Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAPLS

Segmento Executor

Saúde

Chamado

TUTGMQ

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

 DIOPS é o Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Saúde, que devem ser enviados trimestralmente à ANS. As informações que compõem este documento são: quadros cadastrais, quadros financeiros, quadros gerenciais e informações gerais. O documento tem por objetivo fornecer condições para que a DIOPS (ANS) possa efetuar o controle, o monitoramento e o acompanhamento das operadoras. 

 ANS verifica e valida o conteúdo desses arquivos através do seu site, no entanto, algumas ferramentas estão disponíveis para execução dessa tarefa antes do envio, como o DIOPS X-Press. Com esta ferramenta, não é necessário submeter o XML ao site da ANS, permitindo que erros sejam corrigidos antes do envio à ANS.

Essa especificação contempla todas as informações necessárias para o desenvolvimento do relatório para preenchimento do quadro financeiro - Idade de Saldos - Receber no DIOPS X-Press.

Definição da Regra de Negócio

 

Premissa: para  Para emissão do arquivo, as configurações contábeis devem estar configuradas, com os ajustes corretos da Visão Gerencial para a Idade de Saldos a Receber e suas contas. E o rastro da tabela CTL para gravar na CV3 cadastrado de acordo com os lançamentos padrões que serão utilizados. 
Caso não seja obedecido e configurado corretamente os itens descritos, poderá ocorrer erros de valores e outros, devido a configurações incorretas.


Lançamentos Utilizados para Tabela BM1: 9A0 e 9A1. Deverá ser cadastrado no arquivo CTBA090 o rastreamento para esses lançamentos.

Lançamentos Utilizados para Reciprocidade assumida: 9CN e 9CM. Os rastreamentos já foram configurados na especificação:

TUTGB8_ER_DIOPS_INTERCÂMBIO_EVENTUAL


Para criação dos perguntes deverá ser considerada a especificação abaixo, caso já tenha sido criado o pergunte, deverá ser utilizado o mesmo PLSRDIPR:

TUTGPU_ER_DIOPS_IDADE_SALDOS_PAGAR


O relatório de Idade de Saldos deverá ser gerado em PDF seguindo o modelo abaixo:


 

Para confecção desse relatório deverá ser utilizado o componente FWMSPRINTER ou equivalente. Em caso de dúvidas sobre a utilização desse componente, utilizar como exemplos os relatórios PLSR998, PLS956, PLSGUIBCO e outros.

Para esse relatório, cada coluna irá corresponder à uma ordem de uma visão gerencial e deverá conter os períodos, conforme modelo anexado.

 

Observação: A ordem das colunas deverá seguir rigidamente a ordem das visões indicadas acima. Além disso, a coluna total deve ser o totalizador da linha, de acordo com os valores obtidos na linha. Conforme relatório, as linhas deverão ser os períodos descritos, devendo cada registro encontrado entrar no período correspondente, conforme vencimento encontrado no campo E1_VENCREA.
Notar também os totalizadores na coluna Total e no final do relatório - Saldos, de acordo com os valores encontrados em cada período e coluna.

 

A visão criada deverá ser vinculada a um livro, que será utilizado para geração do relatório.

 

  1. Criar novo arquivo fonte para definição do relatório, sugestão: PLSRDIR (PLS - Plano de Saúde   R - Relatório  D - Diops   I - Idade e Saldos R - Receber).
  2. Criar query para buscar as informações do relatório. Essa query deverá ser montada utilizando os seguintes passos:

    1. Mensalidade/Coparticipação
      1. Verificar todos os registros na CV3 (Rastreamento Lançamentos) que possuem o campo CV3_TABORI igual a BM1 para encontrar as guias que foram contabilizadas no período informado pela data de referência no pergunte.
      2. Cada registro na tabela CV3 (Vínculo pelo campo CV3_RECDES) possui um registro na tabela CT2 (Lançamentos contábeis - Vínculo pelo RECNO), assim, encontraremos as contas relacionadas a cada registro, entretanto deverão ser consideradas apenas as contas que estão vinculadas à visão gerencial que, por sua vez, está vinculada a configuração de livro passada por parâmetro, para o filtro da conta deverá ser utilizado o campo CT2_DEBITO ou CTA_CREDITO de acordo com a configuração da conta.
      3. A partir da CV3(CV3_KEY) poderemos chegar até a tabela de Composição da Cobrança BM1. Após chegar na tabela CV3 deverá ser encontrado o título correspondente a cada registro na tabela SE1, caso o título esteja baixado na data de referência, o mesmo deverá ser desconsiderado. Se o título estiver aberto deverá ser verificado qual a data de vencimento do título E1_VENCREA (pois o campo vencimento real considera dias úteis e feriados, diferente do campo E1_VENCTO) para classificação do mesmo.
    2. Reciprocidade Assumida
      1. O processo será idêntico ao processo documentado na especificação, TUTGB8_ER_DIOPS_INTERCÂMBIO_EVENTUAL, contudo, para classificar em qual linha o valor será contabilizado deverá ser verificada a data de vencimento do Título. 

    3. Titulos em PDD
      1. O sistema possuí uma forma de provisionar os títulos que se encaixarem na situação de PDD, para que tentar prever possíveis inadimplências. Os títulos que se encaixarem nessa categoria, deverão ser enquadrados na linha PPSC. Abaixo esta detalhado como verificar se um título se encontra em PDD, para maiores dúvidas poderá ser consultada a especificação ER_PCREQ-5942_Provisao_PDD. 
      2.  Para verificar se um título está em PDD deverá ser verificado se o título se encontra na tabela FJZ


    4. Títulos Negociados
      1. Os títulos podem ser negociados através de dois processos, Liquidação ou Fatura
        1. Fatura
          1. Para negociar um título através do processo de Fatura, deverá ser utilizada a tela : Financeiro -> Atualizações -> Contas a Receber -> Faturas a Receber.
          2. Para verificar se um título foi negociado através do processo de Fatura, Verificar se o campo E1_FATURA se encontra em branco, caso esteja, o título não foi negociado por esse processo. Caso esteja preenchido com o valor NOTFAT significa que o título é um título filho gerado a partir da negociação de algum outro título. Por fim, caso o campo esteja preenchido com um valor diferente de NOTFAT, significa que o título foi negociado.
          3. Para encontrar o título pai/filhos de um determinado título negociado, realizar o vínculo dos campos  E1_FATURA ( Do título paí com o E1_NUM do título filho).
            1. Outra forma de reconhecer se determinado título gerou títulos filhos devido a uma negociação é realizar a pesquisa na tabela SE5, pois caso o título tenha sido negociado, na SE5 no campo E5_MOTBX estará a informação FAT, indicando que a baixa foi devido a geração de outro título.
        2. Liquidação:
          1. Para negociar um título através do processo de Liquidação, deverá ser utilizada a tela : Financeiro -> Atualizações -> Contas a Receber -> Liquidação.
          2. Para verificar se um título foi negociado através do processo de liquidação, verificar se o campo E1_NUMLIQ esta preenchido, caso esteja, indica que houve a negociação do título.
          3. Para encontrar o título pai/filhos de um determinado título negociado, realizar o vínculo:   SE1_NUMLIQ -> FK1_DOC     |    FK1_DOC -> FK7_IDDOC    |    FK7_KEY -> SE1       Os títulos encontrados na SE1 com as chaves cadastradas na FK7 correspondem aos títulos gerados a partir da negociação.

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

PLSRDIR 

Inclusão

Miscelânea -> DIOPS -> Idade e Saldos

1 a 2

Protótipo de Tela

 Formato do Relatório que deve ser gerado. 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.