Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.



Objetivo:Cadastrar e configurar os Processos de Beneficiamento por Cultura / Ocupação e Unidade Administrativa.


Dados:


Campos Obrigatórios:

  • Código: Código do Processo de Beneficiamento. O código do Processo deve ser único. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Abreviada: Descrição Abreviada do Processo de Beneficiamento. A descrição abreviada deve ser única. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Completa: Descrição Completa do Processo de Beneficiamento. A descrição completa deve ser única. (tamanho do campo: 30 caracteres).
  • Ocupação: Cultura / Ocupação a qual pertence o Processo de Beneficiamento. A Cultura / Ocupação deve estar previamente cadastrada.
  • Tipo de Processo Anterior: Indica qual é o Tipo do Processo Anterior.
    • Ordem de Colheita: Indica que o processo anterior é a Ordem de Colheita. Quando informado que o processo anterior é a Ordem de Colheita, a guia Processos Anteriores fica desabilitada.
    • Pesagem: Indica que o processo anterior é a Pesagem de Matéria Prima. Quando informado que o processo anterior é a Pesagem, a guia Processos Anteriores fica desabilitada.
    • Outro Processo: Indica que o processo anterior é outro Processo cadastrado para a Cultura / Ocupação. Quando informado que o processo anterior é Outro Processo, a guia Processos Anteriores fica habilitada e o usuário necessita informar ao menos um Processo Anterior.
  • Permite repetir Lote/Número em Processo Anterior: Indica se permite repetir Lote/Número em Processo Anterior. Se marcado indica que SIM.

Exemplo que permite repetir Lote/Número em processo Anterior: Pode haver processo "Beneficiamento" que possui processo Anterior "Ordem de Colheita" e o processo "Beneficiamento" pode estar configurado para permitir mais de um apontamento de "Beneficiamento" para a mesma "Ordem de Colheita".
Exemplo que NÃO permite repetir Lote/Número em processo Anterior: Pode haver processo "Beneficiamento" que possui processo Anterior "Pesagem" e o processo "Beneficiamento" pode estar configurado para NÃO permitir mais de um apontamento de "Beneficiamento" para a mesma "Pesagem".

  • Informar ao menos um Processo Anterior: Indica se é necessário informar ao menos um Processo Anterior. Quando marcado indica que SIM, ou seja, no apontamento do Processo é necessário informar ao menos um Processo Anterior.
  • Produção Colhida: Indica se o processo será registrado para informar a produção colhida (produto in natura). Quando marcado indica que SIM, ou seja, no apontamento do Processo será informada a produção colhida do produto matéria prima. Quando configurado para informar a produção colhida, no apontamento de beneficiamento será necessário informar a quantidade do produto colhido e o sistema irá carregar automaticamente o produto a que se refere à matéria prima (produto matéria prima relacionado à variedade da Ordem de Colheita, se não possuir produto matéria prima relacionado à variedade será assumido o produto matéria prima relacionado à Cultura / Ocupação).O sistema irá impedir que o usuário cadastre um Processo de Beneficiamento configurado como Produção Final e Produção Colhida ao mesmo tempo.
  • Produção Final: Indica se o processo será registrado para informar a produção final (produto beneficiado / acabado). Quando marcado indica que SIM, ou seja, no apontamento do Processo será informada a produção final. Quando configurado para informar a produção final, no apontamento de beneficiamento será necessário informar a quantidade do produto beneficiado / acabado e o sistema irá permitir somente as Classificações / Produtos configurados para o Processo, se possuir somente uma Classificação configurada para o Processo o sistema já irá carregá-la automaticamente. A guia Classificações somente fica habilitada se o processo estiver configurado para informar a Produção Final, caso contrário a guia Classificações ficará desabilitada e sem registros. O sistema irá impedir que o usuário cadastre um Processo de Beneficiamento configurado como Produção Final e Produção Colhida ao mesmo tempo.
  • Integra com o ERP: Indica se para o processo será realizada integração com ERP (entrada em estoque). Quando marcado indica que SIM. Campo habilitado somente quando configurado para informar "Produção Colhida" ou "Produção Final", caso contrário esse campo ficará desabilitado e desmarcado. A integração com o ERP é executada no Encerramento da Ordem de Produção.
  • Permite Finalizar e Integrar: Indica se poderão ser finalizados/integrados os apontamentos de beneficiamento. Configuração habilitada somente quando o Processo estiver configurado que integra com o ERP.
  • Considerar Produções no Processamento de Receitas: Indica se as Pesagens serão consideradas como Produções no momento de realizar o Processamento de Receitas dos Locais de Produção.


Unidades:
Objetivo:Configurar para quais Unidades Administrativas o Processo estará disponível.


Campos Obrigatórios:

  • Unidade Administrativa: Unidade Administrativa para a qual o Processo pertence. A Unidade Administrativa deve estar previamente cadastrada. Não será permitido registrar mais de uma vez a mesma Unidade Administrativa para o registro corrente.
  • Ativo: Indica se o processo está Ativo para a Unidade Administrativa. Quando marcado indica que SIM está ativo. No apontamento de beneficiamento somente será permitido apontar processos que estão ativos para a Unidade Administrativa corrente.


Demais Campos:

  • Data de Inativação: Data de Inativação do Processo. Campo habilitado e obrigatório somente quando o processo estiver marcado como Inativo, caso contrário, o campo fica desabilitado e sem valor. No apontamento de beneficiamento somente será permitindo apontar para Processos que estejam Ativos ou Inativos com Data de Processo anterior à Data de Inativação. Não é permitido inativar Processo com Data anterior às Datas já registradas para o Processo.


Demais validações:

  • Não é permitido excluir Unidade Administrativa se já possuir apontamento de beneficiamento para a Unidade.
  • Não é permitido alterar a Unidade Administrativa se já possuir apontamento de beneficiamento para a Unidade.


Processos Anteriores:
Objetivo:Configurar os processos anteriores ao processo corrente para manter a rastreabilidade entre os mesmos. A guia "Processos Anteriores" somente é habilitada quando o processo corrente tiver o "Tipo de Processo Anterior" configurado como "Outro Processo". No apontamento de beneficiamento o sistema já irá carregar os processos configurados como Anteriores para que o usuário informe o número correspondente a cada um.


Campos Obrigatórios:

  • Processo: Processo anterior ao processo atual. O processo anterior deve estar previamente cadastrado para a Cultura / Ocupação do processo corrente. O processo anterior deve ser diferente do processo corrente. Não pode registrar mais de uma vez o mesmo processo como processo anterior para o registro corrente.
  • Obrigatório: Indica se o processo Anterior é obrigatório. Quando marcado indica que SIM é obrigatório, e no apontamento de beneficiamento para o processo é necessário informar o processo anterior.
  • Único número (um para um): Indica se no apontamento de beneficiamento permite mais de um registro para o mesmo processo anterior. Se no processo "P1" possui o processo Anterior "P2" e se para cada registro do processo "P1" permitir mais de um registro do processo Anterior "P2" indica que ele não é único.


Por exemplo: Processo de "Benefício de Café" pode receber do processo Anterior "Tulha" o Lote "T1" e Lote "T2".
Demais validações:

  • Um Processo não pode ser Anterior a um Processo e ao mesmo tempo tê-lo como seu Processo Anterior.


Classificações:
Objetivo:Configurar as Classificações de produtos permitidas para o Processo. A guia "Classificações" somente é habilitada quando o Processo estiver configurado para informar a Produção Final, caso contrário a guia fica desabilitada e sem valores.


Campos Obrigatórios:

  • Classificação: Classificação permitida para o Processo. A Classificação deve estar previamente cadastrada para a Cultura / Ocupação do Processo. Não é permitido informar a mesma Classificação mais de uma vez para o mesmo Processo.
  • Obrigatória: Indica se a Classificação é obrigatória. Quando marcado indica que SIM é obrigatória, e no apontamento de beneficiamento para o processo é necessário informar ao menos um registro com a classificação. No apontamento de beneficiamento o sistema já irá carregar as classificações definidas como obrigatória para que o usuário informe a quantidade de produto produzido segundo a classificação.
  • Informar Peso Médio: Indica se é necessário informar o Peso Médio para a Classificação. Quando marcado indica que SIM é obrigatório informar o Peso Médio no apontamento de beneficiamento.


Campos Pré-Definidos:
Objetivo:Configurar os campos Pré-Definidos para o processo de Beneficiamento indicando se cada campo é obrigatório, visível, habilitado, tipo de unicidade e valor padrão.


Campos Obrigatórios:

  • Campo: Campo que será configurado. Esse campo é pré-definido (o usuário não pode incluir ou excluir nos campos e nem alterar sua descrição. Campo desabilitado.

Campos disponíveis:

    • Número: Número do Lote/Boletim ao que se refere o apontamento de beneficiamento.
    • Data/Hora do Processo: Data e hora em que foi realizado o processo de beneficiamento.
    • Data de Movimento: Data de movimento a que se refere o apontamento de beneficiamento.
    • Ordem de Colheita: Número da Ordem de Colheita a que se refere o apontamento de beneficiamento.
    • Número de Pesagem: Número de Pesagem a que se refere o apontamento de beneficiamento.
    • Ordem de Produção: Número da Ordem de Produção a que se refere o apontamento de beneficiamento.
  • Obrigatório: Indica se o campo é obrigatório no apontamento ou não. Quando marcado indica que é obrigatório. Alguns campos já são pré-definidos como obrigatórios, nesse caso o campo fica marcado de desabilitado. Campos pré-definidos como obrigatórios: "Número", "Data/Hora do Processo" e "Data de Movimento".
  • Visível: Indica se o campo é visível no apontamento ou não. Quando marcado indica que é visível.
  • Habilitado: Indica se o campo fica habilitado no apontamento ou não. Quando marcado indica que o campo fica habilitado. Campo habilitado somente quando configurado como Visível.
  • Unicidade: Indica o tipo de Unicidade do campo. Campo habilitado somente quando o campo Pré-Definido exigir unicidade no processo, caso contrário o campo fica sem valor e desabilitado. Campo que exige unicidade: "Número" e este, é inicializado com tipo Processo/Unidade Administrativa.

Possíveis tipos de unicidade:

    • Processo: Indica que deve ser único para todo o processo.
    • Processo/Unidade Administrativa: Indica que deve ser único por Processo e Unidade Administrativa.
  • Valor Padrão: Indica qual é o valor padrão para o campo no apontamento de beneficiamento. Os possíveis valores dependem do campo pré-definido:
    • Data de Movimento: Poderá ser informado o texto TODAY() "(+ ou -)n". Exemplo: Se no apontamento de beneficiamento desejar que o valor padrão seja o dia anterior ao dia em que se está apontando há que informar o valor padrão TODAY()-1.
    • Data/Hora do Processo: Poderá ser informado o texto NOW(). Exemplo: Se no apontamento de beneficiamento desejar que o valor padrão seja a hora em que se está apontando há que informar o valor padrão NOW().
    • Número (Por padrão, é inicializado com opção Sequencial por Unidade Administrativa):

Opções disponíveis.

      • Mesmo valor do processo anterior: Indica que receberá o mesmo valor do campo "Número" referente ao Processo anterior.
      • Sequencial: Incida que será um número seqüencial para o Processo, ou seja, um número seqüencial para todas as unidades administrativas.
      • Sequencial por Unidade Administrativa: Indica que será um número sequencial por Processo e Unidade Administrativa.


Demais Funcionalidades:

  • Botão " ": Os botões de rolagem localizados na grid são utilizados para ordenar os Campos Pré-Definidos. A ordem dos campos indica como os mesmos serão ordenados no apontamento de beneficiamento.


Níveis de Variáveis:
Objetivo:Configurar os Níveis Hierárquicos (Grupos) de Variáveis para que no apontamento de beneficiamento as variáveis sejam agrupadas segundo o seu Nível/Grupo de Variável. O Nível de Variável é utilizado no cadastro de Variáveis do Processo.


Campos Obrigatórios:

  • Código: Código do Nível de Variável. O Código do Nível deve ser único para cada Processo. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Abreviada: Descrição Abreviada do Nível de Variável. A Descrição Abreviada deve ser única para cada Processo. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Completa: Descrição Completa do Nível de Variável. A Descrição Completa deve ser única para cada Processo. (tamanho do campo: 30 caracteres).


Demais Campos:

  • Nível Superior: Nível Hierárquico Superior ao nível corrente. O Nível Superior deve estar previamente cadastrado para o Processo corrente e o código do Nível Superior deve ser diferente do Nível corrente.


Exemplo:
Nível 1
Variável 1
Variável 2
Nível 2
Nível 3
Variável 3
Variável 4
Variável 5
Demais validações:
Não será permitido que exista referências cíclicas entre os Níveis, como um Nível estar abaixo de si mesmo indiretamente, como no exemplo abaixo:
NÍVEL A
NÍVEL B
NÍVEL C
NÍVEL A

 

Variáveis:
Objetivo:Configurar variáveis associadas ao Processo para serem informadas no apontamento de beneficiamento.


Campos Obrigatórios:

  • Código: Código da Variável. O Código da Variável deve ser único para cada Processo. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Abreviada: Descrição Abreviada da Variável. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Completa: Descrição Completa da Variável. (tamanho do campo: 30 caracteres).
  • Tipo de Dado: Tipo de dado que representa a variável.

Tipos:

    • Caracter: Indica que a variável é do tipo texto. Quando a variável é do tipo caracter, no apontamento pode apontar no máximo 30 caracteres.
    • Numérico: Indica que a variável é do tipo numérico, nesse caso é obrigatório informar o número de decimais. Quando a variável é do tipo numérico, no apontamento pode apontar no máximo 8 inteiros e 4 decimais.
    • Data: Indica que a variável é do tipo Data.
    • Cadastro: Indica que a variável do tipo Cadastro, nesse caso é obrigatório informar a qual Cadastro se refere.
    • Data/Hora: Indica que a variável é do tipo Data/Hora.
    • Hora: Indica que a variável é do tipo Hora.
  • Cadastro: Cadastro relacionado à variável. Campo obrigatório quando o Tipo de Dado é Cadastro.

Opções de cadastro:

    • Funcionário.
    • Equipamento.
    • Tabelas Auxiliares.
  • Tabela Auxiliar: Indica qual a Tabela Auxiliar será utilizada para a variável. No apontamento de Beneficiamento o valor informado para variável que possui o Cadastro “Tabela Auxiliar” será validado com a Tabela Auxiliar, e também possuirá caixa de diálogo para consultar os registros da Tabela Auxiliar. Campo habilitado e obrigatório somente quando o Cadastro for “Tabela Auxiliar”. A tabela Auxiliar deve estar previamente cadastrada. (Tamanho do campo: 10 caracteres).

  • Número de Decimais: Número de decimais para campo do tipo numérico. Campo obrigatório quando o Tipo de Dado é Numérico. Valor padrão 0 (zero). O número de decimais permitidos é de 0 (zero) até 4 (quatro).
  • Tipo da Variável: Indica qual é o tipo da variável (Digitada ou Calculada).

Comportamento dos campos quando a variável é do tipo Digitada:

    • Campo Visível fica marcado e desabilitado.
    • Campo Fórmula fica desabilitado e sem valor.


Comportamento dos campos quando a variável é do tipo Calculada:

    • Campo Visível fica habilitado.
    • Campo Fórmula fica habilitado.

 

  • Obrigatório: Indica se ao variável é obrigatória. Quando marcado indica que é obrigatória.
  • Visível: Indica se a variável ficará visível no apontamento de beneficiamento. Campo habilitado somente quando a variável é do tipo Calculado, caso contrário, o campo fica marcado e desabilitado.
  • Negrito: Indica se a variável será visualizada em negrito no apontamento de beneficiamento. Quando marcado indica que será visualizada em negrito (funcionalidade útil para quando se necessita criar variável totalizadora).
  • Fórmula: Fórmula para quando a variável é do tipo Calculado. (tamanho do campo: 250 caracteres).


As variáveis utilizadas na fórmula devem estar entre colchetes. Para a fórmula é possível configurar cálculos simples com as variáveis, por exemplo, para a variável "Soma das Variáveis P1 e P2":
[P1]+[P2]
Também é possível realizar cálculos mais complexos utilizando a sintaxe das fórmulas de Excel, para referenciar outras variáveis, estas devem ser colocadas entre colchetes '[]'.
Exemplo de fórmula:
IF( TIME(HOUR(NOW());MINUTE(NOW());SECOND(NOW())) > TIME(18;0;0) ; TODAY()+1 ; TODAY() )
A fórmula acima irá retornar a data atual caso ainda não seja 18 horas, se possou desse horário, irá retornar a data atual mais um dia.
Demais Campos:

  • Nível: Nível Hierárquico/Grupo a que pertence a Variável. No apontamento de beneficiamento as variáveis serão agrupadas de acordo com o Nível a que pertencem. O Nível deve estar previamente cadastrado para o Processo.


Exemplo:
Nível 1
Variável 1
Variável 2
Nível 2
Nível 3
Variável 3
Variável 4
Variável 5

  • Unidade de Medida: Unidade de Medida que representa a Variável. Campo habilitado quando o tipo da variável é Numérico. No apontamento de beneficiamento a Unidade de Medida é demonstrada ao lado de seu valor. A Unidade de Medida deve estar previamente cadastrada.



Demais Funcionalidades:
Botão " ": Os botões de rolagem são utilizados para ordenar as Variáveis. A ordem das variáveis indica como as mesmas serão ordenadas no apontamento de beneficiamento.


Permissões:
Objetivo:Configurar os Grupos de Usuários e Usuários que possuem permissão ao Processo.


Grupos de usuários:

  • Permite configurar quais os Grupos de Usuários terão acesso ao Processo.


Exceções:
Permite configurar quais os usuários deverão ser tratados como exceção.

  • ID usuário: Usuário que será tratado como exceção.

Permite (Sim/Não): Indica como será tratada a exceção para o usuário (Sim-Indica permissão para o usuário independente se o Grupo do Usuário está ou não configurado para permitir acesso. Não-Indica que o usuário não possui permissão para o Processo independente se o Grupo do Usuário está ou não configurado para permitir acesso).


Relatório:
Objetivo:Visualizar os Processos de Beneficiamento cadastrados por Cultura/Ocupação.

Campos:

  • Ocupação: Cultura / Ocupação a qual pertence o Processo. Campo de Agrupamento para o relatório. Ordenado pelo Código da Ocupação.
  • Código: Código do Processo. Campo utilizado para ordenação do relatório.
  • Descrição Completa: Descrição Completa do Processo.
  • Produção Colhida: Indica se o processo será registrado para informar a produção colhida (produto in natura).
  • Produção Final: Indica se o processo será registrado para informar a produção final (produto beneficiado / acabado).
  • Integra com o ERP: Indica se para o processo será realizada integração com ERP (entrada em estoque).


Filtros:
Filtros não obrigatórios:

  • Código: Código do Processo.
  • Descrição: Descrição Completa do Processo.
  • Ocupação: Ocupação do Processo.

Filtros obrigatórios:

  • Integração com ERP: Indica se o Processo integra com o ERP ou Não.
  • Sim: Filtra os processos que integram com o ERP.
  • Não: Filtra os processos que não integram com o ERP.
  • Ambos: Filtra os processos que integram ou não com o ERP. Valor padrão.
  • Produção Colhida: Indica se o Processo é utilizado para registrar Produção Colhida.
  • Sim: Filtra os processos configurados para registrar Produção Colhida.
  • Não: Filtra os processos não configurados para registrar Produção Colhida.
  • Ambos: Filtra os processos configurados ou não para registrar Produção Colhida. Valor padrão.
  • Produção Final: Indica se o Processo é utilizado para registrar Produção Final (beneficiada).
  • Sim: Filtra os processos configurados para registrar Produção Final.
  • Não: Filtra os processos não configurados para registrar Produção Final.
  • Ambos: Filtra os processos configurados ou não para registrar Produção Final. Valor padrão.