Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Este guia tem o objetivo de apresentar o conceito de DatasetsDataset, suas possíveis parametrizações e sua configuração e importância na plataforma fluig.

...

  • Visão geral sobre o fluig
  • Visão geral sobre integração de sistemas
  • Visão geral sobre codificação javascript (necessário para Dataset Avançado)


Datasets

O fluig é uma plataforma que permite disponibilizar informações provindas de várias fontes de dados através de formas variadas de apresentação, dependendo da necessidade de cada cliente. Esse recurso é atendido pelo componente Dataset, que padroniza o acesso às informações, independente da origem dos dados. É possível apresentar ou processar informações referentes a:

...

Um Dataset disponibiliza operações que permitem visualizar o seu conteúdo, viabilizam sua consulta como: consultar quais são as colunas disponíveis, quantas quantos registros foram retornados na consulta, os valores de cada campo, e também filtrar os valores de retorno.

...

Existem três tipos de Datasets gerenciados pela plataforma:

  • Internos: permitem navegar em acessar dados das entidades do próprio fluig ( como usuários, grupos, processos ou tarefas, por exemplo) , ou em dados existentes em formulários publicados no fluig. Acesse aqui para conhecer os detalhes dos datasets internos.
  • Simples: realizam consulta em dados de sistemas terceirosprovindos de API, de forma simplificada e sem codificação, por isso podem ser utilizados em uma grande gama de situações, por exemplo: definição de uma lista de valores fixos (como estados de um país) ou extração de dados de um serviço externo (via WebServices, por exemplo). A plataforma pode gerar a integração sem qualquer tipo de codificação, sendo necessário apenas informar o endereço e o método do Webservice que contém as informações.
  • Avançados:  é uma forma de customização do Dataset simples, permitindo navegar nos dados retornados por meio de uma codificação em JavaScript.
Informações

As nomenclaturas dos tipos simples e avançados foram lançadas adotadas a partir da atualização 1.6.5. Antes disso, os tipos de Datasets eram chamados de gerados ou customizados, respectivamente.

Ainda que os Datasets possam ter origens distintas, não existe qualquer diferença sob a perspectiva do componente que fará uso deste realizará consultas neste Dataset. Esta característica representa um grande benefício para os usuários, uma vez que a fonte dos Datasets pode ser alterada sem que isto represente retrabalho nos pontos onde ele é utilizado.

...

Uma vez que codificar a lista se torne pouco flexível (devido a alterações frequentes nos dados), é possível trocar o centro de custo para que seja baseado em definição de formulário. Desde definir que a fonte de dados seja baseada em um Dataset de formulário, desde que se observe o nome dos campos do Dataset, não haverá qualquer impacto sobre o processo workflow.

Em um terceiro momento, pode-se optar por mudar o Dataset novamente, desta vez extraindo os centros de custo do ERP do cliente. Novamente não haverá impacto para o processo workflow (ou para os demais pontos que utilizem o Dataset), desde que se observe o nome dos camposmantenha a estrutura do Dataset inalterada.


Âncora
consultando
consultando
Consultando dados

...