Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Caso exista um processo onde a hierarquia de aprovadores ou atividades seja dinâmica mas já é conhecida no início do fluxo, é possível que, ao executar a atividade “ad-hoc”, já sejam geradas todas as tarefas. Esse recurso deve ser utilizado no caso de processos dinâmicos onde não há grande possibilidade de mudanças das atividades a serem executadas. A vantagem é que neste caso é possível visualizar todas as atividades do “ad-hoc” no momento em que ela é iniciada.

 

Aprovação Técnica

A aprovação técnica é um tipo de aprovação que normalmente é utilizada em conjunto com outros tipos. Ela serve para que um usuário especialista possa avaliar se as especificações do que está está sendo solicitado/comprado está de acordo com as necessidades da empresa, com os requisitos técnicos necessários, entre outras análises que os aprovadores financeiros não tem condições de avaliar. Conforme as regras da empresa, esse tipo de aprovação ocorre paralelamente aos outros tipos de aprovações ou, então, pode ser pré-requisito para os demais tipos de aprovação.

...

Ao mesclar a aprovação técnica com os outros tipos de aprovação é que acabamos gerando a complexidade dos workflows, pois em alguns momentos a aprovação técnica pode ser paralela aos outros tipos, em outros momentos predecessora, e assim por diante. Esse dinamismo entre os tipos de aprovação será apresentado mais adiante. 

Aprovação Padrão

 A aprovação que aqui chamamos de padrão é a aprovação mais simples que temos, onde um documento é enviado para um determinado usuário aprovar. Basicamente, a mesma ideia de que a aprovação técnica apresentada anteriormente, com a diferença de que não há essa responsabilidade técnica da aprovação. Por exemplo, em uma empresa, onde não existe uma hierarquia de aprovadores e complexidade no processo de aprovação, poderia ser criada uma aprovação padrão, que cairia somente para o diretor da empresa aprovar.

 

Lista de Aprovadores ou Consenso

...

Para utilizar esse tipo de aprovação no Fluig, pode ser utilizada uma atividade comum, marcando como sendo uma atividade conjunta. Dessa forma, esse tipo de aprovação também só gera complexidade ao ser utilizado em conjunto com outros tipos de aprovação. 

Aprovação por Faixa de Valores (Por Alçada)

...

Neste caso, após a atividade "Criar Solicitação" é necessário gerar, por meio de uma atividade “ad-hoc”, todas as aprovações que devem ocorrer. A seguir é apresentado um exemplo de como ficaria uma solicitação com os três itens do exemplo acima:

 

 

Paralelismo de Atividades

...

Nome WorkflowDescrição
Aprovação de Solicitação de CompraUtilizado para aprovar uma compra de material.
Aprovação de Requisição de Estoque/ArmazémUtilizado para aprovar uma requisição de material do estoque ou armazém.
Aprovação de Solicitação de ServiçoUtilizado para aprovar solicitações de serviço.
Aprovação de Solicitação de CotaçãoUtilizado para aprovar solicitação de cotação de material ou serviço.
Aprovação de Cotação de CompraUtilizado para aprovar cotações de compra realizadas pelo comprador.
Aprovação de Pedido de CompraUtilizado para aprovar pedidos de compra.
Aprovação de Contrato de CompraUtilizado para aprovar contratos de compra.
Aprovação de CréditoUtilizado para aprovação de crédito. Ex.: de cliente, de pedido de venda.
Aprovação de TítulosUtilizado para aprovação de títulos (financeiro).
Aprovação de Antecipações de FornecedoresUtilizado para aprovação de antecipações de fornecedores.
Aprovação de Pagamento Extra FornecedoresUtilizado para aprovação de pagamento de extra fornecedores.
Aprovação de PagamentosUtilizado para aprovação de pagamentos.

 

Gestão do

...

Workflow

Usuários Substitutos

O Fluig possui um cadastro de usuários substitutos que servem para todas as atividades realizadas dentro dele.  Porém, conforme a necessidade de negócio do workflow criado, esses substitutos não podem ser utilizados de forma genérica em todo o Fluig. Por isso há uma forma de definir usuários substitutos por tipo de workflow.

Esses usuários substitutos podem ser cadastrados no próprio Fluig ou sincronizados por serviços disponibilizados. Para cada workflow criado, é importante haver uma análise para definir se o processo em questão tem a necessidade de definir substitutos específicos para o tipo de workflow ou se pode utilizar os do Fluig. Caso seja necessário que os usuários substitutos sejam por workflow e o ERP controle isso, é possível remover a permissão do item de menu que define esses usuários substitutos (mas neste caso o usuário não pode cadastrar substitutos para nenhum workflow em específico). 

Gestores de Processo

Os gestores de processo são os usuários que possuem autonomia para realizar qualquer movimentação dentro de um workflow criado. Por isso, é importante cautela ao definir quem serão esses usuários para cada tipo de workflow.

...