Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Datasul

Versões:

12.1.19 ou Superior

Ocorrência:

Descrever a Integração do TMS Protheus x Contras a Receber Datasul

Passo a passo:



No TMS são registrados os Conhecimentos de Transportes, ou CT-e’s, que são a representação legal do transporte realizado. É por meio deste documento, que a Empresa realiza a cobrança contra o Cliente.
Esta cobrança é realizada através de uma Fatura, que pode conter um ou mais Conhecimentos, dependendo da configuração de cada Cliente.

Deve ser criada uma integração entre o TMS Protheus e o Contas a Receber Datasul, para geração de um Título que represente a Fatura criada no TMS.

Além disto, sempre que o Título de Fatura for baixado no Contas a Receber, deve ser realizada uma integração com o TMS, para indicar que a Fatura foi paga.


GERAÇÃO DE FATURA

Sempre que for realizada a Geração de uma Fatura no TMS Protheus, será realizada uma integração com o Contas a Receber do Datasul, para geração de Títulos. Para esta integração, será utilizada a funcionalidade EAI, através da troca de mensagem única TOTVS. 

Junto com com as informações da Fatura, o TMS irá enviar ao Datasul a Lista de Conhecimentos pertencentes a ela. Esta lista será incluída no Histórico do Título, para que seja possível consultar diretamente no financeiro. Além da Chave do Conhecimento, também será enviado o Tipo dele, para que seja possível diferenciar sua origem, desta forma, podendo gerar Títulos no Contas a Receber com características diferentes, por exemplo, outra espécie.

Após a Geração do Título, o Datasul irá devolver as informações dele, para posterior consulta no TMS. Além disto, também serão devolvidas as informações de Cobrança (Juros, Desconto, Banco e etc...), para que seja possível gerar o DOCCOB através do TMS.


GERAÇÃO DO TÍTULO NO CONTAS A RECEBER

Os Títulos poderão ser gerados de duas formas no Contas a Receber: por meio de uma Inclusão ou uma Substituição, isto será determinado conforme a integração dos Conhecimentos de Transporte com o Módulo de Faturamento do Datasul.

Para cada Conhecimento registrado no TMS será realizada uma integração com o Módulo de Faturamento do Datasul, para geração de uma Nota Fiscal. A Natureza de Operação desta Nota Fiscal poderá estar parametrizada para gerar ou não Financeiro (Parâmetro: “Emite Duplicata”). Caso a Natureza esteja parametrizada para emitir duplicada, será gerado um Título no Contas a Receber, que irá representar o Conhecimento de Transporte. Para esta integração do Faturamento com o Contas a Receber serão utilizadas as mesmas regras já existentes hoje, no que diz respeito às informações para criação do Título (Espécie, Série, Rateio Contábil e etc.).

No momento da Integração da Fatura do TMS como o Contas a Receber, será verificado se os Conhecimentos da Fatura possuem Títulos relacionados (títulos gerados a partir da Nota Fiscal). Caso afirmativo, os Títulos de Conhecimentos serão baixado por meio de uma Substituição, para geração de um novo Título que irá representar a Fatura. Caso os Conhecimentos não tenham Títulos relacionados, será gerado o Título de Fatura através de uma inclusão normal.

Para determinar as informações que serão utilizadas para criação do Título de Fatura, serão utilizados dois novos cadastros:

  • Recebimento Padrão: Cadastro que possibilita definir informações padrões para geração de um Título no Contas a Receber, tais como Espécie, Série, Portador, Carteira, Motivo de Movimento e Condição de Cobrança.
  • Seleção de Recebimento Padrão: Cadastro que permite parametrizar qual Recebimento Padrão será utilizado para geração do Título com base nas informações de Transação (Tipo do Conhecimento), Estabelecimento e Cliente. O cadastro poderá ser feito de forma mais genérica, por exemplo, deixando a Transação em Branco e o Código do Cliente em branco, desta forma, independente do Tipo de Conhecimento e do Cliente, será utilizado sempre o mesmo Recebimento Padrão. Ou, ser feito de forma mais especifica, por exemplo, informando um Código de Cliente, desta forma, sempre que for gerada uma Fatura para aquele cliente, será utilizado um Recebimento Padrão diferente, podendo gerar títulos com características diferente, por exemplo, com outra Espécie.

Os Títulos gerados a partir da integração, ficaram com o campo origem igual a "TMS".

 

STATUS DA FATURA

Sempre que um Título de Fatura for baixado no Contas a Receber, total o parcialmente, será realizada uma integração com o TMS Protheus para indicar o seu Status (valor de saldo atual). Desta forma, será possível consultar diretamente no TMS o status da Fatura, sabendo se ela já foi totalmente paga ou não.

Da mesma forma, caso a baixa seja Estornada, um novo Status será enviado para o TMS.

 

BLOQUEIO DE TÍTULOS COM ORIGEM TMS

Será realizado um controle especial para os Títulos provenitentes do TMS Protheus.

Para os Títulos de Conhecimento que foram gerados a partir da Nota Fiscal que representa a CT-e, não será possível realizar alteração de valor, cancelamento, estorno ou baixa, pois o Título deve representar fielmente o que está no TMS, portanto, qualquer alteração deve partir de lá. Com relação à baixa, ela será realizada automaticamente no momento que a CT-e for faturada, conforme explicado anteriormente.

Para Títulos de Fatura, segue a mesma regra com relação a alteração, estorno e cancelamento, mas no caso deste Título será possível realizar a Baixa, já que ela deve ser feita no Contas a Receber.

Todas as rotinas padrões do Datasul que realizam alteração, cancelamento, estono e baixa foram alteradas para seguir as regras acima, mas existe uma exceção. Caso, por algum motivo, seja necessário realizar algum acerto manual em algum destes Títulos diretamente no Contas a Receber será permitido realizar o acerto, se o usuário logado no Datasul for do tipo "super", desta forma, as validações de bloqueio não serão feitas. Mas, este procedimento deve ser utilizado em último caso, pois poderá causar divergência de valor entre o TMS e o Contas a Receber.

Observações:

Em Construção...

Observações:

Em Construção...