Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


O controle de Fluxo de Caixa permite que os desembolsos de um projeto sejam provisionados no sistema financeiro integrado ao Totvs Obras e Projetos.

Ele é composto de um processo responsável por efetuar e manter os lançamentos no sistema financeiro e por um relatório, através do qual é possível visualizar os lançamentos feitos.
 

Parametrização:

Para utilização do processo é necessário realizar parametrização:


Expandir
titlePassos para parametrização

1-  Parametrizar (F6) - Parâmetros do Projeto a opção dos parâmetros (Integração/Financeiro/Saldo para Fluxo de Desembolso).

2- Parametrizar (F6) - Parâmetros do Projeto a opção de integração com Financeiro(Integração/Financeiro/Geral).

3- Parametrizar (F6) - Parâmetros do Projeto a integração com o Suprimento e Faturamento (Integração /Financeiro / Suprimento/ Faturamento).


Nota

Não é possível a execução do processo de Saldo de Fluxo de Desembolso sem a devida parametrização , é necessário que o usuário tenha as devidas permissões e que tenha configurado todos os itens abaixo:

Centro de custo do projeto definido.

Filial do projeto definida.

Permissão para calcular projeto.

Integração com o Suprimento e Faturamento.

Integração com o Financeiro.

Tipo de documento de linha base.

Tipo de documento de saldo.

Código de cliente e fornecedor.

Expandir
titleIntegração
Expandir
titleSuprimento / Faturamento
Informações

Habilitar a integração com o Suprimento e Faturamento e informar os parâmetros que influenciarão na integração com o back-office.

Informar um centro de custo default e os tipos de movimentos que serão usados em adiantamentos e seus respectivos produtos padrão.

Informar parâmetros que vão influenciar no uso de Pedido de Material Extra.

Informar os tipos de movimentos que serão usados para Pedidos.


Nota

Para mais detalhes de como configurar a integração com o Suprimento e Faturamento acesse: BackOffice Suprimentos/Faturamento




Expandir
titleFinanceiro
Expandir
titleGeral

Habilitar a integração com o Financeiro , informando:

Documento de lançamento na liberação de medição

Document de lançamento no Cronograma

Se irá considerar o prazo de ressuprimento no cronograma de desembolso

As naturezas orçamentarias para despesas e receitas .

Expandir
titleSaldo para Fluxo de Desembolso

Habilitar geração do saldo de fluxo de desembolso do projeto

O Tipo de documento de lançamento de linha base

Tipo de documento de lançamento de saldo

Código do cliente (receita)

Código do fornecedor (despesa)

Nota

Podendo marcar a opção se isso poderá ser mudado no financeiro tornando- o editável.


E habilitar caso necessário as opções de calcular o projeto automaticamente antes da execução do processo , e de os lançamentos serão agrupados por obra.


Informações
A parametrização do saldo de fluxo de desembolso permite também configurar tabelas opcionais sendo elas: (Seção, Portador, Centro de despesam Natureza de gasto, Contratos Vendor).







Processo
O processo "Saldo do Projeto para Fluxo de Desembolso" (Projetos > Construção e Projetos > Controle > Saldo para Fluxo de Desembolso)

Ao acionar a opção Saldo para Fluxo de Desembolso o sistema executa o processo


Ao avançar o processo inicia sua primeira etapa que consistem em definir os parâmetros do tipo de lançamento e algumas opções :


Deck of Cards
idsaldo
Card
labelEscolha o tipo de geração:
Card
labelTipo de Lançamento
Deck of Cards
idTipo de Lançamento
Card
labelTipo de lançamento
Deck of Cards
idw
Card
labelLinha base

O lançamento de Linha Base é feito apoiando-se no planejamento do projeto e é utilizado para estabelecer um critério de comparação para o andamento do desembolso do projeto. Ele é composto por três etapas: geração do histograma (Curva S), geração do cronograma de desembolso e, por fim, se houver um lançamento de linha base feito anteriormente, ele é apagado e o um novo lançamento financeiro é gerado


Informações

Para que o histograma seja gerado corretamente, é necessário que o projeto esteja calculado, bem como a Curva ABC de Insumos. Desta forma, a Curva ABC de Insumos é calculada automaticamente nesta fase e há também a opção de calcular o projeto através deste processo.  Em sua última fase, o processo exclui os lançamentos de linha base anteriores, de acordo com o tipo de documento, e gera novos lançamentos, baseados no cronograma de desembolso calculado.

Nota

O parâmetro "Considera prazo de ressuprimento no cronograma de desembolso", localizado em Parâmetros do Projeto > Integração > Financeiro > Geral, é considerado no cálculo do cronograma de desembolso que originará os lançamentos.

Card
labelSaldo

O lançamento de Saldo é utilizado para atualizar o fluxo de caixa com os dados dos desembolsos já efetuados, a fim de se ter controle sobre o saldo do projeto comparado ao planejado feito inicialmente (Lançamento de Linha Base).
No cálculo são considerados além das etapas executadas no lançamento de linha base, outros aspectos do projeto, como as quantidades contratadas, as quantidades comprometidas em Suprimentos/Faturamento e os valores previstos em períodos de contratos.


Informações

O processo de geração dos lançamentos de saldo irá atualizar os lançamentos no financeiro, esse lançamento pode ser feito "a Pagar" ou "a Receber", O tipo será definido de acordo com o tipo da tarefa, presente no cronograma de desembolso, que irá compor o lançamento. Tarefas do tipo receita irão dar origem a lançamentos a receber enquanto as demais tarefas irão gerar lançamentos a pagar. Lançamentos a receber possuirá apenas natureza orçamentária do tipo a receber enquanto lançamentos a pagar possuirá apenas natureza orçamentária a pagar.
Quando o usuário solicita a geração de lançamento de saldo "a Pagar", o TOP irá recuperar todo o planejado através do Histograma, verificando os valores planejados comparando com os valores realizados. É importante esclarecer que apenas movimentos faturados terão abatimento no saldo, portanto, movimentos de solicitação não terão abatimento. Os processos que possuem abatimento na linha de saldo são:

Contrato: Através de Movimento faturados
Pedido: Através de Movimento faturados
Apropriação: Através de apropriações realizadas pelo Totvs Obras e Projetos.


Quando o usuário solicita a geração de lançamento de saldo "a Receber", o TOP irá recuperar todo o planejado através do Histograma, verificando os valores planejados com as movimentações de contratos "a receber". Quando encontrado os movimentos faturados, o TOP irá abater os valores planejados com os valores realizados.
O processo de saldo no momento do abatimento dos valores realizados x os valores planejados, serão verificados apenas os totais dos lançamentos. O TOP não irá verificar a relação das datas do movimento em relação aos períodos do projeto. Como o controle de saldo apenas demonstra os gastos financeiros do projeto e o cronograma planejado ao longo do tempo tende a ser igualado ao realizado do projeto, torna-se necessário a cada replanejamento o envio da Linha Base e após a Linha de Saldo.
Como a Linha de saldo considera o planejamento de Obra, e todo planejamento é baseado no quantitativo previsto do projeto, torna-se necessário o fluxo de caixa trabalhar da mesma maneira. Assim todo lançamento do fluxo de caixa é feito abatendo na quantidade solicitada, como exemplificado abaixo:

Card
labelExclusão de lançamentos



Card
labelCliente / Fornecedor


Card
labelOpções