Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Central de Compras
 A 'Central de Compras' é uma entidade na qual pode ser realizado o processo de cotação / negociação da melhor oferta para as compras de todas as coligadas/filiais cadastradas na base. Desde que corretamente parametrizada. Pode ser utilizada/parametrizada em qualquer coligada e tem a indicação das coligadas e filiais que irá atender. A empresa pode trabalhar com mais de uma 'Central de Compras', desde que em Coligadas diferentes. A Coligada que optar em trabalhar com 'Central de Compras', terá uma única parametrização para as cotações quando realizar o processo com mais de uma filial ou com filial de outra coligada. A 'Central de Compras' não trata diferenciadamente os parâmetros de cotação por coligada/filial. No entanto, para cotações locais em sua coligada, o comportamento continua sendo feito de forma geral ou por filial. Já a coligada que não trabalha com a 'Central de Compras' (para compras realizadas na própria coligada/filial solicitante do material – compras locais ou descentralizadas) continua tendo a parametrização diferenciada por coligada/filial.

Parametrização: Acessando opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Gestão de Compras -> Cotação -> Definições | Ambiente | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento |  04.06 - Gestão de Compras |  04.06.02 - Cotação |  Definições Gerais 4/5, definimos se a coligada é:

...

Assistente de inclusão da cotação: Ao clicar no botão "Incluir" dentro da visão de cotação, é aberta então a interface de inclusão da cotação. Devem ser preenchidos os campos Data da Cotação, Limite de resposta, Moeda, Funcionário responsável, coligada(s), filial(s) e tipo de movimento(s) que farão parte da cotação. Como estamos trabalhando com uma central de compras, serão apresentadas as filiais e coligadas parametrizadas para fazerem parte desta central de compras. Ao avançar etapa temos que filtrar e selecionar os itens que serão cotados. Através do filtro é possível buscar todos os itens pendentes das filiais selecionadas na etapa anterior para fazerem parte da cotação. Após a seleção dos produtos, selecionamos os fornecedores que irão participar do processo de cotação. Com os fornecedores selecionados, avançamos para a última etapa do processo de inclusão da cotação onde preenchemos a Condição de pagamento, Transportadora, Data Limite para Entrega da Mercadoria, se na cotação será considerado crédito de IPI e ICMS no cálculo da melhor oferta e Tipo de julgamento da melhor oferta (este parametrizado ou não). Após preenchimento dos dados, é apresentada uma última tela para finalização do assistente de inclusão da cotação. Nesta tela são apresentados os principais dados que foram preenchidos como a data de emissão, a data de limite de resposta, o comprador responsável, os tipos de movimentos de solicitação, filiais e coligadas que serão utilizados na cotação.

  Veja abaixo um exemplo de uma empresa que trabalha com uma central de compras:

Em todas as coligadas, será possível fazer o processo de cotação local conforme era antes.
As  As coligadas X e Z são centrais de compras, e nelas é possível realizar a cotação das coligadas que estão participando de sua Central de Compras. (Conforme indicação das setas) Veja que a filial 3 na coligada X faz parte da Central de Compras da coligada Z.
A coligada Y apenas participa da central de compras, então ela pode apenas ceder suas filiais para que elas façam parte de uma coligada central de compras. Veja que a filial 2 não participa de nenhuma central de compras. Logo ela realiza apenas cotações locais para a coligada Y.
A  A coligada K não participa da central de compras, e suas filiais não podem ser parametrizadas em uma central de compras.

Veja agora um exemplo de movimentação através da central de compras:

A coligada X que é uma central de compras irá realizar uma cotação de um produto A buscando uma solicitação da Filial 1 e 2 (coligada X), e uma solicitação da filial 1 (coligada Y).
Na solicitação de compras da coligada X, usaremos o tipo de movimento 1.1.01 que gera por deafult o tipo de movimento 1.1.03 para a filial 3.
Na solicitação de compras da coligada Y, usaremos o tipo de movimento 1.1.33 que gera por deafult o tipo de movimento 1.1.34 para a filial 1.

Como funciona o processo: