Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Trajetória de Trabalho

OPERANDO 1

OPERADOR

OPERANDO 2

RESULTADO

Data de Início

LEE_TRAY

Data Final

{tipos movimento}

Na versão 4.1 do cálculo, foi implementada a funcionalidade que permite ler movimentos da trajetória de trabalho.

...

  • Com este operador são trazidos os registros existentes na trajetória de trabalho do funcionário a partir de um movimento anterior à data inicial até a data final indicada.

...

  • Os tipos de movimento são informados separados por vírgulas. Se não são indicados os tipos de movimento, todos serão exibidos. Também é possível colocar asterisco para indicar todos. Os tipos de movimento são: 01) Admissão na empresa, 02) Demissão da empresa 03) Admissão no novo registro trabalhista, 04) Demissão no anterior registro trabalhista, 05) Alteração de salários, 06) Readmissão, 20) Data de demissão da empresa: quando a apresentação do aviso de demissão excede os 5 dias, no movimento 02 fica a data de demissão conforme o Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS) e no movimento 20 a demissão da empresa.

...

  • Fica disponível o último registro desse rango de data e tipo de movimentos, para que seja lido com mnemônicos do tipo arquivo associados à trajetória de trabalho.

...

  • Se não for indicada a data inicial, será considerada a data de início do período em execução.

...

  • Se não é indicada a data final, será considerada a data final do período em execução.

...

  • Se vai ser especificada a data de início ou final como constante, deve ser feita com o formato dd/mm/yyyy.

...

  • O operador LEE_TRAY indica o início de um ciclo. Este é completado até que se encontre com SIG_TRAY.

...

  • A ordem dos registros carregados será com base na data de movimento em forma descendente.

...

  • É possível acessar a qualquer campo da tabela de trajetória por meio de mnemônicos do tipo arquivo.

...

  • Em caso que não exista nenhum registro nesse rango de datas, será carregado o último movimento sem importar seu tipo de movimento.

...

  • Se acontecer de algum funcionário não ter nenhum registro na trajetória de trabalho, o fluxo da fórmula irá saltar até a seguinte instrução de SIG_TRAY

...

  • Adicionalmente de ter disponíveis os registros da trajetória de trabalho, existe um mnemônico reservado denominado DIAS_TRAY_SIG, que contém os dias em que efetivamente houve movimento.

Por exemplo: Se são lidos os movimentos do dia 15 de março até o dia 30 de abril de um funcionário e este tem os seguintes movimentos:

01/março/2003

150.

...

00  alteração de salário por variabilidade

25/março/2003

170.

...

00  alteração de salário por mudança de cargo

01/abril/2003

170.

...

00  alteração de salário por variabilidade

Para o primeiro movimento, serão apresentados 10 dias em DIAS_TRAY_SIG, sendo do dia 15 de março (data inicial do rango desejado) até o dia 24 de março (o dia anterior ao movimento seguinte).

Para o segundo movimento, serão apresentados 7 dias em DIAS_TRAY_SIG, que são os dias do movimento do dia 25 de março até o dia 31 de março (o dia anterior ao movimento seguinte).

Para o terceiro movimento serão apresentados 30 dias em DIAS_TRAY_SIG, que são os dias do movimento do dia 1º de abril até o dia 31 de março (data final do rango desejado).

 

SIG_TRAY

{GEN_MOV}

 

Com este operador é possível indicar que se deseja ler o seguinte registro selecionado pelo operador LEE_TRAY.

...

  • Se for incluído o mnemônico reservado GEN_MOV no OPERANDO2, antes de trazer o seguinte registro será insertado um registro nos movimentos da folha de pagamento com o que exista nos mnemônicos reservados UNIDADES e IMPORTE, que serão iniciados de forma zerada. Se não for indicada a geração de um movimento, não serão zerados os mnemônicos UNIDADES e IMPORTE e só será gerado um movimento, se ao finalizar o ciclo trazer alguma coisa em UNIDADES e IMPORTE.

...

  • Quando for encontrado este operador, se existirem mais registros na trajetória de trabalho, irá saltar para a próxima linha de LEE_TRAY e voltará a executar a fórmula até que não existam mais registros.

 

PRIMER_REG_TRAY

 

 

Com este operador é possível carregar na memória o primeiro registro da trajetória de trabalho, dentro do rango selecionado.

 

ULTIMO_REG_TRAY

 

 

Com este operador é possível carregar na memória o último registro da trajetória de trabalho, dentro do rango selecionado.

Exemplo: Em uma empresa, geralmente demora muito a negociação da seguinte convenção coletiva (mais de um mês). Como durante esse tempo de negociação podem ter acontecido mudanças nos cargos e no arquivo de funcionários, somente é salvado o salário anterior e o atual. O pagamento com retroatividade terá que ser realizado mediante a leitura dos registros da trajetória de trabalho.

É necessário efetuar o aumento retroativo do dia 1º de janeiro de 2003 até o dia 15 de agosto de 2003, salvando separadamente os salários correspondentes a cada cargo.

Operando 1

Operador

Operando 2

Resultado

PORAUM

DIVIDE

100

NAUX_01

01/01/2003

LEE_TRAY

15/08/2003

 

SALDIATRAY

MULTIPLICA

NAUX_01

NAUX_02

NAUX_02

MULTIPLICA

DIAS_TRAY_SIG

IMPORTE

 

MUEVE

DIAS_TRAY_SIG

UNIDADES

IMPORTE

SUMA

TOTPER

TOTPER

IMPORTE

SUMA

PERGRAV

PERGRAV

 

SIG_TRAY

GEN_MOV