Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Datasul

Versões:

12.1.19 ou Superior

Ocorrência:

Descrever a Integração do TMS Protheus x Contras a Receber Datasul

Passo a passo:

  • Qual o Objetivo desta Integração ?
    No TMS Protheus são registrados os Conhecimentos de Transportes, ou CT-e’s, que são a representação legal do transporte realizado. É através deste documento, que a Empresa realiza a cobrança contra o Cliente. Esta cobrança é realizada através de uma Fatura, que pode conter um ou mais Conhecimentos dependendo da configuração de cada Cliente.
    No processo de Geração de Faturas no TMS Protheus é realizada uma integração com o Contas a Receber do Datasul, para geração de Títulos que irão representar a Fatura a ser cobrada do Cliente.

  • Existe um pré-requisito para utilização desta Integração ?
    Sim, o Datasul deve estar configurado como um "Operador Logístico". Detalhes sobre esta configuração podem ser encontradas aqui: DUFN0025 - Parâmetros Gerais da Integração do Operador Logístico.

  • Como as informações são trocadas entre as Linhas Protheus e Datasul ?
    Para realizar a comunicação das informações entre as linhas Protheus e Datasul é utilizada a funcionalidade EAI, através da troca de mensagem XML, utilizando o Conceito de Mensagem Única TOTVS.

  • Se as informações de Cadastro de Empresa, Estabelecimento, Moeda e Cliente forem diferentes entre o Protheus e o Datasul, com as informações serão traduzidas ?
    Quando o EAI do Datasul recebe uma mensagem do Protheus, realiza a tradução dos Códigos de Empresa e Estabelecimento através do conceito de "de-para" configurado no próprio EAI do Datasul. Neste processo, os códigos são traduzidos para a Empresa/Estabelecimento do Foundation e do Industrial. Depois disto, os códigos são traduzidos novamente, utilizando o conceito de Matriz de Tradução Organização Externa, já existente no Financeiro. A Matriz de Tradução utilizada neste processo, será a que estiver parametrizada na Rotina “Parâmetros do Operador Logístico” (cd00596). Caso a Matriz não tenha sido informada nos Parâmetros, será utilizada a matriz padrão chamada “EMS2”.
    No caso da Moeda, será utilizada a Matriz de Tradução de Finalidade Externa parametrizada na Matriz de Tradução Organização Externa descrita no processo acima.
    No caso do Cliente, o relacionamento do Código poderá ser feito de duas formas, utilizando Códigos Difentes ou Códigos Únicos entre as Linhas. Detalhes sobre esta configuração, podem ser encontradas aqui: DUFN0025 - Parâmetros Gerais da Integração do Operador Logístico (ver Pergunta: "Para os Cadastros de Cliente e Fornecedor, como é realizado o Controle do Código ?").

  • Nesta integração, é possível gerar mais de um Título no Contas a Receber para a mesma Fatura ?
    Sim, isto será determinado pela Condição de Pagamento do Cliente. Se for "a vista", será gerada apenas um Título, se for "parcelada", será gerado um Título para cada Parcela, respeitando os vencimentos.

  • Depois que o Título foi gerado no Contas a Receber, é possível saber, diretamente no Financeiro, quais Conhecimentos fazer parte da Fatura ?
    Sim. Juntamente com as informações da Fatura, o TMS Protheus envia ao Datasul a Lista de Conhecimentos pertencentes a ela. Esta lista, é incluída no Histórico do Título.

  • E no TMS Protheus, eu consigo consultar as informações dos Títulos gerados no Contas a Receber ?
    Sim. Após a Geração dos Títulos, o Datasul devolve as informações dele para o Protheus. Estas informações são armazenadas no Histórico da Fatura.

  • No Contas a Receber, consigo diferenciar os Títulos implantados diretamente e os provenientes do TMS Protheus ?
    Sim. Os Títulos gerados a partir desta integração, ficam com o campo origem igual a "TMS".

  • Se a Fatura for alterada no TMS, para por exemplo inclusão de um novo Conhecimento, o que acontece com o Título no Contas a Receber ?
    Se a Fatura for alterada no TMS Protheus, será realizada uma nova integração com o Contas a Receber, passando as novas informações. Os Títulos vinculadas a Fatura serão estornados, e serão gerados novos Títulos com as novas informações enviadas. A chave do Título será a mesma, apenas será incrementada a parcela.

  • E se a Fatura for Cancelada na TMS ?
    Se a Fatura for cancelada no TMS Protheus, os Títulos relacionados a ela serão Estornados. Lembrando que, serão realizadas todas a validações padrões já existes o produto relacionadas ao estorno, por exemplo, se o Título já foi Baixado, ele não poderá ser Estornado, neste caso, o Cancelamento da Fatura não será permitido.

  • Como nesta integração os Títulos estarão no Contas a Receber Datasul, ainda será possível emitir o DOCCOB no TMS Protheus ?
    Sim. Após a Geração dos Títulos no Contas a Receber, o Datasul irá devolver as informações de Cobrança (Juros, Desconto, Banco e etc...) para o TMS Protheus, desta forma, será possível gera o DOCCOB lá.

  • Como é feita a Geração dos Títulos no Contas a Receber ?
    Os Títulos poderão ser gerados de duas formas no Contas a Receber, através de uma Inclusão ou uma Substituição, isto será determinado conforme a integração dos Conhecimentos de Transporte com o Módulo de Faturamento do Datasul.
    Para cada Conhecimento registrado no TMS Protheus, será realizada uma integração com o Módulo de Faturamento do Datasul, para geração de uma Nota Fiscal. A Natureza de Operação desta Nota Fiscal poderá estar parametrizada para gerar ou não Financeiro (Parâmetro: “Emite Duplicata”). Caso a Natureza esteja parametrizada para emitir duplicada, será gerado um Título no Contas a Receber, que irá representar o Conhecimento de Transporte. Para esta integração do Faturamento com o Contas a Receber, serão utilizadas as mesmas regras já existentes hoje, no que diz respeito as informações para criação do Título (Espécie, Série, Rateio Contábil, etc...).
    No momento da Integração da Fatura do TMS como o Contas a Receber, será verificado se os Conhecimentos da Fatura possuem Títulos relacionados (Títulos gerados a partir da Nota Fiscal). Caso afirmativo, os Títulos de Conhecimentos serão baixado através de uma Substituição, para geração de um novo Título que irá representar a Fatura. Caso os Conhecimentos não tenham Títulos relacionados, será gerado o Título de Fatura através de uma inclusão normal.
    Para um melhor entendimento, segue abaixo um diagrama demonstrando o processo:


  • O que acontece se, em uma mesma Fatura existem Conhecimentos que foram integrados com o Financeiro (através da Nota Fiscal) e que não integraram ?
    Não será permitido incluir a Fatura. Não podem existir, em uma mesma Fatura, Conhecimentos que estejam relacionados a Notas Fiscais com parametrização diferente (que atualizam ou não o Financeiro).

  • Como é determinado a Chave do Título (Estabelecimento, Espécie, Série, Número e Parcela) que será gerado no Contas a Receber a partir da Fatura ?
    O Estabelecimento do Título será o Estabelecimento de Débito da Fatura, caso ele não tenha sido informado, será considerado o Estabelecimento de Geração da Fatura.
    O Número do Título terá o mesmo número da Fatura gerada no TMS Protheus.
    A Parcela será um Sequencial conforme número de Parcelas da Condição de Pagamento do Cliente.
    Para determinar a Espécie e a Série, serão utilizados as seguinte Rotinas:
    Recebimento Padrão (bas_recebto_padr_acr): Cadastro que possibilita definir informações padrões para geração de um Título nos Contas a Receber, tais como Espécie, Série, Portador, Carteira, Motivo de Movimento e Condição de Cobrança, etc...
    Seleção de Recebimento Padrão (bas_selec_recebto_padr): Cadastro que permite parametrizar qual Recebimento Padrão será utilizado para geração do Título com base nas informações de Transação (Tipo do Conhecimento), Estabelecimento e Cliente. O cadastro poderá ser feito de forma mais genérica, por exemplo, deixando a Transação em Branco e o Código do Cliente em branco, desta forma, independente do Tipo de Conhecimento e do Cliente, será utilizado sempre o mesmo Recebimento Padrão. Ou, ser feito de forma mais especifica, por exemplo, informando um Código de Cliente, desta forma, sempre que for gerada uma Fatura para aquele cliente, será utilizado um Recebimento Padrão diferente, podendo gerar títulos com características diferente, por exemplo, com outra Espécie.

    Informações
    titleExemplo

    Geração de Faturas no TMS ProtheusRecebimentos Padrões Cadastrados no Contas a Receber:

    - Fatura Código: 12040 X10 - EstabelecimentoEspécie: 10DP, Cliente: 50. Conhecimentos: 890 e 892Série: 1

    - Fatura Código: 12041 X20 - EstabelecimentoEspécie: 10DM, Cliente: 60, Conhecimentos: 910 e 920.Série: UN

    - Fatura Código: 12042 X30 - EstabelecimentoEspécie: 20, Cliente: 10, Conhecimentos: 1001, 1002 e 1010.DX, Série: 2

    - Código: X40 - Espécie: DF, Série: UN

    Seleção de Recebimento Padrão Recebimentos Padrões Cadastrados no Contas a Receber para Transação: "Fatura de Transporte":

    - Código: X10 - Espécie: DP, Série: 1

    - Código: X20 - Espécie: DM, Série: UN

    - Código: X30 - Espécie: DX, Série: 2

    - Código: X40 - Espécie: DF, Série: UN

    Seleção de Recebimento Padrão Cadastrados no Contas a Receber para Transação: "Fatura de Transporte":

    - Estabelecimento: 10, Cliente: 0, Recebimento Padrão: X10

    - Estabelecimento: 10, Cliente: 60, Recebimento Padrão: X20

    - Estabelecimento: 10, Cliente: 10, Recebimmento Padrão: X20

    - Estabelecimento: 20, Cliente: 0, Recebimento Padrão: X30

     Estabelecimento: 10, Cliente: 0, Recebimento Padrão: X10

    - Estabelecimento: 10, Cliente: 60, Recebimento Padrão: X20

    - Estabelecimento: 10, Cliente: 10, Recebimmento Padrão: X20

    - Estabelecimento: 20, Cliente: 0, Recebimento Padrão: X30

    - Estabelecimento: 20, Cliente: 10, Recebimento Padrão: X40

    Geração de Faturas no TMS Protheus:

    - Fatura: 12040 - Estabelecimento: 10, Cliente: 50. Conhecimentos: 890 e 892

    - Fatura: 12041 - Estabelecimento: 10, Cliente: 60, Conhecimentos: 910 e 920.

    - Fatura: 12042 - Estabelecimento- Estabelecimento: 20, Cliente: 10, Recebimento Padrão: X40Conhecimentos: 1001, 1002 e 1010.

    Integração das Faturas com o Contas a Receber

    - Ao integrar a Fatura "12040", o sistema irá procurar uma Seleção de Recebimento Padrão onde o Estabelecimento seja o "10" e o Cliente seja o "50". Como não há cadastro com estas informações, o sitema irá procurar uma Seleção de Recebimento Padrão onde o Estabelecimento seja o "10" e o Cliente seja igual a "0" (Zero, qualquer um). Neste caso, para esta Fatura, será utilizado Recebimento Padrão "X10", portanto o Título no Contas a Receber ficará com a Espécie igual a "DP" e a Série igual a "1".

    - Ao integrar a Fatura "12041", o sistema irá procurar uma Seleção de Recebimento Padrão onde o Estabelecimento seja o "10" e o Cliente seja o "60". Como há um cadastro com estas informações, o sitema irá utilizar o Recebimento Padrão "X20" para esta Fatura, portanto o Título no Contas a Receber ficará com a Espécie igual a "DM" e a Série igual a "UN".

    - Ao itegrar a Fatura "120642", o sistema irá procurar uam Seleção de Recebimento Padrão onde o Estabelecimento seja o "20" e o Cliente seja o "10". Como há um cadastro com estas informações, o sistema irá utilizar o Recebimento Padrão "X40" para esta Fatura, portanto o Título no Contas a Receber ficará com a Espécie igual a "DF" e Série igual a "UN".


  • Se no momento da Integração da Fatura não for encontrada nenhuma Seleção de Recebimento Padrão que atenda as informações ?
  • Serão verificadas as informações abaixo no Cadastro de Seleção de Recebimento Padrão, para determinar qual Recebimento Padrão será utilizado na Inclusão do Título:

---------------------------------------------------------------

  • É possível gerar o Título diferente conforme o Tipo de Conhecimento ?
  • Além da Chave do Conhecimento, também será enviado o Tipo dele, para que seja possível diferenciar sua origem, desta forma, podendo gerar Títulos no Contas a Receber com características diferentes, por exemplo, outra espécie.
  • Pode tipo de conhecimento diferente ?
  • Em uma mesma Fatura, não poderão existir Conhecimentos de Tipos diferentes que apontem para Recebimentos Padrões diferentes;
  • Informações para Geração do Título ?
  • Cliente: Cliente da Fatura conforme tradução.
    Moeda: Moeda da Fatura conforme tradução.
    Data de Transação: Data de Geração da Fatura. Se não for enviada, será considerada a Data Atual.
    Data de Emissão: Data de Emissão da Fatura.
    Data de Vencimento: Para a primeira Parcela, será considera a Data de Vencimento da Fatura, as demais, serão calculadas conforme a Condição de Pagamento. Caso não seja informada, será calculadaconforme a Condição de Pagamento a partir da Data de Emissão.
    Valor: Será o Valor da Fatura. Caso a Condição de Pagamento possua mais de uma parcela, o valor será rateado entre as parcelas, conforme percentual parametrizado na Condição de Pagamento.
    Portador / Carteira: Conforme Recebimento Padrão. Caso não tenham sido informados no Recebimento Padrão, serão utilizadas as informações do Cliente Financeiro.
    Condição de Cobrança: Conforme Recebimento Padrão.
    Motivo de Movimento: Conforme Recebimento Padrão.
    Informações de Desconto: Conforme Condição de Cobrança.
    Informações de Juros: Conforme Condição de Cobrança.
    Informações de Multa: Conforme Condição de Cobrança.
    Rateio Financeiro/Contábil: Conforme Motivo de Movimento.
    Histórico: Será a lista de Conhecimentos da Fatura.
    Observação: Caso o Cliente não tenha Condição de Pagamento parametrizada, será considerado a Condição de Pagamento do Grupo de Cliente.
  • Substituição de Títulos?
    Títulos Origem
    Os Títulos Origem da Substituição serão os Títulos gerados a partir da Nota Fiscal que foi gerada a partir dos Conhecimentos relacionados a Fatura.
    Para cada Conhecimento da Fatura, será encontrada a Nota Fiscal equivalente, considerando a chave do Conhecimento como a mesma da Nota Fiscal (Estabelecimento - conforme regras de Tradução, Série e Número). Após encontrar a Nota Fiscal, será buscado o Título gerado a partir dela, conforme regras de relacionamento já existentes no produto.
    Títulos Destino
    Para geração dos Títulos de Destino serão utilizadas as mesmas Regras da Inclusão de Títulos descritas anteriormente, utilizando os Cadastros de Seleção e Recebimento Padrão.As informações do Título também serão atualizadas seguindo as mesmas regras da inclusão, com as seguintes diferenças:
    Não será considerando o Motivo de Movimento pois, para Substituição é utilizado o mesmo Rateio Financeiro/Contábil dos Títulos de Origem;
    As informações de Desconto não serão consideras, pois a substituição na trata estas informações.
  • Estorno de Títulos?
    Ao cancelar uma Fatura no TMS, todos os Títulos gerados a partir dela no Contas a Receber serão estornado.
    Para o estorno dos Títulos, será utilizada a última versão da API de Estorno de Títulos ACR715ZB.
    Para encontrar os Títulos relacionados a Fatura, será verificado a tabela de Relacionamento Fatura x Títulos (fatur_acr_integr) utilizando a chave da Fatura. Se o estorno for bem sucedido, esta tabela de relacionamento será eliminada.
    A referência desta Transação, será gerada automaticamente baseada na data atual.
    Para data de Estorno, será considerado a Data de Transação do Título, caso esta Data esteja em um período já fechado na Contabilidade, será considerado a data em que está sendo realizado o Cancelamento da Fatura.
  • Estorno de Substituição?
    Caso os Títulos tenham sido gerados a partir de uma Substituição, ela será estornada e os Títulos Origem (Títulos de Conhecimento) terão seu saldo restaurado.
    Para encontrar os Títulos relacionados a Fatura e calcular a Referência e a data de Estorno, serão utilizadas as mesmas regras do Estorno de Título, descritas anteriormente.
  • STATUS DA FATURA?
    Sempre que um Título de Fatura for baixado no Contas a Receber, total o parcialmente, será realizada uma integração com o TMS Protheus para indicar o seu Status (valor de saldo atual). Desta forma, será possível consultar diretamente no TMS o status da Fatura, sabendo se ela já foi totalmente paga ou não.
    Da mesma forma, caso a baixa seja Estornada, um novo Status será enviado para o TMS.
  • BLOQUEIO DE TÍTULOS COM ORIGEM TMS?
    Será realizado um controle especial para os Títulos provenitentes do TMS Protheus.
    Para os Títulos de Conhecimento que foram gerados a partir da Nota Fiscal que representa a CT-e, não será possível realizar alteração de valor, cancelamento, estorno ou baixa, pois o Título deve representar fielmente o que está no TMS, portanto, qualquer alteração deve partir de lá. Com relação à baixa, ela será realizada automaticamente no momento que a CT-e for faturada, conforme explicado anteriormente.
    Para Títulos de Fatura, segue a mesma regra com relação a alteração, estorno e cancelamento, mas no caso deste Título será possível realizar a Baixa, já que ela deve ser feita no Contas a Receber.
    Todas as rotinas padrões do Datasul que realizam alteração, cancelamento, estono e baixa foram alteradas para seguir as regras acima, mas existe uma exceção. Caso, por algum motivo, seja necessário realizar algum acerto manual em algum destes Títulos diretamente no Contas a Receber será permitido realizar o acerto, se o usuário logado no Datasul for do tipo "super", desta forma, as validações de bloqueio não serão feitas. Mas, este procedimento deve ser utilizado em último caso, pois poderá causar divergência de valor entre o TMS e o Contas a Receber.

Observações: