Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Dica
titleDica:

Observe na janela de manutenção que se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário, automaticamente o sistema gerou um registro para esta estrutura também.

Estruturas - MATA200

Objetivo da tela:Permitir a requisição automatica deste material, baixa dos materiais e apuração do custo do produto.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Campo:

Descrição:

Tipo Estrutura

 O campo Tipo de Estrutura informa se a estrutura é variável ou fixa. Caso seja Fixa, o sistema calcula a necessidade igual a quantidade prevista da estrutura. Caso seja Variável, o cálculo é feito de acordo com a necessidade.

Estrutura SimilarInforme o código de um produto cuja estrutura já foi cadastrada e será utilizada como base para este cadastramento. O sistema automaticamente monta uma estrutura similar a informada, aproveitando as informações cadastradas, facilitando o cadastro da nova estrutura. É possível alterar a estrutura gerada conforme desejado.
Quantidade BaseÉ a quantidade utilizada como base para cálculo das quantidades de toda a estrutura a ser cadastrada, ou seja, ao ser executada toda a estrutura, ou seja, ao ser produzida, a quantidade de produto acabado PA é a Quantidade Base.
SequênciaInforme a ordem de utilização do produto na confecção da estrutura.A sequência serve apenas para ordenar os produtos que se repetem na estrutura de produtos, dentro do mesmo nível; a ordem de montagem do produto é realizada a partir das operações definidas pelo usuário por meio do Cadastro de Operações.
QuantidadeInforme a quantidade total do componente a ser utilizada na montagem do produto principal. Observe que as quantidades de matéria-prima e/ou produtos intermediários utilizados na fabricação deste produto dependem desta informação para serem calculadas, empenhadas, solicitadas, etc., por outras rotinas do Sistema que se baseiam na estrutura.
Quantidade Fixa/Variável

Selecione a opção Variável se a quantidade deste componente variar de acordo com o volume requerido do produto; ou então, Fixa caso a quantidade do componente a ser empregada na produção não varie, não importando a quantidade a ser produzida.

Exemplo:

Variável - n Lanternas para n automóveis produzidos. O quantidade de lanternas a ser utilizada varia e acordo com o número de carros a ser produzido.Fixa 1 ml de catalizador químico para n ml da substância a ser produzida. A quantidade de catalizador utilizada no processo é a mesma não importando o volume da substância a ser preparada.

Índice PerdaInforme o percentual de perda estrutural do componente, se houver. Alguns produtos pode sofrer alguma perda durante o processo de fabricação/montagem.
Índice de Perda na Estrutura

O indice de perda na estrutura identifica qual a perda padrão na utilizacao de determinado componente, dessa forma o sistema efetua o cálculo de necessidade do material considerando que vai ocorrer a perda do percentual indicado.Exemplo:

Estrutura

Quantidade Base

Índice de Perda

PA01

1

-

MP01

1

50%

De acordo com estar estrutura cadastrada, é indicado ao sistema que para produzirmos 1 produto PA1 é utilizado 1 produto MP1, porém a quantidade de perda do componente MP1 é de 50%, assim, a quantidade a ser empenhada pode ser calculada da seguinte forma:

(Quantidade/(100-INDICE DE PERDA))*100

Substituindo temos:

(1/100 - 50) * 100 = 1/50 * 100 = 2

Portanto a quantidade a ser empenhada pelo sistema é de 2 unidades de MP01.

Grupo de Opcionais

Os campos Grupo de Opcional e Item de Opcional, possibilitam selecionar a partir do cadastro de estrutura os opcionais previamente cadastrados, ou seja, dentre os opcionais para este produto, é possível definir um em especial que será utilizado na estrutura que esta sendo definida.

...

Assim, se cadastrarmos a estrutura:

Estrutura

Descrição do Componente

Quantidade Base

PA01

Álcool

1 litro

MP01

Cana-de-Açucar

5 quilos

PA02

Vinhoto

-3 quilos

O sistema irá interpretar que para a produção de 1 Litro de álcool serão requisitados 5 Kg de cana-de-açúcar e devolvidos 3 quilos de vinhoto.

...

O indice de perda na estrutura identifica qual a perda padrão na utilizacao de determinado componente, dessa forma o sistema efetua o cálculo de necessidade do material considerando que vai ocorrer a perda do percentual indicado.

Exemplo:

Estrutura

Quantidade Base

Índice de Perda

PA01

1

-

MP01

1

50%

De acordo com estar estrutura cadastrada, é indicado ao sistema que para produzirmos 1 produto PA1 é utilizado 1 produto MP1, porém a quantidade de perda do componente MP1 é de 50%, assim, a quantidade a ser empenhada pode ser calculada da seguinte forma:

...

Mais facilidade na criação do relacionamento de Operações x Componentes (SGF) por meio do cadastro de estrutura.

São exibidas todas as operações em todos os roteiros, que consomem o componente, sendo possível incluir e excluir relacionamentos.

Quando é alterada a tabela SGF – Amarr Operação x Componente, valida a existência de Ordens não Iniciadas que possuam Requisições Empenhadas (SD4) e apresenta a lista destas ordens para seleção e atualização da tabela SD4 – Requisições Empenhadas.

Ao tentar alterar a operação que deve solicitar o componente, ocorre mensagem de inconsistência.


Gestão Ambiental

O ambiente de Gestão Ambiental utiliza a rotina de Estruturas de produtos para controlar automaticamente os resíduos gerados no processo de produção. Para isso, é necessário que os resíduos sejam inseridos na estrutura do produto com quantidade negativa, o que fará com que a cada produção informada pelos ambientes de Estoque/Custos ou PCP, seja também registrada uma entrada do resíduo gerado no armazém indicado.

A partir da entrada do resíduo no armazém, será possível dar continuidade ao trabalho de Gestão Ambiental, como tratar as operações de destinação e transferência.

Consulte o tópico Componentes da Estruturas com Quantidade Negativa para saber como deve ser o cadastrado o resíduo.


Parâmetros


  • MV_NEGESTR
  • MV_CONSDUM
  • MV_ALTREV

...