Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Parâmetros de Chão de Fábrica - SF0101

Visão Geral do Programa

Permite atualizar, quando necessário, os parâmetros gerais do módulo Chão de Fábrica.

A data e a hora da última atualização são atualizadas automaticamente pelo sistema sempre que ocorrerem modificações em qualquer um dos atributos presentes na tela abaixo.

Parâmetros Chão Fábrica

Objetivo da tela:

Manter atualizados os parâmetros para o correto funcionamento do módulo Chão de Fábrica.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Movimentos

Quando acionado, apresenta a tela para selecionar movimentos no controle de medições. A tela apresenta todos os movimentos disponíveis no produto.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Última Atualização

Exibe a data e a hora correspondentes à última atualização realizada, as quais são atualizadas automaticamente pelo sistema sempre que ocorrer modificações em qualquer um dos atributos presentes na tela.

Calendário

Selecionar o código do calendário de chão de fábrica.

Informações
titleImportante:

O calendário informado é assumido automaticamente como padrão para todos os procedimentos que utilizam essa informação, desde que não seja fornecido para o sistema um outro valor para cada um deles. Sendo assim, caso informado um outro calendário em um determinado procedimento, fica valendo esse último.

Modelo Turno

Selecionar o código do modelo de turno da produção.


Informações
titleImportante:

O modelo de turno informado nesse campo é assumido automaticamente como padrão para todos os procedimentos que utilizam essa informação, desde que não seja fornecido para o sistema um outro valor para cada um destes. Sendo assim, caso informado um outro modelo de turno em um determinado procedimento, fica valendo esse último.

Tipo Relógio

Selecionar o tipo de relógio a ser utilizado. As opções disponíveis são:

  • Horário;
  • Centesimal.
Controle de Medições

Quando assinalado, determina que os movimentos serão considerados para medição. 

Nota
titleNota:
Ao selecionar o parâmetro "Controle por Medição" pela primeira vez, serão criados todos os tipos de movimentos na tabela esp-medicao, isso para que como padrão seja sugerido "Sim" para todos os tipos de movimentos.
PCP Libera OP

Quando assinalado, indica que o PCP deve liberar as ordens de produção para que as operações possam ser visualizadas pela fábrica.

Informações
titleImportante:

Caso não assinalado, o sistema libera automaticamente as ordens para a fase de programação.

Considera Rede Pert para Reporte por Ordem

Esse campo somente tem utilidade para reporte por ordem. Para esse tipo de reporte o usuário tem a opção de reportar as operações de forma independente. Essa opção é especialmente útil para aqueles que utilizam coletores de dados em algumas operações, o que faz com que alguns reportes sejam on-line e outros manuais, sendo, portanto, informados em tempos diferentes.

Se a opção for por reporte por operação ou por ponto de controle, a rede Pert será sempre seguida, independentemente desse parâmetro.

Gera Ordem Automática ReporteQuando assinalado, e não existir ordem para o item reportado, indica que o sistema gera ordem automaticamente no reporte por item.
Reporta GGF Automático

Quando assinalado, ao reportar uma ordem de produção com reporte de GGF pelo real, indica que gera automaticamente os movimentos de GGF com base no tempo informado.

Mais informações em: Reporte de Operação Centro de Trabalho (SF0303).

Reporta MOB Automático

Quando assinalado, ao reportar uma ordem de produção, com reporte de MOB pelo real, indica que o sistema gera automaticamente os movimentos de mão de obra, com base no tempo informado.

Mais informações em: Reporte de Operação Centro de Trabalho (SF0303) .

Reporte de Parada Atualiza Movimentos de GGF

Quando selecionado, indica que serão atualizados automaticamente os movimentos de Gastos Gerais de Fabricação (GGF) quando houver um reporte de parada no centro de trabalho do Chão de Fábrica.

Alerta Inviabilidade de Integração de Ordens CP e SFC

Quando assinalado, indica que ao criar uma ordem por intermédio da função Manutenção Ordem Produção (CP0301), e esta por algum motivo ser impedida de gerar os dados do Chão de Fábrica (falta de operações, grupos de máquina sem a parametrização adequada), será apresentada advertência ao operador de que esta ordem não será integrada com o Chão de Fábrica.
Gera GGF/MOD prep com reporte Padrão

Quando assinalado, ao reportar uma ordem cujo tipo de reporte de GGF/MOD estiver parametrizado como "Padrão" na Atualização de Ordens de Produção (CS0302), o tempo de preparação da Operação apontada será somado ao tempo padrão da operação.

Nota
titleNota:

Algumas considerações referentes ao funcionamento desse parâmetro:

  • Para ordens com reporte por Operação/Ponto de controle, apenas o primeiro apontamento de cada split irá considerar o tempo de preparação. Reportes subsequentes serão calculados apenas com base no tempo padrão da operação.
  • Para ordens com reporte por Ordem, a preparação só será contabilizada após o reporte da última operação, que é quando ocorre a criação do produto acabado.

Informações
titleImportante:
O parâmetro é exclusivo do módulo do Chão de Fábrica. Reportes por meio da Produção (CP0311) não serão abrangidos.

Usa Padrão em Operações não reportadas

Quando assinalado, permite a geração de movimento de MOB / GGF não reportados, utilizando os dados padrões de tempo da operação, para uma Ordem de Produção com MOB/GGF que utilizam o reporte Real.

Quando a OP for de reporte por ORDEM e o parâmetro "Usa Padrão nas Operações não reportadas" estiver assinalado:

  • Somente para as operações que tiverem o GM assinalado como Reportado é que será possível o reporte, não importando a sequência da rede-pert existente, se assim estiver parametrizado. Caso esteja selecionado o parâmetro “Considera Rede-Pert para Reporte por Ordem”, então somente as operações com GM Reportado, obedecerão a rede-pert.
  • Se a ordem de produção for pelo Padrão (MOB/GGF), ao reportar uma operação gera o reporte (MOB/GGF) desta operação sempre e de todas as antecessoras.
  • Se for pelo Real (MOB/GGF), ao reportar uma operação, somente não gerará o reporte MOB/GGF caso seja eliminado o registro criado automaticamente no browse. Se houver operação antecessora à reportada e que o GM não seja Reportado, será gerado um reporte automático (MOB/GGF), como se a OP fosse pelo Padrão (mesmo que a OP seja pelo Real).
  • Caso haja mais operações antecessoras nas quais o GM não seja Reportado, será gerado conforme item (c) até encontrar uma operação em que o GM seja Reportado. (Exemplo: as operações 10, 20, 30, 40 e 50 tem respectivamente a seguinte sequência na rede pert: 10 -> 20 -> 30 -> 40 -> 50, sendo que somente as operações 20 e 50 possuem GM que Reporta. Nesta situação, somente estas duas operações podem ser reportadas, e caso a operação 50 seja primeiramente apontada, e sendo a OP pelo Padrão, automaticamente para as operações 40 e 30, também serão gerados reportes pelo Padrão. Se a OP for pelo Real e o reporte de MOB/GGF não tiver sido eliminado do browse, também gerará automaticamente os reportes para 40 e 30 pelo Padrão. Já na operação 10, seu reporte será gerado automaticamente, somente após reporte da operação 20).

Quando a OP for de reporte por OPERAÇÃO e o parâmetro "Usa Padrão nas Operações não reportadas" estiver assinalado:

  • Todas as operações são reportadas, independentemente do GM estar ou não como Reportado. A rede-pert deve estar consistente e a sequência das operações será respeitada.Os reportes de MOB/GGF são gerados, conforme os conceitos Real/Padrão, e somente para a operação reportada no momento.

Quando a OP for por PONTO DE CONTROLE e o parâmetro Usa Padrão nas Operações não reportadas estiver marcado:

  • Somente as operações que possuam ponto de controle poderão ser reportadas, independentemente do GM estar ou não como Reportado. A rede-pert deve estar consistente e a sequência dos pontos deve ser respeitada.
  • Se a ordem de produção for pelo Padrão (MOB/GGF), ao reportar uma operação gera o reporte (MOB/GGF) desta operação sempre e de todas as antecessoras.
  • Se for pelo Real (MOB/GGF), ao reportar uma operação somente não gerará o reporte MOB/GGF caso seja eliminado o registro criado automaticamente no browse. Se houver operação antecessora à reportada e que o GM não seja Reportado, será gerado um reporte automático (MOB/GGF), como se a OP fosse pelo Padrão (mesmo que a OP seja pelo Real).
  • Caso haja mais operações antecessoras que não sejam Ponto de Controle, será gerado conforme ponto (c), até encontrar uma outra operação Ponto de Controle. (Exemplo: as operações 10, 20, 30, 40 e 50 seguem respectivamente essa sequência na rede-pert:, sendo que somente as operações 20 e 50 são Pontos de Controle. Nesta situação, a operação 20 será a primeira reportada, e caso a OP for pelo Real (MOB/GGF), somente não gerará reportes, na operação antecessora 10, caso o reporte MOB/GGF desta operação seja eliminado do browse. Ao reportar o próximo ponto, na operação 50, seguirá a mesma regra para geração dos reportes de MOB/GGF nas operações 30 e 40).

Nos três casos acima, em que o parâmetro estiver selecionado, a data e hora de término dos reportes automáticos de MOB/GGF serão exatamente as mesmas da operação que as deu origem. Já a data e hora de início serão obtidas subtraindo do término o tempo de execução da operação que foi gerada automaticamente.

Sumarização Automática

Quando assinalado, todas as ordens de produção cujo tipo de reporte seja diferente de ITEM e a sua linha de produção for do tipo Linha de Processo, a sumarização se dará na abertura da ordem, automaticamente, com o objetivo de facilitar o uso caso o cliente não trabalhe com transferência de material sumarizado.

Reporta com quantidade zero

Quando assinalado, permitirá o reporte apenas de tempo e não de quantidade.

Gera GGF/MOD para preparação

Quando assinalado, determina que do tempo gasto para preparação serão apropriadas horas de GGF/MOD para a ordem de produção.

Os parâmetros Reporta GGF ou Reporte MOD devem estar pelo real para que seja possível a geração dos tempos de preparação.

Não será descontado tempo de parada no tempo GGF/MOD referente a preparação.

Gera GGF/MOD proporcional por equipe

Quando assinalado, determina que o tempo de GGF/MOD será multiplicado pelo número de operadores presentes na equipe.

Exemplo:

Apontamento 08:00 – 10:00

Tempo de Apontamento – 2h
Equipe – X1 – Número de Operadores na equipe – 3
Tempo de GGF – 6h (Se o processador do grupo de máquina for manual)
Tempo de GGF – 2h (Se o processador do grupo de máquina for diferente de manual)
Tempo de MOD – 6h (Independente do tipo de processador do grupo de máquina)

Informações
titleImportante:

O parâmetro reporta GGF ou Reporte MOD devem estar pelo real para que seja possível a geração dos tempos proporcionais.

Controle de Medições

Quando assinalado, determina que os movimentos serão considerados para medição. 

Nota
titleNota:

Ao selecionar o parâmetro "Controle por Medição" pela primeira vez, serão criados todos os tipos de movimentos na tabela esp-medicao, isso para que como padrão seja sugerido "Sim" para todos os tipos de movimentos.

Reporte de Parada Atualiza Movimentos MOB

Quando assinalado, define que o apontamento de mão de obra será atualizado quando houver apontamento de parada.

Reporta para mais de um Centro de TrabalhoQuando assinalado, indica que a operação continua disponível para todos os centros de trabalho do grupo de máquina mesmo após o primeiro reporte.

Parâmetros Chão Fábrica – Pasta Integração

Objetivo da tela:

Realizar a definição dos parâmetros de integração com outros programas do Produto EMS.

Integração - Manutenção Industrial (Paradas Programadas)

O objetivo da integração com a Manutenção Industrial "Paradas Programadas" é buscar as ordens de manutenção firmes e transformá-las em Paradas Programadas no Chão de Fábrica, com o intuito de permitir um melhor planejamento das atividades e apuração da disponibilidade planejada dos centros de trabalho.

Serão considerados a Data Prevista de Manutenção e o Tempo de Parada para o processo de integração.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Integração Manutenção Industrial (Paradas Programadas)
Tipo de Integração

Selecionar o tipo de integração (Produção x Manutenção), podendo ser:

  • Não Integrado - Indica que não será realizada a integração de paradas programadas com o Chão de Fábrica;
  • Integração On-Line - Para toda e qualquer manutenção pendente, que os equipamentos estejam relacionados ao centro de trabalho ou estrutura de equipamentos, desde que o equipamento da estrutura pare para o Equipamento Pai - Quem-Para-Equipamento (MI1008) e que tenha tempo de parada maior que zero, será criada uma parada programada no Chão de Fábrica, desde que a data da parada seja maior ou igual ao dia de hoje. Com o parâmetro "Integração On-line" toda e qualquer ordem válida será integrada automaticamente com o Chão de Fábrica;
  • Integração com Confirmação - Para qualquer integração válida, será necessária uma confirmação por intermédio da Interface de Monitor de Integração da Manutenção (SF0312), permitindo a alteração de datas e tempos previstos, possibilitando uma maior flexibilização do processo.
Nota
titleNota:

O tempo de parada será considerado Tempo de Parada da Ordem e somente serão verificadas as horas paradas informadas na ordem de manutenção. Caso esta seja maior que zero, a ordem será considerada válida para integração.
O Tempo de Parada será considerado em tempo corrido e por intermédio da Integração com Confirmação será possível alterar os tempos conforme necessário.
Somente serão consideradas as ordens de manutenção cujo Tipo de Manutenção (CD0580) esteja selecionada a opção Gera Parada Progda (SFC).

Integração Manutenção Industrial (Paradas Programadas)

Hora de Início de Manutenção

Selecionar o horário de início da Manutenção, conforme descrito a seguir: 

  • Início do Turno do Centro de Trabalho;
  • Hora Informada (Exemplo 07:00 horas);
  • Hora da Alocação.
Nota
titleNota:

A opção Hora da Alocação somente estará disponível caso o Módulo Planejamento da Manutenção (se estiver usando o release 2.04) ou o módulo Programação da Mão de Obra (se estiver usando o release 2.05) estiverem implantados.

No caso de integração com confirmação o sistema irá sugerir a Hora de Início, podendo o planejador/responsável pelas manutenções definir um horário de Início e Fim adequado conforme o tempo de parada. Caso a data de Início da Manutenção, definida na integração for diferente da ordem de manutenção, o sistema alterará a Data da Manutenção automaticamente.

Motivo Padrão Parada

Inserir o motivo padrão de integração da Manutenção Industrial com o Chão de Fábrica.

 Parâmetros Chão Fábrica – Pasta RH

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros de integração com o Recursos Humanos da empresa exportando os parâmetros.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Integração

Inserir parâmetros para conexão do banco do RH.

API Importação

Inserir programa para integração com aplicativo de RH.


Nota
titleNota:

A API utilizada para a integração é a fpapi004.p.

Na função Manutenção Operadores de Fábrica (SF0108), com acionamento do botão “Importação” é apresentada a tela Importação Operadores (SF0108A), na qual é indicado para quais áreas e centros de custo os operadores serão exportados.

Parâmetros Chão Fábrica – Pasta Aloc. Ativid.

Objetivo da tela:

Definir o catálogo de backup e indicar o caminho físico onde são encontrados os arquivos auxiliares ao processo de Alocação de Atividades (Cenários, Relatórios de Exceção).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Catálogo Backup

 Exibe o código do catálogo.

Path Backup

Exibe o caminho físico onde serão armazenados os arquivos de cenário e relatórios do usuário que foram gerados pelo processo de Alocação de Atividades.


Conteúdos Relacionados:

Reporte de Operação de Centro de Trabalho (SF0303)

Manutenção de Calendários Genéricos (CD0210)

Manutenção de Modelos de Turnos (CD0411)

Monitor de Integração da Manutenção (SF0312)