Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A conciliação de cartões consiste no conjunto de funcionalidades para importar os dados de vendas das administradoras de cartão, assim como os créditos recebidos referentes às antecipações dos depósitos, ajustes ou simplesmente os créditos referentes às vendas em cartão de crédito, débito,  etc. Os dados de venda importados são utilizados para efetuar as saídas do cofre para os documentos referentes às vendas Sitef e os créditos e antecipações são utilizados para baixar os títulos no módulo de contas a receber, oriundos de dobra das saídas do cofre da tesouraria das saídas Sitef. O processo de saídas Sitef é substituído pelo processo de saída através da conciliação de cartões, essa mudança é feita a partir da parametrização através do painel de controle, no cofre permanece a mesma função para o usuário. Os ajustes com agenda de entrada geram títulos a pagar, conforme as parametrizações informadas no painel de controle. As transações podem ser consultadas em detalhes através da seleção do título no contas receber, registro fiscal ou no movimento do cofre da tesouraria, assim como os dados brutos importados. O título a receber não pode ser baixado manualmente, assim como agrupado, abatido automaticamente ou enviado para baixa em banco, pois esses deverão ser baixados por um novo programa de conciliação de cartões.

 


Parametrização

É necessário cadastrar quatro tabelas no cadastro de tabelas, VABUTABE. Essas são todas as redes que serão utilizadas, assim como todos os tipos de produto, tipos de captura e bandeiras. Essas informações servirão de base para inclusão das parametrizações no painel de controle.

 

A partir da versão v12 r17 o cadastro das redes, bandeiras, produtos e tipos de capturas são realizados através do programa VGTUTABC:

Image Added



Para versões anteriores à v12 r17, no programa  No programa VABUTABE, incluir as redes na tabela com código 45, acesso ‘SR’<rrrrrrrr>, onde r=Código da rede, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

...

As redes são obtidas através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

No Para versões anteriores à v12 r17, no programa VABUTABE, incluir as bandeiras na tabela com código 45, acesso ‘SITBAN<bbbb>, onde b=Código da bandeira, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

...

As bandeiras são obtidas através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

No Para versões anteriores à v12 r17, noo programa VABUTABE, incluir os produtos na tabela com código 45, acesso ‘SITPR’<ppppp>, onde p=Código do produto, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

...

Os produtos são obtidos através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

 


No Para versões anteriores à v12 r17, no programa VABUTABE, incluir as capturas na tabela com código 45, acesso ‘SITCAPTUR’<c>, onde c=Código da captura, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

...

As condições de pagamento devem ter a mesma quantidade de parcelas quanto a quantidade de parcelas informada pela administradora e o percentual de desconto informado na condição de pagamento, deve ter a mesma taxa que será cobrada pela administradora.

Image Modified

A partir da versão v12 r17 os cadastros de redes, bandeiras, produtos e tipos de captura são feitas de forma hierárquica, ou seja, uma rede contém várias bandeiras, uma bandeira contém vários produtos e um produto contém vários tipos de captura:

Image Added

Cadastrar os motivos de ajustes a pagar, informando com que dados estes serão gerados no contas a pagar. Esses dados são Cliente/Fornecedor, agenda, CRF, figura, seção e condição de pagamento que serão associados ao código do  motivo de ajuste. Cadastrar também as associações de estabelecimentos e lojas, cada estabelecimento enviado pelas administradoras deve estar associado a uma loja RMS. Informar também o limite de diferença permitido entre o valor do título a receber e os créditos importados, para os créditos esse limite deverá ser informado em percentual, já para antecipações deve-se informar em valor.

Image Modified

Instalação do Webservices para importação dos arquivos

...

2 - No arquivo C:\inetpub\wwwroot\ConciliacaoCartoes\Web.config, alterar os parâmetros em destaque com as informações do banco (nome do banco, usuário e senha). Adicionar a tag <add key="AtivarLog" value="true"/>.

 


3 - Entrar no IIS Manager (executar “inetmgr”).

4 - Clicar com o botão direito em “Pools de Aplicativos” e clicar na opção. 

 


5 - Preencher o campo “Nome” com PoolConciliacao, marcar a versão do .NET framework para a 4.0 e clicar OK.

 


6 - Clicar com o botão direito na pasta “ConciliacaoCartoes” e clicar na opção “Converter para Aplicativo”.

 


7 - Clicar no botão “Selecionar...”.

 


8 - Selecionar o Pool “PoolConciliacao” e apertar OK e, na tela abaixo, apertar OK.

 


9 - Se o servidor onde está instalado o webservice for 64-bits, em “Configurações Avançadas”, marcar a opção de habilitar a integração com aplicações 32-bits.

...

O relatório de pendências de venda mostra as vendas importadas e não conciliadas:

 


CONFIGURAÇÃO DE MENUS 

O programa VARMSTEF deverá ser incluído no menu abaixo de Contas a receber.

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Contas a Receber

Nome da Rotina

Conciliação de cartões

Programa

VARMSTEF

...


O programa VGTINTEF é o mesmo que era usado para importar o sitef, está no menu tesouraria.

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Importações Conciliação de cartões

Programa

VGTINTEF

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Painel de controle

Programa

VGTUPAIN


Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Saída do cofre

Programa

VGTUMCOF


Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Contas a Receber

Nome da Rotina

Manutenção de títulos

Programa

VARMONLI

 



Pré-requisitos para iniciar em produção

...

Normalmente as parametrizações serão feitas primeiramente na base de homologação e posteriormente colocadas em produção, para aplicar os procedimentos para esta cópia de parametrização, deve-se verificar o documento técnico DT_CONCILIACAO_DE_CARTOES, assim como mais detalhes técnicos necessários como nomes das tabelas, etc.