Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Variação de Quantidade e Valor no Recebimento

No recebimento de materiais, podem ser consistidos os valores e quantidades da nota fiscal com relação ao pedido de compra.

A verificação de diferenças consiste em utilizar o percentual e limite de quantidade e valor, os quais são definidos por intermédio da Manutenção Itens x Estabelecimento do Recebimento (RE0115). Caso os percentuais e limites de quantidade e valor não estejam disponíveis ou sejam igual a 0 (zero), serão considerados os percentuais e limites de variação definidos para o item na Manutenção Itens para Recebimento (RE0106).

Quando houver divergência de quantidade ou valor, a maior, no item da nota fiscal, será gravada como consistências da nota fiscal.

O parâmetro do usuário do recebimento, “Recebe com Variação”, define se os percentuais e limites de variação serão aplicados. Caso não seja assinalado, não serão considerados os limites de variação informados para o item. Além disso, impede as movimentações cuja quantidade ou valor sejam maiores do que os informados no pedido de compra. Nesse caso, o máximo que será possível receber é o equivale ao informado na ordem de compra.

A variação de quantidade é sobre o total da ordem de compra, e não cada parcela.

FIFO - Quando assinalado, na Manutenção Parâmetros Usuários do Recebimento (RE0101), o parâmetro FIFO nas Ordens de Compra, haverá apenas consistência de variação de valor. Se o parâmetro Considera Valor FIFO Ordem de Compra não estiver assinalado, não haverá validação de variação no processo de FIFO de ordens de compra.

Para FIFO, não são apresentadas mensagens de variação, o sistema apenas ignora as ordens que não estão de acordo com a política de variação de compra.

Com o sistema efetua a consistência:

  1. Busca o percentual máximo de variação, o qual é parametrizado na Item X Estabelecimento (RE0115). Se for igual a zero, busca a informação da Manutenção Item Recebimento (RE0106);

  2. Busca o limite máximo de variação, o qual é parametrizado na Item X Estabelecimento (RE0115). Se for igual a zero, busca a informação da Manutenção Item Recebimento (RE0106);

  3. Verifica se o usuário tem permissão para trabalhar com variação. Essa permissão é parametrizada por intermédio da Manutenção Parâmetros Usuários do Recebimento (RE0101). Caso o usuário esteja parametrizado para trabalhar com variação, o valor máximo para recebimento será o preço unitário, informado para o item no pedido de compra, acrescido do limite e/ou percentual de variação.

  4. Aplica regra para ver se ocorreu variação acima do permitido, conforme descrito a seguir:

    • Percentual de variação e Limite iguais a zero – Ocorrendo qualquer variação a maior irá considerar que houve divergência entre a nota fiscal e o pedido de compra.

    • Ambos diferente de zero – consiste as duas informações, variação por percentual e limite.

    • Um igual a zero e outro diferente de zero – valida apenas o que for diferente de zero. Dessa forma, pode-se trabalhar apenas com uma das formas controle de variação.