Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

É possível definir a disposição das atividades, sub processossubprocessos, atividades automáticas e demais elementos para uma melhor visualização e entendimento de todo o processo. Ao definir os mecanismos de atribuição dos itens do processo, somente são exibidos os tipos de mecanismo que podem ser utilizados conforme o tipo de atividade. Para a atividade do tipo Início, por exemplo, os mecanismos "Para um grupo" e "Para um papel" não são exibidos como opção, pois esses tipos não podem ser utilizados nesse tipo de atividade.

No menu lateral da tela de configuração são disponibilizados os elementos para a criação do processo: Início, Fim, Atividade, Automático, Documento, Anotação, Swinlane, Sub processoSubprocesso, Fork e Join. Também é disponibilizado o acesso à tela de configuração do processo através do item Propriedades.

...

04. Acionar Confirmar.

 

Configurar Sub processoSubprocesso

 

01. Arrastar o elemento Sub processo Subprocesso do menu lateral para o local desejado da área de modelagem do fluxo do processo.

Expandir
titleSaiba mais

O elemento Sub processo Subprocesso representa outros processos que fazem parte de um processo principal.

...

03. Definir as informações solicitadas para o sub processo subprocesso da aba Geral.

Expandir
titleSaiba mais

Nome
Nome que será atribuído ao sub processo subprocesso dentro do processo que está sendo modelado.

Descrição
Descrição que será atribuída ao sub processo subprocesso dentro do processo que está sendo modelado.

SubprocessoSub processo
Sub processo Subprocesso que será incluído dentro do processo que está sendo modelado. Qualquer processo existente na plataforma pode ser utilizado como um sub processosubprocesso. Quando movimentada a solicitação para o sub processosubprocesso, a solicitação do processo principal é finalizada e uma nova solicitação do sub processo subprocesso é criada. Caso o fluxo de movimentação permita retorno, quando movimentada a solicitação do processo principal para o sub processosubprocesso, uma nova solicitação para o sub processo subprocesso é criada e a solicitação do processo principal ficará bloqueada até o término da solicitação do sub processosubprocesso. Assim que a solicitação do sub processo subprocesso for finalizada, a solicitação do processo principal é movimentada para a atividade anterior à do sub processosubprocesso, para continuar sua execução.

Transfere anexos
Quando assinalado, determina que todos os anexos presentes na solicitação do processo principal serão copiados para a nova solicitação que será criada para o sub processo subprocesso em questão.

Cancelamento conjunto com solicitação principal
Quando assinalado, determina que se a solicitação principal for cancelada, a solicitação do sub processo subprocesso também será. Porém, o contrário não é verdadeiro, ou seja, se a solicitação do sub processo subprocesso for cancelada, a solicitação principal não será.

Movimentar para a próxima atividade
Quando assinalado, determina que ao movimentar a solicitação será possível iniciar a solicitação do sub processo subprocesso imediatamente - sem a necessidade de acessar a Central de Tarefas para isso. Ou seja, quando a solicitação for movimentada para o sub processosubprocesso, será exibida a primeira atividade do sub processo subprocesso para seleção (ou as primeiras atividades, caso o fluxo do sub processo subprocesso seja alternativo), sendo possível também definir o responsável pela atividade selecionada.

04. Definir as informações solicitadas para o sub processo subprocesso da aba Campos.

Expandir
titleSaiba mais

Esta aba permite ao usuário a possibilidade de configurar o envio de valores de campos do formulário entre um processo e um sub processosubprocesso. Determinando assim, campos que sairão do processo pai e irão para o processo filho e do processo filho que irão para o processo pai. Ambos processos, pai e filho, deverão ter um formulário criado para que o envio de valores e suas respectivas direções possam ser definidas.
Isso permite ao usuário, realizar a passagem de informações entre processo pai e processo filho de forma simples e transparente.

A seguir, exemplo das direções que indicam origem e o destino das informações:

passar valor do campo pai(origem) para o campo filho(destino): Nome -> Nome do usuário.
passar valor do campo filho(origem) para o campo pai(destino): Nome <- Nome do usuário.
passar e retornar o valor do campo(ambos passam valor um para o outro): Nome <-> Nome do usuário.

As informações das colunas são:

Campos processo
São os campos que serão utilizados do formulário criado no processo pai. Selecionar um campo do formulário pai para fazer a relação dos campos..

Direção
É a direção que indica o fluxo da informação dos campos entre processo e sub processosubprocesso. Ao clicar sobre ela, é alterada a origem e destino da relação com os campos.

Campos sub processosubprocesso
São os campos que serão utilizados do formulário criado no processo filho. Selecionar um campo do formulário filho para fazer a relação dos campos..

Status
Indica a confirmação da criação da nova relação dos campos de processo e sub processosubprocesso.

Através do botão Novo é possível incluir um novo envio de valores entre processo e sub processosubprocesso. É possível também Editar ou Excluir uma relação de campos através dos ícones localizados no canto direito da aba. O sistema não permitirá relacionar dois campos de processo com a mesma direção.

...