haverá a possibilidade de existir no recebimento de importação notas fiscais com o status integrado e, para o mesmo processo, notas fiscais aguardando integração. Para esse cenário, quando for acessada a tela do recebimento de importação para a opção de Nf de Transferência, será exibida na tela o botão Integração. Ao acessar essa opção, será exibida ao usuário uma nova tela onde, na parte superior, haverá uma orientação com o seguinte texto “Parte das Notas Fiscais desses processos estão integradas ao ERP e parte não integradas. É necessário que todas as notas fiscais estejam integradas para correto recebimento da importação. É possível reenviar as notas fiscais pendentes de integração ou solicitar o cancelamento das notas fiscais integradas.” e na parte inferior existirão dois novos botões: Enviar Notas Fiscais Pendentes Cancelar Notas Fiscais Integradas. Será possível escolher as notas fiscais e executar uma dessas ações, no entanto para as notas fiscais do tipo complementar e filha a opção de seleção não estará disponível; em seu lugar será possível estornar notas fiscais que estão com o status de integrado ou reenviar os dados da última geração referente às notas não integradas.
  7. Na rotina de recebimento de importação também está disponível uma opção de forçar o estorno, restrito à usuários com perfil de acesso específico. Esta ação não irá gerar integração com o ERP.


Sequencia 023 – Baixa e o estorno de liquidações de FFC de importação utilizando troca de mensagem única (EAI)

Obs: Disponível a partir da versão do release 12.1.20


Pré-Requisitos001 – Criação de campos novos :

  1. Ambiente D-1
  2. Ter o arquivo SDFBRA.TXT

Sequencia001:

  1. Colocar o arquivo SDFBRA.TXT na pasta Systemload do ambiente que será atualizado.
  2. Abrir o Smartclient e selecionar a opção UPDDRIST.
  3. Executar o UPDDRIST, marcando as opções necessárias para a rotina.
  4. Finalizando o processo de update, abrir o configurador(SIGACFG) pelo SmartClient.
  5. Abra a tabela SWB,  e verifique que o campo WB_SEQLOTE e  o índice 8 (WB_FILIAL + WB_NUMDUP), foram criados corretamente após a execução do UPDDRIST.


Pré-Requisitos002 – Preparando o sistema


  1. Ambiente D-1
  2. Possuir os fontesAVGERAL.PRW, EICLO100.PRW, EINFO.PRW, EICAP111.PRW, EICAP113.PRW e EICAP114.PRW atualizados;
  3. Possuir parcelas de câmbio importação disponíveis para geração de FFC;
  4. Possuir o xsd de baixa (ListOfAccountPayableSettlements_1_000.xsd) na pasta especificada para o XSD;
  5. Possuir o xsd de estorno (ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge_2_001.xsd) na pasta especificada para o XSD;
  6. Ter os adaptersEICAP111,EICAP113eEICAP114cadastrados no configurador em"Atualizações / Schedule / Adapter E.a.i".


Geração de Lote FFC


  1. No modulo de Importação (SIGAEIC), acessar a rotina de Manutenção de FFC em "Atualizações / Financeiro / Manutenção FFC".
  2. Será aberta uma tela de Filtros. Informe os filtros desejados e, em seguida, clique em "Confirmar".
    1. Quando a rotina de FFC estiver com a integração EAI habilitada, os eventos 608 e 609 não estarão disponíveis para a geração da FFC;
    2. Para gerar uma nova FFC, o campo "Nº FFC" deve ficar em branco;
  3. Após confirmar a tela de filtros, o sistema exibirá uma tela com todos os eventos disponíveis para geração da FFC. Selecione as parcelas desejadas para a criação e em seguida clique em "Confirmar" ou em "Outras Ações / Gera FFC's".
    1. Para ambientes com a integração EAI habilitada, haverá um limite de 100 parcelas que poderão ser selecionadas em cada geração da FFC.
    2. Após confirmar a geração da FFC, o sistema poderá gerar mais de um lote de FFC, conforme critério de quebra existente no sistema. Esse critério é definido através dos campos: Fornecedor, Moeda, Tipo de Contrato e Número da Operação.
  4. Ao confirmar a geração do(s) lote(s), o sistema retornará para a tela inicial com os filtros da FFC.


Efetuando a Baixa de uma FFC


  1. No modulo de Importação (SIGAEIC), acessar a rotina de Manutenção de FFC em "Atualizações / Financeiro / Manutenção FFC".
  2. Será aberta uma tela de Filtros. Informe o número do lote que deseja efetuar a baixa no campo "Nº FFC", em seguida, clique em "Confirmar".
    1. Ao informar o Número do Lote, somente os eventos selecionados na criação da FFC serão exibidos;
    2. Todas as parcelas do lote estarão marcados para efetivação da baixa;
  3. Para efetivar a baixa, vá na opção "Outras Ações / Fechamento".
  4. Ao clicar na opção "Fechamento", o sistema exibirá uma tela para que sejam informadados alguns campos necessários para a realização da baixa, como Banco, Agência, Conta, Data de Liquidação e Taxa da moeda. Após informar os campos necessários, clique em "Confirmar".
  5. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação, ao confirmar será deisparada a integração EAI que efetuará a baixa dos títulos pertencentes a FFC gerada.
    1. A integração da baixa será executada pelos adapters EICAP111 e EICAP113;
    2. O tipo de mensagem enviada na integração será do tipo ListOfAccountPayableSettlements, versão 1.000;
  6. Após finalizar, caso tenha sucesso na transação, o sistema retornará para a tela de filtros da rotina de FFC.
    1. Caso algum problema tenha ocorrido durante a baixa, o sistema exibirá uma mensagem de erro e toda a operação será desfeita;
    2. Caso a baixa tenha sido efetuada com sucesso, o sitema irá gravar os campos WB_SEQBX com a sequência de baixa e o campo WB_SEQLOTE com o lote gerado pelo sistema externo;

  

Efetuando o Estorno de uma baixa de FFC


  1. No modulo de Importação (SIGAEIC), acessar a rotina de Manutenção de FFC em "Atualizações / Financeiro / Manutenção FFC".
  2. Será aberta uma tela de Filtros. Informe o número do lote que deseja efetuar o estorno no campo "Nº FFC", em seguida, clique em "Confirmar".
    1. Ao informar o Número do Lote, somente serão exibidos os eventos pertencentes ao lote informado;
    2. Todas as parcelas do lote estarão marcados para efetivação do estorno;
  3. Para efetivar o estorno, vá na opção "Outras Ações / Estorno".
  4. O sistema exibirá uma tela de confirmação do Estorno. Ao confirmar, será disparada a integração do estorno via mensagem única EAI que efetuará o estorno de todos os títulos pertencentes ao FFC selecionado.
    1. A integração do estorno será executado pelo adapter EICAP114;
    2. O tipo de mensagem enviada na integração será do tipo ReversalOfAccountPayableDocumentDischarge, versão 2.001;
  5. Após finalizar, caso tenha sucesso na transação, o sistema retornará para a tela de filtros da rotina de FFC.
    1. Caso algum problema tenha ocorrido durante o estorno, o sistema exibirá uma mensagem de erro e toda a operação será desfeita;
    2. Caso o estorno tenha sido efetuado com sucesso, o sitema irá limpar a informação contida nos campos WB_SEQBX que continha a sequência de baixa e o campo WB_SEQLOTE que continha o lote gerado pelo sistema externo;