Páginas filhas
  • ER_PCREQ-6062_Suporte_a_Tecnica_Pulling_de_Sincronizacao_com_Fluig_Identity

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.

Informações Gerais

Especificação

Produto

Logix

Módulo

Framework

Segmento Executor

Tecnologia

Projeto

LD_FRW_FRW001

IRM

PCREQ-3617

Requisito

PCREQ-6062

Subtarefa

PDR_LD_FRW001-81

Release de Entrega Planejada

12.1.7

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

 

 

Objetivo

Adicionar ao ERP Logix o suporte ao método "Pull" de sincronização de dados do Fluig Identity através dos serviços REST disponibilizados pelo mesmo.

 

Definição da Regra de Negócio

Atualmente a sincronização dos dados entre a ferramenta Fluig Identity e o ERP Logix é realizada através de serviços REST disponibilizados por ambas as ferramentas. A sincronização de dados ocorrem de duas formas distintas:

  1. Sincronização inicial (fluxo ERP → Identity): sincroniza os dados do ERP enviando-os para o aplicativo do Fluig Identity configurado no Logix. Estes dados são enviados através de uma conexão com a Internet para o contexto do Fluig Identity do cliente que se encontra na nuvem. Esta é a primeira sincronização que deve ser realizada na integração e, geralmente, executada uma única vez apenas para a carga dos dados iniciais.

  2. Sincronização parcial e contínua (fluxo Identity → ERP): após a configuração da integração e sincronzição inicial dos dados, a manutenção das informações básicas (como usuários, grupos de usuários e permissões) serão bloqueadas no ERP apenas permitindo a manutenção destas informações através do Fluig Identity. Para isto se faz necessário que o ERP disponibilize serviços REST para que o Fluig Identity consiga enviar os dados criados e alterados no aplicativo.

Devido ao fato do Fluig Identity ser uma ferramenta exclusivamente cloud, os serviços REST existentes no ERP devem ser expostos na Internet para acesso externo, apenas desta forma a integração será assertiva e o Fluig Identity conseguirá se comunicar com o ERP. Esta obrigação de expor os serviços causa um pouco de desconforto e insegurança nos clientes, além de exigir a uma intervenção de equipes de infra-estrutura, pensando nestes impecilhos foi criado o método de sincronização através no modelo "Pull".

Método "Pull" de sincronização

O modelo "Pull" disponibilizado pelo Fluig Identity funciona de forma muito simples: toda e qualquer alteração efetuada no aplicativo (manutenção de usuários, grupos ou e permissões) é guardada em filas com as informações da operação realizada. As informações destas filas serão posteriormente requisitadas, lidas e executadas pelo ERP efetivando estas operações no produto, mantendo assim os dados sincronizados. O Fluig Identity possui duas filas distintas para armazenamento das operações, sendo:

  1. Fila de operações do aplicativo:
    Possuem informações das operações realizadas no aplicativo como:  manutenção das informações dos grupos e suas permissões.

  2. Fila de operações dos usuários do aplicativo:
    Possuem informações das operações realizadas em um determinado usuário como: manutenção das informações do usuário, suas permissões e associações com grupos.

Para recuperar as informas destas filas, o Fluig Identity disponibiliza atualmente três serviços REST conforme descritos abaixo:

  1. GET /rest/v2/companies/{companyId}/users/{userId}/applications/{appId}/pending-user-operations
    Retorna as informações das operações realizadas para um determinado usuário.

    Bloco de código
    languagejs
    titleJSON "Pending User Operation"
    linenumberstrue
     




Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.

...