Passo a passo: | Problemas no fechamento mensal, principalmente em relação ao estoque, com a apresentação de diferenças grandes do saldo em estoque (Kardex/inventário) e na contabilidade (razão). Por alguma razão, os registros de controles dos lotes FIFO (tabelas SBD, SD8 e SCC) não estão consistentes, pois, podem ser evidenciados numa situação em que um produto teve registro em 10/2014 (consta na tabela SBD) e na virada de saldo de 11/2014 não foi pra tabela SCC. Após a identificação, foi feita a inclusão do registro na SCC em 30/11/2014 e o inventário bateu. A situação mencionada pode ser evidenciada com os seguintes questionamentos e suas soluções: - Existe alguma forma de ajustar/corrigir estas inconsistências por operação padrão ou é necessário fazer um programa para isso?
No momento da execução da rotina de Custo Médio (responsável também pelo cálculo do custo FIFO) são gerados os registros nas tabelas SBD (Saldo P/ Lote Custo FIFO) e SD8 (Movimentações Lote Custo FIFO), porém o conceito FIFO - First In Firt Out não permite que a movimentação fique negativa.
Exemplo:
Produto: Caderno Armazém 01 NFE – Qtde= 100 Custo Nota = 1.000,00 Custo FIFO = 1.000,00 Nro. Lote FIFO = 000001 NFE – Qtde= 100 Custo Nota = 2.000,00 Custo FIFO = 1.000,00 Nro. Lote FIFO = 000002 NFS – Qtde= 200 Custo Nota = 1.000,00 Custo FIFO = 1.000,00 Baixa Lote FIFO 000001 – 100 peças (Lote Zerado) Baixa Lote FIFO 000002 – 100 peças (Lote Zerado) RE0 – Qtde = 20 Custos do Mov. Interno = 300,00 (valorizada pelo custo histórico do produto B2_CM1) *RE0 – Requisição de Material no Estoque (Saída)
Neste momento, não existe LOTE FIFO para realizar a baixa da requisição interna e a rotina de Recálculo de Custo (MATA330) gera na pasta System o arquivo LOGDIFxxxx com os dados dos registros não processados pelo custo FIFO. Vale ressaltar que é possível utilizar o relatório de Relação de Produtos com problemas na Baixa (MATR903) para verificar essas ocorrências e fazer o devido ajuste na movimentação de estoque ou na configuração da rotina de Custo Médio (MATA330).
Para diminuir a possibilidade do saldo ficar negativo, basta ajustar a ordenação de processamento da rotina Custo Médio (MATA330) conforme sua movimentação de estoque. Exemplo:- Configuração 1
Pergunta Seq. Processamento FIFO?: deve ser ajustada para Data + Sequencia. - Configuração 2
Pergunta Seq. Processamento FIFO?: deve ser ajustada para Custo Médio. Nesta configuração a rotina considerará a pergunta Método de Apropriação? para ordenar os movimentos de estoque para o cálculo do custo FIFO. Importante: deve ser escolhida a opção que melhor se adapta a regra de negócio não gerando movimentações negativas. Desta forma, a própria rotina de Custo Médio gera o acerto no saldo das tabelas FIFO (SBD e SD8) e não é necessária a intervenção manual na tabela ou mesmo através de customização. Basta não deixar o saldo negativo mesmo que temporário.
- Há histórico de ocorrência de algo semelhante em outras empresas que utilizam custo FIFO?
Há diversas empresas que utilizam custo FIFO, principalmente no México e Argentina, e a premissa de processamento é não deixar o saldo negativo.
- Que outras opções do sistema atualizam uma destas três tabelas (SBD, SD8 e SCC), além do recálculo do Custo Médio e a Virada de Saldo?
Existe uma parametrização para gerar a movimentação das tabelas SBD e SD8 de forma on-line, ou seja, ao incluir a movimentação de estoque, as tabelas são geradas automaticamente sem a necessidade de utilização da rotina de Custo Médio. Para utilizar essa configuração é necessário ativar o parâmetro MV_FFONLIN. A tabela SCC é sempre gerada pela rotina de Virada de Saldos (MATA280) ou manualmente através da rotina Saldos iniciais FIFO (MATA228).
|