Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Modelo Requisição Pessoal - RS0796

Visão Geral do Programa

Permite pré-definir relatórios de requisição de pessoal. Para inclusão destes “layouts” de relatórios o usuário poderá optar por dois tipos de modelos (Padrão e Editor). A diferença entre ambos consiste em que o “Tipo Padrão” irá utilizar apenas recursos da ferramenta Progress, em que a qualidade do texto impresso será de um relatório qualquer do sistema. Já o “Tipo Editor” exige que o usuário crie o texto no diretório informado nos parâmetros do sistema, utilizando um editor qualquer, salvando-o com a extensão “rtf” (rich text format) e, apenas faça referência deste no procedimento (Ver detalhes em Módulo Folha de Pagamento – Processo Cadastros Gerais – Parâmetros Empresa RH – campo Local Modelo).

Modelo Requisição Pessoal

Objetivo da tela:

Permitir criar modelos de relatórios para impressão de requisição de pessoal.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Modelo

Atribuir um código numérico que irá identificar o modelo.

Descrição Modelo

Preencher com a descrição do modelo, devendo ter o cuidado de utilizar uma denominação que permita identificar o objetivo do texto.

Tipo Modelo

Ao optar por descrever o texto do documento utilizando apenas os recursos “progress”, o usuário deverá indicar padrão neste campo, esta seleção irá habilitar o campo Texto Modelo, onde deverá ser descrito o Texto. (ver detalhes Campo Texto Modelo). E ao optar por descrever o texto do documento utilizando os recursos do editor de texto, o usuário deverá indicar editor neste campo, esta seleção irá habilitar o Campo Nome Arquivo, onde deverá ser informado o arquivo no qual servirá de modelo.

Nota
titleNota:

Quando se incluir um modelo de relatório para requisição tipo editor, o arquivo que será informado para se relacionar ao modelo já deverá estar pronto, para não acontecer de se alterar o nome do arquivo e não alterar no modelo.

Quando da criação do Arquivo no Editor de Texto utilizado pela empresa, deverá ser incluída todas as variáveis dentro do arquivo, assim como elas são apresentas quando utilizado o tipo padrão.

Poderá ser simulado uma criação como Tipo Padrão, inseridas as variáveis na tela e copiadas para o Modelo que está sendo criado no editor de texto que a empresa utiliza. Desta forma não se corre o risco de errar nos nomes das variáveis ao incluí-las, pois as mesmas apresentam certas peculiaridades:

  • Não utilizar acentuação, inclusive til (~) e cedilha (ç)
  • Não deixar espaços entre a palavra do texto e a variável

As variáveis estão associadas as suas respectivas fontes, ou seja: a Empresa possui algumas variáveis próprias, sendo que o mesmo ocorre com o Estabelecimento, com a Requisição, etc.

Logo, deverá haver cuidado na sua utilização para evitar trocas. É importante lembrar que sempre deverá mencionar as letras “emp” na frente de qualquer variável que se refira à empresa; “est” para estabelecimento e, “req” para requisição.

Exemplo:

Ao utilizar a variável Nome da fonte Empresa, deverá ser digitado no modelo de texto da seguinte forma: &EmpNome

Nome Arquivo

Sempre que for indicado “padrão” para o tipo de modelo o sistema irá desabilitar este campo, e quando for indicado editor para o tipo de modelo, o sistema irá habilitar este campo. O usuário poderá utilizar o recurso Zoom para identificar qual arquivo será utilizado.

Nota
titleNota:
  • Somente serão exibidos os arquivos que tenham a extensão “.RTF”, uma vez que os textos a serem utilizados pelo editor deverão ser obrigatoriamente com esta extensão.

Inicialmente somente serão exibidos os arquivos que constam do diretório indicado no parâmetro do sistema (ver detalhes Manual de Referência Folha de Pagamento - Processo Cadastros Gerais – Função Manutenção Parâmetros Empresa RH campo Local Modelo)

Texto Modelo

Campo onde deverá ser digitado o texto do documento que está sendo criado. O usuário irá dispor as variáveis conforme necessidade, podendo as variáveis ser repetidas quantas vezes for necessário, ou até não utilizar. As variáveis ficam disponíveis nas Pastas, separadas por assunto, para utilização destas, basta o usuário clicar duas vezes sobre a variável a ser utilizada. Quando o Tipo Modelo for Editor, o campo Texto Modelo ficará desabilitado.