Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Ensino Básico
Ao selecionar o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" a transferência somente será realizada se na filial destino possuir uma turma disponível com todas as disciplinas da filial origem.
Ao selecionar a turma de destino, o sistema realiza a transferência do aluno mesmo que na turma de destino não tenha as disciplinas da turma de origem. Ao final do processo é informado no log as disciplinas que não foram encontradas na turma de destino.
Obs..: O aluno é matriculado nas disciplinas existentes da turma de destino selecionada.


No contexto Básico do TOTVS Educacional a Transferência Interna somente é possível entre Filiais. Não há forma de realizar a transferência interna dos alunos para outro curso dentro da mesma Filial, como ocorre no Contexto Superior. Mudança de Matriz Aplicada no contexto básico é somente a mudança de Turno. Para mudança de Turno será necessário utilizar o processo de Mudança de Turma/Turno presente na matrícula do aluno no período letivo.
 
Ensino Superior
Ao selecionar o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" para cada Turma/Disciplina que o aluno está matriculado na filial origem o sistema busca uma Turma/Disciplina disponível na filial destino. Se não houver Turma/Disciplina disponível é informado no log.
Ao selecionar a turma de destino, o sistema realiza a transferência do aluno matriculando nas disciplinas existentes da turma de destino selecionada mesmo que na turma de origem exista disciplinas que não se encontram na turma de destino.
Se o aluno tiver disciplinas em curso na filial origem ao realizar a transferência interna sem marcar o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" ou se não for informado a turma de destino, a transferência é realizada criando apenas a matrícula na filial destino.
Quando a turma de destino não é informada e o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" estiver desmarcado, o sistema realiza somente a matrícula do aluno na filial destino.
É possível que o aluno que tenha matrícula em duas disciplinas, por exemplo, seja matriculado na Matriz Destino em apenas uma disciplina, conforme disponibilidade de turma.
Seja para Ensino Básico ou Superior, a busca por turmas disponíveis irá obedecer as parametrizações do sistema e as regras pré-definidas:

...

Aviso
titleImportante

Quando o aluno já está estiver matriculado em disciplinas disciplina no período letivo de destino, o sistema irá atualizar a situação de matrículas destas disciplinasmatrícula desta disciplina.

Exemplo

Supondo que um aluno está matriculado no período letivo 2019/1 na Filial filial 2 e na disciplina DISC1_2 com o status de matriculado, estes são os dados de origem. Entretanto, na Filial filial 1 o aluno possui matrícula no período letivo 2019/1, turma T1 e DISC1_1, porém com a situação de matrícula de transferido. Considerando que na Na filial 1 exista existe mais uma turma T2 com a mesma disciplina DISC1_1. Ao realizar o processo de transferência interna do aluno da filial 2 para filial 1 e informar a turma T2, o sistema irá localizar a DISC1_1 e irá atualizar a situação de matrícula da mesma para a situação de matrícula selecionada no processo e além disso, o código da turma na matrícula do período letivo será alterada de T1 para T2, mas o aluno terá matrícula na disciplina DISC1_1 na turma T1, ou seja, ele não irá mudar a turma na matrícula da disciplina. 


  • Opção: Manter o contrato original e alterar a matriz aplicada para matriz destino*

Marcada: o contrato original será mantido e somente a matriz aplicada será alterada, desta forma nenhuma ação será aplicada sobre os lançamentos já gerados para as parcelas.
Desmarcada: será gerado um novo contrato para a matriz aplicada de destino.
Se a situação de matricula informada no campo "Situação dos alunos no curso após a transferência" estiver parametrizada para cancelar o contrato financeiro, o processo realizará o cancelamento do contrato original e também cancelará todos os lançamentos gerados para a parcela cuja a data de vencimento seja superior a data da realização da transferência.

  • Opção: Manter campus/polo da origem

Marcada: O Campus/Polo da matriz aplicada de origem do aluno será migrado para a matriz aplicada de destino do aluno desde que a matriz aplicada de destino tenha esse Campus/Polo vinculado a ela com status ativo

  • Opção: Informar campus polo

Marcada: É exibido um lookup de seleção de Campus/Polo ativo vinculado a matriz aplicada de destino do processo de transferência. Ao selecionar essa opção e informar um Campus/Polo ele será associado à matriz aplicada do aluno na filial destino.

Observação:
Se o sistema estiver parametrizado para "Cancelar Remessa automaticamente ao cancelar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado", e o boleto do lançamento estiver com o status igual a remetido ou cancelado a remessa será cancelada e será apresentado uma mensagem de alerta no log do processo.

Só será possível concluir o processo de transferência caso o plano de pagamento do curso de origem for disponibilizado para a matriz aplicada do curso de destino.

Está condição somente acontece se marcar o parâmetro que irá aproveitar o contrato trocando a matriz aplicada. 

  • Parâmetro Verificar Inadimplência Parâmetro Verificar  Inadimplência Transferência  Interna*

Esta funcionalidade permite que um determinado usuário possa realizar a transferência de um aluno entre filiais ou coligadas  mesmo estando inadimplente.
Para isto é necessário realizar algumas parametrizações:

...