Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Formação Preço Margem

LOJA-FRT_BT_FORM_PRECO_MARGEM_002208

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Controle de Loja

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

FATA020 

Cadastro de Concorrentes

LOJA304 Cadastro de Concorrente x Produto
FATA140Cadastro de Categoria
FATA150 Categoria X Produto
MATA315 Itens Precificação
MATA316 Categoria x Itens Precificação
MATA317 Itens Precificação Categoria x Produto
MATA318 Revisão da Planilha
MATA325 Publicação de Preço
MATA013 Cpos Ctrl Log Prod

Cadastros Iniciais:

Produto
Categoria de Produto
Amarração Categoria x Produto
Fornecedor X Produto
Itens de Precificação
Categoria X Itens de Precificação
Itens de Precificação p/Categoria x Produto





Parâmetro(s):

MV_LJGEPRE
MV_LJTPPUB
MV_ARQPROD
MV_LJCATPR
MV_REVPLAN
MV_USALOGP

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Chamados Relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).
Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).PCREQ-10213

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).











Tabelas Utilizadas:

SAXPublicação de Preço
SAY Itens da Publicação de Preço
AC3 Concorrentes
MG3 Concorrentes X Produtos
SA2 Fornecedores
ACU Cadastro de Categoria
ACV Categoria X Produto
SAV Itens de Precificação
SAW Categoria x Itens Precificação
SCI    Produtos X Categoria X It Prec
SAU Grupos de Filiais
DA0 Tabela de Preços
DA1 Itens da Tabela de Preços
SB0 Dados Adicionais – Loja
SBZ Indicadores de Produtos
SC0Planilhas de Formação de Preço

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização de novas funcionalidades, com a finalidade de visualizar a rentabilidade dos produtos vendidos com a concorrência no mercado. Para isso, disponibilizou-se:

  • Criação da rotina Cadastro de Concorrentes (FATA020): Esta rotina permite efetuar o cadastro dos concorrentes de acordo com o mercado.
  • Criação da rotina Cadastro de Concorrente x Produto (LOJA304): Esta rotina permite efetuar amarração entre o concorrente e o produto, informando o preço vendido pelo concorrente.
  • A funcionalidade de precificação foi reestruturada para permitir maior flexibilidade na utilização. Originalmente, a funcionalidade de precificação permitia publicar preços somente através da Lista de Preços (tabelas DA0/DA1). Através desta melhoria, disponibilizou-se o parâmetro MV_LJTPPUB, que permite indicar qual o método de gravação da tabela de preços, possibilitando selecionar a gravação na tabela de preço (DA0/DA1) ou na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0).
  • Também disponibilizou-se uma nova tela que permite conferir os valores a serem publicados antes de serem efetivados, quando selecionado o método de gravação na tabela de Dado Adicionais Loja (SB0).
  • Disponibilizadas novas rotinas no ambiente Controle de Lojas (SIGALOJARotinas envolvida no ambiente Faturamento(SIGAFAT), conforme descritas abaixo:
    • Itens Precificação (MATA315).
    • Categoria x Itens Precificação (MATA316).
    • Itens Precificação Categoria x Produto (MATA317).
    • Revisão da Planilha (MATA318).
  • Criação de novas funcionalidades na rotina Publicação de Preço (MATA325):
    • Painel de Formação de Preço: Está opção permite visualizar e comparar os preços dos produtos com seus respectivos concorrentes. Também é possível efetuar ajustes na Publicação de Preço para o Preço Sugerido.
    • Filtro Publicação: Este filtro permite incluir/alterar uma Publicação de preço, possibilitando definir qual parâmetro de filtragem utilizar: Por Categoria de/até ou Fornecedor de/até.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Atualizações 

  1. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Grupo

MTA325

Ordem

01

Pergunta

Planilha ?

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Objeto

G

Cons. Padrão

SCO3 - Planilhas de Preço.

 

Grupo

Procedimento para Implantação

a)        Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM). 

b)        Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. 

c)         Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

d)        Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

e)        O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

 O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

                         i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                        ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                      iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                      iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                       v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                      vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                    vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus® Byyou Smart Client, digite U_UPDLO128 no campo Programa Inicial.

Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 22/08/2013.

  1. Clique em OK para continuar.
  2. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
  4. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
  5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
  6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
  7. Clique em OK para encerrar o processamento. 

Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Grupo

MTA325

Ordem

01

Pergunta

Planilha ?

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Objeto

G

Cons. Padrão

SCO3 - Planilhas de Preço.

 

Grupo

MTA325

Ordem

02

Pergunta

Data de ?

Tipo

Data

Tamanho

8

Objeto

G

 

Grupo

MTA325

Ordem

03

Pergunta

Data até ?

Tipo

Data

Tamanho

8

Objeto

G

 

Grupo

MTA325

Ordem

04

Pergunta

Filtro

Tipo

Numérico

Tamanho

1

Objeto

C

Item 1

Categoria

Item 2

Fornecedor

Item 3

Sem Filtro

 

Grupo

MTA325

Ordem

05

Pergunta

Categoria de ?

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Objeto

G

Cons. Padrão

ACU - Categoria

 

Grupo

MTA325

Ordem

06

Pergunta

Categoria ate

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Objeto

G

Cons. Padrão

ACU - Categoria

 

Grupo

MTA325

Ordem

07

Pergunta

Fornecedor De ?

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Objeto

G

Cons. Padrão

SA2A - Fornecedor+Loja

 

Grupo

MTA325

Ordem

08

Pergunta

Loja de

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Objeto

G

 

Grupo

MTA325

Ordem

09

Pergunta

Fornecedor Ate

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Objeto

G

Cons. Padrão

SA2A - Fornecedor+Loja

 

Grupo

MTA325

Ordem

10

Pergunta

Loja Ate

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Objeto

G

 

Grupo

MTA325

Ordem

11

Pergunta

Tabela de Preco?

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Objeto

G

Cons. Padrão

DA0 - Tabela de Preço

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

MG3

Concorrente X Produto

Compartilhado

Sim

 

3.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela AC3- Concorrentes

Campo

AC3_PAINEL

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Painel For P

Descrição

Painel Formação de preço

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Contexto

Real

Propriedade

Visualizar

Validação

Pertence(“12”)

Pré-Seleção

2

Opções

01=Sim; 02=Não

    • Tabela MG3- Concorrente X Produto

Campo

MG3_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Contexto

Real

Propriedade

Visualizar

Grupo de Campos

033 - Tamanho da Filial

Ordem

01

 

Campo

MG3_CODIGO

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Código

Descrição

Código do cadastro

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Inic. Padrão

GetSXENum("MG3", "MG3_CODIGO")

Contexto

Real

Propriedade

Visualizar

Ordem

02

 

Campo

MG3_CODCCT

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Concorre

Descrição

Código do Concorrente

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Val. Sistema

ExistCPO("AC3", M->MG3_CODCCT)

Contexto

Real

Propriedade

Alterar

Cons. Padrão

AC3

Ordem

03

 

Campo

MG3_DRCCCT

Tipo

Caracter

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nom. Concor

Descrição

Nome Concorrente

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Inic. Padrão

if(!Inclui, POSICIONE("AC3", 1, xFilial("AC3") + MG3->MG3_CODCCT, "AC3_NREDUZ"), "")

Contexto

Virtual

Propriedade

Visualizar

Ordem

04

 

Campo

MG3_CODPRD

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Produto

Descrição

Código do produto

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Val. Sistema

ExistCPO("SB1", M->MG3_CODPRD)

Contexto

Real

Grupo de Campos

030 - Tamanho do Produto

Propriedade

Alterar

Cons. Padrão

SB1

Ordem

05

 

Campo

MG3_DCRPRD

Tipo

Caracter

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Desc. Prod

Descrição

Descrição do produto

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Inic. Padrão

if(!Inclui, POSICIONE("SB1", 1, xFilial("SB1") + MG3->MG3_CODPRD, "B1_DESC"), "")

Contexto

Virtual

Propriedade

Visualizar

Ordem

06

 

Campo

MG3_EMISSA

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Título

Data Digit

Descrição

Data de Digitação

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Inic. Padrão

DDATABASE

Contexto

Real

Propriedade

Alterar

Ordem

07

 

Campo

MG3_PRECO

Tipo

Numérico

Tamanho

15

Decimal

2

Formato

@E 999,999,999,999.99

Título

Preço Prod

Descrição

Preço Produto

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Contexto

Real

Propriedade

Alterar

Ordem

08

    • Tabela SAY- Itens da Publicação

Campo

AY_FORNECE

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Forn

Descrição

Código Fornecedor

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Contexto

Real

Propriedade

Alterar

Cons. Padrão

SA23

Ordem

08

Campo

AY_LJFORNE

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Lj. Forn

Descrição

Loja do fornecedorFornecedor

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Contexto

Real

Propriedade

Alterar

Cons. Padrão

SA23

Ordem

0908

Campo

AY_DRCFORNLJFORNE

Tipo

Caracter

Tamanho

302

Decimal

0

Formato

@!

Título

DescLj. ForneForn

DescriçãoDescrição

Loja do Fornecedorfornecedor

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Inic. Padrão

IF(!INCLUI, POSICIONE("SA2", 1, XFILIAL("SA2") + SAY->AY_FORNECE + SAY->AY_LJFORNE, "A2_NREDUZ"), "")

Contexto

Virtual

Propriedade

Visualizar

Ordem

10

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

4. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

MG3

Ordem

1

Chave

MG3_FILIAL + MG3_CODIGO + MG3_CODCCT + MG3_CODPRD

Descrição

Codigo+Cod.Concorre+Cod. Produto

Mostra Pesq.

Sim

 

Índice

MG3

Ordem

2

Chave

MG3_FILIAL + MG3_CODPRD + MG3_CODCCT + MG3_EMISSA + MG3_CODIGO

Descrição

Filial+Cod. Produto+Cod.Concorre+Data Digit+Codigo

Mostra Pesq.

Sim

 

Índice

MG3

Ordem

3

Chave

MG3_FILIAL + MG3_CODCCT + MG3_CODPRD + MG3_EMISSA + MG3_CODIGO

Descrição

Cod.Concorre+Cod. Produto+Codigo+Data Digit+Codigo

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Itens/Pastas

Descrição

Nome

MV_LJTPPUB

Tipo

Caracter

Cont. Por.

1

Descrição

Seleciona o Tipo de Publicação DA0/DA1 ou SB0 (1=DA0/DA1;2=SB0).

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

Tabela MG3 – Concorrente x Produto:

Campo

MG3_CODCCT

Sequência

001

Cnt. Domínio

MG3_DRCCCT

Tipo

P - Primário

Regra

Posicione("AC3",1,xFilial("AC3")+M->MG3_CODCCT,"AC3_NOME")

Propietário

Sim

 

Campo

MG3_CODPRD

Sequência

001

Cnt. Domínio

MG3_DCRPRD

Tipo

P - Primário

Regra

'Posicione("SB1",1,xFilial("SB1")+M->MG3_CODPRD,"B1_DESC")'

Propietário

Sim

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome

MV_LJGEPRE

Tipo

Lógico

Cont. Por.

.T.

Descrição

Indica se o Painel de Gestão está ativado ou não. O parâmetro pode ser configurado com:

  • .F. (Falso) : A gravação dos preços ocorre imediatamente após a confirmação da publicação.
  • Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Ordem

    09

    Campo

    AY_DRCFORN

    Tipo

    Caracter

    Tamanho

    30

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Desc. Forne

    Descrição

    Descrição do Fornecedor

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Inic. Padrão

    IF(!INCLUI, POSICIONE("SA2", 1, XFILIAL("SA2") + SAY->AY_FORNECE + SAY->AY_LJFORNE, "A2_NREDUZ"), "")

    Contexto

    Virtual

    Propriedade

    Visualizar

    Ordem

    10

    Importante:

    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

    3.  Criação Indices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    MG3

    Ordem

    1

    Chave

    MG3_FILIAL + MG3_CODIGO + MG3_CODCCT + MG3_CODPRD

    Descrição

    Codigo+Cod.Concorre+Cod. Produto

    Mostra Pesq.

    Sim

     

    Índice

    MG3

    Ordem

    2

    Chave

    MG3_FILIAL + MG3_CODPRD + MG3_CODCCT + MG3_EMISSA + MG3_CODIGO

    Descrição

    Filial+Cod. Produto+Cod.Concorre+Data Digit+Codigo

    Mostra Pesq.

    Sim

     

    Índice

    MG3

    Ordem

    3

    Chave

    MG3_FILIAL + MG3_CODCCT + MG3_CODPRD + MG3_EMISSA + MG3_CODIGO

    Descrição

    Cod.Concorre+Cod. Produto+Codigo+Data Digit+Codigo

    4.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    .T. (Verdadeiro): A publicação fica suspensa até que seja efetivada através da opção <Efetivar> da tela de publicação.

    Descrição

    O parâmetro configura se os dados de indicadores de produto serão considerados pela tabela SB1 ou se serão considerados pela da tabela SBZ.
    Este parâmetro permite definir a tabela que será considerada para coletar as informações de Markup. Pode ser configurado com:

  • SB1 : O Sistema utiliza os campos da tabela Produtos (SB1)
  • SBZ: O Sistema utiliza os campos da tabela de Complemento de Produtos (SBZ).

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_LJTPPUB

    Tipo

    Caracter

    Cont. Por.

    1

    Descrição

    Seleciona o Tipo de Publicação DA0/DA1 ou SB0 . O Parâmetro pode ser configurado com:

     1

    (1=DA0/DA1

    :  O Sistema grava as informações de preços nas tabelas de preços (DA0/DA1).
  • 2=SB0: O Sistema grava as informações de preços na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0).
  • Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_ARQPROD

    Tipo

    Caracter

    Cont. Por.

    SB1

    ;2=SB0).

    5.  Criação de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

    • Tabela MG3 – Concorrente x Produto:

      Campo

      MG3_CODCCT

      Sequência

      001

      Cnt. Domínio

      MG3_DRCCCT

      Tipo

      P - Primário

      Regra

      Posicione("AC3",1,xFilial("AC3")+M->MG3_CODCCT,"AC3_NOME")

      Propietário

      Sim

       

      Campo

      MG3_CODPRD

      Sequência

      001

      Cnt. Domínio

      MG3_DCRPRD

      Tipo

      P - Primário

      Regra

      'Posicione("SB1",1,xFilial("SB1")+M->MG3_CODPRD,"B1_DESC")'

      Propietário

      Sim

    Procedimento para Configuração

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

     

    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure os parâmetros a seguir:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_LJCATPR

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.

    LJGEPRE

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.


    Descrição

    Indica se o Painel de Gestão está ativado ou não. O parâmetro pode ser configurado com:

      • .F. (Falso) : A gravação dos preços ocorre imediatamente após a confirmação da publicação.
      • .T. (Verdadeiro): A publicação fica suspensa até que seja efetivada através da opção <Efetivar> da tela de publicação.

    Descrição

    Ativar um Grupo de Produtos a mais de uma Categoria na estrutura. Permite que um grupo de produtos possa estar em mais de uma categoria dentro da estrutura.
    Este parâmetro afeta o cadastro Amarração Categoria x Grupos de Produtos (FATA150).                      

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_REVPLANLJTPPUB

    Tipo

    LógicoCaracter

    Cont. Por..T.

    1


    DescriçãoDefine se utiliza controle de revisão para Planilhas de Formação de Preço. Caso seja configurado com .T.,
    as versões das planilhas de custos são gravadas e podem ser usadas e consultadas posteriormente.                     

    Seleciona o Tipo de Publicação DA0/DA1 ou SB0. O Parâmetro pode ser configurado com:

      •  1=DA0/DA1:  O Sistema grava as informações de preços nas tabelas de preços (DA0/DA1).
      • 2=SB0: O Sistema grava as informações de preços na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0).

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_USALOGPARQPROD

    Tipo

    LógicoCaracter

    Cont. Por..F.

    SB1


    Descrição

    Parâmetro que identifica se utiliza o log de produtos (T=Sim;F=Não).

    Por padrão o Sistema não mantém histórico de alterações de preços quando selecionada a gravação de preços na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0). 
    Para manter um histórico  que se tenha o histórico de alterações de preços quando a gravação dos preços for na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0),
    deve-se ativar este parâmetro e configurar os campos que devem ser logados.

     

     

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS 

     

    2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    Concorrente

    Programa

    FATA020

    Módulo

    SigaLoja

    Tipo

    Função Protheus

    TabelasAC3

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    Concorrente x Produto

    Programa

    LOJA304

    Módulo

    SigaLoja

    Tipo

    Função Protheus

    TabelasMG3/AC3/SB1

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    Itens Precificação

    Programa

    MATA315

    Módulo

    SigaLoja

    Tipo

    Função Protheus

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    Categ.x Itens Prec

    Programa

    MATA316

    Módulo

    SigaLoja

    Tipo

    Função Protheus

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    It.pre.p/Cat X Prd

    Programa

    MATA317

    Módulo

    SigaLoja

    Tipo

    Função Protheus

    O parâmetro configura se os dados de indicadores de produto serão considerados pela tabela SB1 ou se serão considerados pela da tabela SBZ.
    Este parâmetro permite definir a tabela que será considerada para coletar as informações de Markup. Pode ser configurado com:

      • SB1 : O Sistema utiliza os campos da tabela Produtos (SB1)
      • SBZ: O Sistema utiliza os campos da tabela de Complemento de Produtos (SBZ).

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_LJCATPR

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.


    Descrição

    Ativar um Grupo de Produtos a mais de uma Categoria na estrutura. Permite que um grupo de produtos possa estar em mais de uma categoria dentro da estrutura.
    Este parâmetro afeta o cadastro Amarração Categoria x Grupos de Produtos (FATA150).                      

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_REVPLAN

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.

    Descrição

    Define se utiliza controle de revisão para Planilhas de Formação de Preço. Caso seja configurado com .T.,
    as versões das planilhas de custos são gravadas e podem ser usadas e consultadas posteriormente.                     

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_USALOGP

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .F.

    Descrição

    Parâmetro que identifica se utiliza o log de produtos (T=Sim;F=Não).

    Por padrão o Sistema não mantém histórico de alterações de preços quando selecionada a gravação de preços na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0). 
    Para manter um histórico  que se tenha o histórico de alterações de preços quando a gravação dos preços for na tabela de Dados Adicionais Loja (SB0),
    deve-se ativar este parâmetro e configurar os campos que devem ser logados.

     

     CONFIGURAÇÃO DE MENUS 

          2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe as novas opções de menu do SIGALOJA conforme instruções a seguir:

    Revisões PlanilhaMATA318SigaLoja

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    Concorrente

    Programa

    FATA020

    Módulo

    SigaFat

    Tipo

    Função Protheus

    TabelasAC3

    Menu

    Atualizações

    Submenu

    Cadastro

    Nome da Rotina

    Publicação PreçoConcorrente x Produto

    Programa

    MATA325LOJA304

    Módulo

    SigaLoja

    Tipo

    Função Protheus

    TabelasMG3/AC3/SB1

    Procedimento para Utilização

    1. No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações /Cadastros / Cpos Ctrl Log Prod (MATA013). 
    2. Cadastre um ou mais campos para serem gravados no arquivo de LOG. Somente campos das tabelas: SB1, SB5, SB0 e SBZ podem ser utilizados. 
      • Sempre que um campo estiver cadastrado como campo para gravação de log, e seus dados forem alterados, um registro será gravado na tabela LOG (SDR). Desta forma, será possível consultá-lo através do relatório de Log de Produtos no ambiente Faturamento > Relatórios > Cadastros > Log de Produtos.

    3. Acesse No Faturamento (SIGAFAT) acesse Atualizações / Cadastros / Grupo de Filiais (MATA005).
    4. Cadastre um ou mais grupos de filiais. 
    5. No Controle de Loja (SIGALOJA) acesse Atualizações / Cadastros / Produtos (LOJA110).
    6. Cadastre um ou mais produtos indicando a categoria de cada produto e sua margem, através do campo %Markup (B1_MARKUP)
    7. Acesse Atualizações / Cadastros / Categoria de Produto (FATA140). 
    8. Cadastre uma ou mais categorias de produtos. 
    9. Acesse Atualizações / Cadastros / Amarração CatxProd (FATA150).
    10.  Selecione o método de configuração da tela para entrada de dados.
      • As opções de configuração são: Por Categoria, Por Produto, Por Grupo ou Por Grade. Cada uma destas opções permitem a amarração através de uma interface específica.

    11. Selecione uma interface e inclua uma ou mais amarrações de categoria x produto. 
    12. Acesse, Ambiente (SIGAFAT) Faturamento / Atualizações / Publicação Cenário de Vendas / Itens de Precificação(MATA315).
    13. Cadastre um ou mais itens de precificação.
      • Este cadastro tem como objetivo facilitar a manutenção de itens utilizados na formação de preços, sem a necessidade de alterar diretamente a planilha de formação. 

    14. Ao cadastrar um item de precificação, é necessário preencher os campos referentes às integrações com formação de preços e publicação, bem como uma descrição e a indicação se o item de precificação está ativo:
      • Tipo (AV_TIPO): Define a forma como o item de precificação será considerado durante o cálculo do preço do produto. Pode assumir os seguintes conteúdos:
        Numérico: O Sistema considera que o valor é o indicado pela planilha (independentemente de ser fixo ou formado por cálculos da planilha).

        Lógico: O Sistemaconsidera o valor da planilha.

        Fórmula: O Sistema utiliza a fórmula definida no campo Fórmula e desconsidera a informação da planilha.

      • Publicação (AV_PUBLIC): Permite definir se este campo será exibido ou não na publicação de preços ou se poderá ser alterado durante o cálculo do preço.
      • Int.Pedido (AV_INTPV): Permite definir qual o tipo de item de precificação dentro de um pedido, os valores padrões são: (0-Não Utiliza, 1-Frete, 2-Frete Auton., 3-Seguro, 4-Despesa, 5-Comissão 1, 6-Comissão 2,  7-Comissão 3, 8-Comissão 4, 9-Comissão 5). As opções para este campo são padrões e fixas.
      • Fórmula (AV_FORMUL): Permite ligar o item de precificação à uma fórmula do cadastro de fórmulas (SM4).

    15. . AcesseAmbiente (SIGAFAT) Faturamento / Atualizações / Publicação / Categ. Cenário de Vendas / Categorias X Itens de Prec Precificação (MATA316). 

      • Realize a amarração entre as categorias cadastradas e os itens de precificação. Clique em cadastrar para concluir esse procedimento. O objetivo é efetivar uma combinação específica de itens de precificação utilizada por uma determinada categoria de produto.

        As combinações de itens de precificação de uma categoria são utilizadas para restringir a digitação por produtos, facilitando a digitação dos valores dos itens de precificação por produto. 

    16. AcesseAmbiente (SIGAFAT) Faturamento / Atualizações / Publicação / It. Pre. p/Cat x Prd Cenário de Vendas / Itens de Precificação para Categoria x Produto (MATA317)

      • Cadastre os Itens de Precificação por Produto, onde são informados os valores dos itens de precificação utilizando as planilhas de formação de preços, permitindo uma livre construção de fórmulas e composição de variáveis. Atualmente são utilizadas apenas para a obtenção de valores do produto (Custo médio, por exemplo), utilizadas na integração com o pedido de venda como preço sugerido de venda e também na integração com a publicação de preços.

        A edição dos valores respeita o cadastro de itens de precificação, onde é possível informar se o item será apenas para visualização ou edição. 

    17. AcesseAmbiente (SIGAFAT) Faturamento / Atualizações / Publicação  Cenário de Vendas / Revisões Planilha (MATA318).
      • Esta opção permite visualizar o histórico das revisões das planilhas de preços. 

      • Selecione uma revisão e clique na opção <Forma Preços>. É possível realizar alterações nas planilhas de preços e criar novas revisões, mas não é possível criar novas planilhas. Para este fim, será necessário utilizar a opção Formação de Preços do ambiente ESTOQUE/CUSTOS (SIGAEST).


      • Para o correto funcionamento desta funcionalidade, é necessário que o arquivo STANDARD.PDV esteja presente no diretório SYSTEM.
      • Realizando a leitura do arquivo STANDARD.PDV serão exibidas as fórmulas contidas neste. Também é possível altera-las livremente. Caso necessite saber mais sobre essa função, acesse http://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=6085022
      • Sempre que for a primeira utilização da opção Forma de Preço, fazer cadastro de Formação de Preços no ambiente ESTOQUE/CUSTOS (SIGAEST) - (Atualização >> Consulta >> Cadastro >> Formação de Preços). 
              • Escolha o produto que será aplicada a formula e clique em SALVAR. Será apresentada a tela para GERAR REVISÃO DA PLANILHA, onde poderá ser utilizado o nome padrão STANDARD.PDV, ou gravar com o nome que desejar, como demonstrado abaixo: 

      • Clique em OK para gravar.

    18. Para alteração da formula, selecione a mesma e clique em Alterar

      • O Sistema apresenta uma tela com diversas informações a respeito da linha posicionada:

        Campo

        Descrição

        Célula

        Contém o número da linha. Este número pode ser utilizado nas outras fórmulas contidas na planilha

        Descrição

        Descrição da linha da fórmula.

        Fórmula

        Define a fórmula que será executada para definir o valor para a linha. Poderão ser utilizadas funções ADVPL ou funções de usuário.

        Célula Percentual

        Indica a linha que será utilizada para calcular o percentual

    19. .AcesseAmbiente (SIGAFAT) Faturamento / Atualizações / Publicação  Cenário de Vendas / Publicação de Preços(MATA325). 

      • Esta opção permite criar uma lista de produtos com seus valores atualizados a serem efetivados em uma tabela de preços.

        Para a execução desta rotina, é necessário que já tenha efetuado os cadastros: Produtos, Categoria, Amarração Produto x Categoria, Fornecedores, Fornecedor x Produtos, Itens de Precificação, e fazer a amarração dos itens já cadastrados no Itens de Precificação x Categoria e Itens de Precificação por Categoria X Produto,pois a Amarração entre estes cadastros são de extrema importância. Caso o preenchimento desta Amarração for incorreta a Publicação de preço pode trazer valores não desejados.

    20. Clique em Incluir uma publicação de preços.

    21. . Configure os parâmetros:

      • Planilha: Informe a planilha existente para cálculo.
        • Data de/até: Data inicial e final.
        • Filtro: Define o tipo de filtro para apresentação da tela; 1 = Categoria; 2 = Fornecedor; 3 = Sem filtro.
        • Categoria de/até: Caso o parâmetro filtro seja definido como Categoria, o sistema considera este parâmetro.
        • Fornecedor de/até: Caso parâmetro filtro seja definido como Fornecedor, o sistema considera este parâmetro.
        • Loja Fornecedor de/até: Caso o parâmetro filtro seja definido como Fornecedor, o sistema considera este parâmetro.
        • Tabela de preço
          • Se o parâmetro filtro estiver definido como Categoria, o sistema apresenta uma tela para seleção dos produtos amarrados a categoria.
          • Se o parâmetro filtro estiver definido como Fornecedor, o sistema apresenta uma tela para seleção dos produtos amarrados ao fornecedor.
    1. Selecione os produtos na árvore de categorias ou Fornecedor. 

    Após confirmar da seleção de produtos que devem compor a publicação, o Sistema apresentada uma janela contendo os produtos e os valores calculados previamente calculados. 

      • Se o parâmetro MV_LJGEPRE estiver preenchido com .T., a publicação é apresentada com o status Em Elaboração e os novos preços dos produtos não estarão disponíveis para utilização. Com está característica, é possível criar uma ou mais publicações de preços e efetivá-las no momento em que o Sistema passa a considerá-lo. 
      • Para criar uma tabela de preços a partir de uma publicação, selecione a publicação e clique em Efetivar. Neste momento os dados da publicação são efetivados nas tabelas de preços. 
      • Uma vez acionado o processo de efetivação, a publicação será efetivada como tabela de preços e os produtos contidos na publicação terão seus preços alterados.
      • Se o parâmetro MV_LJGEPRE estiver com conteúdo .F. (Falso) , a opção <Efetivar> <Efetivar> não estará disponível, já que a efetivação será automática e imediata. 
      • Para efetivações de publicação de preços com o parâmetro MV_LJTPPUB com conteúdo 1, serão armazenados os históricos dos preços. Porém, se o conteúdo do parâmetro MV_LJTPPUB estiver com conteúdo 2, não haverá armazenamento de histórico, pois a tabela de Dados Adicionais Loja (SB0) não permite guardar informações de histórico, porém é possível manter histórico através da rotina Cpos Ctrl Log Prod do módulo Faturamento (SIGAFAT) (Atualizações > Cadastros > Cpos Ctrl Log Prod). 

     Publicação de preço - Painel de Formação de Preço (MATA325):

    1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações / Cadastro / Cadastro de Concorrentes (FATA020).
    2. Efetue o cadastro do concorrente informado e seus dados cadastrais. 
    3. Preencha os campos: 
      • Concorrente (AC3_CODCON): Informe o código do concorrente.
      • Razão Social (AC3_NOME): Informe a razão social do concorrente. 
      • Fantasia (AC3_NREDUZ): Informe o nome fantasia do concorrente.
      • Painel For P (AC3_PAINEL): Define se o concorrente a ser cadastrado será apresentado no Painel de Formação de Preço na rotina de Publicação, com as opções:  1=Sim;2=Não.
    4. Acesse Atualizações / Cadastro / Concorrentes X Produto (LOJA304).
    5. Efetue a amarração entre os cadastros: concorrente e produto.
    6. Preencha os campos: 
      • Cod. Concorre (MG3_CODCCT): Informe o código do concorrente.
      • Cod. Produto (MG3_CODPRD): Informe o código do produto.
      • Data Digit (MG3_EMISSA): Informe a data de digitação do cadastro.
      • Preço Prod (MG3_PRECO): Informe o preço do produto.
    7. Acesse Ambiente (SIGAFAT) Faturamento / Atualizações / Publicação / Publicação  Cenário de Vendas / Publicação de preço (MATA325).
    8. Selecione uma publicação.
    9. Clique em Ações Relacionadas e selecione a opção Painel Formação de Preço.
      • Observe que o Sistema apresenta uma tela com informações sobre os produtos contidos na publicação selecionada. Exibindo as seguintes informações:

      • Itens da publicação de preço: Apresenta os produtos contidos na Publicação, conforme a mudança deprodutos, o sistema irá refazer todas as informações para apresentação na tela. Podendo selecionar os respectivos produtos para edição.
      • Categoria do Produto selecionado: Exibe toda a estrutura da categoria cadastrada para o produto na Publicação.
      • Margem: Exibe informações referentes à Margem mínima cadastrada para o produto. 
      • Simulação: Efetua a simulação de análise de Margem mínima do seu produto com o preço atual, preço sugerido e o preço na margem zero. Efetua também a análise do preço de seus concorrentes conforme cadastrado (apenas 5 concorrente são considerados para análise, isso por produto).
      • Ação: Efetua uma análise no acréscimo e no decréscimo do produto selecionado:
        • Percentual/Preço: Caso seja informado Percentual, o sistema simula o acréscimo/decréscimo em Percentual no Preço Sugerido do produto. Caso seja informado o Preço o sistema simula o acréscimo/decréscimo em valor no Preço Sugerido do produto.
        • Majoração/Desconto: Caso seja informada Majoração o sistema simula o acréscimo no Preço Sugerido do produto. Caso seja informado Desconto o sistema simula o decréscimo no Preço Sugerido do produto.
        • Executar: Ao clicar nesta opção, o Sistema efetua a simulação dos cálculos nos produtos selecionados da Publicação de Preço, atualizando o Preço Sugerido dos produtos.
        • Confirmar: Esta opção confirma a simulação efetuada, gravando a Publicação de preço e as alterações efetuadas.
        • Fechar: Fecha a rotina sem efetuar as alterações.
      • Analise Gráfica: Exibe graficamente informações sobre o Histórico de preços.
        • Preços dos Concorrentes: Exibe o gráfico do preço do produto selecionado por concorrente, levando em consideração os últimos 5 lançamento de preço.
        • Histórico de Preço: Exibe o gráfico do preço do produto selecionado, consultando o produto nas publicações anteriores.
     
    • Informações Técnicas

       

      Tabelas Utilizadas

      SAX – Publicação de Preço,
      SAY - Itens da Publicação de Preço.
      AC3 – Concorrentes,
      MG3 – Concorrentes X Produtos,
      SA2 – Fornecedores,
      ACU – Cadastro de Categoria,
      ACV -  Categoria X Produto,
      SAV - Itens de Precificação,
      SAW -Categoria x Itens Precificação,
      SCI    - Produtos X Categoria X It Prec,
      SAU – Grupos de Filiais,
      DA0 – Tabela de Preços,
      DA1 – itens da Tabela de Preços,
      SB0 – Dados Adicionais – Loja,
      SBZ - Indicadores de Produtos,
      SC0- Planilhas de Formação de Preço,

      Funções Envolvidas

      FATA020 - Cadastro de Concorrentes,
      LOJA304 - Cadastro de Concorrente x Produto,
      FATA140 – Cadastro de Categoria,
      FATA150 – Categoria X Produto,
      MATA315 - Itens Precificação.
      MATA316 - Categoria x Itens Precificação,
      MATA317 - Itens Precificação Categoria x Produto,
      MATA318 - Revisão da Planilha.
      MATA325 - Publicação de Preço,
      MATA013 - Cpos Ctrl Log Prod.

      Sistemas Operacionais

      Windows®/Linux®.