Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

A partir da versão 1.2, além das notificações padrão do Fluig, é possível criar novos tipos de notificações customizadas, através da API de Notificações do produto. É possível criar aplicativos, widgets, etc que criem e enviem notificações customizadas, além de fazer este processo através de aplicações externas, utilizando a API Pública do Fluig. Este tutorial tem o objetivo de mostrar passo-a-passo como criar um aplicativo que cria uma notificação customizada e envia para os usuários do tenant. Para fazer este mesmo processo através da API Pública do Fluig, consulte a documentação clicando aqui.

Projeto de exemplo

Para facilitar o entendimento e desenvolvimento deste tutorial, foi gerado um projeto de exemplo. Neste projeto, foi implementado um aplicativo que cria uma notificação customizada, simulando um aviso do RH Online: "Seu holerit já está disponível". Este projeto é apenas um exemplo, não foi implementada nenhuma integração real com o sistema RH Online. Para testar o projeto, realizar os seguintes passos:

  1. Baixar o projeto: Clique aqui
  2. Compilar o projeto (é um projeto padrão maven, para compilar, executar "mvn clean install" na raíz do projeto)
  3. Fazer deploy do arquivo "/alert-creator-sample-server/target/alert-creator-sample-server.ear" em um servidor com o Fluig instalado (não fazer este teste em produção!)
Feitos estes passos, o sistema deve gerar um novo tipo de alerta. É possível verificar que o evento foi criado corretamente através da tela de configuraçoes de notificações. Deve aparecer um novo agrupamento chamado "Notificações de RH", com um tipo de notificação, conforme imagem a seguir:
OBS: Em um ambiente com muitos usuários, pode haver um pequeno delay entre o deploy do aplicativo e a criação do evento na tela de configurações.
Após a instalação do aplicativo, o sistema enviará de 2 em 2 minutos uma notificação fake informando o usuário que o holerit está disponível no RH Online, conforme a imagem a seguir:

Entendendo a API para criação de notificações customizadas

Módulos de Notificações:

Os módulos de notificação são apenas agrupadores, para que as notificações semelhantes se apresentem agrupadas para o usuário. Os módulos padrão do Fluig são: Colaboração (notificações de apoiar, comentar, etc), Documentos (notificações de indicação de leitura, atualização de versão, etc), Processos (notificações de movimentação de processo, tarefas atrasadas, etc) e Portal (notificações de alteração no layout de páginas, etc).

É possível criar novos módulos de notificações. No projeto exemplo, é criado um novo módulo chamado "Notificações de RH".

Eventos de Notificações:

Antes de criar notificações customizadas, é importante que fique claro o conceito de "Eventos de Notificações". Um evento é uma representação de alguma ação que pode gerar notificações no Fluig. O evento contém todas as configurações das notificações. Por exemplo, o evento de notificação "LIKE" possui o formato padrão de todas as notificações do tipo "Fulano curtiu o post 'Olha que post bacana...". Através do evento o usuário pode configurar o recebimento de notificações. Por exemplo: eu posso configurar o recebimento das notificações do tipo "SHARE" por e-mail e SMS, as notificações do tipo "LIKE" apenas pela Central de Notificações do Fluig, e não receber nenhuma notificação do tipo "FOLLOW_REQUEST_ACCEPTED". Para configurar este recebimento, o usuário deve acessar a tela de configurações de notificações:

Para criar notificações customizadas, é necessário criar novos eventos de notificações. No projeto exemplo, é criado um novo evento chamado "Holerit disponível no RH online".

Atributos de Eventos de Notificações:

Como dito anteriormente, um evento contém as configurações das notificações. Estas configurações são:

  • Requerido: Indica se o usuário pode deixar de receber as notificações relacionadas ao evento. Se o evento for requerido, o usuário deverá obrigatoriamente receber as notificações referentes a ele. Um exemplo de notificação obrigatória é a solicitação de participação em uma comunidade. Obrigatóriamente o moderador da comunidade deve receber todos os pedidos de participação.
  • Agrupado: Indica se as notificações daquele evento são agrupadas por objeto. Caso a notificação seja agrupada, o sistema irá exibir assim: "Fulano, Beltrano, Ciclano e mais 5 pessoas apoiaram o post 'Post do Fulano de Tal...'". Caso a notificação não seja agrupada, o sistema gerará uma notificação nova para cada vez que uma ação for gerada sobre um objeto. OBS: Notificações agrupadas não podem ter ações associadas.
  • Pode ser removido: Indica se a notificação pode ser removida pelo usuário. Caso não possa, o sistema não deixará o usuário remover a notificação, até que seja executada alguma das ações disponibilizadas.
  • Remove após executar uma ação: Se configurada desta forma, após realizar alguma ação, o sistema excluirá automaticamente a notificação. Caso contrário, o sistema exibirá a notificação com uma mensagem informando a ação já executada. Por exemplo: "Fulano que seguir você. (Você já aceitou esta requisição)". O sistema então permitirá que o usuário remova aquela notificação.
  • Apenas para administradores: Indica se aquele tipo de notificação é exclusivo para administradores do tenant.