Histórico da Página
...
- Controle de Colheita: Informar se possui Controle de Colheita ou não. Se possuir Controle de Colheita será obrigatório informar a Ordem de Colheita (a Ordem de Colheita poderá ser obtida ao informar o "Nº Id. da Carga") e os campos Ocupação, Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor, Talhão, Variedade e Proprietário ficarão desabilitados. Se não possuir Controle de Colheita, os campos Ordem de Colheita, Fazenda, Setor e Talhão ficarão desabilitados, sendo obrigatório informar Ocupação, Ano Agrícola, Período de Produção, Variedade e Proprietário. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente. Quando o parâmetro "Permitir o uso do Planejamento de Transporte" em Administração> Configurações Gerais> Grupo de Configuração "16", estiver habilitado, será exibido a opção "GUIA" que adicionará os Campos "Número Guia", "Quantidade (un)", "Peso Médio" e o campo "Nº. da Ordem Colheita" estará oculto.
- Nº. da Ordem Colheita: Se possuir Controle de Colheita, o usuário deve digitar a Ordem de Colheita referente à pesagem, através da Ordem de Colheita é possível obter a origem da colheita (talhão). Ao informar a Ordem de Colheita o sistema já carrega automaticamente os campos Equipe, Unidade Receptora, Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor, Talhão, Variedade e Proprietário. O número da Ordem de Colheita pode ser obtido ao informar o "Nº de Id. da Carga", desde que possua Registro de Colheita para a carga informada. Não é permitido informar Ordem de Colheita encerrada. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.Data de Movimento
- Número Guia: Quando o parâmetro "Permitir o uso do Planejamento de Transporte" em Administração> Configurações Gerais> Grupo de Configuração "16", estiver habilitado, será permitido informar um código válido, previamente cadastrado em "Apontamentos> Colheita> Planejamento Transporte" o sistema irá recuperar as informações da Ordem de Colheita referente a guia e preencherá os respectivos campos com as informações encontradas, conforme funcionalidade atual quando informado a Ordem de Colheita.
- Data de Movimento: o sistema já carrega automaticamente a Data de Movimento, porém o usuário pode informar uma data que esteja entre a Data da Primeira o sistema já carrega automaticamente a Data de Movimento, porém o usuário pode informar uma data que esteja entre a Data da Primeira Pesagem e a Data da Segunda Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Data da Primeira Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Data Atual (no momento da primeira pesagem), podendo o usuário alterar essa data. Esse campo somente fica habilitado no momento da Primeira Pesagem. A data da Primeira Pesagem não pode ser maior que a Data da Segunda Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Hora da Primeira Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Hora Atual (no momento da primeira pesagem), podendo o usuário alterar essa hora. Esse campo somente fica habilitado no momento da Primeira Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Ocupação: Cultura/Ocupação referente à Pesagem. Quando possuir Controle de Colheita esse campo será carregado automaticamente não permitindo o usuário alterar, caso contrário será necessário o usuário informar.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Ano Agrícola: Ano Agrícola informado na Ordem de Colheita. Não permite o usuário alterar.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente. Quando não configurado "Utiliza Ano Agrícola" na Configuração do Local de Produção, o campo Ano Agrícola fica invisível.
- Período de Produção: Período de Produção informado na Ordem de Colheita. Não permite o usuário alterar.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Período de Produção:Quando possuir Controle de Colheita o Período de Produçãoserá obtido da Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o usuário necessita informar o Período de Produção.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Fazenda: Fazenda informada na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Fazenda ficará desabilitado.
- Setor:Setor informado na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Setor ficará desabilitado. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
- Talhão:Talhão informado na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Talhão ficará desabilitado.
- Variedade:Variedade do Talhão informado na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Variedade deverá ser informado pelo usuário.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Proprietário:Proprietário da Fazenda informada na Ordem de Colheita, não permitindo o usuário alterar. Quando não possuir Controle de Colheita o campo Proprietário deverá ser informado pelo usuário.
- Caminhão: Caminhão utilizado para fazer o transporte da colheita. Se configurado que "não" permite informar Caminhão não cadastrado, o equipamento informado deve estar previamente cadastrado. Se configurado que permite informar Caminhão não cadastrado, permitir informar o equipamento não cadastrado e será emitida a mensagem "Não cadastrado" na descrição do campo Caminhão. (Tamanho do campo: 10 caracteres). Recuperar todos os equipamentos disponíveis de acordo com a data da Primeira Pesagem para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
- 1ª Pesagem (Kg): Peso da primeira pesagem em quilos. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Peso Líquido (Kg): Campo calculado, contém a diferença entre o peso da primeira pesagem e o peso da segunda pesagem.
...
- Quantidade (un ): Quando o parâmetro "Permitir o uso do Planejamento de Transporte" em Administração> Configurações Gerais> Grupo de Configuração "16", estiver habilitado, será exibido um campo editável com valor numérico inteiro de 10 posições, para informar a quantidade.
- Peso Médio : Quando o parâmetro "Permitir o uso do Planejamento de Transporte" em Administração> Configurações Gerais> Grupo de Configuração "16", estiver habilitado, será exibido um campo não editável. Campo calculado, sendo o resultado do cálculo: Peso Líquido / Quantidade.
Campos Obrigatórios Condicionais:
- Nota Fiscal
- Nota Fiscal: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota Fiscal na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve informar o número da Nota Fiscal ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando o número da Nota Fiscal possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga". (Tamanho do Campo: 9 Caracteres).
- Série: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota Fiscal na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve informar a Séria o número da Nota Fiscal ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando o número de Série da Nota Fiscal possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga". (Tamanho do Campo: 3 9 Caracteres).Tipo
- Série: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota Fiscal na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve selecionar o Tipo informar a Séria da Nota Fiscal (Remessa ou Venda) ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando tipo da Nota Fiscal o número de Série possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga". (Tamanho do Campo: 3 Caracteres).
- Tipo: Campo habilitado e obrigatório quando configurado na Cultura/Ocupação "Informar o número da Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota na Manutenção da Pesagem, Pesagem e Registro de Colheita" o usuário deve selecionar o Tipo da Nota Fiscal (Remessa ou Venda) ou poderá ser recuperada do Registro de Colheita quando informar o "Número do Id. Carga", caso contrário o campo não será obrigatório. Quando tipo da Nota Fiscal possuir valor o mesmo não será atualizado ou reatualizado quando informar o "Número do ID. Carga".
- Unidade Receptora: Unidade que está fazendo a recepção da Matéria Prima, o sistema já carrega automaticamente com a Unidade Receptora da Ordem de Colheita. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente. A Unidade Receptora deve estar ativa. A Unidade Receptora será obrigatória, quando configurado "Obrigar a informar Unidade Receptora", no cadastro de Cultura/Ocupação, na guia "Configurações" na seção "Recepção de Matéria Prima", caso contrário não será obrigatório informar a Unidade Receptora. Para "Finalizar" o boletim de pesagem é obrigatório informar a Unidade Receptora. Quando informada, a Unidade Receptora deve estar previamente cadastrada para a Unidade Administrativa corrente. Para pagamento de Transporte de Matéria Prima Unidade Receptora: Unidade que está fazendo a recepção da Matéria Prima, o sistema já carrega automaticamente com a Unidade Receptora da Ordem de Colheita. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente. A Unidade Receptora deve estar ativa. A Unidade Receptora será obrigatória, quando configurado "Obrigar a informar Unidade Receptora", no cadastro de Cultura/Ocupação, na guia "Configurações" na seção "Recepção de Matéria Prima", caso contrário não será obrigatório informar a Unidade Receptora. Para "Finalizar" o boletim de pesagem é obrigatório informar a Unidade Receptora. Quando informada, a Unidade Receptora deve estar previamente cadastrada para a Unidade Administrativa corrente. Para pagamento de Transporte de Matéria Prima por Distância a Unidade Receptora deve ser informada.
- Equipe: Equipe de colheita, o sistema carrega automaticamente com a Equipe da Ordem de Colheita, podendo o usuário alterar. A Equipe será obrigatória quando configurado "Obrigar a informar Equipe" no cadastro de Cultura/Ocupação, na guia "Configurações" na seção "Recepção de Matéria Prima", caso contrário não será obrigatório informar a Equipe. Quando informada, a Equipe deve estar previamente cadastrada para a Unidade Administrativa corrente.
...
- Lote: Obrigatório caso o produto informado está configurado que possui controle por lote. Ao "Finalizar" o boletim de pesagem será enviado a data de validade do lote de acordo com os dias informados no produto e a data de movimento. Exemplo: Se no cadastro de Insumo o campo 'Quantidade de dias para data de validade do Lote' estiver configurado com 90 dias e realizado uma manutenção nos registros da Pesagem no dia 17/12/2018 na Finalização dos Boletins será gerada a data de validade no dia 17/03/2019 (17/12/2018 + 90 dias), se informar 0 (zero) ou nulo não será gerado a data de validade.
Demais Campos:
- Número Documento: Número do documento utilizado na viagem (se aplicável). Pode ser número da NF, número de Guia de Trânsito Livre ou qualquer outro número de controle.
- Data da Segunda Pesagem: o
- Número Documento: Número do documento utilizado na viagem (se aplicável). Pode ser número da NF, número de Guia de Trânsito Livre ou qualquer outro número de controle.
- Data da Segunda Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Data Atual (no momento da segunda pesagem), podendo o usuário alterar essa data. Esse campo somente fica habilitado e obrigatório no momento da Segunda Pesagem. A data da Segunda Pesagem não pode ser menor que a Data da Primeira Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Hora da Segunda Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Hora Data Atual (no momento da segunda pesagem), podendo o usuário alterar essa horadata. Esse campo somente fica habilitado e obrigatório no momento da Segunda Pesagem. A data da Segunda Pesagem não pode ser menor que a Data da Primeira Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Hora da Segunda Pesagem: o sistema já carrega automaticamente com a Hora Atual (no momento da segunda pesagem), podendo o usuário alterar essa hora. Esse campo somente fica habilitado e obrigatório no momento da Segunda Pesagem.Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Nº Id. da Carga: Número de identificação da CargaNº Id. da Carga: Número de identificação da Carga, no caso de algodão é conhecido como "número do fardão". Esse campo será obrigatório quando configurado na Ocupação. Se possuir Registro de Colheita para o "Nº de Id. da Carga" informado o sistema irá carregar automaticamente os campos Ordem de Colheita, Ocupação, Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor, Talhão, Variedade e Proprietário, não permitindo a alteração desses campos. O "Nº de Id. da Carga" deve ser único (não pode se repetir).Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Produto: Produto do [Talhão] que está sendo colhido. Recupera o Produto de Matéria Prima da Ordem de Colheita, caso não encontre produto na Ordem de Colheita, recupera da Variedade, caso não encontre produto na Variedade, recupera o produto da Ocupação, se possuir mais de um Produto associado a Ocupação o usuário deve informar um dos produtos da Ocupação. Quando recuperar o Produto, desabilita o campo. (Tamanho do Campo: 10 Caracteres).
- Motorista: Motorista do caminhão que fez o transporte. Recuperar todos os funcionários disponíveis de acordo com a data da Primeira Pesagem para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
- Colhedora: Colhedora utilizada na colheita. Recuperar todos os equipamentos disponíveis de acordo com a data da Primeira Pesagem para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
- Operador: Operador da Colhedora utilizada na colheita. Recuperar todos os funcionários disponíveis de acordo com a data da Primeira Pesagem para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
- 2ª Pesagem (Kg): Peso da segunda pesagem em quilos. Campo desabilitado quando o Boletim de Pesagem estiver liberado para alteração e informado para NÃO integrar novamente.
- Total Descontos (Kg): Campo calculado com o Total de Kg descontados. Para se obter os descontos é necessário ter realizado a análise da matéria prima e que a matéria prima tenha descontos de acordo com a tabela de descontos. Quando configurado na Cultura/Ocupação "Arredondamento do desconto na Pesagem":
- Sem arredondamento com decimais: Mantém o valor calculado. No exemplo o resultado é 688,88 de desconto.
- Inteiro mais próximo: Arredonda para o inteiro mais próximo. No exemplo o resultado é 689 de desconto.
- Inteiro superior: Arredonda para o inteiro superior. No exemplo o resultado é 689 de desconto.
- Inteiro inferior: Arredonda para o inteiro inferior. No exemplo o resultado é 688 de desconto.
- Inteiro: Trunca o resultado para o valor inteiro. No exemplo o resultado é 688 de desconto.
- % Descontos: Campo calculado com % total de descontos. Para se obter os descontos é necessário ter realizado a análise da matéria prima e que a matéria prima tenha descontos de acordo com a tabela de descontos.
- Líquido (Kg): Campo calculado com o Peso Líquido Descontado. Peso Líquido – Peso dos Descontos. Quando configurado na Cultura/Ocupação "Arredondamento do desconto na Pesagem":
- Sem arredondamento com decimais: Mantém o valor calculado.
- Inteiro mais próximo: Arredonda para o inteiro mais próximo.
- Inteiro superior: Arredonda para o inteiro superior.
- Inteiro inferior: Arredonda para o inteiro inferior.
- Inteiro: Trunca o resultado para o valor inteiro.
- Botão Ticket de Pesagem: Botão de impressão do ticket de Pesagem referente ao registro posicionado.
- Número de Pesagem Externa: Número da Pesagem realizada em sistema externo. (Tamanho do campo: 20 caracteres).
...
- Observação: Campo de texto livre para que os usuários possam registrar informações diversas acerca da pesagem. (Tamanho do campo: 1000 caracteres).
Demais Validações:
- Não é permitido manipular um apontamento que já tenha sido processado pelo Processamento de Pagamento de Serviços. Para realizar esta operação, deverá ser regredida a Data de Pagamento do Período de Pagamento do Contrato do Prestador que realizou o serviço.
- Não será permitido a alteração/exclusão/finalização de boletins já finalizados (casos em que um apontamento é finalizado pela tela de Finalização de Boletim enquanto o mesmo está aberto na tela de outro usuário).
- Não é permitido salvar um apontamento cujo o local de produção ocorreu a mudança de cultura.
- Não será permitido a inclusão/alteração/exclusão de detalhes de boletins já finalizados (casos em que um apontamento é finalizado pela tela de Finalização de Boletim enquanto o mesmo está aberto na tela de outro usuário).
- Não é permitido incluir/alterar/excluir Pesagem de Matéria Prima de Pesagem que possui Ordem de Colheita já encerrada.
- Permitir informar o Produto Matéria Prima, quando informar a Ordem de Colheita ou quando informar o Ocupação. Caso tente informar ou selecionar um Produto antes de informar a Ordem de Colheita ou o Ocupação, gerar mensagem pop-up "Ordem de Colheita ou Ocupação é Requerida".
- Ao salvar é verificado se "Necessita de Contrato de Venda da Produção para produto Matéria Prima", configurado para a Cultura/Ocupação. Se estiver configurado que necessita de Contrato e a pesagem possui Controle de Colheita, será localizado o Contrato vigente de acordo com a Data de Movimento para o Local de Produção da Ordem de Colheita. Se não existir contrato é emitida a mensagem "Não há Contrato de Venda da Produção vigente nessa Data de Movimento para o Local de Produção e Produto." e não será permitida a gravação. Se possuir contrato vigente será verificado se há algum Produto informado no contrato. Se não existir nenhum produto informado no contrato será permitida a gravação. Se existir algum produto no contrato é verificado se o produto ao qual se refere na pesagem está no contrato e caso não exista não será permitida a gravação emitindo a mensagem "Não há Contrato de Venda da Produção vigente nessa Data de Movimento para o Local de Produção e Produto.".
...
- Se o parâmetro “Pesagem - Envio de Ordem de Produção para entrada em Estoque”, para o grupo "Recepção de Matéria Prima", estiver marcado na cultura/ocupação e a pesagem possui local de produção informado:
- Recupera o produto e o período de produção associado a Pesagem.
- Com o produto, recupera o centro de custo de contrapartida para entrada em Estoque do produto para a unidade administrativa corrente.
- Com o centro de custo e período de produção, recupera o número da ordem de produção da guia "Ordem de Produção" do cadastro de centro de custo.
- Caso não encontre produto associado a pesagem ou não possuir ordem de produção associada ao centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto, recupera o código do [talhão] físico a partir do Local de Produção.
- Caso encontre o código do [talhão] físico, verifica se possui empresa e filial associadas, caso possua utiliza a empresa e filial definida.
- Caso não encontre [talhão] físico associado ao [talhão] ou o [talhão] físico não possui empresa e filial associadas, utiliza empresa e filial associadas a [Fazenda].
- Com a empresa e filial recuperadas, busca a ordem de produção associado ao período de produção da pesagem.
- e filial associadas, utiliza empresa e filial associadas a [Fazenda].
- Com a empresa e filial recuperadas, busca a ordem de produção associado ao período de produção da pesagem.
- Caso não encontre ordem de produção definida para o período de produto e centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto ou para a empresa e filial do período de produção e o parâmetro “Pesagem - Envio de Ordem de Produção para baixa de Estoque”, para o grupo "Recepção de Matéria Prima", estiver definido com "S" na cultura/ocupação, não permitir finalizar a pesagem e gerar uma mensagem avisando o usuário que não foi encontrada ordem de produção definida para o centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto ou para empresa e filial do local de produção, caso não esteja configurado permitir finalizar a pesagem.
- Caso a Pesagem não possua local de produção apontada, e o parâmetro "Pesagem - Envio de Ordem de Produção para Entrada em Estoque" do grupo "Recepção de Matéria Prima" estiver definido como "S", recuperar o número da ordem de produção associado ao período de produção e o Caso não encontre ordem de produção definida para o período de produto e centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto ou para a empresa e filial do período de produção e o parâmetro “Pesagem - Envio de Ordem de Produção para baixa de Estoque”, para o grupo "Recepção de Matéria Prima", estiver definido com "S" na cultura/ocupação, produto na guia ordem de produção do cadastro de centro de custo, caso não encontre ordem de produção, não permitir finalizar a pesagem e pesagem e gerar uma mensagem avisando o ao usuário que não foi encontrada ordem de produção definida para o associado ao período de produção e centro de custo de contrapartida para entrada em estoque do produto ou para empresa e filial do local de produção, caso não esteja configurado estoque do produto, caso o parâmetro estiver com "N', permitir finalizar a pesagem.
- Caso
...
- os campos Nota Fiscal, Série e Tipo da Nota fiscal não forem obrigatórios, ao incluir ou editar uma pesagem, o cursor não passará pelos campos.
Regras para utilizar Alfanuméricos no campo Número Ordem de Colheita:
- Habilitar o parâmetro no menu Administração > Configurações por Unidade, no grupo 6, alterar valor do parâmetro "Habilita informar número da Ordem de Colheita manual e alfanumérico" para [Sim]
Validações referentes a:
...
- Habilitar o parâmetro no menu Administração > Configurações Gerais, no grupo 16, alterar valor do parâmetro "Permitir o uso do Planejamento de Transporte" para [Sim].
- Será permitido informar somente código de Guia com o status “Pendente”;
- Não será permitido informar um código de Guia em mais de um boletim de pesagem;
- Deve-se informar um valor de Quantidade maior que 0 (zero);
- Ao realizar a exclusão de um boletim de Pesagem, se informado o Código do Planejamento, o status do planejamento será alterado para “Pendente”;
- Não será permitido a exclusão de um boletim de pesagem, se informado o Código do Planejamento, cujo status seja “Aprovado” ou “Reprovado”
- .
Observações:
- Somente é possível dar manutenção em pesagem após o registro da primeira e segunda pesagem.
...
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas