Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Espécie:

Nesse campo é apresentada em default, a espécie de documento padrão para o título de imposto, podendo esta ser aqui alterada. A espécie de documento informada obrigatoriamente deve ser do tipo imposto retido.

Nota
titleNota:

A espécie de documento apresentada em default é informada no cadastro do imposto. Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Impostos (UTB085AA).

Série:

Nesse campo é apresentada em default, a série do título do imposto retido a pagar.

Nota
titleNota:

A espécie de documento apresentada é informada no cadastro do imposto. Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Impostos (UTB085AA).

Vencimento:

Inserir a data de vencimento do imposto.

Valor Impto:

Inserir o valor do imposto a pagar.

Nota
titleNota:

Esse campo é calculado automaticamente, quando informado o campo Alíquota.

Rendto Tributável

Inserir o valor do rendimento tributável, referente ao  Rendimento Bruto da Prestação de Serviços (Valor Total da Nota Fiscal), ou seja, o valor sobre o qual será efetuado o cálculo do imposto.

Dedução Legal

Exibe o valor referente à dedução legal e é apresentado desabilitado.

Informações
titleImportante:

Sempre que alterado o valor do rendimento tributável o valor correspondente a dedução legal será atualizado automaticamente. O campo dedução legal é calculado com base no percentual de rendimento tributável, informado para o fornecedor. A diferença entre o percentual rendimento tributável e 100% será aplicada sobre o valor do rendimento tributário para calcular o valor da dedução legal.

O valor correspondente ao campo Base Liquida Imposto é igual ao valor do rendimento tributável, menos o valor da dedução legal, menos dedução inss, menos dedução dependentes, menos dedução pensão e menos outras deduções. A alíquota a ser aplicada, quando utilizada tabela progressiva, deverá utilizar o valor base líquido do imposto na faixa de valores.

O valor da dedução legal deverá ser convertido na finalidade econômica do título ao qual o imposto está vinculado.

Deduções Inss

Inserir o valor da dedução do INSS calculado sobre o valor do Rendimento Tributável, aplicando o respectivo percentual da Tabela de INSS para Prestadores de Serviço (Fornecedores).

Dedução Dependentes

Inserir o valor correspondente à dedução dos Dependentes. O valor de Dedução por dependente encontra-se na Tabela de INSS, sendo que se multiplica o número de dependentes do Prestador (Fornecedor) pelo valor de tabela, originando assim o Valor Dedução Dependentes.

Informações
titleImportante

Este campo ficará desabilitado quando houver informações cadastradas na opção Valores de Dedução de Dependentes.

Dedução Pensão

Inserir o Valor da dedução da Pensão Alimentícia do Prestador de Serviço (Fornecedor), que fará composição na Base de Dedução para o cálculo dos impostos da Nota Fiscal.

Desc Simplif/Out Ded

Exibe o valor correspondente ao Desconto Simplificado (MP n° 1.171/23; IN nº 2.141/2023)  ou

Outras Deduções

Inserir o valor correspondente a Outras Deduções que poderão ser lançadas na base de cálculo para abatimento do valor a ser calculado para os impostos, podendo este ser aqui alterado. 

Alíquota

Inserir o percentual a ser aplicado sobre a base de cálculo, que determinará o valor do imposto a ser recolhido.

Nota
titleNota:

Quando informado o campo Imposto Calculado, esse será calculado pelo sistema.

Imposto Calculado

Inserir o Valor do imposto calculado, tendo como base o campo Base Líquida Imposto * Alíquota, respeitando a Tabela de Impostos para o período corrente.

Nota
titleNota:

Quando informado o campo Alíquota, esse é calculado pelo sistema.

...