- Flexibilização de Horários
A flexibilização de horários é configurada por meio do parâmetro MV_GSGEHOR. Esta funcionalidade é utilizada para alterar o horário de alocação do atendente no momento de projetar as agendas e assim eliminar a necessidade de criar diversos turnos ou escalas diferentes para cada variação de horário. Exemplo: no posto A trabalham 2 atendentes. O horário do primeiro é das 8h - 12h / 13h - 18h. O horário do segundo é das 9h -13h / 14h - 19h. Utilizando a flexibilização de horários, o operador precisa ter apenas uma escala correspondente ao horário do primeiro atendente e no momento de alocar o segundo, ele flexibiliza os horários acrescentando 1h no horário de entrada. O sistema automaticamente fará as alterações dos horários de intervalo e de saída, gerando as agendas no horário correto. A edição dos horários poderá ser utilizada em qualquer alocação que possua a mesma carga horária e mesma estrutura. Para mais informações sobre como utilizar o editor de horários, acesse: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Horários Flexíveis. Projeção de agendas com flexibilização de horáriosImage Added
2. Integração com RH Protheus A integração com o RH Protheus é habilitada pelo parâmetro MV_TECXRH e deve estar ligada quando o cliente possuir o módulo RH Protheus. Esta integração é nativa e oferece diversas facilidades para o usuário no momento de concluir processamentos que geram informações diretamente no RH. É importante destacar que o Prestadores de Serviços não realiza cálculos de benefícios, folha, ponto eletrônico ou qualquer outro, mas gera insumos para que estes cálculos sejam realizados nos módulos correspondentes. Se a integração estiver ligada, estes insumos são gerados automaticamente, sem a necessidade de gerar arquivos, exportar ou importar dados. Para saber mais informações sobre as integrações com o GS, acesse o menu: Integrações - Gestão de Serviços - P12.
3. Conflitos de Agenda As definições de conflitos de agendas são estabelecidas pelo parâmetro MV_GSVERHR e cada uma das opções do parâmetro possui uma interpretação diferente sobre a geração do conflito. Veja: Se o parâmetro estiver configurado com o valor .T., no momento de projetar as agendas na mesa operacional, o sistema verifica se há conflitos no horário e no dia trabalhado. Se estiver configurado com o valor .F., o sistema verifica se há conflitos apenas no dia trabalhado. Exemplo: o atendente possui agenda no dia 19/05 no período de 08h - 12h. O operador da mesa está projetando outra agenda para este mesmo atendente no período de 14h - 19h. Se o parâmetro estiver com valor .T., não será gerado nenhum conflito de alocação na projeção das agendas e elas poderão ser gravadas normalmente pois os horários não coincidem. No entanto, se o parâmetro estiver com valor .F., a projeção das agendas indicará que existe conflito de alocação, pois o atendente já possui uma agenda no dia 19/05. A gravação das agendas poderá ou não ocorrer porque esta condição depende do perfil de acesso do operador da mesa. Para mais informações sobre conflitos de alocação, acesse: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Alocação. Projeção de agendas com conflitos de alocaçãoImage Added
4. Mesa Operacional Multi Filial O parâmetro que define se a mesa operacional opera em modo multi filial é o MV_GSMSFIL e esta configuração depende do modo como o cliente conduz a operação. Na terceirização de serviços é muito comum que atendentes que pertencem a uma filial prestem serviços para atender contratos de outras filiais. Nestas situações, deve ser habilitado o parâmetro para que a mesa seja utilizada em modo multi filial e assim, na tela de alocação do atendente, será exibido o campo de filial, para que o operador selecione a filial desejada, o contrato correspondente e consiga concluir a alocação do atendente em um contrato de uma filial diferente da que está cadastrado. Se o parâmetro estiver ligado, todas as abas da mesa operacional serão utilizadas em modo multi filial, mas se este modelo de trabalho não for utilizado pelo cliente, é recomendado que o parâmetro permaneça desligado. Para mais informações, acesse: Mesa operacional - TECA190D - Gestão de Serviços - P12, aba Multi Filial. Mesa operando em modo multi filialImage AddedImage Added Image Added
5. Projeção de Agendas Customizadas Para utilizar a Mesa Operacional é necessário que o sistema possua o fonte PNMTAB. Para evitar que o ambiente seja atualizado e este fonte se perca ou se torne obsoleto, o parâmetro MV_GSPNMTA deve ser configurado como .T.. Desta forma, o PNMTAB padrão será atualizado no ambiente e todas as funcionalidades da mesa operacional poderão ser utilizadas. Para mais informações, acesse: GS0081 Criação do Parâmetro MV_GSPNMTA e GS0003 Help PNMTAB01.PRW Alocação de Atendentes.
6. Integração com o App Meu Posto A integração com os apps é configurada por meio do parâmetro MV_GSHRPON. Por padrão, a configuração é desligada, mas se o app Meu Posto estiver sendo utilizado, o parâmetro deverá estar ligado para que as informações de horário sejam atualizadas pelos campos ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT, que correspondem aos horários de check-in e check-out realizados no aplicativo e que serão considerados no ponto eletrônico. Para mais informações, acesse: Geração de Marcações - TECA910 - Gestão de Serviços - P12.
7. Cálculo Retroativo de Benefícios Integrados Esta funcionalidade está condicionada à integração do GS com o RH Protheus, ou seja, só poderá ser utilizada se os dois módulos estiverem integrados. Este cálculo é habilitado por meio do parâmetro MV_BENEXGS e se estiver ligado, configurado com o valor .T., há uma alteração no cálculo de benefícios. O sistema faz um cálculo retroativo da agenda do atendente e, se houver diferença entre os dias trabalhados em relação ao valor do benefício que foi pago, o sistema acresce ou reduz essa diferença nos valores do mês vigente de pagamento. Exemplo: se o atendente trabalhou mais que o previsto, ele receberá um valor adicional ao cálculo do benefício. Se o atendente faltar, ele terá desconto no benefício.
Caso a política da empresa determine que o valor dos benefícios sejam fixos, independentemente da quantidade de dias trabalhados, o parâmetro deve permanecer desligado, configurado com o valor .F.. Para mais informações, acesse: GS0069 Vincular Benefícios MV_BENEXGS - (SIGAGPE x SIGATEC).
8. Verificação de Agenda para Cálculo de Benefício Quando o GS está integrado com o RH Protheus, é possível definir outra regra de cálculo de benefícios por meio do parâmetro MV_GSBENAG. Se ele estiver ligado, todas as configurações de critérios de benefícios cadastrados serão afetadas caso o funcionário também seja atendente. Nesta situação, os benefícios somente serão calculados se o atendente possuir agendas (ABBs) durante o período de cálculo. Exemplo: Mesmo que os critérios indiquem que o atendente tem direito a receber benefícios pelo Turno do Posto e pelo Sindicato, se o parâmetro estiver ligado (configurado com o valor .T.) e o atendente não tiver nenhuma agenda no período, ele não receberá nenhum benefício. Para mais informações, acesse: DSERSGS-9830 DT Implementação do parâmetro MV_GSBENAG.
9. Integração com Medicina e Segurança do Trabalho A integração do GS com o módulo Medicina e Segurança do Trabalho é configurada por meio do parâmetro MV_NG2GS. Quando ele estiver ligado, com valor .T., ao incluir um orçamento de serviços e for definido que o posto oferece risco ao atendente, ao gerar o contrato de serviços, será criada uma tarefa de risco no módulo MDT para o posto em questão. Quando forem geradas agendas para os funcionários (que são atendentes) nos postos que apresentam riscos, serão criadas tarefas de funcionários também no módulo MDT. Se o cliente não utilizar o módulo de Medicina e Segurança do Trabalho, o parâmetro deverá permanecer desligado, com valor .F.. Para mais informações sobre esta integração, acesse: Integração Gestão de Serviços x Medicina e Segurança do Trabalho. Importante: Se a mesa operacional estiver em modo multi filial, é necessário seguir as instruções deste documento: GsMDTFil - Integração entre o MDT e GS para modo MultiFilial. Campo que identifica o risco do posto no orçamento de serviçosImage Added
|