...
Criar um Lote de Faturamento pelo TOTOVS TOTVS Portal Autorizador é muito simples:
...
Veja como funciona na prática:
Habilitada nativamente a integração com o calendário de pagamento do SIGAPLS para controle do periodo de envio de faturamento.
Ao receber o Lote de Faturamento pelo prestador, a Operadora efetua o processamento e pode devolver para o Prestador os seguintes Status:
1-Recebido: Recebido pelo SIGAPLS criado registro na tabela B1R
2-Em analise: Realizada a submissão do xml no SIGAPLS e foi acatado(BXX_STATUS)
3-Liberado para pagamento - PEG liberada para pagamento(Outras ações da rotina Digitação/Analise de Contas, liberar para pagamento)
4-Encerrado sem pagamento - Glosa total da PEG feito pela rotina Glosar Protocolo
6-Pagamento efetuado - Pagamento efetuado com baixa no financeiro(Atualização via schedule: PLJBATUTISS Job para atualização do campo Status TISS no Portal do Prestador)
Para Operadoras que utilizam o Sistema de Gestão SIGAPLS e geração de guias via TISS Online, é possível utilizar o processo de migração de guias de faturamento, alterando o processamento do passo 12 Enviar Lote.
No processo padrão, o Portal Autorizador gera um arquivo TISS Lote Guias que é baixado e processado pelo Sistema de Gestão SIGAPLS via job. Este processo pode gerar críticas ao importar que devem ser corrigidas no Portal Autorizador.
Habilitando o parâmetro transferenciaPegsPLS e ativando a API Integrações genéricas Protheus PLS , é ativado o processo alternativo onde as guias selecionadas são enviadas para o Sistema de Gestão SIGAPLS através de API pegTransfer. Nesse passo, o sistema de gestão gera uma nova PEG passível de ser faturada e transfere todas as guias selecionadas pelo usuário para ela. É retornado para o Portal Autorizador o número da PEG criada no sistema de Gestão SIGAPLS. A ativação do parâmetro e da API são feitas no TOTVS SAÚDE PORTAL AUTORIZADOR | ADMINISTRAÇÃO nos menus Configurações de Parâmetro e Configurações de Integração respectivamente.
Observação: ao realizar a comunicação com o Sistema de Gestão SIGAPLS, a nova PEG só será criada e as guias transferidas se todas as guias existirem e estejam em uma PEG temporária (geralmente parametrizada com o CODLDP 9999).
O processo de atualização do status como Liberado para Pagamento e posteriores segue o mesmo para os dois tipos processamento.
Para configurar no Sistema de Gestão a API pegTransfer, siga os passos do documento: API pegTransfer - Transferências de Guias entre PEG´s
Para Operadoras que utilizam o Sistema de Gestão SIGAPLS, foi implementado o recurso de Mensageria/Chat onde é permitida a troca de mensagens e anexos entre o Prestador e Operadora. A sala de comunicação pode ser aberta quando o Lote se encontra nos status: 2 - Em Análise e 3 - Liberado para Pagamento. O conceito do funcionamento é o mesmo da Mensageria disponibilizada na rotina de Consultar Guias.
Para utilizar esta funcionalidade, é necessário ativar o parâmetro chatFaturamento no Portal da Administração:
A sala pode ser aberta pelo Operador ou Prestador. Para abrir a sala no Portal Autorizador, clique nos 3 pontinhos para exibir mais ações e clique em Interação:
Respondendo a Mensagem no SIGAPLS, rotina Digitação de Contas:
Ao responder a mensagem no sistema de gestão Planos de Saúde SIGAPLS, a pendência da sala passa para o Prestador. A mesma pode ser visualizada através deste envelope vermelho:
Quando o faturamento do Lote for realizado no SIGAPLS, a sala será encerrada e será exibido um envelope azul sinalizando: