Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Definição de Tabela

Esta rotina permite incluir e definir a estrutura de novas tabelas, chamadas no Gestão de Pessoal de tabelas auxiliares.

As tabelas auxiliares tem o objetivo de ampliar os controles cadastrais e de cálculo do Sistema e podem ser incluídas quando há a necessidade de armazenar mais informações para um registro.

As tabelas auxiliares são criadas no formato de lista de dados em linhas e colunas para armazenamento dos dados.

Exemplo:

Em algumas faculdades/universidades, além do salário base do professor (Valor da aula + DSR + Horas de atividade) existe um adicional que varia de acordo com sua titulação.

Assim, um professor pode obter um percentual sobre seu salário, conforme sua formação e títulos acadêmicos.

Criação da estrutura da tabela com a definição dos campos principais:

 


Ordem

Campos

Desc. Campo

Tipo

Tamanho

Decimal

Picture

01

TIT_CODIGO

CÓDIGO

CARACTER

2

0

99

02

TIT_DESCR1

DESCRIÇÃO

CARACTER

30

0

 

03

TIT_PERCEN

PERCENTUAL

NUMÉRICO

2

0

@R 99%


Na estrutura definida para esta tabela auxiliar, pode ser informada cada uma das classificações de titulação, com sua descrição e percentual correspondente.

 

O sistema define o código da tabela automaticamente, sempre iniciando com a letra U, para diferenciá-las das tabelas definidas pelo Microsiga Protheus®. A classificação das tabelas é definida conforme Legenda.

Para que a estrutura e os dados incluídos nas tabelas possam ser utilizados nos cálculos, deve ser definida uma fórmula de cálculo prevendo seus tipos e percentuais. Caso contrário, o simples ato de criar a tabela e preenchê-la não terá nenhum efeito no resultado dos cálculos.

Procedimentos

Para definir tabelas:


1.Em Definição Tabela, clique em Incluir.



2.Preencha os dados conforme orientação dos helps de campo, com atenção aos seguintes campos:



Campos


Informe o nome de cada um dos campos que farão parte da estrutura da tabela.


Image ModifiedDica:

Para saber o nome deste campo, quando ele estiver presente em alguma rotina, utilize a tecla [F1] sobre o campo para exibir o help de campo. O nome do campo é apresentado ao lado da opção Validação.

Exemplo: SRA_NOMEFUN, onde SRA é o nome da tabela e NOMEFUN é o nome do campo.



Desc. Campo


Informe a descrição do tipo de informação a ser exibida no campo.

No exemplo citado, a descrição do campo TIT_DESCR1 identifica que neste campo deve ser informada a descrição da titulação do professor.


Tipo


Selecione o tipo de informação a ser digitada no campo, de forma a identificar o conteúdo. Pode ser:


N = Numérico



C = Caracter



D = Data



Tamanho


Define o tamanho máximo que o campo pode ter.

Exemplo: Ao definir o tamanho do campo com tamanho 10, o conteúdo do campo poderá ser preenchido com, no máximo, 10 caracteres.


Decimal


Informe o número máximo de casa decimais, quando o campo for do tipo numérico e utilizar casas decimais.


Picture


Defina a máscara a ser utilizada no campo, ou seja, a forma como a informação será apresentada na tela.

Exemplo: Caso o campo exiba um valor percentual e seja necessário apresentá-lo com o símbolo % para melhor visualização, informe uma máscara do tipo @R 99 %.

 


Image ModifiedObservação:

Para mais informações das possíveis pictures, consulte o tópico Arquivo\Pasta Campos do Configurador.



3.Confira os dados e confirme.



Image ModifiedImportante:


O somatório dos tamanhos dos campos das tabelas é limitado a 250 dígitos.



Ao excluir uma tabela auxiliar, o sistema verifica se esta tabela está em uso no roteiro de cálculo. Caso a tabela esteja em uso, não será permitida sua exclusão.


Tabelas utilizadas


RCB - Configuração de Parâmetros



RCC - Parâmetros


 

Para atendimento ao eSocial estão disponíveis estas tabelas:


S047 – Natureza das Rubricas - Vinculada à tabela de Verbas e tem carga de dados padrão com as rubricas previstas pelo eSocial.



S048 – Motivos do Afastamento - Vinculada à rotina Afastamentos de Funcionários e tem carga de dados padrão com os tipos de afastamentos previstos pelo eSocial.



S049 – Categoria de Trabalhadores - Nesta tabela são cadastradas as Categoria eSocial e Categoria Sefip.  Está vinculada ao Cadastro de Funcionários e os dados são utilizados na rotina Conversão de dados para alimentar o novo campo Categoria eSocial.  A tabela tem uma carga de dados padrão com os campos já preenchidos.



S050 - Tipos de Acordos - Campo Tipo de Acordo eSocial para uso no Dissídio Retroativo, o usuário deve vincular o tipo de aumento já existente na tabela 41 ao tipo de aumento do eSocial nesta tabela.



S051 – Tipos de Fatos Relevantes - Vinculado ao Cadastro de fatos Relevantes, tem carga de Tipos de Fatos Relevantes do eSocial.



S053 – Tipos de Estabilidades - Vinculado ao Cadastro de Estabilidade do Funcionário e tem carga de dados padrão com os Tipos de Estabilidade previstos pelo eSocial.



S054 – Tipos de Logradouros - Vinculado ao Cadastro de Funcionários nos campos referentes ao endereço. Nesta tabela são cadastrados os tipos de logradouros e as abreviações possíveis, permitindo a conversão de dados. A tabela tem carga de dados padrão com os Tipos de Logradouros e respectivas abreviações previstas pelo eSocial.



S055 – Separadores Logradouros - Utilizada na conversão de dados do funcionário, no qual é exigido o desmembramento do campo endereço em: Logradouro, Endereço e Número da residência. A tabela tem carga de dados padrão com os principais tipos de separadores, podendo incluir novos separados de acordo com a necessidade de cada cliente.



S056 – Motivos de Desligamento - Vinculado ao Parâmetro 32 – Tipos de Rescisão.


Legenda

As definições de tabela obedecem à seguinte classificação:

Image Modified - Tabela definida pela TOTVS.

Image Modified - Tabela definida pelo usuário (identificadas pela letra U no início do nome da tabela).

Veja também

Manutenção de Tabelas