Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Nota
titleATENÇÃO

Como o programa será expedido com fonte aberto, qualquer alteração ou customização no programa original, será de total responsabilidade do cliente. 



Exemplo de Criação do JOB

Este JOB é um console de processamento, sendo um programa Progress que tem por objetivo verificar a existência de pedidos de venda de origem e-commerce, alocados em embarques e prontos para serem faturados.


Image Added

Basicamente esse serviço deverá ser executado em um servidor dedicado a esse propósito.

Funcionamento
Ao iniciar o JOB Pedidos e-Commerce, por intermédio da ferramenta Serviço do Windows, o JOB será carregado automaticamente dentro do serviço.

Quando o JOB é carregado, ele fica verificando se possui pedidos de venda de origem e-commerce, já alocados e pronto para serem faturados.

Se existir algum pedido de venda a ser faturado, é gerada uma tabela temporária, com as informações de código do embarque e código do resumo do pedido alocado, e enviado para a API de faturamento em lote de embarques. Após o processamento, é realizada a leitura novamente em busca de novos pedidos a serem faturados.



Configuração do JOB 
A ativação do JOB deve ser por intermédio de um atalho do Windows ou arquivo de lote - BAT - Extensão de Arquivo, sendo que possui três parâmetros de entrada que devem ser informados ao iniciar, conforme exemplo a seguir:

job3.jpgImage Added

C:\dlc122\bin\prowin.exe

Chamada ao programa Progress
Deve ser selecionado de acordo com a versão instalada na máquina e não deve ser alterado o nome do programa prowin32.exe.

-ininame [CAMINHO]\propath.ini
Arquivo de Propath, como padrão deve ser o mesmo Propath do ambiente para evitar que ao executar algum processo ocorra erro de execução.

-pf [CAMINHO]\JOB.pf
Arquivo .PF utilizado no acesso ao ambiente.
Também deve ser o mesmo utilizado no acesso ao Sistema Datasul para evitar que ao executar algum processo ocorra erro. 


Além dos mesmos parâmetros utilizados no arquivo .PF principal do ambiente Datasul, deverão ser inseridos os parâmetros abaixo:

-param "-param "ems2.usuario.senha.nome da empresa.tempo"
Parâmetro que determina qual é o Sistema que será acessado, EMS2, o usuário e a senha.

Importante lembrar que deverá ser configurado um usuário e senha para acesso ao Sistema contendo a permissão de faturamento de embarques.

Verifique também a empresa principal configurada para esse usuário, pois o Sistema irá utilizar esses dados para gravação do registro de retorno nas tabelas do aplicativo de transmissão. Caso exista a necessidade em identificar a qual empresa o JOB está processando os pedidos deve ser configurado um quarto parâmetro, que é o nome da Empresa.

A conexão ao servidor na porta  não está disponível. Contate o administrador do ambiente

-p "[CAMINHO]\ft4001calljob.r"
Caminho para o programa principal que fica executando o monitoramento dos pedidos de venda a serem faturados

-debugalert
-clientlog c:\temp\Clientlog_JOB_DTS11.log
Comando que ativa o Clientlog na execução do serviço de atualização dos documentos pelo JOB de leitura. Esse parâmetro pode ser ativado ou retirado da execução conforme necessidade do usuário. Não é um parâmetro obrigatório.

Passo a Passo para a criação do JOB de Leitura

1. Selecione o servidor onde ficará em execução o JOB  e caso desejar, crie uma pasta para armazenar todos os atalhos e arquivos utilizados pelo serviço;

2. Crie um arquivo com a extensão .BAT com o nome JOB.BAT e abra-o para edição pelo bloco de notas;

3. Copie e cole a seguinte instrução para o arquivo BAT

c: 
cd %temp%
start C:\dlc122\bin\prowin32.exe -pf "[CAMINHO]\JOB.pf" -basekey "INI" -ininame "[CAMINHO]\propath.ini"

4. Altere o comando C:\dlc122\bin\prowin.exe conforme sua instalação do Progress;

5. Altere o comando -pf "[CAMINHO]\JOB.pf" colocando o correto caminho para o arquivo .PF de acesso ao ambiente Datasul criado para ser utilizado pelo JOB;

6. Altere o comando -ininame "[CAMINHO]\propath.ini" colocando o correto caminho para o arquivo .INI - Arquivo de Inicialização de acesso ao ambiente Datasul. Não existe a necessidade em criar um arquivo INI específico, basta apontar para o mesmo utilizado pelo ambiente Datasul.

7. Abra o arquivo .PF que foi apontado no passo 5 e acrescente as seguintes linhas de comando:

-param "ems2.USUARIO.SENHA.EMPRESA.tempo" 
-p "[CAMINHO]\ft4001calljob.r"
-debugalert 
-clientlog c:\temp\Clientlog_JOB_DTS11.log

8. Altere o comando -param "ems2.usuario.senha.nome da empresa" trocando a palavra usuario pelo usuário que foi criado para acesso do JOB e trocando a palavra senha pela senha definida para esse usuário criptografada em Base64. Troque a palavra empresa pelo nome da Empresa Principal que o JOB estará processando os documentos, esse parâmetro pode ser passado em branco. Importante lembrar que o . - ponto, entre as palavras deve ser mantido pois é a forma como o Sistema identifica cada um dos parâmetros;

9. Altere o comando -p "[CAMINHO]\ft4001calljob.r" trocando para o correto caminho onde se encontram os programas ft4001job e ft4001calljob conforme propath do ambiente;

10. Caso não deseje gerar o Log de execução do ClientLog pelo JOB, as linhas contendo os comandos -debugalert e -clientlog c:\temp\Clientlog_JOB_DTS11.log podem ser retiradas do arquivo .PF.

11. Caso deseje, troque palavra tempo pelo número relativo aos segundos que deseja que o JOB aguarde entre os processamentos das notas, esse parâmetro também pode ser passado em branco. O tempo padrão é 3 segundos.


Importante
Lembrar que o . - ponto entre as palavras deverá ser mantido pois é a forma como o Sistema identifica cada um dos parâmetros.

04. ASSUNTOS RELACIONADOS

DT Novo programa de faturamento de Embarques em Lote (BatchShipmentBillingRPW)

...