Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

P11 e Superiores

Ambiente:

SIGAEST - Estoque e Custos

Passo a passo:

No sistema é possível realizar a valorização do Custo Médio de três formas diferentes, através da configuração do parâmetro MV_CUSFIL:

  • A - Custo unificado por Armazém (aglutina o custo no cálculo por armazém).
  • F - Custo unificado por Filial (aglutina o custo no cálculo por filial).
  • E - Custo unificado por Empresa (aglutina o custo no cálculo por empresa).

Na sequência detalharemos o funcionamento de cada um dos métodos de valorização.

Custo Médio por Armazém

Neste método de valorização do custo médio, cada armazém cadastrado no ambiente Estoque e Custos terá o seu custo médio unitário individualizado, ou seja, se um produto for cadastrado em mais de um armazém, cada armazém terá um custo médio unitário diferente e, portanto, a contabilização dos movimentos gerados para este armazém, obedecerá ao custo gerado para cada armazém.

Exemplo:
<Tabela 1>

Observe que o custo unitário para cada armazém é individualizado, ou seja, será sempre diferente.

Custo Médio por Filial

Neste método de valorização do custo médio, todos os armazéns de uma mesma filial possuem o mesmo custo médio unitário, ou seja, qualquer alteração no custo médio de um armazém é, automaticamente, repassada para todos os armazéns de uma mesma filial, portanto a contabilização dos movimentos gerados para este armazém obedecerá ao custo gerado para cada filial.

Exemplo:
<Tabela 2>

Observe que o custo médio unitário para a filial 01 é igual em todos os armazéns (valor 1,25), ou seja, o custo médio foi unificado por filial. Observe, também, que na filial 02, o custo médio unitário é igual em todos os armazéns (valor 1,55), ou seja, o custo médio também foi unificado por filial.

 

Observações: