Páginas filhas
  • TVIJ61_DT_Rateio_Movimentacoes_Estoque_Documento_Zero_Bloco_K

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Rateio Movimentações Estoque Documento Zero Bloco K

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Chão de Fábrica

Função:

MAN10532 - Cadastro das Operações de Estoque - Rateio

MAN10533 - Rateio Movimentações Manuais – Bloco K

MAN10536 - Programas de Apontamento

MAN8228 - Apontamento da Produção

MAN0445 - Apontamento da Produção - Numericon

Situação/Requisito:

Criar uma rotina para efetuar o rateio das movimentações de estoque manuais, com documento zero, entre os apontamentos efetuados no período de processamento. 

Criar uma rotina para informar os programas de apontamentos utilizados.

Alterar a rotina de apontamento da produção (Numericon - MAN0445) para que os apontamentos feitos por meio desta rotina sejam apresentados no Bloco K.

Solução/Implementação:

Ao efetuar o fechamento de custos, as movimentações de estoque manuais efetuadas pelo SUP0710, documento zero ou documento diferente de uma ordem de produção, são rateadas entre as ordens movimentadas no período. Porém, essas movimentações manuais não são consideradas pelo Bloco K.

Por este motivo foi desenvolvido um programa que efetue o rateio das movimentações de estoque manuais entre os apontamentos efetuados no mês corrente. Desta forma, as movimentações rateadas por esta rotina serão consideradas no Bloco K.

Também foi criada uma nova rotina para cadastrar as operações de consumo que serão consideradas para efetuar o rateio.


CADASTRO DAS OPERAÇÕES DE CONSUMO PARA O RATEIO – MAN10532

Foi criado um programa para cadastrar as operações de consumo que serão consideradas para efetuar o rateio. Este programa é um cadastro simples, permitindo informar somente o código da operação.

O código da operação informada deverá estar cadastrado na tabela ‘estoque_operac’ onde o ‘ies_tipo’ seja ‘S – saída’ ou ‘E – entrada’.

A rotina de rateio somente irá considerar as movimentações de estoque que possuírem as operações cadastradas neste programa (MAN10532).

 

ROTINA DE RATEIO DAS MOVIMENTAÇÕES MANUAIS – BLOCO K – MAN10533

Foi criada uma rotina para efetuar o rateio das movimentações de estoque manuais, com documento zero, entre os apontamentos efetuados no período do processamento.

Observação: O rateio de custos considera as movimentações com documento zero e documento diferente de uma ordem de produção. Porém, este novo rateio entre os apontamentos irá considerar somente documento zero.


A rotina de rateio terá as seguintes opções:

  1. Informar: Permite informar o período do processamento e quais itens serão rateados ou reabertos. Não será obrigatório informar os itens, caso não seja selecionado nenhum item, serão considerados todos os itens que tiveram movimentações manuais no período informado.
  2. Processar Rateio: Efetua o processamento do rateio para o período informado. Considera todos os itens ou os itens selecionados para o processamento.
  3. Reabrir Rateio: Desfaz o rateio já processado para o período informado. Poderá reabrir o rateio para todos os itens ou para os itens selecionados.
  4. Listar: Permite gerar relatório de inconsistência por período de processamento.

 

Campos em tela:

  1. Tipo de Processamento:
    1. Mensal. Permite informar o mês: Janeiro, Fevereiro… e o ano.
    2. Decendial. Permite informar o mês: Janeiro, Fevereiro…, ano e período: 1 (1 – 10), 2 (11 – 20), 3 (21 – último dia do mês).
  2. Seleção de Itens: Caso desejar informar os itens a serem processados, poderá selecionar um ou mais itens.

 

Regras das consistências em tela:

  1. Somente irá permitir executar as opções ‘Processar Rateio’ e ‘Reabrir Rateio’ se foram informados os dados para processamento na opção ‘Informar’.
  2. Ao executar a opção ‘Informar’, irá preencher automaticamente o campo ‘Tipo de Processamento’. Este campo será preenchido conforme o parâmetro ‘apur_decen_quin‘. Este parâmetro indica se o cliente envia o bloco k mensal ou decendial. Caso for mensal, será habilitado os campos ‘Mês de Processamento’ e ‘Ano de Processamento’. Caso for decendial, será habilitado os campos ‘Mês de Processamento’, ‘Ano de Processamento’ e ‘Período de Processamento’.
  3. Na opção ‘Listar’, será aberta uma tela para selecionar o período e qual consistência será processado.

Regras do processamento do rateio:

O programa de rateio deverá ser executado somente uma vez por mês, quando mensal, ou uma vez a cada 10 dias quando decendial. Caso seja necessário fazer alguma movimentação de estoque manual após o rateio, para o período já processado, deverá ser revertido o rateio e processado novamente para que seja refeito o rateio considerando a nova movimentação.

O programa de rateio irá selecionar todas as movimentações de estoque efetuadas pelo SUP0710 dentro do período informado, que possuem a operação de estoque cadastrada no novo programa (MAN10232) e documento zero. Após efetuar a seleção das movimentações de estoque, irá selecionar todos os apontamentos que foram efetuados no período informado em que o item movimentado manualmente faz parte da estrutura do item apontado. Com base nas quantidades informadas manualmente e nas quantidades dos apontamentos, será feito o rateio das movimentações manuais com os apontamentos efetuados.

 

Ao final do processamento serão gerados automaticamente três relatórios no diretório padrão do Logix (LST).

1. log_rateio_res_usuario: Relatório resumido. Este relatório será gerado ao executar a opção ‘Rateio’. Irá apresentar todos os itens rateados com sucesso e os itens que foram processados e que não foram rateados.

Quando o item for processado e não for rateado será apresentado o motivo, por exemplo:

  • Item já processado para o período informado. Para reprocessar é preciso reabrir o rateio.
  • Consumo sem estrutura. Componente não faz parte de uma estrutura válida.
  • Pai sem produção. Item pai do componente não possui apontamentos para o período.

2. log_rateio_det_usuario: Relatório detalhado. Este relatório será gerado ao executar a opção ‘Rateio’. Irá listar todos os itens rateados com sucesso, apresentando a ordem e apontamento em que foi feito o rateio.

Serão apresentados os seguintes campos:

  • Ordem: Indica a ordem que foi feito o rateio.
  • Seq. Mestre Apon.: Indica a sequência mestre do apontamento. Este campo corresponde a sequência mestre (seq_reg_mestre) das tabelas padrões do apontamento (man_apo_meste, man_item_produzido, man_comp_consumido, man_apo_detalhe...).
  • Seq. Reg. Item: Indica a sequência do registro do item. Este campo corresponde ao campo ‘seq_registro_item’ da tabela ‘man_comp_consumido’. Através desta sequência e da sequência mestre do apontamento ‘seq_reg_mestre’ é possível identificar o registro gerado pelo rateio na tabela ‘man_comp_consumido’.
  • Item: Indica o item componente que foi rateado.
  • Local: Indica o local da quantidade que foi rateada.
  • Lote: Indica o lote da quantidade foi rateada.
  • Qtd. Rateada: Indica a quantidade que foi rateada.
  • Transação: Indica a transação da movimentação de estoque. Este campo corresponde ao campo ‘num_transac’ da tabela ‘estoque_transac’ e ao campo ‘moviment_estoque’ da tabela ‘man_comp_consumido’. Ou seja, é a movimentação de estoque rateada.
  • Mensagem: Indica a mensagem de processamento efetuado com sucesso.

Observação: Quando o ‘Seq Mestre Apon’ e o ‘Seq Reg Item’ estiver ‘0 – zero’ indica que o registro não foi incluído na tabela ‘man_comp_consumido’, pois trata-se de uma movimentação manual de entrada e não de baixa, de um componente que não sofre baixa. Neste caso será incluído na tabela ‘man_rat_movto_entrada_manual’ e o programa do Bloco K irá ler estes registros para considerar o rateio desses movimentos de entrada.

Quando tratar de uma movimentação manual de estrada e o componente sofrer baixa automático pelo apontamento, será incluído como registro na ‘man_comp_consumido’ de estorno. Neste caso o relatório irá apresentar os campos ‘Seq Mestre Apon’ e o ‘Seq Reg Item’ com os valores correspondentes.

3. log_rateio_reab: Este relatório será gerado ao executar a opção ‘Reabrir’. Irá listar todos os itens rateados que foram reabertos com sucesso.

Serão apresentados os seguintes campo:

  • Seq. Rateio: Indica a sequência do rateio que foi reaberto. Este campo corresponde ao campo ‘seq_rateio’ da tabela ‘man_item_rateio’.
  • Item: Indica o item componente que foi reaberto o rateio.
  • Descrição: Indica a descrição reduzida do item que foi reaberto o rateio.
  • Data Processamento Rateio: Indica a data em que foi processado o rateio.

 

Exemplo:

Processando o rateio para o período de 01/06/2016 à 30/06/2016.

Data do processamento do rateio: 06/07/2016

Data do processamento do bloco k: 10/07/2016

 

Movimentações de estoque com documento ZERO até 06/07/2016

 

Transação Movto

Entrada/Saída

Tipo Movto

Documento

Item

Data Movto

Data Proces

Quantidade

000001

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

08/06/2016

08/06/2016

20

000002

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

15/06/2016

18/06/2016

8

000003

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

16/06/2016

16/06/2016

7

000004

Saída

Reversão

0

COMPONENTE_2

16/06/2016

16/06/2016

7

000005

Entrada

Normal

0

COMPONENTE_2

16/06/2016

17/06/2016

10

000006

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

29/06/2016

29/06/2016

4

000007

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

30/06/2016

30/06/2016

12

000008

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

30/06/2016

01/06/2016

10

000009

Saída

Normal

0

COMPONENTE_2

30/06/2016

03/07/2016

16


Estrutura do item:

Item Final: FINAL_1

Componente: COMPONENTE_1 – QTD NECESSÁRIA: 1

Componente: COMPONENTE_2 – QTD NECESSÁRIA: 2

Componente: COMPONENTE_3 – QTD NECESSÁRIA: 3

 

Apontamentos realizados:

OrdemItem PaiQuantidadeTransação Apon
4510FINAL_12000101
4510FINAL_12000102
4511FINAL_15000103
4511FINAL_11000104
4512FINAL_120000105


TOTAL MOVIMENTADO SUP0710:  60 (saída)

Saída ‘Normal’: 77

Saída ‘Reversão: 7

Saldo Saída: 70

Entrada ‘Normal’: 10

Entrada ‘Reversão’: 0

Saldo Entrada: 10

Saldo para rateio: 70-10 = 60 (saída)

 

TOTAL DE APONTAMENTOS: 30

 

Primeiro o programa de rateio irá reverter o saldo das movimentações manuais efetuadas e logo em seguida irá realizar uma única movimentação com a quantidade total que foi movimentada para o item. Isso se faz necessário, pois na ‘man_comp_consumido’ é preciso informar a transação da movimentação de estoque. Se possuir várias movimentações de estoque para o item, ficará inviável (performance) ratear cada movimentação individual por apontamento.

Desta forma, o programa irá reverter o saldo das movimentações, neste exemplo irá reverter uma quantidade de 60 e incluirá uma nova movimentação de 60 (transação 000010). Esta nova movimentação será utilizada para fazer o rateio.

 

Rateando a quantidade movimentada no SUP0710 entre os APONTAMENTOS:

Transação AponTransação MovtoOrdemItem ComponenteQuantidade Rateada
0001010000104510COMPONENTE_24
0001020000104510COMPONENTE_24
0001030000104511COMPONENTE_210
0001040000104511COMPONENTE_22
0001050000104512COMPONENTE_240

Observação: Será criado um registro na ‘man_comp_consumido’ com o item componente e quantidade que foi rateada. Para identificar que o registro foi incluído pelo programa de rateio, o campo observação, onde hoje é gravado B (boas), R (refugo), S (sucata), será gravado KB ou KR (bloco k – referente a boas ou refugo).


Incluindo uma nova movimentação pelo SUP0710 depois do rateio.

Transação MovtoDocumentoItemData MovimentoData ProcessamentoQuantidade
0000110COMPONENTE_230/06/201607/07/201610

 

Como o bloco k somente será enviado em 10/07/2016, deverá ser revertido o rateio deste item para o mês de junho e reprocessado novamente, para que esta movimentação do dia 07/07/2016 referente ao mês 06 seja rateada.

 

Incluindo uma nova movimentação pelo SUP0710 depois do rateio e depois do processamento do bloco k.

Transação MovtoDocumentoItemData MovimentoData ProcessamentoQuantidade
0000120COMPONENTE_230/06/201611/07/201610

 

Como o bloco k já foi enviado, este rateio será feito no processamento do mês de julho.

Caso para o mês de julho não houver nenhum apontamento que possua este componente na estrutura, será emitido um alerta que este item não será rateado.

 

A regra para do rateio será efetuada com base no cálculo do rateio de custos:

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=233748741

 

1) Se o parâmetro de “Rateio de matéria-prima” for igual a “C” (consumo), a quantidade movimentada no documento 0 será rateada para ordens de produção que consumiram o mesmo item durante o período correspondente a quantidade real de cada OP.

Por exemplo:

APON (operação de estoque de apontamento de produção)

BAIX (operação de estoque de baixa de componentes)

 

As seguintes movimentações de estoque foram registradas numa empresa que produz bicicletas:

APON de 10 bicicletas na ordem de produção 1000

BAIX de 20 rodas na ordem de produção 1000

BAIX de 10 quadros na ordem de produção 1000

 

APON de 15 bicicletas na ordem de produção 1001

BAIX de 30 rodas na ordem de produção 1001

BAIX de 15 quadros na ordem de produção 1001

A apropriação direta (quantidade consumida real) dos materiais para a ordem 1000 ficaria:

20 rodas e 10 quadros

E na ordem 1001 ficaria:

30 rodas e 15 quadros

Ocorreu, nesse mesmo período, um consumo manual de 5 rodas em documento 0. A apropriação desse consumo entraria proporcionalmente nas ordens 1000 e 1001 conforme fórmula abaixo:

Quantidade real consumida OP + (Quantidade real consumida OP / Quantidade total real consumida) x Quantidade consumida em documento 0

OP 1000 = (20 + [(20 / 50) x 5] = 22 rodas

OP 1001 = (30 + [(30 / 50) x 5] = 33 rodas

 

Opção de Relatório

Será permitido listar três tipos de relatórios:

  1. Por período, em que serão listados os itens, com movimento manual de estoque com documento zero, que já foram rateados. 
  2. Por período, em que serão listados os itens, com movimento manual de estoque com documento zero, que não foram rateados. 
  3. Por período, em que serão listados os itens, com movimento manual de estoque com documento zero, que foram processados, porém não foram rateados. Este relatório apresentará somente os itens que foram processados e não foram rateados. Para identificar o motivo de não ter rateado, é preciso executar o rateio para este item e no relatório gerado no rateio será apresentado o motivo.

 

Regras Gerais:

  1. Não será possível estornar um registro que possui um componente rateado. Caso necessário, será preciso reabrir o rateio para o item, fazer o estorno e ratear novamente.
  2. Ao reabrir o rateio para um período em que o bloco k já tenha sido enviado, será apresentada uma mensagem de alerta e caso prossiga será gerado um registro na ‘audit_logix’.
  3. Ao gerar o bloco k, será consistido se existe alguma movimentação para o período e não foi rateado. Se existir será apresentada uma mensagem na geração do bloco k alertando essa situação e questionando ao usuário se deseja ou não gerar o bloco k. Caso prossiga a geração do bloco k sem ter feito o rateio para todos os itens, será gerado um registro de auditoria na ‘audit_logix’.


CADASTRO DOS PROGRAMAS DE APONTAMENTO – MAN10536

No processamento do Bloco K, a data de início e fim da ordem produção é carregada por meio das movimentações de estoque. Para obter esta informação o programa de geração do Bloco K filtra as movimentações de estoque pelo código do programa de apontamento. Porém, como podem existir rotinas de apontamento específicos, foi criado este programa para cadastrar todos os programas de apontamentos utilizados.

O programa irá carregar automaticamente os programas de apontamentos padrões (MAN8228, MAN8200, MAN0445, MAN10037). Não será permitido efetuar manutenção (excluir ou modificar) estes programas padrões.

Importante: Mesmo que não possua nenhum programa de apontamento específico para incluir, é obrigatório acessar este programa ao menos uma vez para efetuar a carga dos programas padrões.


APONTAMENTO DA PRODUÇÃO - NUMERICON – MAN0445

Foi alterado o MAN0445 e a geração do Bloco K para que sejam consideradas as baixas dos componentes que não sofrem baixa.

Conversores e Parâmetros:

Deverá ser processado o conversor MAN01133.CNV para criação das tabelas:

  • man_programa_apontamento
  • man_operacao_rateio
  • man_item_rateio
  • man_item_rateio_processado
  • man_relc_movta_estoque_rateio
  • man_rat_movto_entrada_manual

Chamados relacionados:

TVIJ61