Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Cenário

Exibe o código do cenário selecionado.

Descrição

Exibe a descrição do cenário selecionado.

Início Horizonte Cálculo

Inserir a data de início do horizonte de cálculo. Essa data, em conjunto com a data de fim do horizonte de cálculo correspondem a um intervalo de datas para efeito de seleção de demandas independentes (pedidos do ERP e pedidos/previsões de simulação). Uma vez informado, serão consideradas apenas as demandas que geram carga no período, isto é, demandas cujas datas de entrega originais menos o pulmão de expedição estejam dentro do intervalo.

Fim Horizonte Cálculo

Inserir a data de fim do horizonte de cálculo.

Referência Cálculo

Inserir a data e a hora a serem consideradas como referência para o processamento. Determina a data/hora atual ou o "hoje" para o sistema. Normalmente, uma sessão de programação é feita para ser efetiva a partir do dia seguinte, mas pode ser executada a partir de uma hora definida no próprio dia corrente. Esta data/hora permite efetuar uma sessão de programação – parâmetro utilizado no processo de sequenciamento. Todas as previsões anteriores à data de referência são desconsideradas. Caso seja informado um dia não útil como data de referência, será solicitada uma data válida.

Horizonte Confirmação

Inserir para quantos dias deverá ser feita a confirmação. Recomenda-se utilizar sempre o número de dias entre um planejamento e outro. Por exemplo, se o planejamento é realizado a cada três dias, o horizonte deve ser de três dias. O número de dias informado nesse parâmetro será adicionado à data de referência do cenário e esta data calculada será a data de corte sugerida na confirmação.

Programação Fixa

Inserir o número de dias em que a programação das operações ficará congelada.

Na Confirmação, serão fixadas todas as operações integradas ao ERP (Datasul, Logix e Protheus) onde a data/hora de início é menor ou igual a data/hora de referência somados ao número de dias informado (inclusive operações fixadas em cálculos anteriores). Tais operações poderão ser carregadas ao novo cálculo do mesmo cenário, possuindo a mesma Data/Hora de início e fim, Ferramenta, Grupo de Máquina e Centro de Trabalho.

Nota
titleNota:

Caso seja informado valor maior que "0", o cenário possuirá programação fixa.

Permite informar apenas valores positivos entre 1 a 999.

Cálculo sem Programação fixa:

  • Sem programação fixa toda as operações seguirão o sequenciamento padrão, ou seja, podem ter a Data/Hora, Ferramenta, Grupo de Máquina e Centro de Trabalho alterados.

Cálculo com Programação Fixa:

  • Toda operação salva na programação fixa será congelada e alocada com as mesmas informações que foi calculada na última Confirmação do cenário (momento em que a seleção das operações que serão fixadas acontece).
    A programação que já foi enviada à fábrica fica congelada, não sendo necessário que os operadores reavaliem-a.
    As novas operações serão alocadas nos espaços que disponíveis, após a alocação da programação fixa.
Informações
titleImportante:
Essa funcionalidade não garante a alocação dos mesmos materiais, a possibilidade de alteração dessas informações permanece, pois depende da disponibilidade no momento do cálculo.

APS Simplificado

O conceito S-DBR ou APS Simplificado deve ser usado por empresas que não possuem uma restrição interna, mas apenas uma restrição no mercado. Neste conceito para a programação dos itens MAKE-TO-ORDER (políticas make-to-order, nível superior, período fixo, lote econômico) somente o pulmão de expedição será utilizado, e a liberação de material é derivada da data da ordem menos o pulmão de expedição.

O uso deste conceito irá desabilitar os processos de sequenciamento Automático e Manual. As datas de início e término das operações e materiais serão calculadas na subordinação a partir da data de entrega da ordem e materiais da rede.

Se este campo não estiver marcado será utilizado o conceito dos pulmões normalmente: Pulmão de máquina e Pulmão de expedição.

Utiliza Conceito Múltiplo-Estabelecimento

O conceito "Múltiplos estabelecimentos" deve ser utilizado por empresas que possuem um mesmo produto sendo fabricado em diferentes estabelecimentos. Quando ativado este parâmetro, o TOTVS APS irá considerar para os cálculos os parâmetros do item, ordens, saldos, pedidos de venda, previsões relacionados ao estabelecimento informado na malha produtiva do cenário.

Para mais detalhes, veja Conceito Multiestabelecimento.

Malha

Inserir o código da malha produtiva a ser considerada para efeito de seleção. No Planejamento da Demanda serão lidos apenas os itens que fazem parte da malha selecionada.

Pulmão Padrão

Inserir o código do pulmão padrão para essa malha. Será utilizado como pulmão de expedição quando o pulmão de expedição do item da respectiva demanda estiver em branco.

Calendário Padrão

Inserir o calendário padrão a ser utilizado pelo processo Planejamento de Demandas.

Modelo Turno

Inserir o código do turno utilizado tanto na expedição (essa informação é necessária para defasar a data e hora de entrega do pedido do pulmão da expedição) quanto para grupos de máquina que não possuírem modelo de turno definido.

Permite 50% de invasão no pulmão de Expedição?

Quando assinalado, indica ao sistema a lógica a ser usada para reprogramar pedidos durante a fase de sequenciamento. Se estiverem assinalados, os pedidos/ordens só serão reprogramados quando houver invasão de pulmão de expedição superior a 50%. Se não estiver assinalado, os pedidos serão reprogramados quando houver qualquer invasão de pulmão de expedição. Com esta opção, o sistema fica menos sensível a reprogramações quando sucessivas sessões são executadas.

Pulmão Máquina

Selecionar a opção que define se o pulmão a ser considerado para a proteção da máquina é aquele cadastrado no grupo de máquina (DB0107), ou se deve ser considerado o pulmão de máquina cadastrado para cada item (Item Manufatura - DB0106 ou Item x Estabelecimento - DB0117).

  • Grupo de Máquina;
  • Item.

Reprogramação Automática

Quando assinalado, reprograma as operações que dependem de determinada operação cuja data/hora de início e término foram alteradas devido a uma alteração manual em um cenário já sequenciado. Ou seja, irá reprogramar as operações sucessoras de acordo com a rastreabilidade de consumos visando deixar factível a programação.

Este processo irá desalocar todas as operações sucessoras as que sofreram alguma alteração (data, sequência, entre outros) e ficaram infactíveis. Então irá realizar novamente o processo de alocação dessas operações, podendo alterar inclusive o centro de trabalho. Se a alteração realizada em uma operação não gerar infactibilidade nas operações sucessoras não será realizado nenhum processo de reprogramação.

Nota
titleNota:

Em cenários com elevado número de operações ou com rede de consumo complexa (uso de lotes em semi-acabado), a utilização desta funcionalidade poderá resultar em perda de performance em processos como:

  • Sequenciamento Manual.
  • Desalocar Operação. 
Armazenar dados para telas WEB

Quando assinalado, indica que deve considerar os dados persistidos do cálculo para o cenário escolhido e assim, disponibilizar essas informações para telas WEB.


Quantidade Simulações

Pré-requisito: Parâmetro "Armazenar dados para telas WEB" selecionado.

Permite a possibilidade de armazenar mais de uma simulação do cálculo no mesmo cenário de planejamento. O campo representa a quantidade máxima de simulações possíveis no cenário. Os valores permitidos são de 1 à 3.

Nota
titleNota:

Ao armazenar várias simulações ocorrerá um aumento do tamanho do banco de dados.

Exibir Avisos

Quando assinalado, apresenta o programa Consulta de Mensagens (DB0666) sempre que gerada uma situação de sucesso, erro ou sugestão. Por exemplo, ao desalocar uma operação por intermédio do programa DB0414 será apresentada esta consulta. Quando o aviso for de erro esta tela será apresentada independente da parametrização.

Considera Antecipação

Quando assinalado, habilita o parâmetro Antecipação. Caso não seja assinalado, será permitida a máxima antecipação.

Antecipação

Inserir a máxima antecipação, em dias corridos, que o item pode sofrer, no caso do cenário conter o flag "Considera Antecipação" como verdadeiro. 

Nota
titleNota:

Esse campo só será considerado se o parâmetro Considera Antecipação estiver selecionado e a opção Cenário estiver selecionada no campo Cenário / Item descrito abaixo.

Cenário / Item

Selecionar se deve ser considerada a máxima antecipação do campo do cenário ou do campo do item.

Número máximo de Ordens

Indica o número máximo de ordens de produção serão geradas por demanda (Pedido/Previsão) serão geradas na etapa de Planejamento e Explosão, quando o item estiver parametrizado para Dividir Ordem na Manutenção de Itens (db0106 ou db0117).

Durante o calculo das etapas Planejamento e Explosão, atingindo a quantidade informada, o calculo desconsiderará o parâmetro "Divide Ordem", gerando uma mensagem de sugestão na Consulta de Mensagens (db0666): O parâmetro 'Divide Ordens' do item XXXX será ignorado, pois o número de ordens geradas (999) é superior ao número máximo de ordens parametrizadas no cenário (99).

Os itens listados nessa consulta poderiam ocasionar perda de performance devido à quantidade excessiva de Ordens de Produção geradas para atender a mesma demanda (Pedido/Previsão).

Exemplo de aplicação: Um item com politica Ordem, Divide Ordem pelo Lote Minimo de 1 unidade, com uma previsão de venda de 5000 unidades. Isso faria com que no planejamento, seja gerada 5000 Ordens de Produção somente para atender a mesma previsão.

Manutenção de Itens - DB0106

...