Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Produto:TOTVS Planilhas .NET                        Versão: 11.80                                                                         
Processo:Manipulação de Planilhas .NET
Subprocesso: 
Data da publicação:20/05/2014

PLANILHAS .NET

O que é planilha .NET ?

Planilha.Net é um recurso disponível no ERP da Linha RM que possibilita a criação de planilhas. Este recurso consegue ler as informações da base de dados e trazê-las para a planilha alinhando com os recursos do Pacote Office, disponíveis pela Microsoft.

 



Como cadastrar uma planilha .NET ?

Para cadastrar uma Planilha, acesse o módulo Planilhas.Net no menu [Gestão], acessando o ERP pela MDI.NET. Acessando pela MDI DELPHI, clique em Relatórios -> Planilhas.Net.

 

Com o Módulo Planilha.Net carregado, clique no ícone [NOVO] para inserção de uma nova planilha.Net. O sistema apresentará os campos disponíveis para o Cadastro de Planilhas.

 

Funcionalidades de cada campo

Nome da Planilha .Net

Neste campo deve ser informado um nome para a Planilha. Ex.: Listagem dos Funcionários, Listagem das Funções, etc.

Observação

Neste campo deve ser informado alguma observação sobre a Planilha. Ex.: Para que a planilha seja executada com sucesso é necessário ter todos os funcionários devidamente cadastrados.

Grupo de Planilhas

Neste campo deve ser informado a qual grupo a planilha cadastrada pertencerá. Funciona de forma similar as pastas do Windows Explorer. Ex.: Grupo Funcionários, Grupo Estoque, Grupo Obras.

Observação :É importante ressaltar que uma vez definido o grupo corretamente, podemos criar regras para este grupo. Ex.: Restringir o acesso de alguns usuários a determinados grupos de planilhas, desta forma, podemos controlar quem poderá visualizar/editar os dados da planilha.

Nível de Acesso

Neste campo devemos definir o Nível de Acesso da Planilha. Quando cadastramos um perfil, temos a possibilidade de permitir a edição ou a visualização de planilhas através dos campos [Nível de Alteração] e [Nível de Emissão].

Se no Perfil for cadastrado, Nível de Alteração = 5, Nível de Emissão = 10 e na Planilha o Nível de Acesso = 10. Significa que, o usuário poderá visualizar a planilha, mas não poderá alterar sua estrutura, visto que o nível de alteração é menor que o nível de acesso.

[5] – Planilha Mestre: Neste campo devemos definir se existe uma Planilha Mestre para a Planilha que está sendo cadastrada. Funciona como uma árvore de planilhas. Ex.: Podemos ter a seguinte estrutura:

[6] – Carregar Planilha Existente: Neste campo devemos definir se a Planilha que está sendo cadastrada vai ser carregada através de uma outra planilha já existente no computador.

Fig.1 – Cadastrando uma Planilha.Net

Com o Cadastro devidamente preenchido, podemos clicar em [Salvar] e posteriormente em [Ok]. A planilha será salva no Banco de Dados.

Após salvar, podemos iniciar a inserção dos dados. Para isto clique duas vezes sobre a planilha cadastrada para que seja carregado a mesma para o Excel, conforme Fig. 2 e 3.

Fig.2 – Carregando a planilha cadastrada

Fig.3 – Inserindo informações na Planilha

Ao carregar a planilha temos o ambiente do Excel juntamente com as opções do ERP, que são os itens [Configurações][Consulta SQL] e [Gráficos].

 Vejamos abaixo o funcionamento de cada item:

 

 

Fig.4 – Seção Configurações

  • [Seção Retorno de Dados Vazio]

[Informe um número ou texto]: Neste campo deverá ser informado um valor default para quando a sentença SQL retornar um dado vazio, ou seja se por ventura ocorrer a pesquisa por um registro e o mesmo não for encontrado, o que for preenchido neste campo “Informe um número ou texto”, substituirá o resultado em “branco”. Por padrão, quando a sentença SQL retorna algum dado vazio é exibido o seguinte texto na célula “Nenhum Registro Encontrado”.

  • [Seção Destacar Células]

[Cor da Célula Chave]: Quando selecionado esta opção será possível definir cores para as células chaves. Ex.: Célula Chave é a célula aonde foi inserida uma sentença SQL.

[Cor da Célula de Parâmetro]: Quando selecionado esta opção será possível definir cores para as células de parâmetros. Ex.: Célula de Parâmetro é a célula aonde a sentença SQL lê um parâmetro.

  • [Seção Recalcular Planilha]

[Todas as Planilhas]: Quando selecionado esta opção, todas as planilhas serão recalculadas automaticamente na inicialização, caso a opção [Recalcular automaticamente na inicialização] estiver selecionada ou através do clique no botão Recalcular.

[Planilha Ativa]: Quando selecionado esta opção a planilha ativa será recalculada automaticamente na inicialização, caso a opção [Recalcular automaticamente na inicialização] estiver selecionada ou através do clique no botão Recalcular.

  • [Seção Exibição dos Dados]

[Redimensionar células importadas automaticamente]: Quando selecionado esta opção, a célula será redimensionada para o tamanho do campo retornado pela sentença SQL automaticamente.

[Exportar dados a partir da célula selecionada]: Quando selecionado esta opção, o sistema entenderá que a inserção de consultas SQL deverá ocorrer na célula que estiver selecionada. Caso esta opção estiver desmarcada, o sistema carregará os dados da sentença SQL na Célula A1.

[Exibir títulos de colunas]: Quando selecionado esta opção, será exibido na planilha o título das colunas que estão contidos na tabela que foi executado a sentença SQL.

[Usar formatação padrão para o título das colunas]: Quando selecionado, formatará o título das colunas retornado pela sentença SQL, com Bordas e Sombreamento.

 

 

Fig.5 – Seção Consultas SQL

Através deste item que vamos carregar as informações na Planilha. Deverão ser inseridas as sentenças SQL desejadas para visualização dos dados.

[Consultas SQL selecionadas]: Neste campo deverão ser inseridas as sentenças SQL que vão compor a planilha.

[Detalhes da Consulta Selecionada]: Neste campo deverão ser selecionados os campos da sentença SQL a serem adicionados na Planilha. Clicando-se em [*] todos campos, registros contidos serão adicionados à planilha.

[Parâmetros]: Neste campo deverá ser inserido qual é a célula que sentença SQL deverá ler um determinado valor (parâmetro).

Ex: Foi cadastrado a seguinte sentença SQL:

SELECT CHAPA, NOME, SALÁRIO FROM PFUNC WHERE CHAPA = :PLN_$D$5

Note que a sentença SQL está aguardando um valor para retornar os dados. O parâmetro PLN_$D$5 será substituído pelo valor da Célula D5. Célula está definida no campo Valor.

[Dados Importados]: Esta opção nos ajuda a localizar os dados retornados por uma sentença SQL. Clicando no campo [Chave] o sistema exibira em qual célula foi inserida a sentença SQL. Clicando em [Planilha], o sistema exibirá em qual planilha a sentença SQL foi inserida. Clicando em [Intervalo], o sistema exibirá o espaço ocupado pela sentença SQL na planilha.

 

 

Fig.6 – Seção Gráficos

Através deste item podemos inserir gráficos nas planilhas. Os gráficos são carregados através da leitura das sentenças SQL.

[Gráficos Inseridos]: Através desta opção vamos inserir as sentenças SQL e configurar a exibição do Gráfico.

[Tipo do Gráfico Selecionado]: Através desta opção vamos mudar o tipo do gráfico selecionado. Ex.: Se for criado um gráfico de Barras e deseja-se mudar para coluna, não é necessário excluir o Gráfico e fazer novamente. Basta clicar no tipo desejado que o gráfico será alterado na Planilha.

 

1.2. Inserindo uma Planilha que lê dados de uma sentença SQL

 

Fig.7 – Associando as sentenças SQL na Planilha

Para inserir uma sentença SQL na planilha, clique na Seção [Consulta SQL]. Com as opções desta seção carregadas, clique no ícone , selecione a SQL pelo botão [exibir árvore] ou pelo campo [código da sentença SQL]. Após seleção da sentença SQL, clique em [Ok] para associar a sentença SQL a planilha.

 

 

Fig.8 – Selecionando os Campos para carregar a planilha

Com a sentença SQL associada a Planilha, necessitamos escolher quais os campos da SQL serão inseridos na Planilha. Para isso, selecione os campos desejados, ou clique em [*] para inserir todos. Posteriormente, clique no ícone , para que os dados retornados pela SQL sejam adicionados na Planilha. Note que a planilha foi carregada com os dados da sentença SQL. A planilha já está formatada, visto que foram utilizados os recursos do Office. Este é um exemplo do uso das funcionalidades do ERP da TOTVS e do Office em uma mesma interface.

1.3. Inserindo um Gráfico na Planilha

Para inserir um Gráfico na planilha, clique na Seção [Gráficos]. Com as opções desta seção carregadas, siga o seguinte procedimento:

 

Fig.9 – Inserindo Gráficos na Planilha

1. Clique no ícone [Inserir]. 2. Selecione a SQL pelo botão [exibir árvore] ou pelo campo [código da sentença SQL]. 3. Clique no botão [Próximo]. 4. Selecione o [Tipo de Gráfico]. 5. Clique no botão [Próximo]. 6. Selecione os campos da Entrada de Legenda (Eixo X) e Entrada de Valor (Eixo Y) 7. Clique no botão [Próximo]. 8. Configure as opções do Gráfico e clique em [Ok].

 

 

Fig.10 – Visualizando Gráficos na PlanilhaApós cadastrar as opções do Gráfico, o mesmo é carregado dentro planilha, neste exemplo, foi gerado um gráfico que mostra a relação de Funcionários X Salário.

 

Informações Adicionais

A Planilha.Net traz uma série de recursos que aumentam produtividade e diminuem o tempo para realização das tarefas, além de integrar em uma mesma interface recursos do ERP e do Microsoft Excel.

 


 

Informações
titlePara maiores informações:

Consulte o WikiHelp TOTVS


COMUNIDADE  @FRAMEWORK


Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha).