Esse documento irá apresentar algumas informações interessantes sobre como realizar a ordenação em gráficos no TReports.Smart View.
Será utilizado como exemplo um Objeto de Negócio que mostra o valor de venda de cada promotor, conforme recorte da Visão de Dados abaixo:
O resultado final deve ser um gráfico que apresenta a venda/aluguel total por Comissionado e que esteja em ordem ascendente.
O primeiro passo é adicionar em seu relatório um gráfico.
O segundo passo é clicar em Executar Gerador e abrir a configuração do gráfico. Após isso vamos definir uma série
O foco da ordenação está nas propriedades Tipo do Argumento, Tipo do Valor, Série Pontos Seleção e Série Pontos Seleção Chave.
Onde o campo Tipo do Argumento (Eixo X), você poderá escolher entre:
O campo Tipo do Valor (Eixo Y), você poderá escolher entre:
O campo Série Pontos Seleção, você define a ordem em que os dados serão apresentados, que são:
O campo Série Pontos Seleção Chave, você define em cima de qual estrutura irá ser executado a ordenação:
Ordenação decrescente
Ordenação Crescente
A ordenação de um gráfico é em cima da massa de dados enviado para o componente e não em cima dos valores produzidos pelo gráfico, independente da função de agregação utilizada, ou expressões, iremos apresentar um exemplo abaixo que mostra isso.
e realizar as configurações conforme indicado nas imagens abaixo:
Aviso |
---|
Caso a propriedade "Qualitative Summary Options" não esteja disponível, alterne a propriedade "Tipo do Argumento" para Numérico e depois retorno para Qualitativo, conforme mostrado abaixo: Propriedade não está disponível, mesmo com o Tipo do Argumento como Qualitativo: Tipo do Argumento alterado para Numérico: Tipo do Argumento alterado novamente para Qualitativo: |
Feitas as configurações conforme mostrado acima, o resultado final é:
A imagem acima mostra o seguinte, o componente ordena de forma decrescente, os valores ou argumentos da massa de dados, percebe-se que ele utilizou o menor valor de venda de cada vendedor e os posicionou no gráfico, após posicionar no gráfico ele aplica as expressões e funções de agregação, mas não há mudança alguma nas posições, causando um desconforto na análise do gráfico, já que a ordenação não parece ter sido aplicada.
Porém os dados foram ordenados corretamente, se usarmos a função de agregação MIN, para mostrar os menores valores de venda, veremos que a posição dos vendedores no gráfico são as mesmas, porém o gráfico aparecerá ordenado.