Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

Protheus 12.1.5 ou superior

Ocorrência:

Configuração do gerador de documentos do SIGAJURI

Ambiente:

Protheus versão 12.1.5 ou superior

Passo a passo:

O gerador de documentos do SIGAJURI foi desenvolvido para que documentos possam ser gerados a partir dos dados contidos dentro do SIGAJURI, de processos, contratos etc.

O gerador de documentos utiliza um modelo do Microsoft Word com a extensão DOT e gera arquivos do tipo DOC.

Com o produto padrão, foram disponibilizados 3 modelos de documentos (Petição - Contestação, Petição - Procuração e Petição - Contrato).

Configuração da funcionalidade

  1. Cópia dos modelos DOT para a pasta system do Protheus_Data. Solicite os arquivos JURD001.DOT, JURD002.DOT e JURD003.DOT. Esse caminho pode ser alterador através do Parâmetro "MV_MODPET" definindo a pasta dentro do Protheus Data, que deseja que os arquivos sejam copiados. 
  2. Configuração inicial dos relatórios do SIGAJURI. Acesse Atualizações/ Configurações /Relatórios / Configuração Relatório e Outras Ações /Config. Inicial;
  3. Configuração inicial das variáveis. Acesse Atualizações / Relatórios / Variáveis e Outras Ações / Config. Inicial. Visualize a tela para informar os tipos de envolvimento cadastrados no SIGAJURI. Os mesmos podem ser incluídos neste momento, a partir da opção Incluir da consulta padrão dos campos.



    Muitas variáveis são carregadas na configuração inicial, e novas variáveis podem ser criadas a qualquer momento.



    As variáveis e textos ficam referenciadas dentro do modelo do documento, como o exemplo abaixo, pulse ALT + F9 dentro do Microsoft Word para visualizar as variáveis.



    Vamos incluir por exemplo, uma variável chamada TIPOCONTRATO para substituir o título do documento onde está fixo Contrato de prestação de serviços DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.

    Primeiro, incluímos a variável no lugar desejado, pelo menu Inserir / Partes rápidas / Campo....







  4. Agora podemos apagar a parte fixa:



    Dentro do SIGAJURI, disponibilizamos uma nova variável.



    Agora, vinculamos a variável dentro da configuração do documento


    Agora vamos imprimir um documento







  5. Vincular relatórios ao assunto jurídico desejado. Acesse Atualizações / Configurações / Relatórios / Configuração Relatório, selecione o modelo de documentos e clique em Alterar.
    1. Inclua na aba Assuntos Jurídicos todos os assuntos que podem gerar o modelo de documento escolhido.
    2. Na aba Variáveis, são carregadas todas as variáveis padrão do modelo do relatório. Caso o modelo seja customizado e tenha novas variáveis criadas, é preciso incluir as mesmas nesta aba.
    3. Na aba Textos, é possível vincular textos criados no cadastro de Textos (Atualizações / Configurações / Relatórios / Textos).


Geração de minuta automática para o FLUIG ou SMARTCLIENT HTML / WEBAPP

Todo o processo acima precisa estar configurado para que a minuta automática seja gerada no FLUIG ou Smartclient HTML / WEBAPP. Com todo o processo configurado, para habilitar a geração de minuta automática, basta preencher o campo de relatório no tipo de contrato, menu Atualizações / Jurídico / Assuntos Jurídicos / Tipo de Contrato

A minuta é gerada e copiada para a pasta do caso no FLUIG. Além disso, é vinculada ao workflow de contratos que abriu a solicitação da minuta. Se o usuário estiver utilizando WebApp/Smartclient HTML, o arquivo será disponibilizado via download no browse.

Para gerar a minuta com sucesso, o servidor que responde as solicitações do FLUIG, ou seja, o web service do Protheus, deve ter o pacote Office instalado, .

Também deve-se incluir uma chave no ambiente, a qual se denominará SMARTCLIENTPATH, e deve ter o caminho do smartclient local do servidor. Ex: SMARTCLIENTPATH=C:\TOTVS 2.0\p12\protheus12\bin\smartclient\SMARTCLIENT.exe

ERROS COMUNS

  • A minuta não é gerada de forma automática em servidores WIndows 2016 ou 2019.
    • Após algumas atualizações de segurança, em alguns casos específicos, a minuta pode não ser gerada quando o appserver roda como serviço, mas funciona normalmente quando ele é executado em modo CONSOLE. Para resolver, é necessário criar a pasta Desktop nos caminhos abaixo, dentro do servidor, de forma que fique assim:
      • C:\Windows\System32\config\systemprofile\Desktop

      • C:\Windows\SysWOW64\config\systemprofile\Desktop