Páginas filhas
  • DI_POC_TOTVS_Incorporação_BackOffice_Protheus

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
INTEGRAÇÃO POC TOTVS Incorporação X BackOffice Protheus
Contexto de negócio (Introdução)
Contextualização sobre do que se trata a área em que iremos dissertar tal integração.

Embasamento Legal

O processo de apuração de resultado contábil 0por POC visa atender a Construção e Incorporação Imobiliária - Norma Brasileira de Contabilidade ITG 02 – Contrato de Construção do Setor Imobiliário, aprovada pela Resolução CFC n° 1266/09.

“Pelo método da percentagem completada, também chamado de POC, que vem da sigla Percentage of Completion, a receita do contrato é reconhecida na demonstração do resultado nos períodos contábeis em que o trabalho for executado, o mesmo ocorrendo com os custos do trabalho com os quais se relaciona.” 

“A fase de execução de um contrato ou POC pode ser determinada de várias maneiras. A entidade deve usar o método que mensura de forma mais confiável o trabalho executado. Dependendo da natureza do contrato, os métodos podem incluir:

(a)      a proporção dos custos incorridos até a data, em contraposição aos custos estimados totais do contrato;

(b)      medição do trabalho executado; e

(c)       execução de proporção física do trabalho contratado.” 

 “Logo, contabilmente, a adoção do POC, mediante cálculo da receita na proporção dos custos incorridos até a data, em contraposição aos custos estimados totais do contrato, atende plenamente o Princípio contábil da Competência, proporcionando certa “estabilidade” da receita e principalmente do resultado.” 

“5 ORIENTAÇÕES E INTERPRETAÇÕES DO CPC PARA CONTABILIZAÇÃO DE EMPRESAS IMOBILIÁRIAS Conforme apresentado anteriormente, as empresas de Construção e Incorporação Imobiliária, para aplicabilidade à melhor avaliação e atendimento societário e regras da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, devem seguir a Norma Brasileira de Contabilidade ITG 02 – Contrato de Construção do Setor Imobiliário, aprovada pela Resolução CFC n° 1266/09. Vide resumo das definições da referida Norma: “(...)17. ... Nesse caso, se todos os critérios do item 14 da NBC TG 30 – Receitas forem continuamente atendidos à medida que a construção avança, a entidade deve reconhecer a receita pelo percentual de evolução da obra. As exigências da NBC TG 17 – Contratos de Construção aplicam-se, em geral, ao reconhecimento da receita e dos correspondentes custos e despesas.” Na aplicação prática da Metodologia do POC, em especial aquela que utiliza como base para reconhecimento da receita a evolução do custo incorrido, a área de incorporação imobiliária apresenta um desafio adicional, o qual está relacionado ao fato de que em um só empreendimento há vários contratos de venda firmados, e não apenas um como na construção civil. Ainda mais, há o fato de que nem todas as unidades vendidas são exatamente iguais, em tamanho. Como forma de suplantar essa barreira, a aplicação prática determina a utilização de um denominador comum, em geral a metragem quadrada, propiciando um confronto entre a metragem vendida e a metragem total, o que permite determinar os valores de receita orçada, custo orçado, custo incorrido e também os valores de venda, para as unidades vendidas, quando então a Metodologia é aplicada e a receita realizada das unidades vendidas é confrontada com o somatório dos valores recebidos das vendas efetuadas. Caso a Receita Realizada das Unidades Vendidas seja superior ao saldo acumulado dos Valores Recebidos das Unidades Vendidas, teremos a clara apresentação de um Contas a Receber. No caso contrário, o que se apresenta, passível de reclassificação para o Passivo Circulante, é um saldo de Adiantamento de Clientes.” 

“Instrumentos de Interpretações e Orientações do CPC já foram emitidos nos últimos anos, sendo que a situação atual é a seguinte, conforme a Orientação CPC – OCPC 04, o qual trata da aplicação da Interpretação Técnica – ICPC 02 às Entidades de Incorporação Imobiliária Brasileiras: “(...) 21. Controle, riscos e benefícios: a entidade pode transferir ao comprador o controle, os riscos e os benefícios da propriedade do imóvel em construção em seu estágio atual de acordo com a evolução da obra. Nesse caso, ... à medida que a construção avança, a entidade deve reconhecer a receita pelo percentual de evolução da obra. As exigências do Pronunciamento Técnico CPC 17 – Contratos de Construção aplicam-se, em geral, ao reconhecimento da receita e dos correspondentes custos e despesas a medida que a prestação do serviço é realizada. Este é um ponto vital a ser observado, ou seja, se houver transferência contínua dos riscos e benefícios significativos sobre o imóvel em construção, o reconhecimento da receita e custos deve ser efetuado à medida que ocorre a transferência desses riscos e benefícios significativos ao amparo do Pronunciamento Técnico CPC 30.””

Fonte http://www.gerenciamento.ufba.br/Disciplinas/Financeiro/Contabilidade%20de%20Contratos%20de%20Constru%C3%A7%C3%A3o.pdf

 

Aplicação da Regra aos produtos TIN (linha RM) e gestão Contábil (linha Protheus)

O TOTVS Incorporação possui um recurso que permite parametrizar a Apuração de Resultado Contábil por POC entre módulos da linha RM (TIN, Financeiro e Contábil).

Este recurso é chamado de “Apuração de Resultado Contábil por POC” e poderá sofrer evolução para atender a integração com o Protheus.

Afim de estabelecermos o completo entendimento da demanda faremos a seguir a definição dos modelos de Apuração entendidos e aplicado no TIN;

 

Apuração de Resultado Contábil

Cod. Modelo

Modelo de Cálculo

Contabilização

1

Cálculo por Empreendimento

Por Empreendimento

2

Cálculo por Subunidade/ Contrato

Por Empreendimento

3

Por Subunidade

 

A apuração de resultado contábil ou simplesmente POC deve ser aplicada a todas as operações (fatos contábeis) que impactam em reconhecimento de resultado (receita ou custo) atribuído ao empreendimento em construção.

 

Avanço da Obra ou POC

O POC (Percentage of Completion) é a identificação do avanço da Obra seja por meio contábil ou por medição e todas as operações dependem desta Identificação para seu reconhecimento. O POC pode ser calculado das seguintes formas:

  • Indicado manualmente: o usuário recebe da engenharia o valor do avanço da obra e indica manualmente no TIN. Este método também pode ser utilizado caso o usuário responsável opte por aproveitar resultados de planilhas utilizadas anteriormente a utilização do TIN;
  • Fórmula: a fórmula permite que o usuário crie um modelo de cálculo do POC baseado em variáveis diversas. O cálculo mais comum é o Custo Incorrido dividido pelo Custo Orçado. Geralmente os dois valores são obtidos pelo saldo de um conjunto de contas contábeis.

Exemplos de Fórmula 

CI-> Custo Incorrido = ∑Saldo de Contas Contábeis de Custo Incorrido; 

CO-> Custo Orçado = Valor Atualizado do Custo Orçado que pode ser indicado no cadastro de Sped Pis Cofins ou como Movimento específico de Conta contábil de Custo Orçado do Empreendimento. O Empreendimento pode ter uma conta específica ou se a conta for geral deve ter a identificação por Conta Gerencial ou centro de custo no TIN e no Protheus por Item contábil, classe de receita ou outra entidade contábil customizável. 

i = mês da apuração

POC= CIi /CO

Cálculo do POC por Indexação CUB 

Custo Orçado em CUB     = CO  / valor do CUB Acumulado (até o mês de apuração)

Custo Incorrido em CUB   = CIi / valor do CUB Acumulado (até o mês de apuração)

POCCUB = CICUB / COCUB


Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • TOTVS Incorporação (TIN) - Descrição do Produto
  • BackOffice Protheus  - Descrição do Produto

Integração

O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)

 

Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).

Premissas de Integração

Premissas TOTVS Incorporação

  • Configurar a integração “TOTVS Incorporação x BackOffice Protheus” através do TBC (Integração | Ferramentas | Configuração) na versão 12.1.8 ou superior.
    • Caso a integração tenha sido implantada em versão anterior é necessário que o configurador seja executado novamente para implantação dos novos processo de integração.
  • Ativar a Integração “TOTVS Incorporação x BackOffice Protheus” acessando “Integração | Mensagem única | Integrações” no menu do TBC (Integração);
  • Importação das Fórmulas Visuais com gatilhos de integração, enviando os registros ao EAI.
  • Todos os cadastros mantidos pelo BackOffice RM deverão ser desabilitados no Protheus, evitando concorrência de dados.

Premissas Protheus

  • O cadastro de entidade gerencial relacionado com o cadastro de Contas gerenciais do RM deve possuir a seguinte configuração de dicionário de dados:
    • Empresa:  Exclusivo
    • Unidade:   Deve ser equivalente à entidade relacionada no De-Para de integração (Empresa ou filial)
    • Filial:        Compartilhado

 

Escopo

O escopo da integração se restringe aos processos oriundos do processamento do POC e os cadastros utilizados por estes.

A integração do processamento do POC TIN com o BackOffice Protheus permite o processamento do POC seja executado de forma transparente ao usuário final, sem aumento considerável da complexidade de parametrização ou execução do mesmo. Os cadastros envolvidos na integração serão integrados pelo sistema mandatário de forma automática, sem necessidade de processamento posterior ou acompanhamento de filas de integração e com inclusão, alteração ou exclusão restritas no sistema de destino.

Em caráter ilustrativo, o cadastro de Contas Contábeis é de domínio do BackOffice Protheus, assim tendo suas modificações enviadas transparentemente ao TOTVS Incorporação e a manutenção do cadastro restrito neste.

Se restringe ao escopo deste projeto a integração de processos relacionados ao processamento do POC. Assim sendo, somente os lançamentos contábeis gerados a partir dos processos do POC serão integrados ao BackOffice Protheus.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Este documento considera como pré-requisito a instalação e implantação dos módulos envolvidos (TIN, Protheus e seus anexos como o TBC), assim como correta configuração do módulo de POC.

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

 

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Instalação Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

Instalação TIN

Tal integração é nativa ao ERP RM ao instalá-lo, mas esta fica em modo “stand-by” e é necessário fazer a instalação da mesma para que se torne disponível. Isto significa que as rotinas para tal integração já pertencem ao núcleo do sistema, mas a integração não se encontra disponível para ser configurada e ativada, sendo necessário realizar o(s) passo(s) abaixo para tanto.

 

No RM.exe, acessar o segmento Integração, aba Ferramentas | botão Configuração.

Será apresentada uma tela para entrada de usuário e senha para a base de dados RM. Feito isso clique no botão para “Testar conexão” e, em caso positivo, o botão “Avançar” será habilitado. Clique nele.

 

 

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos TOTVS Incorporação e BackOffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

A tabela abaixo apresenta quais as Mensagens Únicas TOTVS utilizadas para a integração do TOTVS Incorporação com BackOffice Protheus, com os respectivos processos de integração apresentados na próxima seção do documento.

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Pré-Requisitos (ID)

Cadastros

01

Centro de Custo

Protheus

RM

CostCenter_2_000.xsd

 

02

Classe de Valor

Protheus

RM

ClassValue_1_000.xsd

 

03

Conta Contábil

Protheus

RM

AccountantAccount_2_000.xsd

 

04

Conta Gerencial

RM

Protheus

ListOfManagerialAccountingEntity_1_000.xsd

 

05

Item Contábil

Protheus

RM

AccountantItem_1_000.xsd

 

Processos

06

Consulta Saldo ContábilRMProtheusAccountingBalance_1_000.xsd01, 03, 04
07Lançamento ContábilRMProtheusAccountingEntry_2_001.xsd01, 02, 03, 04, 05

Fluxo do Cálculo do POC

O cálculo e contabilização do POC pelo TOTVS Incorporação pode ser dividido em três macro-processos, além da integração dos cadastros base utilizados para vínculos contábeis e demais parametrizações. Abaixo segue listado o processo de integração com integração com BackOffice Protheus.

Passo 1 - Cálculo do Avanço da Obra

O cálculo do Avanço da Obra pode ser executado a partir de inserção manual ou através de cálculo de fórmula, sendo que somente o segundo pode executar integração com o BackOffice Protheus.
Abaixo segue diagrama que apresenta o cálculo por fórmula, utilizando funções de consulta saldo contábil ao Protheus.

 

Passo 2 - Apuração de Resultado Contábil pelo POC

A Apuração de Resultado Contábil pelo POC  é efetuada em duas etapas, que são o cálculo das Composições da Base de Cálculo e o cálculo das Fórmulas de Apuração. 

Estas duas etapas podem efetuar integração com o BackOffice Protheus, caso hajam de consultas de saldo contábil por uma das funções de fórmula (vide lista na seção 'Funções de Formula') ou por Valor de Origem do tipo 'Contábil'.

 

Passo 3 - Contabilização das Apurações Realizadas | Estornar/Excluir Contabilização

Os processos de contabilização disponíveis no POC (inclusão ou estorno) são responsáveis por efetuar a leitura dos valores apurados no Passo 2 e executar a respectiva integração com o BackOffice Protheus através da mensagem AccountingEntry.

 

 

Cadastros

Todos os cadastros contemplam inclusão, alteração e exclusão, e devem ser feitos exclusivamente no sistema descrito como mandatário e com as mesmas operações bloqueadas no outro sistema.Por padrão a integração de todos os cadastros será realizada de forma síncrona, sendo opcional a alteração do método de envio pela implantação ou cliente.

Os gatilhos de integração, adapters, restrições e demais informações constam na especificação do requisito disponível no item "Link do Requisito".


Centro de Custo

Requisito: ER_Integração_Centro_de_Custo - CostCenter

Identificador da Mensagem: CostCenter

Versão: 2.000

Mandatário: BackOffice Protheus

Tipo de Envio: Síncrono


Classe de Valor

Requisito: ER_Integração_Classe_de_Valor - ClassValue

Identificador da Mensagem: ClassValue

Versão: 1.000

Mandatário: BackOffice Protheus

Tipo de Envio: Síncrono


Conta Contábil

Requisito: ER_Integração_Conta_Contábil - AccountantAccount

Identificador da Mensagem: AccountantAccount

Versão: 2.000

Mandatário: BackOffice Protheus

Tipo de Envio: Síncrono


Conta Gerencial

Requisito: ER_Integração_Conta_Gerencial - ListOfManagerialAccountingEntity

Identificador da Mensagem: ListOfManagerialAccountingEntity

Versão: 1.000

Mandatário: BackOffice RM

Tipo de Envio: Síncrono


Item Contábil

Requisito: ER_Integração_Item_Contabil - AccountantItem

Identificador da Mensagem: AccountantItem

Versão: 1.000

Mandatário: BackOffice Protheus

Tipo de Envio: Sincrono

 

Processos

Segue listado abaixo os processos do módulo de apuração de POC do TOTVS Incorporação que podem vir a executar integração com o BackOffice Protheus.

Os gatilhos de integração, adapters, restrições e demais informações constam na especificação do requisito disponível no item "Link do Requisito".

 

Calcular Avanço da Obra (POC)

O Cálculo de Avanço da Obra somente executa integração caso o mesmo seja efetuado através de fórmula que utilize uma das funções de Consulta de Saldo Contábil (vide seção 'Funções de Formula').

Requisito: ER_Consulta de Saldos Contábeis - AccountingBalance

Fluxo da Mensagem: RM → Protheus

Mensagem: AccountingBallance

Tipo de Envio: Sincrono 

 

Apuração de Resultado Contábil pelo POC

O cálculo das Composições da Base de Cálculo e o cálculo das Fórmulas de Apuração podem efetuar integração com o BackOffice Protheus uma vez que utilizem consultas de saldo contábil por uma das funções de fórmula (vide seção 'Funções de Formula') ou Valor de Origem do tipo 'Contábil'.

Requisito: ER_Consulta de Saldos Contábeis - AccountingBalance

Fluxo da Mensagem: RM → Protheus

Mensagem: AccountingBallance

Tipo de Envio: Síncrono 


Contabilização das Apurações Realizadas

O processo de Contabilização das Apurações será executado conforme especificação do requisito abaixo.

Requisito: ER_Lançamentos Contábeis - AccountingEntry

Fluxo da Mensagem: RM → Protheus

Mensagem: AccountingBallance

Tipo de Envio: Síncrono 

 

Estornar/Excluir Contabilização

Quando o ambiente possuir integração com BackOffice Protheus ativa sempre será executado estorno (nunca exclusão), ou seja, será gerada mensagem de integração de inclusão de lançamento contábil com "sinais opostos" (contas opostas), conforme descrito na especificação do requisito abaixo.

Requisito: ER_Lançamentos Contábeis - AccountingEntry

Fluxo da Mensagem: RM → Protheus

Mensagem: AccountingBallance

Tipo de Envio: Síncrono 

 

Limitações / Restrições Gerais

Lista de funções de fórmula de Consulta Saldo Contábil integradas ao BackOffice Protheus.
Âncora
Funções de Fórmula
Funções de Fórmula
  • VALORCONTACONTABILPERIODO
    • Função de consulta de saldo contábil a partir dos seguintes parâmetros: Conta Contábil, Tipo de Retorno e Centro de Custo, Histórico Padrão e Período de Consulta (Data início e Data fim).
  • VALORCONTACONTABIL
    • Função de consulta de saldo contábil a partir dos seguintes parâmetros: Conta Contábil, Tipo de Retorno, Centro de Custo e Histórico Padrão.
    • É utilizado o período da apuração do POC como período de consulta.
  • VALORCONTA
    • Função de consulta de saldo contábil a partir dos seguintes parâmetros: Conta Contábil, Tipo de Retorno e Centro de Custo.
    • É utilizado o período da apuração do POC como período de consulta.
    • Não é enviado Histórico Padrão como filtro.
Gatilhos de Integração do cadastro de Plano de Contas Gerencial.

Visto o objetivo do projeto, restringe-se ao escopo da integração os gatilho listados abaixo, não havendo integração dos demais processos de manutenção do cadastro.

  • DataServer de Cadastro (tela de Inclusão/Alteração/Exclusão) - CtbGerenciaData
  • Processo "Gerar e Associar Contas Gerenciais", responsável por automatizar a geração de contas gerenciais e associar a Empreendimento, Unidades e Sub-Unidades.
  • Fórmula Visual de sincronismo

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos