Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Fluxo Interno: Inovação e Manutenção para o TOTVS Smart Analytics

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O seguinte documento ilustra como deverá ser o fluxo para o desenvolvimento da Inovação e da Manutenção e , além de demonstrar como realizar os testes pelo SQA no TOTVS Smart Analytics.

 

Inovação

Os seguintes passos devem ser seguidos pelo analista de inovação que irá adicionar novas funcionalidades ao projeto do TOTVS Smart Analytics. Estes passos abrangem como realizar modificações na modelagem e ETL do projeto:

  1. O analista de inovação deve gerar a especificação referente à sua tarefa, e ao finalizar, enviá-la para homologação.
  2. Ao obter o retorno da homologação, se esta foi negativa, realize as alterações necessárias e envie novamente para homologação. Ao obter uma resposta positiva, dê continuidade aos próximos passos.
  3. Antes de iniciar a codificação, o analista deverá primeiro realizar o check out do pacote com o projeto do TOTVS Smart Analytics mais atual no TFS, e copiá-lo como um projeto local.
  4. Abra o projeto local com a ferramenta Cloud Connect, e dê início à codificação.
    Atenção: O analista de inovação deverá manter nota 
  5. Ao finalizar a codificação, o analista de inovação deverá publicar a modelagem e realizar o deploy do projeto no ambiente de desenvolvimento.
    Atenção: Ao concluir a codificação, o analista deve-se atentar para anotar o versionamento de modelagem e ETL, para então efetuar o deploy com o versionamento correto.
  6. Para finalizar, o analista de inovação deverá realizar o check in do projeto atualizado no TFS.
  7. Ao concluir estes passos, o analista de inovação deverá sinalizar ao analista responsável pelo teste unitário, de que o projeto já está disponível para o teste de unidade.
  8. O analista responsável pelo teste unitário, por sua vez, deverá realizar o mesmo passo de check out do projeto TOTVS Smart Analytics noTFS.
  9. A partir de então, este analista deverá realizar o teste executando o Agent, ou rodando localmente no Cloud Connect, no ambiente de desenvolvimento (dependendo do que foi codificado, outro tipo de teste pode ser mais cabível). E se necessário, também deverá checar se os dados foram carregados na nuvem, por meio de criação de relatórios.
    1. Se for encontrado algum erro, este deve sinalizar para que o analista de inovação corrija-os e atualize o projeto no TFS. 
    2. Se os testes forem executados com sucesso, também deve-se sinalizar ao analista de inovação que o projeto está funcionando corretamente. 
  10. Ao obter o retorno de que o teste unitário foi realizado com sucesso, o analista de inovação deverá então disponibilizar o projeto no ambiente do SQA (publicação de modelagem e re-deploy).
  11. A partir deste momento, o analista de testes ficará encarregado de testar o projeto TOTVS Smart Analytics, e seguirá o passo de realizar check out do projeto no TFS.
    1. Se erros forem encontrados, o analista de testes abrirá tarefas de defeito para a devida correção pelo analista de inovação.
  12. Quando os testes forem finalizados com sucesso, o analista de testes deverá dar o sinal de sucesso para o analista de inovação, para que este mantenha o ambiente de Produção atualizado, conforme fechamento de releases.

TESTE UNITARIO É FEITO NO AMBIENTE DEVELOPER?

ANOTAÇÔES PARA RELEASE NOTES - duvida.. release vai na especificação, ainda nao codificou para saber quais o graphs q mexeu. pode alterar depois?

Manutenção

 

Mercado Internacional

 

Testes