Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Incluir Página
tec:FRename
tec:FRename

Sintaxe

 

FRENAME( <nome antigo>,  <nome novo> )

 

Propósito

 

Altera o nome de um arquivo.

 

Argumentos

 

< nome antigo>

 

É o nome original do arquivo a ser renomeado, incluindo a sua extensão. A identificação do drive e a designação da pasta também devem ser incluídas se o arquivo não estiver na pasta corrente.

 

< nome novo>

 

É o novo nome atribuído ao arquivo, incluindo a sua extensão. A identificação do drive e a designação da pasta também devem ser incluídas se o arquivo não estiver na pasta corrente.

 

Utilização

 

Caso o arquivo não se localize na mesma pasta, a outra pasta deve ser informada como parte do novo nome. Após a mudança do nome, se a pasta original do arquivo for diferente da nova pasta, o arquivo será movido de pasta.

 

Se já existir um arquivo com o novo nome especificado na mesma pasta, ou se o arquivo a ser renomeado estiver aberto, a função FRENAME() não executará a operação e fornecerá o valor -1. Neste caso, a função FERROR() poderá ser utilizada para determinar a natureza do erro ocorrido.

 

Dicas

 

Qualquer arquivo a ser renomeado através da função FRENAME() deve estar obrigatoriamente fechado antes de ter o nome trocado. A troca do nome de um arquivo aberto poderá acarretar resultados imprevisíveis. 

Caso queria que o case sensitive seja respeitado para o arquivo renomeado, utilize a função FRenameEx.

 

Exemplos

 

O exemplo abaixo demonstra como alterar o nome de um arquivo:

 

IF FRENAME("OldFile.txt", "NewFile.txt") = -1

          MsgAlert("Erro na operação: " + STR(FERROR()))

 

          BREAK

ENDIF

Veja Também

FRenameEx