Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPasso1

Para habilitar o SSO em um contexto do Identity, o administrador deverá acessar o menu Configuração.

 

 

 

Card
id2
labelPasso 2

Logo em seguida, o administrador terá acesso às configurações de Active Directory.

 

 

Card
id3
labelPasso 3

No final da página, o administrador poderá habilitar o SSO, marcando o CheckBox “Permitir o acesso via Desktop SSO”, porém é importante lembrar que existem diversas configurações à serem executadas antes que possamos utilizar o SSO no contexto.

Se as configurações não forem finalizadas antes que o CheckBox seja habilitado, os usuários poderão ter dificuldades para logar no Identity, ou até mesmo poderão ser impedidos de ter acesso.

 

 

Para ter acesso às configurações do Identity, o administrador deverá clicar no link Configuração do Desktop SSO.


Card
id4
labelPasso 4

Nesta página, o usuário poderá configurar os ranges de IPs que serão liberados para executar o SSO.

Para editar os dados da página, basta clicar no botão verde de edição.

É importante ter sempre alguém responsável pela infra estrutura do cliente, acompanhando os trabalhos de configuração do Identity, incluindo também a configuração do Desktop SSO.

Este profissional poderá facilitar algumas configurações como por exemplo, IPs externos, dados de conexão com o Active Directory e usuários para teste.

 

Card
id5
labelPasso 5

Uma vez clicado no botão de edição, o primeiro item a ser configurado deverá ser os ranges de IPs, através da opção Endereço IP permitido.

É possível criar mascaras para estes IPs, como no exemplo abaixo, onde utilizamos a notação [0-255] para informar que qualquer valor entre 0 e 255 é válido.

Importante lembrar que o IP que devemos cadastrar é o IP externo. Isso assegura que quem estiver dentro da rede terá acesso ao AD e terá o acesso permitido já que o IP externo estará cadastrado.

Usuários provenientes de fora da rede terão um IP diferente do cadastrado e portanto serão obrigados a informar credenciais, na página de login do Identity.

Resumidamente, este cadastro é um filtro que informa quem deve utilizar SSO e quem deve informar credenciais manualmente.

Se por exemplo, um administrador cadastrar [0-255]. [0-255]. [0-255]. [0-255], o Identity entenderá que todos os endereços de acesso são válidos, porém teremos um problema neste caso.

Usuários acessando o Identity de fora da rede não terão acesso ao endereço do Desktop SSO, e neste caso um erro será informado (O browser é redirecionado para um endereço que ele não pode acessar).

Para cadastrar corretamente o IP é necessário que a empresa possua um IP externo estático garantido garantindo que usuários deste IP utilizem o Desktop SSO e os IPs diferente do cadastrado possam utilizar suas credenciais pela tela de autenticação.

Finalmente, existe um campo chamado URL do script de autenticação. Trata-se do Desktop SSO, instalado no tópico anterior deste documento.

A URL deve apontar por padrão para http://<endereço>/dsso/remote_auth.asp, mas existem outras alternativas, descritas nos tópicos a seguir.

 

Aviso
titleRange IP

Na faixa de IPs deve ser inserido os IPs externos, ou seja, o IP que chega no Identity.

Se o cliente não souber ele pode consultar sites como o http://www.meuip.com.br/

Card
id6
labelPasso 6

Um ponto muito importante é que nada destas configurações irá funcionar se não tivermos instalado o script remote_auth.asp, ou Desktop SSO, em um Servidor com IIS.

Este script é único por contexto, e o download só é habilitado a partir do momento em que clicamos no botão Salvar.

Se não efetuarmos o download neste momento, e desejamos fazer isso posteriormente, é importante lembrar do procedimento:
- Clicar em edição
- Clicar no botão Salvar

Desta forma, a opção Baixar script de autenticação SSO será habilitada, através do botão Baixar, conforme ilustrado abaixo.

 

 

Outro ponto que não devemos esquecer.

Vamos supor que o script foi instalado com sucesso e que o Desktop SSO foi habilitado no Identity.

Mesmo assim, o SSO só será realizado se o usuário chegar até o Identity através do subdomínio cadastrado para o contexto.

Por exemplo: https://totvs.fluigidentity.com

Se acessarmos o Identity através do endereço https://app.fluigidentity.com, o SSO não será realizado e a página de login do Identity será apresentada para o usuário.

Aviso
titleConfigurações script remote_auth

Após efetuar o download, é necessário abrir o arquivo do script e preencher com o usuário administrador do Active Directory e a senha criptografada. Dentro do arquivo contém informações de como realizar essa ação.

...