Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição

Pulmão Máquina

Permite associar um código de pulmão, em horas, ao grupo de máquinas, quando este grupo precisa de proteção. Dessa forma, o pulmão antecipa a chegada de insumos no grupo de máquina de forma a proteger sua capacidade produtiva.

Nota
titleNota:
O pulmão de Máquina do item é utilizado quando na Manutenção de Cenário (DB0101) a empresa definir que o pulmão de máquina será o do item, caso
contrário, será utilizado o pulmão do grupo de máquinas restritivo.
Quando parametrizado o pulmão máquina pelo item, esse passará a ser aplicado para todas as operações do item. Assim, o recomendado é usar o pulmão pelo
Grupo de Máquina, ou quando os itens possuem apenas uma operação.
Vale salientar também que esse pulmão é considerado somente no cálculo da data mais tarde. Não é aplicado no cálculo da data mais cedo, pois é utilizado da
mesma forma que um pulmão de restrição da metodologia TPC (tambor-pulmão-corda): apenas é aplicado quando não provocar atraso na rede de operações.
Como pela data mais cedo o objetivo é alocar as operações o mais cedo possível, não é permitido defasar esse pulmão.
Lembrando que a TPC somente recomenda a utilização de cálculo pela data mais tarde.
O pulmão máquina não será considerado para cálculo de nenhuma data quando utilizado conceito DBR APS Simplificado (S-DBR).

% Capacidade Protetiva

Identifica o quanto da capacidade produtiva deverá ser reservada (não utilizada pela lógica de programação), de forma a permitir uma regeneração de pulmões, na retomada da produção, após eventual interrupção imprevista.

Se especificado, os turnos associados a esse grupo devem ter suas escalas diminuídas exatamente do número de horas correspondente a esse percentual (os acertos devem ser feitos nas pontas de escala). No gráfico de perfil de carga o sistema "infla" a capacidade definida nos turnos, somando a capacidade protetiva, de forma a apresentar as horas reais de disponibilidade, mesmo não sendo utilizadas para o cálculo.

GM Principal

Indica se o grupo de máquina será o principal em uma estrutura de grupos de máquina. Esse campo não poderá ser marcado quando o grupo de máquina pertencer a alguma estrutura de grupos de máquina. Esse grupo somente poderá ser o grupo principal (pai) de uma estrutura.

Um grupo de máquinas somente poderá ser desmarcado como principal se ele não possuir nenhum componente no cadastro de manutenção do grupo de máquinas lógico. Para mais detalhes, ver Manutenção de GM Lógico (DB0113).

Tipo Valor Redução

Indica se o valor informado na matriz de redução de setup refere-se a um percentual de redução ou se o valor é um número em horas. Para mais detalhes ver Manutenção da Matriz de Redução de Setup (DB0410).

Aloca Centro de Trabalho

Permite selecionar qual o tipo de alocação de Centro de Trabalho é desejada para o Grupo de Máquina selecionado, podendo ser:

  • Prioridade: A alocação dos pedidos é feita em um único Centro de Trabalho enquanto não acarretar atraso de pedidos. Caso seja apresentado algum atraso são realizadas novas alocações para outros Centros de trabalho, se houver.

  • Uniforme: A alocação dos pedidos é feita distribuindo de maneira balanceada os pedidos por todos os Centros de Trabalho, se houver.

Exemplo:

Alocação Uniforme: Havendo quatro pedidos a serem processados e quatro Centros de Trabalho, os mesmos são distribuídos uniformemente um para cada Centro de Trabalho.

Alocação com Prioridade: No mesmo caso anterior, os quatro pedidos são alocados para um único Centro de Trabalho e constatando atrasos, novos centros de trabalho são alocados.

...